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Estratégias de engajamento: 4 dicas para colocar em prática no seu modelo de negócio e melhorar a relação cliente-empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 4 Setembro 2020
Última atualização em 4 Setembro 2020

Estratégias de engajamento com clientes são práticas usadas para incentivá-los a interagir com a marca, seja entrando em contato para tirar dúvidas, fazer sugestões e até reclamações, assim como se manifestar em redes sociais e, usar os canais de comunicação da empresa e - a mais significativa forma de engajamento de um cliente - gerando espontaneamente conteúdo sobre a marca.

Mas quais estratégias de engajamento você implementa na sua empresa?

Aumentar engajamento dos clientes é hoje uma das maiores preocupações das empresas. Mais do que vender, o que as marcas almejam é manter os clientes interessados em suas soluções e fazer com que eles se identifiquem cada vez mais com os valores por elas cultivados.

Esse desejo de aumentar alcance e engajamento da marca vêm do impacto positivo que isso pode gerar em termos de imagem no mercado, faturamento nas vendas, lucratividade e competitividade.

Nesse sentido, as empresas recorrem a estratégias de engajamento digital, utilizando os recursos tecnológicos a seu favor.

Para te ajudar, elaboramos este conteúdo com 4 dicas de engajamento que você pode implementar na sua empresa:

  1. Produza conteúdo relevante para o seu público-alvo
  2. Desenvolva campanhas de e-mail marketing
  3. Ofereça diferentes canais de atendimento integrados
  4. Interaja com os clientes de maneira personalizada

Continue a leitura e saiba que estratégias de engajamento utilizar para melhorar a forma com que você se relaciona com seus clientes e, assim, fidelizá-los.

Leia também: 5 dicas para engajamento de clientes em tempos de crise

Estratégias de engajamento: 4 dicas de engajamento para colocar em prática na sua empresa

Sem engajamento sua empresa perde visibilidade, mas, além disso, deixa de contar com o feedback de seus clientes, informações fundamentais para definir estratégias de marketing e promover a melhoria contínua de seus processos.

Por isso, adote ações engajadores para incentivar seus clientes a interagirem com sua marca.

1. Produza conteúdo relevante para o seu público-alvo

A nossa primeira dica de estratégia de engajamento digital consiste na produção de conteúdo relevante para o seu público-alvo.

Você pode, por exemplo, criar um blog para a sua marca e alimentá-lo com artigos que informem os visitantes sobre assuntos que tenham relação com o produto ou serviço que você comercializa.

Outras opções de conteúdo são os vídeos para o YouTube e os posts nas redes sociais.

Ao colocar essa dica em prática, você gera engajamento com o seu público se posicionando como autoridade no mercado em que sua empresa está inserida.

Essa estratégia recebe o nome de marketing de conteúdo. E ela serve também para atrair novas oportunidades de negócio.

Leia mais: Como reter e fidelizar seus clientes com o Marketing de Conteúdo

2. Desenvolva campanhas de e-mail marketing

A próxima dica para gerar engajamento digital é o desenvolvimento de campanhas de e-mail marketing.

O e-mail ainda é uma ferramenta poderosa de engajamento. Se utilizado de maneira correta, é possível aumentar de maneira significativa o engajamento da marca com o seu público.

O conteúdo da sua campanha de e-mail marketing precisa ser relevante para o perfil de clientes que você quer impactar e engajar.

Por isso, é importante conhecer a fundo os clientes da sua empresa e fazer a segmentação dos contatos para ser o mais assertivo possível; caso contrário, sua campanha pode gerar o engajamento desejado.

Veja também: Automação de marketing digital: entenda o seu conceito e aplicabilidade

3. Ofereça diferentes canais de atendimento integrados

Também configura entre as dicas de engajamento adotar uma estratégia omnichannel. Isso significa oferecer aos seus clientes diferentes canais de atendimento que operem de maneira integrada.

Mais do que contar com um e-mail, chat e telefone para que seus clientes possam se comunicar com a sua empresa, é necessário que esses canais estejam devidamente integrados.

Ou seja, deve haver uma centralização de todas as interações que acontecem nos diferentes canais que a empresa disponibiliza para os seus clientes. Isso é o que se chama de estratégia omnichannel.

Na prática, se o cliente entrar em contato com a empresa via chat para solicitar um suporte técnico, por exemplo, e em algum momento ele precisar conversar por telefone com um atendente, não será necessário repetir todas as informações já fornecidas no contato inicial pelo chat.

Saiba mais: Experiências de cliente melhores com engajamento omnichannel

4. Interaja com os clientes de maneira personalizada

Encerrando nossas estratégias de engajamento, não poderíamos deixar de mencionar a personalização.

As interações com os clientes precisam ser o mais personalizadas possível para gerar um bom engajamento. Dirigir-se aos clientes de maneira genérica não contribui de forma alguma para que eles se sintam especiais e importantes para a marca.

Essa personalização pode ser feita, por exemplo, colocando o nome do cliente no início de um e-mail. Ou então ao enviar uma mensagem de feliz aniversário. Dependendo do tipo de solução que a sua empresa comercializa, você pode fazer o uso de algoritmos para recomendar ofertas ou conteúdos bem segmentados.

Essas foram as nossas 4 dicas de estratégias de engajamento. O que você achou?

Coloque-as em prática e melhore o relacionamento entre seus clientes e sua marca.

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