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Reter os colaboradores pode aumentar os lucros da sua empresa. Saiba por que!

Última atualização em 7 junho 2016

Manter os funcionários na empresa definitivamente é uma coisa boa. Por que? Bom, para começar faz parte dos três pilares de uma empresa bem sucedida. Um estudo recente mostrou que a cultura, o engajamento e a retenção dos colaboradores são as características top de uma companhia considerada moderna. Traduza esse adjetivo para: aquelas que vão ter mais lucros nos próximos anos. 

As altas taxas de turnover trazem complicações para as companhias. Primeiro porque afetam a experiência que o cliente tem com a sua empresa. Os melhores atendimentos são realizados por pessoas que possuem um profundo conhecimento dos produtos e dos serviços. E não apenas disso, também dos valores e da visão da organização. Apenas os colaboradores mais antigos conseguem oferecer ao cliente o chamado fator WOW. Ou em outras palavras, deixá-lo boquiaberto. 

Segundo porque entradas e saídas afetam o espírito da equipe. Você já deve ter passado por episódios de demissão. Lembra-se da atmosfera que fica no ambiente depois? Pois é, isso não é nada motivador.
Bom, isso tudo sem contar nos gastos financeiros de substituir um colaborador. Uma pesquisa do Center for American Progress mostrou que as organizações desembolsam por volta de 1/5 do salário anual de um funcionário para colocar outra pessoa no seu lugar. Fica a questão: esse dinheiro não poderia ser mais bem aproveitado? 

Como aumentar a retenção de funcionários? 

Acho que a nossa introdução já deixou claro que é vantajoso encorajar um ótimo funcionário a ficar o máximo possível dentro da empresa. Claro que é muito difícil manter alguém por toda a sua carreira, mas algumas medidas podem ajudar (e muito) a diminuir a taxa de turnover e mantê-la a mais baixa possível. O cerne da questão está basicamente em enxergar os colaboradores como clientes internos – e tão fundamentais para a empresa quanto os externos. 

Deixá-los atualizados dos acontecimentos, ouvir suas reclamações com sinceridade e ainda incentivá-los a terem ideias novas. Esse é o caminho para ter funcionários mais leais, motivados e ainda comprometidos com os resultados e metas da empresa. Abaixo, separamos três atitudes dos líderes que podem ajudar a diminuir o turnover e reter o funcionário na empresa. Vamos a elas:
 

1)    Reconheça os esforços 

Todas as pessoas gostam de ser reconhecidas quando fazem um trabalho bem feito. Existem as maneiras tradicionais de fazer isso, como oferecer bônus salariais, mas acredite: a grande maioria das pessoas fica feliz com outras formas alternativas de reconhecimento. Como liderar um projeto importante, elogios em voz alta em "vou ainda ter um maior budget para o ano". O reconhecimento, quanto é baseado na responsabilidade, demonstra nas entrelinhas confiança na competência do colaborador. 

2)    Entenda que a satisfação dos funcionários é em longo prazo 

Como todas as relações humanas, as dos colaboradores com a empresa devem ser baseadas em confiança, compreensão e respeito. Com o tempo, isso se transforma em satisfação. É um processo um pouco longo, algumas vezes demorado, mas no final, todos ganham. Quando a equipe sabe que está trabalhando em prol de algo maior, não apenas para seu chefe, cria-se um senso de propósito. As pessoas se sentem mais motivadas e satisfeitas quando acreditam na visão da organização, entendem o sentido do seu trabalho e como contribuir. Tudo o que foi descrito nesse item são medidas fundamentais para reter os funcionários na sua empresa. 

3)    Mantenha os canais de comunicação 

Você já deve ter ouvido o conceito de open space. É um modelo arquitetônico corporativo onde existem quebras de barreiras físicas para estimular a comunicação interna. Essa nova modelagem arquitetônica agora está na moda. O objetivo é ampliar os canais de comunicação entre a direção e os outros setores. Afinal uma boa conversa pode trazer ótimos resultados. Feedback, análises, avaliações são alguns dos frutos que podem surgir ao estabelecer uma rotina de reuniões rápidas com a sua equipe. Essa ação mostra humildade e ainda ajuda a criar um ambiente aberto – o que indica para as pessoas que as suas opiniões são valorizadas. 

E não basta apenas pedir feedback se não for para ser levado a sério. Se as reflexões e considerações levantadas pelo time forem ignoradas, as pessoas acabam achando que não podem mais ser 100% honesta e toda a comunicação fica comprometida. 

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a mostrar a importância de investir na retenção de funcionários. Compartilhe conosco sua experiência no assunto!
 

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