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O que é transformação digital nas empresas?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 24 fevereiro 2021

O que é transformação digital nas empresas

Muito se ouve falar, mas, afinal, o que é transformação digital nas empresas? 

Transformação digital é um processo no qual a estrutura de um negócio é modificada, dando espaço para que a tecnologia ajude a aprimorar o desempenho da empresa para que, com isso, atinja melhores e maiores resultados em diferentes quesitos.

Mais do que uma simples tendência, saber o que é transformação digital nas empresas e como promover essa mudança se tornou um importante diferencial competitivo entre os negócios. 

O que é transformação digital nas empresas?

Saber o que é transformação digital nas empresas consiste em entender que se trata do uso da tecnologia como principal base da gestão de um negócio.

Em outras palavras, é mais que, simplesmente, lançar mão de sistemas e programas de computador para otimizar processos.

A transformação digital nas empresas requer mudança em sua estrutura e cultura, de modo que o uso de soluções tecnológicas sejam as principais ferramentas para melhorar o seu desempenho em diferentes frentes.

O que não é transformação digital nas empresas?

Uma forma de compreender de maneira clara o que é transformação digital nas empresas é saber o que não faz parte desse conceito.

Assim, não é transformação digital:

  • Apenas melhorar os sistemas informatizados utilizados pelo negócio

  • Somente adquirir novos softwares e equipamentos tecnológicos

  • Pensar apenas na experiência do cliente

  • Considerar que isso é uma necessidade só de empresas de tecnologia

  • Acreditar que apenas o setor de TI deve ser melhorado

  • Considerar que o seu ramo de atuação não precisa de transformação digital

Quais os melhores exemplos de transformação digital?

Muitos negócios já entenderam o que é transformação digital nas empresas e tornaram esse processo realidade.

Entre os melhores exemplos, no Brasil e no mundo, estão:

  • Netflix

  • Spotify

  • Amazon

  • Disney

  • McDonald’s

  • Magazine Luiza

Netflix

A empresa modificou o modelo de entrega de filmes aos clientes ao aprimorar o serviço do, até então, gigante Blockbuster.

A Netflix começou com o envio de DVDs para as casas dos consumidores, mas se tornou digital ao perceber que essa forma de atuação já não atendia mais as necessidades e expectativas do público.

Spotify

O Spotify usa a tecnologia não apenas para entregar música e podcasts, mas também para analisar as preferências dos seus clientes de modo realmente profundo.

Isso permite apresentar seleções que vão ao encontro dos seus gostos, melhorando consideravelmente a sua experiência.

Amazon

A Amazon teve a iniciativa (arriscada, porém vantajosa) de lançar uma solução tecnológica que acabava com um dos seus principais produtos.

O Kindle, leitor de e-book, fez as vendas de livros físicos despencarem. Porém, trouxe considerável faturamento na venda de e-books, indo ao encontro do novo comportamento do consumidor.

Disney

Com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, a Disney realizou a sua transformação digital ao lançar o MyMagic+.

Trata-se de um pacote de produtos que engloba aplicativo móvel, site e pulseira. Por ele, o cliente pode planejar as suas visitas e fazer reservas com antecedência.

McDonald’s

O McDonald’s inovou com o lançamento de uma loja digital em São Paulo. Utilizando totens de autoatendimento e tablets, os clientes podem fazer os seus pedidos, inclusive, personalizando os lanches. 

Magazine Luiza

A transformação digital do Magazine Luiza visava melhorar os seus processos e o relacionamento com os clientes, mas sem perder o tradicional contato humano.

Para alcançar esse objetivo, a empresa reforçou o seu time comercial e investiu fortemente na sua estratégia de marketing digital

Por que investir em transformação digital?

Para entender de maneira completa o que é transformação digital nas empresas, é fundamental compreender porque ela é tão necessária.

A transformação digital ajuda, entre outros pontos, a:

  • Solucionar problemas antigos

  • Aumentar a produtividade

  • Tornar os processos mais ágeis 

  • Aumentar a eficácia dos serviços prestados

  • Melhorar a qualidade dos produtos comercializados

  • Aprimorar a experiência do cliente

  • Tornar o negócio mais competitivo

  • Gerar uma boa fonte de dados

Não deixe de ler “O que é análise e interpretação de dados + a importância nos negócios!

Como fazer a transformação digital nas empresas?

Para fazer a transformação digital nas empresas é preciso começar reestruturando os seus processos para que a cultura digital possa ser absorvida adequadamente pelo negócio.

Somado a isso é preciso:

  • Fazer um bom planejamento estratégico

  • Pensar na infraestrutura

  • Promover uma mudança interna de comportamento

  • Deixar claro os objetivos do processo de transformação digital

Fazer um bom planejamento estratégico

Antes de escolher as soluções tecnológicas que serão utilizadas, é preciso fazer um bom planejamento estratégico.

Esse plano consiste em identificar os processos que serão aprimorados com a transformação digital e qual o objetivo por trás dessa ação, por exemplo, aumentar a produtividade dos times, melhorar a experiência de atendimento ao cliente, entre outros.

Pensar na infraestrutura

Quando se entende o que é transformação digital nas empresas fica claro quanto o uso de boas soluções tecnológicas é fundamental.

Tendo em mente o que se pretende alcançar, o passo seguinte é considerar a infraestrutura necessária para isso, ou seja, softwares, equipamentos, armazenamento etc.

Gestores que não têm conhecimento nessa área podem buscar serviços de consultoria para identificar as melhores soluções para o negócio.

Dica de leitura: “Tecnologia da informação nas empresas: o que é, qual a importância e 4 tendência que merecem sua atenção

Promover uma mudança interna de comportamento

A transformação digital de uma empresa é um processo que também requer a mudança de comportamento dos gestores.

Para isso, é fundamental deixar de lado velhos hábitos e costumes e, principalmente, entender que essas modificações têm como propósito otimizar gestões e não substituir pessoas por máquinas.

Aproveite e leia também “Gestão de conflitos em projetos: o que é, qual a importância e 3 dicas fundamentais de como fazer

Deixar claro os objetivos do processo de transformação digital

Uma maneira de conseguir mudar o mindset do seu negócio é explicar claramente quais são os objetivos da transformação digital.

Com isso bem definido fica mais fácil não apenas identificar as ferramentas necessárias para tornar o processo real, mas também promover um maior engajamento dos colaboradores.

Por falar em engajamento, não deixe de ler o artigo: “Como engajar equipe de vendas com 5 dicas práticas e efetivas

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