Você sabia que o marketing de conteúdo, além de ser essencial para a geração e gestão de leads, também é muito importante no processo de treinamento, retenção e fidelização de clientes?
Adotar essa estratégia é mais fácil e barato do que você imagina, uma vez que sua empresa pode tanto aproveitar os conteúdos já produzidos como criar outros como complemento.
O poder do marketing de conteúdo no processo de retenção e fidelização de clientes é inegável. As estatísticas estão aí para comprovar o potencial dessa estratégia, como mostra um levantamento publicado no site Review 42:
- 72% das empresas afirmam que o marketing de conteúdo aumenta os leads;
- 60% dos profissionais de marketing B2C usam estratégias de marketing de conteúdo;
- 56% das empresas em todo o mundo pretendem gastar mais na criação de materiais relevantes;
- mais de 80% dos profissionais de marketing planejam investir mais nesse setor.
Quer saber como aplicar essa estratégia em seu processo de retenção e fidelização de clientes? Então, continue conosco, e conheça todos os benefícios que o marketing de conteúdo pode gerar para o seu negócio!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de materiais relevantes, valiosos e consistentes, com o objetivo de atrair e reter uma audiência segmentada.
Por materiais, estamos falando em conteúdo de marketing digital, dentre os quais, podemos citar:
- blog-posts;
- posts em redes sociais;
- podcasts;
- vídeos;
- infográficos;
- e-books;
- dentre outros.
A escolha entre um ou outro irá depender da sua estratégia de marketing de conteúdo.
Contudo, é importante destacar que você não precisa ficar preso a um único formato. Pelo contrário! Sempre é possível fazer um “mix”, aproveitando o melhor de cada formato dentro do seu planejamento para a retenção de clientes.
5 benefícios do marketing de conteúdo para a fidelização e retenção de clientes
É sempre bom ressaltar que os benefícios do marketing de conteúdo são diversos. Isso porque, o conteúdo é um ativo poderoso, que pode ser perpetuado por anos.
Confira alguns de seus principais benefícios:
1. Contribui para a construção da autoridade da empresa
Uma das grandes vantagens dessa estratégia é que ela aproxima as pessoas da sua empresa, estreitando relacionamentos e gerando confiança.
Ele também é fundamental para educar o mercado, o que, por sua vez, contribui para que sua companhia se torne referência no segmento em que atua. Isso porque, ao tirar as dúvidas e resolver as dores da audiência, o tráfego do seu site aumenta.
Com o tempo, tanto o Google quanto sua audiência passarão a reconhecer sua marca como expert no setor em que está inserida.
2. Aumenta a visibilidade da sua marca
Outra vantagem significativa de adotar o marketing de conteúdo é que ele aumenta a visibilidade da sua marca.
Foi o que mostrou a pesquisa do Content Marketing Institute. Nela, 86% dos profissionais afirmaram terem conseguido atingir metas de consciência de marca após publicar posts e outros materiais relevantes em suas plataformas.
Um resultado incrível, concorda?
3. Contribui para a retenção de clientes
Outro ponto que mostra como uma estratégia de marketing de conteúdo bem embasada pode fazer a diferença para o seu negócio, é que ela também ajuda no processo de retenção de clientes.
Afinal, quando o material é realmente agregador, ajuda a quebrar objeções dos consumidores, gerando neles um sentimento de confiança em sua marca.
Foi o que aconteceu com 79% dos profissionais que apostaram nessa ideia. De acordo com eles, o marketing de conteúdo foi essencial na construção e confiança de suas marcas, gerando demanda e leads para 70% deles.
4. Reduz os custos de prospecção de novos clientes
De acordo com Philip Kotler, uma das maiores referências em marketing no mundo, “Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”.
Isso por si só já deixa claro porque a fidelização de clientes é tão importante para as empresas. Afinal, a prospecção envolve um trabalho árduo e de custos elevados.
O marketing de conteúdo, por outro lado, custa muito menos, e contribui ativamente para a retenção de consumidores.
Aliás, quando bem executado, contribui para expandir o alcance da marca, aumentando sua visibilidade e atraindo novos clientes, como vimos anteriormente.
- Leia também: O que são leads e prospects? Por que e como gerar?
5. Aumenta o retorno sobre o investimento
Além de tudo o que já pontuamos, o retorno sobre o investimento é bastante atrativo, como mostram as palavras de Josh Steimle, CMO da Work:
“Não gastamos um centavo com marketing de conteúdo, nem mesmo tanto tempo. 95% do sucesso que tivemos com marketing de conteúdo pode ser atribuído a alguns artigos que escrevi e que levaram cerca de 20 horas de trabalho”.
Diante desses dados, é possível concluir que adotar essa estratégia pode ser bastante interessante para o seu negócio, não é mesmo?
Agora, você deve estar se perguntando: “Como fazer isso tudo na prática?” Pois bem, a gente te mostra o caminho!
Para descobrir como aplicá-la e potencializar a retenção e fidelização de clientes por meio do conteúdo de marketing digital, basta seguir lendo!
6 dicas para melhorar a retenção e fidelização de clientes com marketing de conteúdo
Preparamos dicas valiosas para potencializar a retenção e fidelização de clientes.
