O que é transformação digital nas empresas?
Última atualização em 24 fevereiro 2021

Muito se ouve falar, mas, afinal, o que é transformação digital nas empresas?
Transformação digital é um processo no qual a estrutura de um negócio é modificada, dando espaço para que a tecnologia ajude a aprimorar o desempenho da empresa para que, com isso, atinja melhores e maiores resultados em diferentes quesitos.
Mais do que uma simples tendência, saber o que é transformação digital nas empresas e como promover essa mudança se tornou um importante diferencial competitivo entre os negócios.
O que é transformação digital nas empresas?
Saber o que é transformação digital nas empresas consiste em entender que se trata do uso da tecnologia como principal base da gestão de um negócio.
Em outras palavras, é mais que, simplesmente, lançar mão de sistemas e programas de computador para otimizar processos.
A transformação digital nas empresas requer mudança em sua estrutura e cultura, de modo que o uso de soluções tecnológicas sejam as principais ferramentas para melhorar o seu desempenho em diferentes frentes.
O que não é transformação digital nas empresas?
Uma forma de compreender de maneira clara o que é transformação digital nas empresas é saber o que não faz parte desse conceito.
Assim, não é transformação digital:
- Apenas melhorar os sistemas informatizados utilizados pelo negócio
- Somente adquirir novos softwares e equipamentos tecnológicos
- Pensar apenas na experiência do cliente
- Considerar que isso é uma necessidade só de empresas de tecnologia
- Acreditar que apenas o setor de TI deve ser melhorado
- Considerar que o seu ramo de atuação não precisa de transformação digital
Quais os melhores exemplos de transformação digital?
Muitos negócios já entenderam o que é transformação digital nas empresas e tornaram esse processo realidade.
Entre os melhores exemplos, no Brasil e no mundo, estão:
- Netflix
- Spotify
- Amazon
- Disney
- McDonald’s
- Magazine Luiza
Netflix
A empresa modificou o modelo de entrega de filmes aos clientes ao aprimorar o serviço do, até então, gigante Blockbuster.
A Netflix começou com o envio de DVDs para as casas dos consumidores, mas se tornou digital ao perceber que essa forma de atuação já não atendia mais as necessidades e expectativas do público.
Spotify
O Spotify usa a tecnologia não apenas para entregar música e podcasts, mas também para analisar as preferências dos seus clientes de modo realmente profundo.
Isso permite apresentar seleções que vão ao encontro dos seus gostos, melhorando consideravelmente a sua experiência.
Amazon
A Amazon teve a iniciativa (arriscada, porém vantajosa) de lançar uma solução tecnológica que acabava com um dos seus principais produtos.
O Kindle, leitor de e-book, fez as vendas de livros físicos despencarem. Porém, trouxe considerável faturamento na venda de e-books, indo ao encontro do novo comportamento do consumidor.
Disney
Com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, a Disney realizou a sua transformação digital ao lançar o MyMagic+.
Trata-se de um pacote de produtos que engloba aplicativo móvel, site e pulseira. Por ele, o cliente pode planejar as suas visitas e fazer reservas com antecedência.
McDonald’s
O McDonald’s inovou com o lançamento de uma loja digital em São Paulo. Utilizando totens de autoatendimento e tablets, os clientes podem fazer os seus pedidos, inclusive, personalizando os lanches.
Magazine Luiza
A transformação digital do Magazine Luiza visava melhorar os seus processos e o relacionamento com os clientes, mas sem perder o tradicional contato humano.
Para alcançar esse objetivo, a empresa reforçou o seu time comercial e investiu fortemente na sua estratégia de marketing digital.
Por que investir em transformação digital?
Para entender de maneira completa o que é transformação digital nas empresas, é fundamental compreender porque ela é tão necessária.
A transformação digital ajuda, entre outros pontos, a:
- Solucionar problemas antigos
- Aumentar a produtividade
- Tornar os processos mais ágeis
- Aumentar a eficácia dos serviços prestados
- Melhorar a qualidade dos produtos comercializados
- Aprimorar a experiência do cliente
- Tornar o negócio mais competitivo
- Gerar uma boa fonte de dados
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Como fazer a transformação digital nas empresas?
Para fazer a transformação digital nas empresas é preciso começar reestruturando os seus processos para que a cultura digital possa ser absorvida adequadamente pelo negócio.
Somado a isso é preciso:
- Fazer um bom planejamento estratégico
- Pensar na infraestrutura
- Promover uma mudança interna de comportamento
- Deixar claro os objetivos do processo de transformação digital
Fazer um bom planejamento estratégico
Antes de escolher as soluções tecnológicas que serão utilizadas, é preciso fazer um bom planejamento estratégico.
Esse plano consiste em identificar os processos que serão aprimorados com a transformação digital e qual o objetivo por trás dessa ação, por exemplo, aumentar a produtividade dos times, melhorar a experiência de atendimento ao cliente, entre outros.
Pensar na infraestrutura
Quando se entende o que é transformação digital nas empresas fica claro quanto o uso de boas soluções tecnológicas é fundamental.
Tendo em mente o que se pretende alcançar, o passo seguinte é considerar a infraestrutura necessária para isso, ou seja, softwares, equipamentos, armazenamento etc.
Gestores que não têm conhecimento nessa área podem buscar serviços de consultoria para identificar as melhores soluções para o negócio.
Dica de leitura: “Tecnologia da informação nas empresas: o que é, qual a importância e 4 tendência que merecem sua atenção”
Promover uma mudança interna de comportamento
A transformação digital de uma empresa é um processo que também requer a mudança de comportamento dos gestores.
Para isso, é fundamental deixar de lado velhos hábitos e costumes e, principalmente, entender que essas modificações têm como propósito otimizar gestões e não substituir pessoas por máquinas.
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Deixar claro os objetivos do processo de transformação digital
Uma maneira de conseguir mudar o mindset do seu negócio é explicar claramente quais são os objetivos da transformação digital.
Com isso bem definido fica mais fácil não apenas identificar as ferramentas necessárias para tornar o processo real, mas também promover um maior engajamento dos colaboradores.
Por falar em engajamento, não deixe de ler o artigo: “Como engajar equipe de vendas com 5 dicas práticas e efetivas”