Artigo

Tecnologia da informação nas empresas: o que é, qual a importância e 4 tendência que merecem sua atenção

Por Douglas da Silva, @Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 10 Dezembro 2020
Última atualização em 10 Dezembro 2020

A tecnologia da informação nas empresas consiste no uso dos recursos e técnicas da computação com o objetivo de captar, tratar e organizar dados para transformá-los em conhecimento, compartilhar e analisar informações, automatizar processos e ajudar no gerenciamento e tomada de decisão nas organizações, entre outras atividades.

É cada vez mais expressivo o uso de tecnologia da informação nas empresas. Organizações de diferentes segmentos vêm investindo em soluções em TI com o objetivo de otimizar seus processos e se manterem competitivas no mercado em que atuam.

Segundo um estudo da International Data Corporation (IDC), a previsão é que o mercado de TI empresarial cresça 7,6% em 2020.

Pensando nisso, elaboramos aqui um artigo para explicar o que é tecnologia da informação e por que é importante que a sua empresa invista em TI.

Continue a leitura para conferir também 4 tendências desse setor que merecem a sua atenção:

  1. Inteligência Artificial ;
  2. Cloud computing;
  3. Big Data;
  4. Base de conhecimento.

Leia também: Novo consumidor exige soluções imediatas. E a tecnologia pode ajudar

O que é tecnologia da informação nas empresas?

Podemos definir o que é tecnologia da informação como uma área de conhecimento que se dedica a desenvolver soluções com base em recursos computacionais no intuito de viabilizar a produção, o armazenamento, o acesso, o processamento, a comunicação, a segurança e o uso de dados e informações.

Trazendo para o contexto organizacional, a área de TI oferece um conjunto de soluções de hardware e software para que a empresa consiga melhorar suas rotinas e otimizar seus processos internos e externos.

Mas qual a importância disso, afinal?

Qual a importância de investir em soluções em TI para a sua empresa?

O investimento em tecnologia da informação possui um valor estratégico para as organizações que o fazem.

Empresas que investem e implementam soluções em TI conseguem acompanhar melhor os avanços tecnológicos e são mais capazes de inovar em inúmeros aspectos.

Como consequência, essas empresas ganham maior capilaridade e se tornam mais competitivas no mercado em que atuam, independentemente de qual seja ele.

A tecnologia da informação nas empresas é um investimento que agrega valor às soluções oferecidas. Além disso, conforme mencionamos em linhas anteriores, a TI ajuda a otimizar processos, reduzindo custos operacionais e aumentando a agilidade na execução de tarefas cotidianas.

A importância da tecnologia da informação nas empresas também reside no fato de que as soluções de TI permitem amplificar a capacidade de atender as demandas do mercado, prever cenários, analisar dados estratégicos e tomar decisões mais assertivas.

4 tendências de soluções em TI que merecem sua atenção

Como você pôde conferir, investir em serviços e soluções de uma empresa de tecnologia da informação pode trazer vários benefícios para o seu modelo de negócio.

Tendo isso em vista, confira a seguir as 4 principais tendências em TI para você ficar atento.

1. Inteligência Artificial 

Quando o assunto é tecnologia da informação nas empresas, é praticamente impossível não mencionar a inteligência. Sistemas inteligentes são capazes de aprender a executar determinadas ações conforme vão sendo utilizados.

Um exemplo de ferramenta com base em IA (inteligência artificial) são os chatbots, que vêm sendo cada vez mais utilizados pelas empresas para oferecerem um atendimento mais ágil e personalizado aos clientes.

Veja mais sobre inteligência artificial neste vídeo de Rogério Perez, Diretor de Customer Success LATAM da Zendesk:

Veja também em nosso blog: Machine learning: tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia de aprendizagem de máquina

2. Cloud computing

O cloud computing, ou computação na nuvem, não é necessariamente uma tendência nova em TI. Mesmo assim, vale a pena citarmos aqui na nossa lista, devido à sua relevância e praticidade quando bem aplicado nas organizações. Mesmo porque, existem diversos recursos de computação em nuvem que as empresas podem usar, com resultados altamente eficazes.

Para garantir maior segurança a dados e informações em uma empresa, diversos arquivos e documentos importantes podem ser armazenados na nuvem em vez de dispositivos físicos.

Além disso, hoje em dia vários softwares de gestão funcionam totalmente por meio do cloud computing e não requerem instalações, reduzindo custos com manutenção.

3. Big Data 

O Big Data é uma tendência da tecnologia da informação que tem como objetivo transformar um grande volume de dados em informações de extrema relevância e importância para a empresa.

Esses dados podem se referir, por exemplo, ao comportamento de consumo do seu público-alvo. Com o Big Data, você consegue fazer análises aprofundadas e traçar estratégias de marketing e vendas mais certeiras.

Veja mais: Big data como fonte de receita: libere o potencial dos seus dados

4. Base de conhecimento

Conhecimento é poder. Logo, outra tendência de TI que merece a sua atenção é a base de conhecimento.

Em uma plataforma, você consegue reunir informações sobre seus produtos, processos, diretrizes, perguntas frequentes etc. Assim, os clientes conseguem solucionar suas dúvidas sozinhos. Além disso, o onboarding de novos colaboradores também é facilitado.

Veja como o Zendesk Guide pode gerar essa base de conhecimento que sua empresa precisa:


Saiba mais: Software de base de conhecimento: entenda o que é esse recurso tecnológico e como ele pode ajudar a sua empresa

Bom, agora que você já sabe mais sobre tecnologia da informação, que tal fazer esse investimento na sua empresa?

Lembre-se de que a TI deve estar alinhada aos objetivos estratégicos do seu modelo de negócio. Somente assim será possível otimizar os seus resultados.

A Zendesk trabalha com tecnologia da informação com o objetivo de fornecer soluções de relacionamento com o cliente integradas. Elas coletam e permitem que você trate e analise a informação, provendo a inteligência de dados que você precisa para tomar as melhores decisões.