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Artigo 6 min read

7 tendências em inteligência artificial para empresas. Confira!

Por Zendesk

Última atualização em 18 fevereiro 2024

Identificar as tendências em inteligência artificial se tornou crucial para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado. Afinal, a IA está transformando inúmeros processos de negócios.

De acordo com a pesquisa CX Trends da Zendesk, 69% dos consumidores disseram preferir usar chatbots e outras ferramentas de autoatendimento em vez de falar com um representante de atendimento ao cliente.

Esses números são apenas alguns dos muitos que mostram como a IA está mudando a maneira como as empresas se comunicam com seus clientes e melhoram sua experiência geral.

E, neste artigo, vamos mostrar quais são as principais tendências em inteligência artificial para empresas que você pode implementar no seu negócio. Boa leitura!

Resumo
    • Os recursos de inteligência artificial podem ser usados para muitas finalidades, incluindo: atendimento ao cliente, finanças e operações. Por exemplo, os chatbots alimentados por IA podem responder perguntas dos clientes.

    • As tendências de IA incluem: processamento de linguagem natural, automação de processos, análise preditiva, personalização, dados em tempo real, avatares digitais com mais autonomia e reconhecimento facial.

    • Para aproveitar o potencial das soluções de inteligência artificial nas empresas, a dica é contar com softwares que já dispõe dessa tecnologia. Por exemplo, pode-se criar chatbots para otimizar o atendimento ao cliente.

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Neste artigo, você aprenderá

O que é a inteligência artificial nas empresas?

A inteligência artificial se concentra no desenvolvimento de sistemas capazes de realizar tarefas que exigiriam inteligência humana para serem executadas. Nas empresas, ela é usada para melhorar a eficiência, produtividade e experiência do cliente, automatizando tarefas, analisando grandes quantidades de dados e fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões.

Ela pode ser usada em vários aspectos do negócio, desde atendimento ao cliente até finanças e operações. Por exemplo, as empresas podem usar chatbots alimentados por IA para responder a perguntas de clientes.

Além disso, é possível usá-la para analisar grandes conjuntos de dados de vendas para identificar tendências e prever demanda futura ou até mesmo automatizar processos de produção.

À medida que a tecnologia avança, as empresas devem estar atentas às oportunidades que a inteligência artificial oferece para se manterem competitivas e relevantes no mercado.

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Quais são as tendências em IA para 2024?

Agora que já falamos o que é inteligência artificial nas empresas, vamos mostrar quais são as principais tendências dela para 2024. Dá só uma conferida!

1. Processamento de linguagem natural

O processamento de linguagem natural (PLN) está evoluindo rapidamente, permitindo que as máquinas entendam melhor a linguagem humana e respondam com mais precisão.

Para os próximos anos espera-se que o PLN se torne mais sofisticado, permitindo que as máquinas entendam nuances de linguagem, como gírias e jargões específicos de determinadas indústrias.

Em paralelo, a IA com PLN pode ser usada para analisar grandes volumes de dados não estruturados, como conversas de atendimento ao cliente, para identificar tendências e fornecer insights valiosos para as empresas.

Por isso, essa é uma das tendências que deverá crescer ao longo desse ano, tornando o atendimento ao cliente mais humanizado, apesar de ser tratado com o uso da IA.

2. Automação de processos de negócios

A automação de processos de negócios (BPA) já está sendo adotada por muitas organizações, mas espera-se que a tecnologia seja ainda mais avançada, permitindo que as empresas automatizem ainda mais tarefas rotineiras e repetitivas.

De modo geral, esse é um processo usado para identificar padrões em dados de negócios e, em seguida, automatizar tarefas com base nessas identificações.

Isso pode melhorar a eficiência e a precisão, reduzir custos e liberar tempo para que os colaboradores se concentrem em tarefas de maior valor.

3. Análise preditiva em empresas

Por sua vez, a análise preditiva é uma técnica que usa dados históricos e algoritmos de machine learning para prever resultados futuros. E essa será uma das maiores tendências da IA ao longo desse ano.

Acredita-se, dessa forma, que ela se torne ainda mais precisa e sofisticada, permitindo que as empresas usem esses insights para tomar decisões mais informadas.

Por exemplo, uma organização pode usar análise preditiva para prever a demanda do cliente e ajustar sua produção e estoque de acordo com ela. Assim haverá menos erros na produção, e um melhor uso do capital de giro no negócio.

4. Personalização com IA

A personalização é outra tendência crescente no mundo dos negócios, e a IA a leva para o próximo nível, dentro da sua empresa. Ou seja, com a IA você pode personalizar todos os processos do negócio.

Nesse sentido, com o tempo, ela deverá ser ainda mais avançada na análise de dados de clientes para fornecer recomendações customizadas de produtos e serviços, com base em seus interesses e histórico de compras.

Como resultado, haverá uma maior e melhor experiência do cliente, bem como mais fidelidade à marca. Logo, grande parte das organizações já estão atentas a isso.

5. Dados em tempo real

Com a tecnologia de IoT e sensores inteligentes, é possível coletar dados em tempo real sobre o comportamento do cliente, a eficiência operacional e outros fatores importantes.

O uso da análise de dados deverá ser maior, permitindo que as empresas tomem decisões mais rápidas. Afinal, a IA pode ser usada para analisar grandes volumes de dados em tempo real e fornecer insights imediatos.

6. Avatares digitais com mais autonomia

Os avatares digitais já estão sendo usados em organizações para fins de atendimento ao cliente e suporte, e ao longo do ano, eles deverão se tornar mais autônomos e capazes de lidar com solicitações mais complexas dos clientes.

Nesse sentido, a inteligência artificial pode ser usada para permitir que eles compreendam melhor o contexto da solicitação do cliente e forneçam respostas mais precisas e personalizadas.

Isso sem dizer que a IA ainda possibilitará que os avatares aprendam com interações anteriores com clientes e adaptem suas respostas de acordo. O resultado é que o metaverso ganhará muito espaço ao longo do ano.

E os consumidores vão interagir com cada vez mais naturalidade com os avatares da empresa, em uma verdadeira mistura entre o mundo real e o virtual.

7. Reconhecimento facial

Por fim, o reconhecimento facial é uma tecnologia que está sendo amplamente utilizada em várias indústrias, incluindo varejo, segurança e cuidados de saúde.

Com o tempo ela deverá ser ainda mais precisa e confiável, permitindo que as empresas a usem para identificar clientes e fornecer experiências personalizadas.

Por exemplo, pode-se usar o reconhecimento facial para identificar consumidores quando eles entram em uma loja e fornecer recomendações personalizadas com base em seu histórico de compras.

Fora isso, ele pode ser usado para garantir a segurança, como o controle de acesso em locais restritos, e até mesmo para identificar atitudes suspeitas de fraudes.

Como aproveitar as tendências de IA na sua empresa?

Como se pode ver, há várias tendências em inteligência artificial para empresas ao longo do ano. E, se você quer implementar a IA no seu negócio, conheça o Zendesk Service. Nós temos a solução que você precisa para:

  • dar uma mão extra aos agentes humanos, escalando o atendimento com bots eficientes e humanizados;

  • resolver problemas com precisão, rapidez e consistência, inclusive ajustando o tom de voz, se necessário;

  • propiciar o contexto certo, com resumo do chamado, tickets similares e sugestões para resolver o problema.

Faça uma avaliação gratuita agora mesmo e, depois, escolha o plano que corresponde às suas necessidades.

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