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Consultoria comercial: o que faz e quanto custa contratar?

Por Zendesk

Última atualização em 24 março 2023

A consultoria comercial é um tipo de serviço que está crescendo bastante nos últimos tempos, pois essa é uma forma de trazer uma visão de fora sobre a performance da sua equipe de vendas.

O consultor faz então uma análise e propõe algumas correções do que não está dando certo no negócio. A partir de então novos processos e ferramentas são implementados a fim de organizar as atividades.

Esse é um modo de trazer um novo olhar sobre como está o desempenho das vendas na sua organização e perseguir sempre as metas almejadas.

Neste artigo vamos mostrar um pouco mais a fundo o que é a consultoria comercial e como ela pode contribuir para que você alcance os melhores resultados.

O que faz uma consultoria comercial?

A consultoria comercial é um serviço efetuado por um profissional externo especializado na área e que tem como intuito corrigir as falhas do processo de vendas e mostrar as melhorias que isso trará para o seu negócio.

Vale dizer que esse tipo de serviço é indicado para empresas dos mais variados portes em qualquer etapa em que se encontre. 

Um dos pontos interessantes é que o consultor tem um olhar mais direcionado e por isso consegue ter mais assertividade para encontrar e implementar soluções que ajudem você a aumentar a sua produtividade de vendas.

Como funciona uma consultoria de vendas?

O consultor é contratado para tentar melhorar algum processo dentro do departamento comercial de uma empresa. Nesse sentido, o primeiro ponto que é levantado é a contextualização.

Isso quer dizer que ele levantará várias informações para entender como funciona o departamento e quais são os processos que sua equipe está realizando.

Quem geralmente apresenta esses processos para o consultor é o gestor de vendas ou o diretor, que são cargos responsáveis pela estratégia comercial.

Uma vez com as informações levantadas, o consultor já saberá quais são os problemas que existem, em quais etapas eles acontecem e os gatilhos que estão gerando essas falhas.

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Acompanhamento da equipe de vendas

Compreendendo os problemas, o consultor então vai acompanhar o dia a dia da equipe de vendas para desenvolver um plano de ação para melhorar o processo.

No plano será detalhado quais são as melhores soluções para resolver os problemas, bem como as ferramentas que vão ajudar nessas melhorias.

Após a aprovação dos gestores e diretores, a equipe recebe as instruções que deverão ser colocadas em prática na rotina de trabalho. É de referir que o envolvimento de todos os vendedores é crucial para que o plano proposto atinja os resultados esperados.

Quanto custa uma consultoria comercial?

O valor de uma consultoria comercial de vendas varia muito em relação a vários fatores. Até porque é preciso avaliar quanto tempo demora para o serviço ser prestado, e se o projeto será feito de forma presencial ou online.

Também é considerado o tamanho da empresa e o nível de capacitação de toda a equipe. Além disso, cada consultor cobra o seu próprio preço.

O ideal, no entanto, é não focar somente no valor do trabalho, mas sim, em todos os benefícios que ele trará para a empresa. Por isso, economizar com um bom profissional pode sair mais caro lá na frente.

Qual a diferença entre consultoria empresarial e comercial?

A consultoria comercial de vendas é diferente da consultoria empresarial. Afinal, essa última é um pouco mais generalista, ao passo que a primeira é mais especializada.

Por exemplo, uma consultoria empresarial pode se envolver em várias áreas do empreendimento sem se aprofundar em nenhuma delas. Isso não quer dizer que ela não traga resultados.

Entretanto, ela não é mais indicada para quando a organização está enfrentando um problema pontual, como no caso das vendas aquém do esperado.

Quais são as etapas de um processo de consultoria?

As etapas de um processo de consultoria comercial dependem muito da metodologia escolhida pelo próprio consultor, mas de modo geral são:

Portanto, em um primeiro momento é feito um diagnóstico para identificar os principais problemas que a organização está enfrentando.

Depois, são analisadas quais seriam as soluções, o que envolve estratégia, conhecimento da estrutura do negócio, a cultura organizacional, gestão de pessoas e até o mix de produtos.

Uma vez definidas as soluções, a equipe é capacitada e os novos processos são implementados. Passado um tempo é feita uma gestão pós-consultoria para avaliar os resultados obtidos.

Quais os resultados que uma consultoria comercial traz?

Por se tratar de um tipo de consultoria focado na área comercial, o principal resultado esperado é o aumento das vendas. Entretanto, para atingi-lo a consultoria busca melhorar diversos outros aspectos do setor.

Em alguns casos os resultados podem ser mais específicos, como por exemplo:

  • reestruturar a metodologia de vendas;
  • implementar novas ferramentas para otimizar o trabalho;
  • aprimorar processos;
  • reduzir desperdícios de tempo;
  • aumentar a autonomia da equipe.

Por que devo contratar uma consultoria comercial?

São muitos os motivos para você contratar uma consultoria comercial, mas o principal deles diz respeito à neutralidade. Isso quer dizer que o profissional vai olhar para todos os processos do seu negócio de maneira imparcial.

Com efeito, ele não olhará para os problemas de modo viciado como geralmente acontece. Então poderá ter insights que até então não foram pensados.

Além disso, o foco do consultor é solucionar o problema, então ele vai fazer todo o planejamento para alcançar esse objetivo organizacional.

A importância de um CRM de vendas

Para que a consultoria empresarial atinja os objetivos desejados, é essencial contar com um bom CRM de vendas. Até porque é uma forma do consultor saber mais rapidamente como está a situação do empreendimento.

Por meio de um CRM fica mais fácil visualizar os processos, levantar dados mais consistentes e então esboçar o plano de ação para melhorar as suas vendas.

E um dos melhores softwares do mercado para essa finalidade é o Zendesk Sell. Com ele o seu time terá uma visão muito mais apurada dos processos, e ficará mais fácil obter dados para alavancar suas vendas. Solicite uma demonstração grátis.

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O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

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