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7 dicas para cativar clientes: aprenda as melhores maneiras de atrair e fidelizar consumidores

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 8 Junho 2021
Última atualização em 8 Junho 2021

Fidelizar clientes é uma das melhores estratégias que sua empresa pode apostar, afinal, um consumidor satisfeito pode ajudar e muito no marketing boca a boca da sua empresa. Para colocar isso em prática, é possível seguir algumas dicas para cativar clientes que vão te auxiliar no encantamento deles.

Entre essas dicas estão conhecer o seu cliente, investir em um atendimento único, criar uma relação de confiança e simplificar o processo de vendas. Entenda melhor cada uma delas!

O que é encantar clientes?

Encantar os clientes tem relação direta com a jornada do consumidor. O objetivo final dessa jornada é fazer com que um possível cliente compre o seu produto, se sinta satisfeito e se torne um promotor da sua marca, enxergando o valor que a sua empresa oferece.

O encantamento do cliente exige uma boa comunicação, a oferta do melhor produto ou serviço possível e um atendimento único.

Para que isso aconteça na prática, cada empresa deve descobrir o seu próprio caminho na estratégia de encantamento do cliente. Mas o segredo é focá-la no seu consumidor ideal, oferecendo um atendimento empático, uma experiência única e superando as suas expectativas.

7 dicas para cativar clientes

Um cliente satisfeito e fidelizado é um ótimo promotor da sua marca. Prova disso é essa pesquisa da Nielsen que mostrou que 83% das pessoas entrevistadas confiam em recomendações de amigos e família e 66% confiam em opiniões postadas online.

Para conquistar os consumidores desde o primeiro contato é possível colocar em prática as seguintes dicas para cativar clientes:

1 - Conheça o seu cliente

Só é possível colocar em prática as dicas para cativar clientes se a sua empresa souber exatamente quem é o seu público-alvo.

Para te ajudar nessa tarefa, é possível construir uma buyer persona. Por meio dessa ferramenta, o seu negócio vai entender o perfil ou perfis dos seus clientes, incluindo dados demográficos, preferências de comunicação e as principais necessidades, dores e desejos nas quais sua empresa pode ajudá-lo.

Ao entender quem é a sua persona, como ela se comunica, em quais canais está e o que deseja, a sua empresa consegue desenhar uma estratégia certeira de atração e fidelização de clientes.

2 - Pense na experiência do cliente

Depois de entender quem é o seu consumidor ideal, é hora de partir para a estratégia de experiência do cliente (customer experience).

A experiência do cliente é um ponto-chave na construção de uma estratégia que busca conquistar os clientes. Isso porque, de acordo com o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente para 2021 da Zendesk, 75% dos clientes responderam que estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência do cliente.

Além disso, 50% dos consumidores afirmaram que mudarão para um concorrente após uma experiência ruim.

A experiência do cliente é constituída pela soma de todas as interações que uma pessoa tem com a sua empresa ao longo da jornada do consumidor. Isso vai desde descoberta do produto e termina no pós-vendas.

Ou seja, são todos os contatos que o consumidor tem com blogs, redes sociais, serviços de atendimento, uso dos seus produtos e os suportes que recebeu até o momento da fidelização. Em geral, a maior parte dessas experiências se dá de maneira online hoje em dia.

Em resumo: investir em uma boa estratégia da experiência do cliente significa colocá-lo como centro da sua estratégia.

3 - Invista em um atendimento ao cliente único e empático

Os consumidores buscam um atendimento empático e único. De acordo com o relatório da Zendesk, 49% dos clientes desejam que os agentes tenham empatia.

Para ter um atendimento que seja capaz de superar as expectativas do seu cliente, é preciso investir em uma equipe capacitada, com pessoas alinhadas ao propósito da sua empresa e que demonstrem preocupação com a experiência do cliente.

Além disso, é importante oferecer canais de atendimento automatizados e humanizados para os clientes, para que eles optem pela melhor solução às demandas deles. Invista em:

  • chatbots humanizados para aplicativos de mensagem como Whatsapp;
  • central de ajuda;
  • atendimento via redes sociais e e-mails;
  • atendimento com agentes qualificados caso o atendimento automatizado não dê conta das demandas.

4 - Crie uma relação de confiança com o cliente

Todo o esforço em entender o cliente, melhorar a sua experiência e investir em um atendimento humanizado tem como objetivo também gerar uma relação de confiança entre o consumidor e a sua empresa.

É preciso que o cliente confie tanto na sua empresa quanto no seu produto. Para isso, demonstre que a sua empresa entende o mercado e os desafios do cliente e mostre que as suas equipes estão atentas e dispostas a investigar e solucionar qualquer tipo de problema apresentado.

5 - Facilite o processo de vendas

Um mau atendimento pode afastar clientes, mas além disso um processo de vendas que seja burocrático e com muitas etapas também pode fazer com que potenciais consumidores desistam da compra.

Entre as principais dicas para cativar os clientes está facilitar o processo de vendas. Desenhe o processo de vendas da maneira mais simples e prática possível, pensando sempre no caminho que o cliente terá que fazer.

Pense em como facilitar a escolha do serviço ou produto, o preenchimento dos dados e o pagamento. Todo esse processo deve ser o mais eficaz possível, para que o cliente não se sinta frustrado.

6 - Ofereça amostras grátis

Uma ótima maneira de cativar clientes e ainda mostrar as potencialidades do seu produto é oferecendo uma amostra grátis, caso isso se aplique ao seu serviço.

Dessa maneira o cliente poderá testar na prática as vantagens que a sua empresa oferece e avaliar por si mesmo como usá-lo.

Além de oferecer uma amostra grátis, é importante pensar em materiais educativos e cases de sucesso que mostrem ao potencial cliente como ele pode tirar o máximo do seu produto ou serviço. Isso pode ser feito por meio de vídeos, tutoriais, manuais, entre outros.

7 - Tenha uma comunicação e um marketing eficientes

A comunicação faz parte de todas as dicas para cativar o cliente, seja indireta ou diretamente.

Mas é preciso dar uma atenção especial aos processos de comunicação e marketing, especialmente digital. Afinal, muitos dos seus clientes podem entrar em contato com o seu negócio pela primeira vez por uma pesquisa no Google ou em redes sociais.

Invista em estratégias de marketing nas redes onde seus clientes mais estão presentes e em conteúdos para blogs, elucidando dúvidas e transmitindo conhecimentos que sejam valiosos para os seus consumidores. Isso ajuda a criar uma relação de confiança com o público e a estabelecer a sua empresa como autoridade no tema.

Ao colocar essas dicas para cativar os clientes em prática, a sua empresa estará investindo em uma estratégia fundamental para fidelizar os seus consumidores e atrair novos potenciais clientes.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.