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O que é autogestão: definição, importância e 5 dicas de como implementar esse modelo de gestão

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 13 November 2020
Última atualização em 13 November 2020

Autogestão é um modelo de gerenciamento de equipes em que são definidas metas para cada colaborador e ele gerencia seu tempo, toma decisões e define a prioridade de suas tarefas, sem a necessidade de pedir autorização a superiores. O objetivo é dar mais autonomia aos colaboradores, evitar a microgestão e focar em resultados. 

Trata-se de uma metodologia de gerenciamento de equipes que pode ser usada em diversos contextos, mas tem se mostrado ideal para quem lida com colaboradores trabalhando em home office.

Ficou mais claro para você o que é autogestão?

Na verdade, o modelo de gestão mais verticalizado e com alta valorização de uma estrutura hierárquica rígida vem sendo repensado nos últimos anos.

Cada vez mais as empresas estão optando por estruturas organizacionais que permitem que os próprios colaboradores tenham controle e liberdade sobre suas decisões e sobre a maneira com que escolhem conduzir suas rotinas de trabalho.

A isso dá-se o nome de autogestão. Ela surge como uma alternativa ao modelo gerencial em que todas as ações precisam antes passar pela autorização de quem ocupa uma posição mais alta na hierarquia da empresa.

Neste artigo, você vai entender o que é autogestão e por que vale à pena incentivá-la nas organizações.

Continue a leitura e confira também nas próximas linhas 5 dicas valiosas de como implementar a autogestão na sua empresa para melhorar o engajamento da equipe remota e a produtividade:

  1. Alinhe expectativas;
  2. Monitore o desempenho dos colaboradores;
  3. Incentive a comunicação transparente;
  4. Distribua as tarefas de maneira eficaz;
  5. Faça reuniões periódicas.

Leia também: Teletrabalho durante a pandemia de coronavírus: entenda como funciona essa forma de prestação de serviço e o que foi alterado

O que é autogestão?

De uns tempos para cá, as empresas têm repensado a rigidez de suas estruturas hierárquicas.

Especialmente devido à pandemia do coronavírus, que forçou muitas empresas a migrarem temporariamente para o trabalho remoto, viu-se a necessidade de dar mais autonomia para os colaboradores desempenharem suas funções.

Nesse sentido, a autogestão ganha cada vez mais força entre as organizações. Mas, afinal, o que é autogestão?

Trata-se de um modelo gerencial que se baseia no conceito de que os colaboradores são capazes de administrar sozinhos suas próprias rotinas de trabalho e entregar os resultados esperados sem precisar pedir autorização para um superior antes de tomar cada uma de suas decisões.

Ou seja, a autogestão parte do princípio de que o colaborador consegue gerenciar a si mesmo, de maneira autônoma, dispensando a necessidade de reportar todos os seus passos e decisões diárias a alguém que ocupa posição maior a dele na estrutura hierárquica.

No entanto, é importante ressaltar que na autogestão os colaboradores precisam seguir uma série de regras e acordos que foram firmados previamente de maneira coletiva.

Existe liberdade, mas com responsabilidade!

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Por que a autogestão é algo importante?

Incentivar a autogestão é uma prática que vem se mostrando cada vez mais importante.

Em primeiro lugar, a autogestão é uma forma de conceder maior autonomia aos colaboradores. Como consequência, isso estimula a criatividade e a inovação nas empresas, considerados aspectos fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Além disso, a autogestão favorece o engajamento da equipe remota, no caso de empresas que contam com colaboradores trabalhando em home office ou fora da matriz.

Esse modelo de gestão de equipes remotas também favorece o desenvolvimento do potencial dos funcionários, permitindo que eles mesmos encontrem soluções para qualquer problema que venha a surgir durante o desempenho de suas funções.

Sem a figura de um chefe para microgerenciar cada passo e decisão dos colaboradores, aumenta-se a produtividade das equipes e agiliza-se a tomada de decisão. Além disso, o líder passa a poder se concentrar mais em assuntos estrategicamente mais relevantes.

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Gestão de equipes remotas: 5 dicas de como promover a autogestão dos colaboradores

Agora que você já sabe o que significa autogestão e importância dela para as organizações, confira a seguir 5 dicas fundamentais para implementar esse modelo na sua empresa.

1. Alinhe expectativas

É importante que os colaboradores saibam quais tarefas e resultados espera-se que eles realizem. Portanto, promova o alinhamento de expectativas.

Para isso, faça uso de ferramentas de comunicação interna, como help desk interno por exemplo.

2. Monitore o desempenho dos colaboradores

Autogestão não significa abandonar mecanismos de monitoramento e supervisão. É necessário mensurar e monitorar o desempenho dos colaboradores. Para isso, faça uso de KPIs.

Leia mais: Relatório de produtividade: pontos indispensáveis e métricas importantes

3. Incentive a comunicação transparente

A comunicação é indispensável para a autogestão. Assim, o colaborador poderá esclarecer dúvidas sobre seu trabalho e alcançar o desempenho que se espera dele.

Canais de comunicação online são fundamentais e precisam estar disponíveis a todos os colaboradores.

4. Distribua as tarefas de maneira eficaz

Para que a autogestão dê certo na sua empresa, especialmente em equipes remotas, é importante que as tarefas sejam distribuídas de maneira eficaz, considerando as competências de cada colaborador.

5. Faça reuniões periódicas

Procure fazer reuniões periódicas com os colaboradores para revisar o andamento dos trabalhos, fazer os ajustes necessários, reconhecer esforços e mantê-los engajados com os resultados.

Essas reuniões, no caso do trabalho remoto, podem usar ferramentas de chat com vídeo. É importante, nesses casos, algum contato visual entre líderes e a equipe.

E aí? Ficou claro o que é autogestão? E o que das nossas dicas para gestão de equipes remotas com base na autogestão?

Implemente esse modelo na sua empresa e potencialize os resultados dos seus colaboradores.

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