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Artigo 5 min read

Como avaliar vendedores remotos? 6 dicas para não errar

Por Zendesk

Última atualização em 13 dezembro 2022

A pandemia alterou o modo como nos relacionamentos com as pessoas e até como trabalhamos. Com isso, muitas equipes comerciais passaram a atuar remotamente. Isso, entretanto, fez surgir uma grande dúvida em muitos gestores, que é como avaliar os vendedores remotos?

Você está neste barco? Então pode ficar calmo, que preparamos o artigo abaixo para te ajudar. Nele, você verá como funciona uma equipe de vendas remotas e conferirá seis dicas matadoras para avaliar o desempenho dela corretamente!

Venda remota: como funciona e por que é tão importante avaliar o desempenho da equipe?

Antes de aprender como avaliar vendedores remotos, é essencial entender o conceito de venda remota. Em suma, essa é uma modalidade de comércio de produtos ou serviços na qual os profissionais usam a tecnologia — como ligações ou e-mail — para negociar com os clientes. Fácil, não é?

Sendo assim, os colaboradores não precisam se deslocar ou estar em um espaço físico para fechar a venda, já que tudo pode ser feito remotamente. Daí vem o nome. 

Dito isso, assim como ocorre nas transações presenciais, é fundamental exercer uma boa gestão de venda remota. Afinal, ainda é necessário acompanhar o desempenho dos vendedores, para saber se eles estão batendo as metas estabelecidas para o time. 

Com uma rotina de avaliação, têm-se benefícios como:

  • melhora da produtividade
  • retenção de talentos; 
  • alcance dos objetivos e metas definidas; 
  • redução dos custos operacionais; 
  • e mais.

Agora que você sabe o que é e como funciona essa modalidade de comércio, veja abaixo algumas dicas de como avaliar vendedores remotos da maneira correta!

>>>> Leia também: gestão de equipes remotas — criando um time de suporte virtual

Como avaliar vendedores remotos? 6 dicas para um feedback perfeito

Conseguiu compreender o que é venda remota, como ela funciona e a importância de manter uma rotina de avaliação dos vendedores remotos? Então continue lendo para ver as seis dicas de ouro para avaliar os colaboradores e dar um feedback certeiro!

1. Determine o que será avaliado 

A primeira dica para aprender como avaliar vendedores remotos é determinar o que será avaliado. Em outros termos, defina quais fatores serão analisados bem antes de dar início ao processo. 

Assim, você evitar ficar perdido e sem saber o que fazer. Aqui, você deve focar nos itens que são mais importantes para sua equipe. Entretanto, alguns pontos comuns na gestão de vendas remotas costumam ser:

Destacamos que você pode adicionar ou retirar itens dessa lista, uma vez que ela é apenas um tipo de guia e não um manual do que fazer. Além disso, cada equipe comercial é única. Portanto, precisa ser avaliada de acordo com suas necessidades. 

>>>> Aproveite e veja: métricas de vendas — conheça as 13 mais importantes e o que é mensurado em cada uma 

2. Estabeleça metas e objetivos claros 

A segunda dica de como avaliar vendedores remotos corretamente é ter metas e objetivos claros e alcançáveis. Ou seja, definir uma linha de chegada, as expectativas, que a empresa espera que todos alcancem. 

Essa etapa é vital, permitindo que a equipe esteja alinhada com os desejos da companhia e saiba pelo que será avaliada. Até porque, não é justo examinar comportamentos específicos sem que as pessoas analisadas saibam disso.

A propósito, definir metas para a equipe também ajuda a deixá-la mais motivada, visto que os membros terão plena noção do esforço que precisam empregar para batê-las. Então, não negligencie essa etapa!

3. Acompanhe o time 

Não adianta ter todo o procedimento desenhado, se você não acompanhar o dia a dia do time de vendas. Sem a presença constante, é quase impossível captar os dados corretos para obter uma avaliação certeira. 

Nesse ponto, você pode marcar reuniões online — individuais e em grupo — para verificar a performance de cada um, verificar se os colaboradores estão com alguma dificuldade e, se necessário, ajustar os procedimentos. 

No mais, ficar próximo ao time comercial fortalece os laços e tem o potencial de aumentar a produtividade de todos os envolvidos. 

>>>> Leia mais: 8 dicas para fazer reuniões remotas mais produtivas

4. Analise os resultados 

Outro ponto fundamental para fazer uma ótima avaliação de vendedores remotos é analisar os dados coletados. Sim, os resultados não devem ficar “mofando” em uma gaveta. Eles serão usados para melhorar o desempenho da equipe. 

Por isso, tire um tempo para verificar tudo. Veja onde cada membro do time de vendas se destacou e teve problemas. Assim, você poderá ajudá-los a crescer cada vez mais e conquistar mais clientes para a empresa.

>>>> Veja mais: 7 dicas para cativar clientes — aprenda as melhores maneiras de atrair e fidelizar consumidores

5. Dê feedbacks 

Neste ponto, você já deve ter em mãos os resultados de cada um dos seus vendedores remotos, então se pergunta: o que fazer com isso? Bem, a resposta curta é: dar um feedback completo para a equipe comercial

O ideal é apresentar o retorno em grupo, com os resultados gerais, e individuais, com a performance individual. Evite fazer comentários negativos na frente de todos, pois ninguém gosta de ser criticado na frente dos colegas, não é?

Durante os encontros, apresente os dados, elogie e aponte o que precisa ser melhorado. Uma dica é sempre dar sugestões claras do que pode ser feito para que os resultados de vendas melhorem. 

6. Invista em tecnologia

Finalizando nossa lista de dicas de como avaliar vendedores remotos, invista em tecnologia. Sim, a gestão de venda remota — assim como acontece na presencial — requer a coleta de muita informação. 

Sendo assim, é meio complicado acompanhar e analisar todos os dados manualmente. Nesse sentido, uma boa plataforma de CRM de vendas, como a Zendesk Sell, pode facilitar e muito o trabalho. 

Isso ocorre porque a ferramenta permite acompanhar o desempenho geral do time. Além do mais, o software auxilia com as vendas, já que, com ele, você:

  • segue os leads; 
  • aumenta a produtividade; 
  • melhora a experiência dos clientes; 
  • e muito mais. 

Aproveite para fazer um teste gratuito e confira na prática o que a Zendesk faz pelas suas vendas!

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