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Como reter e fidelizar seus clientes com o Marketing de Conteúdo

Por Resultados Digitais

Publicado 26 Março 2018
Última atualização em 26 Março 2018

Você sabia que o marketing de conteúdo, além de ser uma estratégia essencial para a geração e a gestão de leads, também é muito importante para treinar, reter e fidelizar seus clientes? E é bem possível fazer isso com o mínimo de esforço, pois sua empresa pode aproveitar os conteúdos já produzidos e criar outros como complemento.

É sempre bom ressaltar que investir em marketing de conteúdo traz inúmeros benefícios para o seu negócio. Isso porque o conteúdo é um ativo poderoso, que será perpetuado por anos.

Além do mais, você economiza o tempo do seu time e dos seus parceiros. Uma vez que há conteúdos de qualidade à disposição do usuário, menos vezes ele acionará seus colaboradores, pois tem o poder de tirar dúvidas e resolver problemas por si próprio.

A produção de conteúdo também aproxima as pessoas da sua empresa, o que estreita relacionamentos e gera confiança.

Confira então algumas dicas de como reter e fidelizar seus clientes por meio do marketing de conteúdo.

Como usar o conteúdo para treinar seus clientes

Para treinar seu cliente, é essencial oferecer conteúdos que tirem dúvidas e resolvam problemas mais técnicos acerca do seu produto ou serviço.

Há diversas maneiras de realizar isso. Entenda!

Central de Ajuda

Produzir conteúdos técnicos, como artigos e respostas a dúvidas em uma central de ajuda, é importante para que o seu cliente possa pesquisar sempre que quiser ou precisar.

É preciso que você trabalhe com a certeza de que o usuário tem acesso fácil a tais conteúdos.
Aqui na Resultados Digitais temos, como exemplo, a nossa Central de Ajuda do RD Station, que conta com diversos artigos relacionados aos temas referentes ao produto.

Webinars

Além disso, também realizamos webinars para clientes sobre determinados assuntos, e a adesão é muito boa.

Por meio de treinamentos como esse, nos aproximamos ainda mais de nossos clientes e compartilhamos tudo aquilo que sabemos para que eles possam ter mais resultados com o uso do nosso produto.

Assim que o evento acaba, enviamos o vídeo para todas as pessoas que se inscreveram no evento — incluindo aquelas que não conseguiram participar. O webinar é uma ação crucial para fidelizar seu público e conquistar possíveis novos clientes.

Manuais e tutoriais

Materiais, como um passo a passo, e tipos de conteúdos mais visuais, como infográficos e vídeos, são excelentes para um rápido aprendizado.

Além disso, eles asseguram que seu consumidor aprenda, de fato, a usar seu produto sozinho.

Como usar o conteúdo para reter e fidelizar seus clientes

Treinar o cliente é uma forma de retenção, mas é preciso ir muito além disso.

Em determinadas situações, é essencial aplicar uma estratégia completamente focada na retenção do público, pois custa muito menos manter um consumidor satisfeito e feliz do que prospectar clientes o tempo inteiro.

Confira aqui algumas ideias de conteúdos que podem contribuir com a fidelização de clientes.

Conteúdo segmentado

Uma maneira de agregar ainda mais valor para o seu público é produzindo conteúdos totalmente específicos para o negócio dos seus consumidores.

Esse tipo de estratégia atrai muito mais a atenção de uma audiência específica e faz o cliente perceber que sua empresa conversa na mesma língua que a dele.

Conteúdo que responde a um problema

Quando você trabalha com materiais que respondem dúvidas específicas, mais uma vez, entrega algo de grande valor para o seu cliente. Em muitas situações, seu consumidor quer e precisa de respostas rápidas e objetivas com foco na resolução de um determinado problema.

Em outras palavras, conteúdos diretos, que explicitam a situação vivida pelo cliente, facilitam a utilização do seu produto ou serviço. Isso fará com que o consumidor veja valor no que comprou e não desista da oferta.

Um exemplo que trabalhamos aqui, na Resultados Digitais, é o nosso webinar sobre a criação de efetivas Landing Pages, em que atendemos, de maneira exclusiva, aquelas pessoas que tinham dúvidas a respeito desse tema.

Conteúdos institucionais

Esse tipo de conteúdo precisa, necessariamente, evidenciar a solidez do seu negócio.
Disparar releases ou e-mails sempre que uma coisa importante acontece, por exemplo, assegura que o cliente confie ainda mais e conheça efetivamente os valores da sua companhia. Dessa forma, esses consumidores vão se sentir cada vez mais confortáveis em contar e utilizar seus produtos ou serviços.

Como já abordamos neste texto, é muito mais fácil e barato manter os clientes do que ficar o tempo inteiro trabalhando para prospectar novos consumidores.

O desafio é que sua empresa mantenha uma relação saudável com o seu público, com o objetivo de estabelecer algo duradouro. Tenha sempre em mente que, na medida do possível, é importante atender o cliente de maneira personalizada e ir além.

Lembre-se sempre de trabalhar com foco em realizar desejos e tirar as dúvidas dos seus consumidores. Mais do que isso, surpreenda seu cliente resolvendo problemas que ele sequer sabia que existiam. Um público satisfeito é sinônimo de mais vendas e mais resultados para a empresa.

Quando for realizar sua estratégia de marketing de conteúdo, pense: que tipo de problema do meu cliente estou resolvendo e como posso ir além dessa questão?

Por fim, reforçamos a importância da criação de materiais de qualidade e a necessidade de certificação de que esse conteúdo esteja devidamente promovido e chegue, de maneira rápida e prática, para as pessoas certas.

Depois, queremos saber qual foi o resultado. Mas, antes de você começar a colocar a mão na massa, deixe um comentário neste post. Gostaríamos de saber a sua opinião a respeito das ações de marketing de conteúdo e de como elas são importantes para manter os clientes fiéis à sua empresa.

Autor: André Siqueira, co-fundador da Resultados Digitais e profissional de marketing e vendas.

Especializado em marketing digital, tem vasta experiência dentro de várias vertentes, como SEO, blogs e geração de leads, e-mail marketing, monitoramento, análise e otimização, além de extenso histórico de palestras e entrevistas em veículos relevantes.