Artigo

Alta performance em vendas: 7 dicas de como aprimorar seu time e alcançar melhores resultados

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 21 setembro 2020
Última atualização em 21 setembro 2020

O sonho de todo gestor comercial é poder contar com uma equipe de vendas de alta performance. Mas o que isso significa de fato?

Segundo uma pesquisa, quase 60% dos vendedores acredita que um dia foi de alta performance quando ele conseguiu bater suas metas conforme planejado.

Realmente, a alta performance ocorre quando se consegue atingir resultados sólidos e constantes. Em um time de vendas, essa é uma condição essencial para aumentar a competitividade do modelo de negócio e ocupar posição de destaque no mercado.

No entanto, a mesma pesquisa mostra que os vendedores não estão sabendo que ações tomar para conseguir essa tão desejada alta performance em vendas, veja só os dados que o estudo revelou:

  • 40% dos vendedores não fazem um planejamento diário ou semanal;
  • 10% não gostam de prospectar novos clientes;
  • 30% tentam fazer a prospecção da forma mais rápida possível, somente com clientes que demonstram interesse imediato;
  • 30% dos vendedores não faz as perguntas aos prospects da forma adequada.

É, assim fica difícil, não mesmo?

Se você quer ter uma equipe de alta performance em vendas e quer saber que dicas passar para ela, saiba que você clicou no conteúdo certo.

Nas próximas linhas, vamos dar 7 dicas valiosas para colocar em prática com seus vendedores e alcançar resultados relevantes e competitivos:

  1. Saiba recrutar bons talentos
  2. Tenha processos claros e com etapas bem definidas
  3. Invista em treinamentos e capacitação do time de vendas
  4. Estabeleça metas desafiadoras
  5. Ofereça feedbacks à equipe
  6. Reconheça e valorize os vendedores
  7. Use a tecnologia como aliada

Leia também: Priorize sua performance com os novos recursos de SLAs da Zendesk

7 dicas para ter um time de alta performance em vendas

1. Saiba recrutar bons talentos

Para ter uma equipe de vendas de alta performance, tudo começa no processo de recrutamento e seleção.

É de extrema importância que você saiba que características os vendedores que vão compor o seu time precisam ter. Nesse sentido, estabeleça o conjunto de habilidades, conhecimentos e comportamentos que você considera indispensáveis em um bom profissional de vendas.

Atentar-se a esse aspecto é extremamente importante para a construção de uma equipe forte, coesa e com grande potencial para trazer bons resultados. Além disso, quando a seleção de talentos é bem realizada, evita-se a alta rotatividade de pessoal.

2. Tenha processos claros e com etapas bem definidas

Um time de alta performance em vendas depende de processos de vendas claramente estabelecidos e com etapas bem definidas.

Assim, procure esclarecer ao máximo para os colaboradores como o fluxo de vendas deve funcionar e as responsabilidades de cada um.

Com a dinâmica comercial bem desenhada, os vendedores conseguem trabalhar com fluidez, eficiência e produtividade.

Processos claros ajudam também a reduzir falhas e retrabalhos consideravelmente e a aumentar o controle do gestor sobre a execução das tarefas cotidianas do time de vendas.

Definir regras de negócio pode ajudar muito vendedores e atendentes de suporte, saiba mais sobre isso assistindo a este webinar exclusivo:

3. Invista em treinamentos e capacitação do time de vendas

Além de recrutar bons talentos e contar com processos comerciais claramente definidos, é necessário também investir em treinamentos e capacitação dos colaboradores para desenvolver uma equipe de vendas de alta performance.

Periodicamente, busque oferecer minicursos, workshops e palestras ao time de vendas para tratar de assuntos que você considera importante, como formas de abordagem ao cliente, novas estratégias comerciais, como manusear softwares de gestão de clientes e etapas do processo de vendas.

Essa é uma maneira de mantê-los atualizados e também integrar os novos talentos que passaram a fazer parte do time.

4. Estabeleça metas desafiadoras

Outro ponto importante para a construção de um time de alta performance em vendas é saber definir metas nem muito fáceis nem impossíveis: desafiadoras.

Com metas muitos simples, os vendedores podem se sentir subestimados. Já metas praticamente impossíveis de serem alcançadas farão com que eles se sintam desmotivados a persegui-las.

Portanto, o ideal é que as metas sejam desafiadoras. Além disso, é importante que você consiga mensurá-las para acompanhar o desempenho da equipe.

5. Ofereça feedbacks à equipe

A alta performance está atrelada ao engajamento da equipe. E uma maneira de engajar os colaboradores é oferecendo a eles um feedback constante sobre a performance individual e coletiva.

Com base nos resultados apontados pelos indicadores de desempenho e no que você, gestor, tem observado no dia a dia, mostre para o time o que tem dado certo e que pontos é necessário melhorar.

Essa é também uma oportunidade para alinhar expectativas e rever estratégias.

6. Reconheça e valorize os vendedores

O vendedor que se sente reconhecido e valorizado tende a se empenhar mais em suas funções para alcançar resultados cada vez melhores.

Uma maneira de você fazer isso oferecer prêmios e recompensas relevantes quando as metas forem atingidas, como viagens e jantares, indo além das tradicionais comissões e bônus

Assim, com recompensas mais aspiracionais, a equipe ficará mais motivada e engajada.

7. Use a tecnologia como aliada

A tecnologia pode ser uma grande aliada na implementação da cultura de alta performance em vendas.

Com um bom software de CRM, por exemplo, os vendedores conseguem gerenciar melhor o funil de vendas, centralizar as informações estratégicas sobre os clientes e ter acesso a relatórios completos que vão direcionar melhor as tomadas de decisão.

Saiba mais: Gestão de equipe de vendas: 7 dicas poderosas para alavancar seus resultados

Essas foram as nossas 7 dicas de como desenvolver uma equipe de alta performance em vendas. O que você achou?

Coloque em prática essas recomendações e obtenha melhores resultados com o seu time comercial.

A Zendesk conta com uma série de ferramentas de vendas e atendimento criadas não apenas para engajar seus clientes, mas também vendedores e equipes de suporte.

Conheça um pouco mais sobre elas fazendo uma avaliação grátis do Zendesk.

Software de CRM de vendas completo

O Zendesk Sell é um software de CRM para vendas que melhora a produtividade, os processos e a visibilidade do fluxo de trabalho de equipes de vendas