Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

5 impactos da inteligência artificial nos negócios: como otimizar?

Por Zendesk

Última atualização em 18 fevereiro 2024

Pensar nos impactos da inteligência artificial nos negócios já não significa fazer projeções futuristas sobre a inclusão de sistemas inteligentes no cotidiano. Com os avanços da transformação digital, a tecnologia já é parte da vida das pessoas e das empresas.

Máquinas, equipamentos e softwares sabem identificar necessidades, analisar padrões e extrair insights que um humano levaria anos (isso se conseguisse) para chegar a uma conclusão.

Pense na quantidade de dados que as empresas geram e precisam interpretar. Sem a ajuda da tecnologia é impossível acompanhar esse crescimento. Por sinal, a IA consegue ser mais ágil devido aos seus algoritmos avançados que fazem análises completas e assertivas.

Para que os negócios não fiquem para trás na economia global, o crescimento no uso da inteligência artificial nas empresas deve fazer parte da estratégia.

De acordo com o relatório da Grand View Research, o mercado global de inteligência artificial foi avaliado em US$ 136,55 bilhões em 2022 e deve crescer a uma taxa anual de 37.3% de 2023 a 2030.

Sua empresa está pronta para essa virada? Continue a leitura do artigo e entenda quais os principais impactos positivos e negativos da inteligência artificial.

Resumo
    • Pesquisas apontam que 54% dos brasileiros se sentem impactados no dia a dia por ferramentas de IA. Isso envolve receber indicações compatíveis com seus interesses, seja de produtos, serviços, novidades, promoções e afins.

    • Os impactos da IA nos negócios envolvem: recrutamento e seleção mais rápido e eficiente, tomadas de decisão embasadas, atendimento otimizado, soluções de cibersegurança aprimoradas e custos operacionais menores.

    • Com a IA, pode-se automatizar e otimizar processos para economizar tempo e dinheiro, aumentar a eficiência operacional e oferecer diretrizes assertivas. Porém, vale considerar a falta de especialistas, a questão da privacidade etc.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

Quais os impactos da inteligência artificial nos negócios?

Para entender os impactos nos negócios, listamos abaixo alguns exemplos de aplicação da inteligência artificial nos negócios que permitiram a otimização de áreas estratégicas. Confira!

1. Recrutamento e seleção mais rápido e eficiente

Os departamentos de Recursos Humanos utilizam recursos de automação baseado em aprendizado de máquina, um tipo de ferramenta de inteligência artificial, para automatizar o processo de triagem de currículos, contato com candidatos e agendamentos de entrevista.

Dessa forma, o processo de recrutamento e seleção é mais ágil e economiza tempo da equipe, selecionando os candidatos que correspondem a experiência, conhecimento e habilidades procuradas pela empresa.

Dessa forma, o RH foca nas entrevistas presenciais, analisando outros aspectos dos profissionais que exigem a expertise humana, como comportamento, ética profissional e valores.

2. Tomadas de decisão mais embasadas

Outro dos impactos da inteligência artificial nos negócios, é em relação às tomadas de decisão. Para que uma decisão seja o mais assertiva possível, é preciso ter uma base de informações confiáveis.

As soluções de IA não só fazem a análise de dados em bancos internos e externos, rastreando informações de texto, números, imagens estáticas e vídeos como também mostram os padrões identificados.

Dessa forma, as empresas podem identificar oportunidades do mercado ainda não atendidas e criar campanhas personalizadas e direcionadas para o seu público alvo. Tudo isso ajuda a elaborar orçamentos mais precisos para gerar o retorno (lucro) com as ações.

Leia também >>> ROI: o que é, como calcular e porque acompanhar o KPI?

3. Atendimento ao cliente otimizado

Os líderes de negócios entrevistados para o relatório CX Trends da Zendesk consideram “muito importante” (31%) expandir o uso de IA/bots na experiência do cliente nos próximos 12 meses. Já 75% dos consumidores afirma que as interações de IA se tornarão mais naturais e humanas ao longo do tempo

Os chatbots estão se popularizando nas empresas, auxiliando as equipes de atendimento a otimizar o trabalho, assumindo a linha de frente para responder perguntas repetitivas. Assim, a equipe foca nas demandas mais complexas e mais atendimentos são concluídos.

