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Gestão de equipe de vendas: 7 dicas poderosas para alavancar seus resultados

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 27 Julho 2020
Última modificação 27 Julho 2020

Como anda a gestão de equipe de vendas da sua empresa?

Você acha que seu vendedores ocupam bem seu tempo, de forma produtivas e eficiente? 

Você acredita que seus vendedores passam a maior parte do tempo de dedicando a atividades de vendas? Ou acabam perdendo muito tempo com outras atividades burocráticas e administrativas?

Saiba que uma pesquisa mostrou que 65% dos vendedores passam a maior parte do tempo em atividades não relacionadas a vendas

Por isso, uma boa gestão da equipe de vendas é fundamental! Esse é um dos aspectos básicos para a manutenção da competitividade de qualquer negócio.

Se o time de vendas não estiver bem preparado, motivado e engajado com as metas estabelecidas, fica mais difícil alcançar resultados positivos e aumentar a produtividade.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com estas 7 ótimas dicas para promover uma gestão de equipe de vendas mais eficiente:

  1. Conheça os membros da sua equipe de vendas
  2. Envolva a equipe no planejamento de vendas
  3. Defina metas inteligentes para a equipe de vendas
  4. Invista em treinamento e capacitação dos colaboradores
  5. Faça reuniões periódicas
  6. Dê autonomia para os colaboradores
  7. Utilize um sistema de gestão de vendas

Continue a leitura e descubra o que fazer para que o seu departamento comercial atinja a alta performance.

Leia também: Gestão de força de vendas: o que é e quais são seus benefícios?

7 dicas para uma poderosa gestão de equipe de vendas

1. Conheça os membros da sua equipe de vendas

Não há como promover uma gerência de vendas de qualidade sem conhecer a fundo quem são os membros da sua equipe comercial. 

Conhecer o perfil dos funcionários é fundamental, afinal, essa é uma prática importante para que a distribuição de tarefas e responsabilidades seja feita de maneira mais assertiva, com base nas habilidades e nas limitações de cada colaborador. 

Isso contribui bastante para a organização dos processos de vendas.

2. Envolva a equipe no planejamento de vendas

Um bom planejamento de vendas é essencial para que os processos e as metas do setor fiquem bem definidos, servindo, assim, como um guia para toda a equipe.

A fim de aumentar o engajamento dos colaboradores, envolva-os na construção desse planejamento comercial. Peça para que eles contribuam com seus pontos de vistas e sugestões sobre o que pode ser feito para melhorar o desempenho do setor.

Além de gerar uma sensação de pertencimento, essa prática pode impulsionar os resultados individuais e coletivos. Por quê? Porque as pessoas gostam de ver dar certo algo que ajudaram a construir e planejar.

Veja mais: Planejamento de vendas: como dominar a técnica e criar o melhor

3. Defina metas inteligentes para a equipe de vendas

Uma boa gerência de vendas deve também definir metas inteligentes ou SMART. Isso significa que as metas precisam ser específicas (Specific), mensuráveis (Measurable), alcançáveis (Achievable), relevantes (Relevant) e com prazos bem definidos (Time-based).

Se as metas estabelecidas não obedecerem a esses critérios, a tendência é que os colaboradores se sintam desmotivados a persegui-las, o que compromete seriamente os resultados da equipe.

4. Invista em treinamento e capacitação dos colaboradores

Também faz parte da gestão de qualidade investir em treinamento e capacitação da equipe de vendas.

Para atingir a alta performance, os colaboradores precisam saber tudo sobre os processos de vendas da empresa, as melhores estratégias argumentativas, como atender os clientes, os detalhes do ciclo de vendas, as características do produto etc.

Ou seja, é importante que haja um aprimoramento constante do seu capital humano. Essa é uma forma de não apenas trabalhar motivação de equipe, mas também deixar os colaboradores mais seguros sobre suas funções e sobre o que se espera deles.

Monter uma base de conhecimentos, um guia com as melhores práticas, é uma forma de manter a equipe sempre capacitada.

O Zendesk Guide é uma ferramenta que ajuda seu time de atendimento a ater as melhores respostas e soluções na ponta da língua. Veja como ele funciona neste vídeo:

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Leia mais: Gestão da qualidade no atendimento ao cliente: monitoramento de dados é fundamental

5. Faça reuniões periódicas

O feedback é uma ferramenta extremamente poderosa para a gestão de equipes. Por isso, busque fazer reuniões periódicas com os vendedores para mostrar o que tem dado certo e quais pontos precisam ser melhorados

Mostre também como os esforços de cada um têm contribuído para os resultados da empresa.

Além disso, utilize esses encontros para promover o alinhamento de metas e expectativas e também para receber sugestões dos colaboradores.

Assim, aumenta-se a motivação da equipe e sua produtividade.

6. Dê autonomia para os colaboradores

A boa performance de uma equipe de vendas também está relacionada ao grau de autonomia que os colaboradores têm. 

Permita que cada colaborador estabeleça sua própria rotina de trabalho e suas prioridades. Uma vez cientes de suas metas e do que se espera deles, os membros da sua equipe comercial devem se sentir livres para controlar o seu dia a dia.

Isso não significa que você não deve acompanhar o progresso dos seus vendedores. O que você deve evitar é o microgerenciamento.

7. Utilize um sistema de gestão de vendas

A tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de equipe de vendas da sua empresa. Com um software especializado, fica mais fácil fazer o acompanhamento das metas, avaliar o desempenho individual e coletivo e fechar mais negócios.

Saiba mais: Como funciona o CRM: conheça as 7 principais funcionalidades de uma plataforma de Customer Relationship Management

Essas foram as nossas 7 dicas poderosas para uma gestão mais eficientes da sua equipe de vendas. Coloque em prática as nossas recomendações e impulsione seus resultados comerciais.

A Zendesk conta com um conjunto de ferramentas de relacionamento com o cliente totalmente integrados e multicanal. Elas usam inteligência de negócios para que você sempre possa contar com as informações que precisa na hora de definir planos comerciais e estratégias de vendas, além disso, proporciona uma excelente experiência para seus clientes.