Artigo

Entrevista para vendedor: melhores perguntas na hora de recrutar vendedores

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 29 Dezembro 2020
Última atualização em 29 Dezembro 2020

Você é o recrutador de uma empresa de vendas, e precisa recrutar bons vendedores para a sua equipe. Pensando nisso, você precisa fazer as perguntas certas para recrutar vendedores, avaliar bem todos os candidatos, e preparar um bom roteiro para a hora da entrevista.

Determinar se um candidato deve ou não prosseguir em uma seletiva de emprego é uma tarefa que exige o conhecimento da área que precisará de novos funcionários, além da determinação antecipada das perguntas que poderão passar ou eliminar um candidato de fase na entrevista.

O cuidado na hora de recrutar um vendedor está ligado não só as perguntas certas, afinal, quando se contrata alguém que dará diretamente com seus clientes, é preciso avaliar também se aquela pessoa levará uma boa experiência aos consumidores. Levando em conta que 25% dos clientes vão para a concorrência quando têm experiências ruins na hora de comprar alguma coisa.

A experiência do cliente é tão considerável, que é mais importante do que o preço, e isso ficou comprovado pela pesquisa "Experiência é tudo", realizada pela PWC. Ou seja, avaliar e escolher bem um vendedor é o início de um ciclo que pode atrair muitos clientes, ou o contrário.

A fim de te ajudar na entrevista para vendedor da sua empresa, reunimos neste conteúdo as principais perguntas para fazer na hora de selecionar os melhores vendedores do mercado para a sua empresa.

Principais caraterísticas de um bom vendedor

Todo mundo sabe negociar, mas nem todo mundo sabe vender bem, oferecendo qualidade no atendimento e boa experiência. Saber avaliar um bom vendedor soma a identificação de diversas característica, dentre elas estão:

  • Curiosidade;
  • Inteligência;
  • Extroversão;
  • Persuasão;
  • ética;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • E engajamento.

Na hora de realizar uma entrevista de vendedor e escolher o melhor profissional para a sua equipe, é preciso levar todas essas características em conta, além de identificar outras habilidades, que só as boas respostas na entrevista podem ressaltar.

Perguntas para recrutar os melhores vendedores

A importância de saber identificar habilidades, torna o recrutador o melhor seletor de bons vendedores, por isso, acompanhe a seguir algumas das principais perguntas que não podem faltar numa entrevista de vendedor.

Fale sobre a sua trajetória profissional

Um pergunta tradicionalmente feita em todas as entrevistas de emprego, mas essencial para estabelecer as experiências de um candidato, principalmente na área de vendas. 

Identificar empregos antigas, pode ajudar um recrutador a comparar candidatos mais experientes, estabelecendo diferenciais como tempo de serviço em outras empresas em que o candidato pode ter exercido funções semelhantes a vaga a qual ele está se candidatando.

Dica para o candidato: mesmo não tendo experiência em carteira, é interessante mencionar trabalhos feitos de forma autônoma, principalmente em venda, onde comumente isso acontece.

Me conte um pouco sobre o seu cotidiano

Entender como é o dia a dia de um candidato, pode ser um fator chave para saber se a rotina de trabalho não sofrerá interferências externas. 

Além disso, é fundamental conhecer e mostrar interesse pela pessoa que poderá fazer parte da sua empresa, isso demonstra que a empresa se preocupa com seus futuros contratados.

Dica para o candidato: Falar sobre o cotidiano não quer dizer falar tudo sobre a sua vida. Escolha falar sobre coisas que achar relevantes para a entrevista. No caso da área de vendas, falar sobre um determinado curso que está fazendo na área pode somar a sua candidatura.

O que você sabe a respeito da nossa empresa?

Uma questão que mostra o interesse ou o total desinteresse de um candidato, seja na área de vendas, ou em qualquer outra área. 

Imagine um vendedor, que para realizar uma venda precisará conhecer sobre o produto, mas esse vendedor não conhece nada sobre as principais características da marca que está tentando vender. Dificilmente esse vendedor fechará uma venda. 

O mesmo serve para um candidato que nem ao menos pesquisa sobre a empresa em que fará uma entrevista, isso mostra despreparo e desinteresse por parte do candidato.

Dica para o candidato: Pesquise minimamente sobre a empresa. Não precisa saber quando a empresa surgiu, nem quem fez a primeira venda de determinada loja, basta saber a missão, visão e valor do lugar em que você almeja trabalhar.

Por que você se interessou por essa vaga?

Todo recrutador sabe que a necessidade é a principal motivação para que alguém busque um emprego. Mas na hora de entrevistar alguém, não é só a necessidade que importa. 

Hoje em dia é muito comum as pessoas buscarem as empresas, e não as vagas, pelo simples fato de sentirem os princípios da determinada organização semelhantes aos seus. Por isso essa pergunta é importante, pois faz o recrutador sentir o verdadeiro interesse de um candidato.

Dica para o candidato: Seja sincero, não tente enganar um recrutador. Na área de vendas as remunerações podem realmente ser muito boas, mas um vendedor que trabalha com dedicação e gosta do que faz pode render muito mais.  

Como você se vê daqui dois anos? 

Nada melhor do que uma projeção para entender se o candidato que está vendendo para você daqui dois anos, ou se ele pretende trilhar outros caminhos em breve. Isso ajuda a identificar com quem contar.

Se sua equipe de vendas precisa de pessoas que estejam determinadas a crescer juntas com a sua empresa, talvez pessoas que queiram trilhar caminhos diferentes depois de dois anos, não sejam os candidatos ideais para escolher.

Dica para o candidato: Pense na resposta dessa pergunta incluíndo a empresa para a qual você está tentando a vaga. Isso facilitará a resposta.

Como escolher o melhor vendedor depois da entrevista?

Ter um bom roteiro de entrevista, fazendo as perguntas certas, são apenas alguns quesitos para escolher um bom vendedor em uma entrevista.

É preciso avaliar todos os candidatos de forma igual, ser paciente, deixar os entrevistados à vontade para que o nervosismo não atrapalhe bons candidatos, anotar todos os pontos de cada candidato, e antes de escolher o melhor, tirar todas as dúvidas.

Pense que a escolha implica no futuro da equipe de vendas da empresa, e que a escolha errada de um candidato pode acarretar em um novo processo seletivo, que pode encarecer a contratação, além de deixar a equipe desfalcada por um tempo.

Tudo isso deve ser avaliado, e só depois que não restarem dúvidas, é que o melhor candidato a vendedor deve ser contratado.

Depois de escolher seus vendedores, é importante também manter a satisfação da sua equipe, ou seja, a satisfação do cliente interno. E claro, manter seus vendedores motivados, quer saber como? Aproveite para conhecer 5 dicas de motivação nas vendas para gerar melhores resultados.

Solução completa para atendimento ao cliente

A Support Suite é uma solução de atendimento moderna que reúne um conjunto de ferramentas para melhorar o relacionamento com seus clientes.