Para facilitar o entendimento, separamos em duas partes. A primeira é focada no treinamento dos clientes, enquanto a segunda é voltada à fidelização. Confira:
Como usar o conteúdo para treinar seus clientes?
Para treinar seu cliente, é essencial oferecer conteúdos que tirem dúvidas e resolvam problemas mais técnicos acerca do seu produto ou serviço.
Há diversas maneiras de realizar isso. Entenda!
1. Central de Ajuda
Produzir conteúdos técnicos, como artigos e respostas a dúvidas em uma central de ajuda, é importante para que o seu cliente possa pesquisar sempre desejar.
Contudo, vale ressaltar que é preciso garantir que o usuário tenha fácil acesso a tais conteúdos.
2. Webinars
Os webinars também são bastante funcionais para educar a audiência e gerar leads. Por meio deles, é possível se aproximar dos clientes e compartilhar conhecimento para que possam ter mais resultados com o uso do seu produto.
Assim que o evento acaba, o vídeo é enviado para todas as pessoas que se inscreveram no evento — incluindo aquelas que não conseguiram participar.
Sendo assim, este formato de conteúdo representa uma ação crucial, tanto no processo de fidelização como de retenção de clientes.
3. Manuais e tutoriais
Materiais instrutivos, como um passo a passo, e tipos de conteúdos mais visuais, como infográficos e vídeos, são excelentes para um rápido aprendizado.
Além disso, eles asseguram que seu consumidor aprenda, de fato, a usar seu produto sozinho.
Como reter e fidelizar seus clientes por meio de conteúdo?
Treinar o cliente é uma forma de retenção, mas é preciso ir muito além disso.
Em determinadas situações, é essencial aplicar uma estratégia completamente focada na retenção do público, pois, como vimos, custa muito menos manter um consumidor satisfeito e feliz do que prospectar novos clientes o tempo inteiro.
Confira algumas ideias de conteúdos que podem contribuir com a fidelização de clientes:
1. Conteúdo segmentado
Uma maneira de agregar ainda mais valor para o seu público é produzindo conteúdos totalmente específicos para o negócio dos seus consumidores.
Esse tipo de estratégia atrai muito mais a atenção de uma audiência específica, e faz o cliente perceber que sua empresa fala a mesma língua que ele.
Dessa forma, além de gerar identificação, contribui para estreitar os laços, fortalecendo-os cada vez mais.
2. Conteúdo que solucione um problema
Quando você trabalha com materiais que respondem dúvidas específicas, mais uma vez, entrega algo de grande valor para o seu cliente.
Em muitas situações, seu consumidor quer e precisa de respostas rápidas e objetivas, com foco na resolução de determinado problema.
Em outras palavras, conteúdos diretos, que explicitam a situação vivida pelo cliente, facilitam a utilização do seu produto ou serviço. Isso fará com que o consumidor veja valor no que comprou e não desista da oferta.
3. Conteúdos institucionais
Esse tipo de conteúdo precisa, necessariamente, evidenciar a solidez do seu negócio.
Disparar releases ou e-mails sempre que uma coisa importante acontece, por exemplo, assegura que o cliente confie ainda mais e conheça efetivamente os valores da sua companhia.
Dessa forma, esses consumidores vão se sentir cada vez mais confortáveis em utilizar e contar com seus produtos ou serviços.
- Talvez você também se interesse por este conteúdo: Marketing de fidelização: como atrair e reter clientes?
Retenção e fidelização de clientes no dia a dia
Como já abordamos neste texto, é muito mais fácil e barato manter os clientes do que ficar o tempo inteiro trabalhando para prospectar novos consumidores.
O verdadeiro desafio é que sua empresa mantenha uma relação saudável e duradoura com o público. Por isso, tenha sempre em mente que, na medida do possível, é importante atender ao cliente de maneira personalizada e ir além.
Aí você pergunta: “Como fazer isso na prática?”
Simples! É claro que é importante trabalhar com foco em realizar desejos e tirar as dúvidas dos consumidores. Mas, mais do que isso, é preciso surpreendê-los, resolvendo problemas dos quais eles ainda nem se deram conta de que possuem.
Lembre-se: um público satisfeito é sinônimo de mais vendas e mais resultados para a empresa.
Então, ao planejar sua estratégia de marketing de conteúdo, pense: que tipo de problema do meu cliente estou resolvendo e como posso ir além dessa questão?
Por fim, reforçamos a importância da criação de conteúdos relevantes e de qualidade, que de fato sejam capazes de agregar valor a seus clientes. E ainda, certifique-se de que estes materiais cheguem até as pessoas certas.
- Confira também este post: Programa de fidelização de cliente: entenda o que é e qual o objetivo + 5 tipos de planos que podem lhe ajudar a vender mais
Um passo essencial para o sucesso do seu negócio
Uma boa estratégia de conteúdo, mais do que divulgar seu negócio, contribui para a construção da autoridade da sua marca no mercado em que atua.
Ao contrário do que muitos pensam, sua implementação não é nenhum bicho de sete cabeças. Pelo contrário. Com organização e preparo é possível construir uma base de conhecimento capaz de contribuir para a retenção e fidelização de clientes.
A Zendesk acredita muito no potencial do marketing de conteúdo, tanto que conta com materiais quentinhos sempre!
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