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11 dicas para cativar clientes: aprenda as melhores maneiras de atrair e fidelizar consumidores

Por Zendesk

Última atualização em 2 Abril 2023

Fidelizar clientes é uma das melhores estratégias que sua empresa pode investir, afinal, um consumidor satisfeito ajuda e muito no marketing boca a boca da marca. Para definir os planos de ação, é possível seguir dicas para cativar clientes que auxiliem o encantamento deles.

O último Relatório de Tendências da Experiência do Cliente da Zendesk, por exemplo, apontou que 77% dos líderes corporativos acreditam que a personalização do atendimento aumentou a retenção de clientes e 66% disseram que ela ajudou a reduzir os custos de aquisição.

Ou seja: é possível adotar medidas que ofereçam uma excelente experiência ao público da sua marca, tornando-o embaixador e divulgador dos produtos e/ou serviços. 

Continue a leitura até o final e aprenda o que é encantar o cliente e como conquistar clientes com dicas práticas e que funcionam! Entre essas dicas estão conhecer o seu cliente, investir em um atendimento único, criar uma relação de confiança e simplificar o processo de vendas.

O que é encantar clientes?

Encantar os clientes têm relação direta com a jornada do consumidor. O objetivo final dessa jornada é fazer com que um lead compre o seu produto, fique satisfeito com a aquisição e se torne um promotor da sua marca, enxergando o valor que a empresa oferece.

O encantamento do cliente exige uma boa comunicação, a oferta do melhor produto ou serviço possível e um atendimento personalizado e único.

Para que isso aconteça na prática, cada empresa deve descobrir o seu próprio caminho na estratégia de encantamento do cliente. O segredo é focá-la no seu consumidor ideal, oferecendo atendimento empático, experiência única e superação de suas expectativas.

7 dicas para cativar clientes

Um cliente satisfeito e fidelizado é um ótimo promotor da sua marca. A prova disso é a pesquisa do Instituto Nielsen que mostrou que 92% das pessoas entrevistadas confiam totalmente em recomendações de amigos e família e 77% confiam em opiniões postadas online.

Mas como encantar o cliente no primeiro atendimento até o pós-vendas? Para conquistar os consumidores desde o primeiro contato é possível colocar em prática algumas dicas para cativar clientes. Confira abaixo!

1. Conheça o seu cliente

Só é possível colocar em prática as dicas para cativar clientes se a sua empresa souber exatamente quem é o seu público-alvo.

Para ajudar nessa tarefa, a melhor maneira é construir uma buyer persona. Por meio dessa ferramenta, o seu negócio entende o perfil ou os perfis dos seus clientes, incluindo dados demográficos, preferências de comunicação e as principais necessidades, dores e desejos do público.

Ao identificar quem é a sua persona, como ela se comunica, em quais canais está e o que deseja, a empresa consegue desenhar uma estratégia certeira de atração e fidelização de clientes.

2. Pense na experiência do cliente

Depois de entender quem é o seu consumidor ideal, é hora de partir para a estratégia de experiência do cliente (customer experience).

A experiência do cliente é o ponto-chave na construção de uma estratégia de atrair e conquistar os clientes. Isso porque, de acordo com o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente da Zendesk, 66% dos clientes afirmaram que uma experiência ruim com a empresa pode arruinar o seu dia.

Sendo que 60% dos entrevistados falaram que as suas decisões de compra são baseadas na qualidade do atendimento recebido.

A experiência do cliente é constituída pela soma de todas as interações que uma pessoa tem com a sua empresa ao longo da jornada do consumidor. Isso vai desde a descoberta do produto/serviço e termina no pós-vendas.

Ou seja, são todos os contatos que o consumidor tem com blogs, redes sociais, serviços de atendimento, uso dos seus produtos/serviços e os suportes que recebeu até o momento da fidelização. Em geral, a maior parte dessas experiências se dá de maneira online.

Em resumo: investir em uma boa estratégia da experiência do cliente significa colocá-lo como centro de suas ações.

3. Invista em um atendimento ao cliente único e empático

Os consumidores buscam um atendimento empático e único. De acordo com o relatório da Zendesk, 59% dos clientes desejam que as companhias utilizem dados coletados sobre eles para criar experiências personalizadas.

Para ter um atendimento que seja capaz de superar as expectativas do cliente, é preciso investir em uma equipe capacitada, com pessoas alinhadas ao propósito da empresa e que demonstram preocupação com a experiência do consumidor.

Além disso, é importante oferecer canais de atendimento automatizados e humanizados para os clientes. Assim, eles podem optar pela melhor solução às demandas deles.

Algumas alternativas para você investir no atendimento do seu negócio são:

  • chatbots humanizados para aplicativos de mensagem como Whatsapp;
  • central de ajuda;
  • atendimento via redes sociais e e-mails;
  • atendimento com agentes qualificados caso o atendimento automatizado não dê conta das demandas.

Relatório sobre tendências da experiência do cliente

4. Crie uma relação de confiança com o cliente

Todo o esforço em entender o cliente, melhorar a sua experiência e investir em um atendimento humanizado tem também como objetivo gerar uma relação de confiança entre o consumidor e a sua empresa.