A principal vantagem é evitar longos tempos de espera para responder a demandas simples. Os recursos de IA ainda permitem que os clientes avaliem os tickets, fornecendo feedbacks que ajudam na otimização da ferramenta.

Transforme a experiência do cliente com Zendesk Service

Saiba mais sobre o tema no artigo: O que é chatbot de inteligência artificial? Vale a pena ter?

4. Soluções de cibersegurança aprimoradas

Os bancos de dados das empresas e seus documentos internos são recursos valiosos e que precisam de barreiras de proteção, como controle de acesso e antivírus. Porém, erros humanos são uma das vulnerabilidades até em sistemas robustos.

Otimizar os sistemas de cibersegurança também é um dos impactos da inteligência artificial nos negócios, pois os softwares de IA são utilizados para garantir a segurança de redes e computadores, filtrando malware, spam e e-mails de phishing antes que sejam abertos.

As empresas que fazem o armazenamento de dados na nuvem precisam estar atentas à segurança da informação, utilizando recursos mais avançados para proteger os bens do negócio.

5. Custos operacionais menores

Um dos impactos da inteligência artificial mais significativos nos negócios é na redução dos custos operacionais. A migração para um fluxo de trabalho otimizado, sem tarefas repetitivas ou tempo gasto corrigindo erros gera uma economia de tempo valiosa para as equipes, o que aumenta a produtividade.

Com isso, as empresas conseguem aumentar a produção ou a quantidade de serviços realizados/vendidos, resultando em um melhor aproveitamento da capacidade da equipe e, consequentemente, mais lucros.

Apesar dos custos iniciais altos, os benefícios em longo prazo da IA resultam em economia de custos para as empresas. E, à medida que se populariza, a expectativa é que seja um recurso mais acessível.

Saiba mais: Explore o potencial da IA em toda a experiência de serviço

Os impactos da inteligência artificial no cotidiano dos brasileiros

87% dos brasileiros já ouviram falar sobre inteligência artificial e 54% se sentem impactados no dia a dia por ferramentas de IA, de acordo com uma pesquisa feita pela Hibou, especialista em pesquisa e insights de mercado e consumo.

O interesse vai além da mera curiosidade pelo Chat GPT. As pessoas esperam ter acesso a personalização como:

  • receber indicações de produtos e serviços que combinem com seus interesses (31%);

  • receber avisos sobre novidades ou promoções dentro de acordo com seus interesses (30%);

  • ver novos produtos com os quais se identifiquem sendo desenvolvidos (16%).

Esses pontos são relevantes para as organizações, pois, se bem aproveitados, a inteligência artificial por meio de análises big data e aprendizado de máquina gerar informações que permitam personalizar cada vez mais produtos e serviços.

Quais os principais impactos positivos e negativos da inteligência artificial?

Os impactos positivos da inteligência artificial são automatizar e otimizar processos de rotina para economizar tempo e dinheiro, aumentar a eficiência operacional e oferecer diretrizes assertivas.

Ofereça o melhor suporte, não importa o canal de atendimento

Já os impactos negativos da inteligência artificial são a falta de profissionais especializados em IA no mercado, a privacidade dos usuários e a ameaça aos postos de trabalho.

Leia mais: Entenda a diferença entre inteligência artificial, machine learning e deep learning.

Aproveite o crescimento no uso da inteligência artificial nas empresas

Já pensou em utilizar inteligência artificial no seu negócio, mas acha que o custo alto pode ser uma barreira? Com a Zendesk, você explora o potencial da IA em toda a experiência de serviço.

Aliás, a Zendesk criou ferramentas de IA acessíveis a empresas e equipes de todos os portes para lidar com consultas comuns, criar fluxos de trabalho mais eficientes e preencher lacunas estratégicas.

Aproveite o período de avaliação grátis, faça seu cadastro e confira os recursos disponíveis. Depois, basta escolher seu plano!

Cuidar dos seus clientes não precisa ser caro. Conheça os planos do Zendesk.

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.

Artigo
6 min read

O que é empatia digital? A evolução dos chatbots e o impacto na interação entre clientes e marcas

Entenda o que é empatia digital e a evolução dos chatbots que se adaptam às necessidades dos clientes para oferecer atendimento de alto nível.

Artigo
6 min read

O futuro do atendimento ao cliente: a revolução da IA generativa

Saiba o que esperar do futuro do atendimento ao cliente com a solidificação da IA generativa como uma das tendências para os próximos anos.