O que faz um analista de suporte de informática: principais atribuições, formação necessária e média salarial
Publicado 17 Agosto 2020
Última atualização em 9 março 2022

Você já parou para pensar o que faz um analista de suporte? Que funções esse profissional exerce no dia a dia? E quanto será que ele ganha, em média?
Qual a média salarial dessa atividade?
Se você está pensando em investir nessa carreira, então você clicou no artigo certo.
Nas próximas linhas, vamos explicar:
- O que faz um analista de suporte;
- Salário de analista de suporte;
- Formação do analista de suporte.
Continue a leitura e saiba tudo sobre analista de suporte de informática.
Leia também: Área de atendimento ao cliente: entenda como esse setor pode ajudar sua empresa a crescer
O que faz um analista de suporte?
O analista de suporte é o profissional que atua em assuntos que envolvem a infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) em uma organização. Na descrição do cargo de analista de suporte, é comum observarmos algumas funções que destacamos a seguir.
Hardware e software
O analista de suporte faz a seleção e a implementação de hardwares e softwares da empresa, além de executar a manutenção de peças e sistemas de informática.
Gestão de acesso
Esse profissional realiza a gestão de acesso a sistemas internos e recursos tecnológicos a fim de garantir a segurança da informação.
Suporte técnico
Obviamente, o analista de suporte desempenha funções de reparo na infraestrutura de TI da empresa, corrigindo e prevenindo falhas nos sistemas e nas peças de hardware.
Programação de software
O analista de suporte também pode fazer a programação e o desenvolvimento de softwares próprios, com funções específicas e personalizadas.
Acompanhamento do desempenho de máquinas
Também faz parte do trabalho de um analista de suporte acompanhar o desempenho das máquinas e dos recursos tecnológicos instalados.
Desenvolvimento e manutenção de banco de dados
Esse profissional pode desenvolver banco de dados para empresas e também fazer a manutenção de bancos já prontos, implementando as melhorias que ele e o cliente considerarem necessárias.
Criação de políticas de segurança
Segurança da informação é algo que não pode ser negligenciado pelas empresas. Nesse sentido, o analista de suporte pode ajudar na definição de políticas de segurança para prevenção de ataques e violação de dados sigilosos.
Rotinas de backup
Ainda no que se refere à segurança da informação, o analista de suporte pode criar rotinas de backup para evitar que arquivos importantes se percam em uma eventual falha física ou de sistema.
Instalação de plataformas de comunicação digital
O analista de suporte também é responsável por instalar e manter as plataformas de comunicação digital da empresa, como e-mail e intranets.
Veja também: Atendimento ao cliente: tudo o que você precisa saber
Qual a formação do analista de suporte?
Agora que você já sabe o que faz um analista de suporte, deve estar se perguntando: qual a formação necessária para se tornar esse tipo de profissional?
Bom, para exercer as funções de analista de suporte de informática, é necessário possuir graduação de ensino superior em cursos como Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia Computacional, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e áreas correlatas.
Algumas empresas também cobram algum tipo de especialização, como pós-graduação ou cursos isolados focados em alguma área específica de TI.
Essa formação acadêmica é necessária para que o profissional tenha repertório teórico e prático sobre as funções que ele vai precisar desempenhar.
A pessoa que tem interesse em se tornar um analista de suporte pode também procurar obter a certificação COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) ou a ITIL (Information Technology Infrastructure Library).
Internacionalmente reconhecidas, essas certificações se referem, basicamente, a um conjunto de boas práticas para os profissionais que atuam na área de TI.
Saiba mais: Como capacitar seus atendentes para um atendimento mais humano e natural?

Webinar | Experiência do cliente e mensageria no varejo
Junte-se a nós neste encontro com especialistas e conheça mais sobre como aproveitar recursos de mensageria para conversar com clientes.
Salário de analista de suporte: quanto ganha esse profissional?
Quanto é a média salarial de analista de suporte?
A resposta para essa pergunta depende do estado em que esse profissional atua e da experiência que ele tem.
Um analista de suporte júnior, por exemplo, pode ganhar de R$ 1.700,00 a R$ 2.200,00, de acordo com o site Vagas.com (dados apuarados em junho de 2020).
Já o salário de um analista de suporte pleno pode ultrapassar os R$ 3.000,00.
No geral, a média salarial desse profissional está em torno de R$ 2.269,00.
Segundo a Catho (dados da mesma época), os estados com maiores salários para analistas de suporte são:
- Bahia;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Goiás;
- São Paulo;
- Santa Catarina.
Ficou claro o que faz um analista de suporte? Agora que você já sabe mais sobre essa profissão, poderá decidir se quer mesmo seguir carreira como analista de suporte.
A Zendesk conta com um conjunto de soluções de relacionamento com o cliente que facilitam a vida dos analistas de suporte e, ao mesmo tempo, proporcionam as melhores experiências paras seus clientes.

Webinar | Experiência do cliente e mensageria no varejo
Junte-se a nós neste encontro com especialistas e conheça mais sobre como aproveitar recursos de mensageria para conversar com clientes.
Webinar | Experiência do cliente e mensageria no varejo
Junte-se a nós neste encontro com especialistas e conheça mais sobre como aproveitar recursos de mensageria para conversar com clientes.
Inscreva-se