É preciso que o cliente confie tanto na sua marca quanto no seu produto/serviço. Para isso, demonstre que a sua empresa entende o mercado e os desafios do cliente e mostre que as equipes estão atentas e dispostas a investigar e solucionar qualquer tipo de problema apresentado.

5. Facilite o processo de vendas

Um mau atendimento pode afastar clientes, mas além disso um processo de vendas que seja burocrático e com muitas etapas também faz com que potenciais consumidores desistam da compra.

Entre as principais dicas para cativar clientes está em facilitar o processo de vendas. Desenhe o processo da maneira mais simples e prática possível, pensando sempre no caminho que o cliente terá que fazer.

Pense em como facilitar a escolha do serviço ou produto, o preenchimento dos dados e o pagamento. Todo esse processo deve ser o mais eficaz possível para que o cliente não se sinta frustrado.

Leia também: Processo comercial de vendas: o que é e como criar em 7 etapas

6. Ofereça amostras grátis

Há como encantar o cliente no primeiro atendimento por meio de amostra grátis, sabia? E ainda mostrar as potencialidades do seu produto ou do seu serviço (demonstrações e testes gratuitos).

Dessa maneira o cliente pode testar na prática as vantagens que a sua empresa oferece e avaliar por si mesmo como usar os produtos ou serviços.

Além de fornecer uma amostra grátis, é importante pensar em materiais educativos e cases de sucesso que mostrem ao potencial cliente como tirar o máximo do seu produto ou serviço. Isso pode ser feito por meio de vídeos, tutoriais, manuais, entre outros.

7. Tenha uma comunicação e um marketing eficientes

A comunicação faz parte de todas as dicas para cativar o cliente, seja indireta ou diretamente.

Mas é preciso dar atenção especial aos processos de comunicação e marketing, especialmente às estratégias digitais. Afinal, muitos dos seus clientes podem entrar em contato com o seu negócio pela primeira vez por uma pesquisa no Google ou em redes sociais.

Invista em estratégias de marketing nas redes onde seus clientes estão presentes e em conteúdos para blogs, elucidando dúvidas e transmitindo conhecimentos que sejam valiosos. Isso ajuda a criar uma relação de confiança com o público e a estabelecer a sua empresa como autoridade no tema.

8. Implemente uma estratégia omnichannel

Por falar em estar onde o seu cliente está, precisamos destacar a importância de adotar uma estratégia omnichannel e perceber como conquistar clientes fica mais prático e assertivo.

Preste atenção: oferecer diversos canais de vendas e atendimento é ser multicanal. Para se tornar omnichannel é preciso que haja uma centralização de todas as interações realizadas. O sistema de CRM, por exemplo, possibilita que o vendedor ou o atendente acesse as conversas realizadas em todos os canais da companhia.

E por isso é importante? De acordo com o relatório CX Trends 2023 da Zendesk, 70% dos clientes compram mais com marcas que oferecem experiências conversacionais integradas.

Ou seja, o cliente pode iniciar o contato pelas redes sociais e continuar a ser atendido por e-mail ou telefone sem precisar repetir dados e informações.

Monte uma estratégia para cada canal e documente todo o processo de atendimento em cada um deles para oferecer uma experiência única e completa.

Aprenda mais com nosso guia completo: Como criar uma estratégia omnichannel? Conceito, benefícios, cases e 5 passos essenciais

9. Faça parcerias

Outra dica para cativar clientes é fazer parcerias com empresas que possuem personas parecidas com as suas, mas não são concorrentes diretos. Por exemplo, uma academia pode unir forças com lojas que vendem produtos e roupas esportivas.

Ou então uma empresa que oferece software de gestão fechar parceria com outra de cursos e formações de líderes.

A ideia é estabelecer uma relação de ganha-ganha. Ofereça desconto para quem for indicado pelos seus parceiros!

10. Libere desconto na primeira compra

Além de amostras grátis ou demonstrações gratuitas, mais uma dica para atrair clientes é oferecer descontos na primeira compra. Método bastante utilizado por e-commerce de diversos ramos de atuação.

Isso pode ser feito de várias maneiras:

  • desconto na primeira compra no site (ou aplicativo e loja física);
  • ofertas de “compre X e leve Y”;
  • descontos progressivos para clientes novos e antigos que estão há algum tempo sem comprar.

11. Acompanhe os resultados de atração e fidelização

Por fim, ressaltamos a importância de mensurar e acompanhar os resultados de todas as estratégias implementadas para cativar clientes. Isso significa utilizar um sistema inteligente e moderno, como o CRM, que coleta, armazena, integra e analisa dados de cada cliente.

Dessa maneira, o gestor é capaz de avaliar os indicadores de desempenho coletivos e individuais e identificar gargalos no processo de atração e retenção de clientes.

Por exemplo, o CRM Service da Zendesk para atendimento ao cliente oferece:

  • suporte conversacional;
  • atendimento em qualquer canal;
  • central de ajuda integrada e fórum da comunidade;
  • chatbot;
  • relatórios com métricas e KPIs.

Ficou curioso? Coloque em prática nossas dicas para cativar clientes e descubra como o CRM da Zendesk pode ajudar o seu negócio a crescer e prosperar a longo prazo. Faça o teste gratuito do nosso sistema!

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