Artigo

O que faz um analista de suporte de informática: principais atribuições, formação necessária e média salarial

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 17 Agosto 2020
Última atualização em 30 Abril 2021

Você já parou para pensar o que faz um analista de suporte? Que funções esse profissional exerce no dia a dia? E quanto será que ele ganha, em média?

Qual a média salarial dessa atividade?

Se você está pensando em investir nessa carreira, então você clicou no artigo certo.

Nas próximas linhas, vamos explicar:

  • O que faz um analista de suporte;
  • Salário de analista de suporte;
  • Formação do analista de suporte.

Continue a leitura e saiba tudo sobre analista de suporte de informática.

Leia também: Área de atendimento ao cliente: entenda como esse setor pode ajudar sua empresa a crescer



O que faz um analista de suporte?

O analista de suporte é o profissional que atua em assuntos que envolvem a infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) em uma organização. Na descrição do cargo de analista de suporte, é comum observarmos algumas funções que destacamos a seguir.

Hardware e software

O analista de suporte faz a seleção e a implementação de hardwares e softwares da empresa, além de executar a manutenção de peças e sistemas de informática.

Gestão de acesso

Esse profissional realiza a gestão de acesso a sistemas internos e recursos tecnológicos a fim de garantir a segurança da informação.



Suporte técnico

Obviamente, o analista de suporte desempenha funções de reparo na infraestrutura de TI da empresa, corrigindo e prevenindo falhas nos sistemas e nas peças de hardware.

Programação de software

O analista de suporte também pode fazer a programação e o desenvolvimento de softwares próprios, com funções específicas e personalizadas.

Acompanhamento do desempenho de máquinas

Também faz parte do trabalho de um analista de suporte acompanhar o desempenho das máquinas e dos recursos tecnológicos instalados.

Desenvolvimento e manutenção de banco de dados

Esse profissional pode desenvolver banco de dados para empresas e também fazer a manutenção de bancos já prontos, implementando as melhorias que ele e o cliente considerarem necessárias.

Criação de políticas de segurança

Segurança da informação é algo que não pode ser negligenciado pelas empresas. Nesse sentido, o analista de suporte pode ajudar na definição de políticas de segurança para prevenção de ataques e violação de dados sigilosos.

Rotinas de backup

Ainda no que se refere à segurança da informação, o analista de suporte pode criar rotinas de backup para evitar que arquivos importantes se percam em uma eventual falha física ou de sistema.

Instalação de plataformas de comunicação digital

O analista de suporte também é responsável por instalar e manter as plataformas de comunicação digital da empresa, como e-mail e intranets.

Veja também: Atendimento ao cliente: tudo o que você precisa saber

Qual a formação do analista de suporte?

Agora que você já sabe o que faz um analista de suporte, deve estar se perguntando: qual a formação necessária para se tornar esse tipo de profissional?

Bom, para exercer as funções de analista de suporte de informática, é necessário possuir graduação de ensino superior em cursos como Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia Computacional, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e áreas correlatas.

Algumas empresas também cobram algum tipo de especialização, como pós-graduação ou cursos isolados focados em alguma área específica de TI.

Essa formação acadêmica é necessária para que o profissional tenha repertório teórico e prático sobre as funções que ele vai precisar desempenhar.

A pessoa que tem interesse em se tornar um analista de suporte pode também procurar obter a certificação COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) ou a ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

Internacionalmente reconhecidas, essas certificações se referem, basicamente, a um conjunto de boas práticas para os profissionais que atuam na área de TI.

Saiba mais: Como capacitar seus atendentes para um atendimento mais humano e natural?

Salário de analista de suporte: quanto ganha esse profissional?

Quanto é a média salarial de analista de suporte?

A resposta para essa pergunta depende do estado em que esse profissional atua e da experiência que ele tem.

Um analista de suporte júnior, por exemplo, pode ganhar de R$ 1.700,00 a R$ 2.200,00, de acordo com o site Vagas.com (dados apuarados em junho de 2020).

Já o salário de um analista de suporte pleno pode ultrapassar os R$ 3.000,00.

No geral, a média salarial desse profissional está em torno de R$ 2.269,00.

Segundo a Catho (dados da mesma época), os estados com maiores salários para analistas de suporte são:

  • Bahia;
  • Paraná;
  • Rio de Janeiro;
  • Goiás;
  • São Paulo;
  • Santa Catarina.

Ficou claro o que faz um analista de suporte? Agora que você já sabe mais sobre essa profissão, poderá decidir se quer mesmo seguir carreira como analista de suporte.

A Zendesk conta com um conjunto de soluções de relacionamento com o cliente que facilitam a vida dos analistas de suporte e, ao mesmo tempo, proporcionam as melhores experiências paras seus clientes.

Software de suporte ao cliente da Zendesk

Solução de atendimento ao cliente completa, fácil de usar e que acompanha o crescimento do seu negócio. Economize tempo, reduza custos e aumente a satisfação dos clientes resolvendo em um único lugar os tickets de suporte criados via email, telefone, mídias sociais ou no site da sua empresa.