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Artigo 11 min read

Como usar a tecnologia da informação nas empresas? O que é, importância e 9 tendências

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 22 julho 2022

A tecnologia da informação nas empresas consiste no uso dos recursos e técnicas da computação com o objetivo de captar, tratar e organizar dados para transformá-los em conhecimento, compartilhar e analisar informações, automatizar processos e ajudar no gerenciamento e tomada de decisão nas organizações, entre outras atividades.

É cada vez mais expressivo o uso de tecnologia da informação nas empresas. Organizações de diferentes segmentos vêm investindo em soluções em TI com o objetivo de otimizar seus processos e se manterem competitivas no mercado em que atuam.

Segundo um estudo da International Data Corporation (IDC), a informou que em 2022 o crescimento do setor de TI na América Latina será de aproximadamente 9,4% no mercado corporativo (excluindo o mercado consumidor).

Pensando nisso, elaboramos aqui um artigo para explicar o que é tecnologia da informação e por que é importante que a sua empresa invista em soluções de TI.

Continue a leitura para conferir também 9 tendências da tecnologia da informação que merecem a sua atenção.

Leia também: Novo consumidor exige soluções imediatas. E a tecnologia pode ajudar

O que é tecnologia da informação nas empresas?

Tecnologia da informação é uma área de conhecimento que se dedica a desenvolver soluções com base em recursos computacionais no intuito de viabilizar a produção, o armazenamento, o acesso, o processamento, a comunicação, a segurança e o uso de dados e informações.

Trazendo para o contexto organizacional, tecnologia da informação nas empresas é o uso de um conjunto de hardwares e softwares para que a empresa consiga melhorar suas rotinas e otimizar seus processos internos e externos, por meio de soluções computacionais e dados.

Mas qual a importância da tecnologia da informação nas empresas, afinal?

Qual a importância de investir em soluções em TI para a sua empresa?

O investimento em tecnologia da informação possui um valor estratégico para as organizações que o fazem.

Empresas que investem e implementam soluções em TI conseguem acompanhar melhor os avanços tecnológicos e são mais capazes de inovar em inúmeros aspectos.

Como consequência, essas empresas ganham maior capilaridade e se tornam mais competitivas no mercado em que atuam, independentemente de qual seja ele.

A tecnologia da informação nas empresas é um investimento que agrega valor às soluções oferecidas. 

Em resumo, a importância da tecnologia da informação nas empresas inclui:

  • maior competitividade de mercado,

  • otimização de processos,

  • redução de custos operacionais,
  • aumento da agilidade na execução de tarefas cotidianas, 

  • ampliação da capacidade de atender as demandas do mercado, 

  • previsão de cenários, 

  • análise de dados estratégicos,

  • tomada de decisões mais assertivas.

9 tendências da tecnologia da informação que merecem sua atenção

Agora que você já teve acesso aos benefícios de implementar soluções de tecnologia da informação nas empresas, chegou a hora de entender no que investir, não é mesmo? 

A seguir, listamos 9 tendências tecnológicas para você ficar atento e começar a implementar em sua empresa. Confira!

1. Inteligência Artificial 

Quando o assunto é tecnologia da informação nas empresas, é praticamente impossível não mencionar a inteligência artificial.

Sistemas inteligentes são capazes de aprender a executar determinadas ações conforme vão sendo utilizados. 

Esse tipo de solução pode ser aplicado de forma útil dentro de diversos setores da empresa, oferecendo benefícios variados para a organização. 

Um exemplo de ferramenta com base em IA (inteligência artificial) são os chatbots, que vêm sendo cada vez mais utilizados pelas empresas para oferecerem um atendimento mais ágil e personalizado aos clientes.

Os chatbots facilitam o autoatendimento e contribuem para redução das filas de espera

Logo, além de oferecerem vantagens para quem usa a tecnologia, também contribuem para uma melhor experiência para todos que buscam por suporte.

Vale destacar que, segundo o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente, 89% dos consumidores gastarão mais com empresas que lhes permitem encontrar respostas on-line sem ter que entrar em contato com ninguém. Coloque o chatbot na sua lista de ferramentas que podem contribuir para isso.

Veja mais sobre inteligência artificial neste vídeo de Rogério Perez, Diretor de Customer Success LATAM da Zendesk:

Veja também em nosso blog: Machine learning: tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia de aprendizagem de máquina

2. Cloud computing

O cloud computing, ou computação na nuvem, não é necessariamente uma tendência nova em TI. Mesmo assim, vale a pena citarmos aqui na nossa lista, devido à sua relevância e praticidade quando bem aplicado nas organizações. 

Existem diversos recursos de computação em nuvem que as empresas podem usar, com resultados altamente eficazes.

Para garantir maior segurança a dados e informações em uma empresa, diversos arquivos e documentos importantes podem ser armazenados na nuvem em vez de dispositivos físicos.

Além disso, hoje em dia vários softwares de gestão funcionam totalmente por meio do cloud computing e não requerem instalações, reduzindo custos com manutenção.

Com o aumento do trabalho remoto, a computação em nuvem se tornou ainda mais fundamental para as empresas. 

Ao permitir acesso a documentos e compartilhamento de arquivos de qualquer lugar do mundo, demandando apenas um dispositivo conectado à internet, o cloud computing vem sendo protagonista nas mudanças das formas de trabalho atuais. 

3. Big Data 

O Big Data é uma tendência da tecnologia da informação que tem como objetivo transformar um grande volume de dados em informações de extrema relevância e importância para a empresa.

Esses dados podem se referir a qualquer coisa que seja relevante para o negócio, por exemplo, ao comportamento de consumo do seu público-alvo. 

Com o Big Data você consegue fazer análises aprofundadas e traçar estratégias de marketing, vendas e atendimento mais certeiras.

Também é possível identificar oportunidades para lançamento de novos produtos e serviços dentro do nicho de atuação. 

Na prática, o Big Data funciona para gerar insights certeiros e eliminar o achismo das empresas. Ele pode ser usado em todas as áreas e aplicado para buscar por oportunidades diversas. 

Além disso, é possível identificar lacunas que precisam ser corrigidas e aumentar a agilidade da empresa na tomada de decisão.  

Veja mais: Big data como fonte de receita: libere o potencial dos seus dados

4. Base de conhecimento

Conhecimento é poder. Logo, outra tendência tecnológica que merece a sua atenção é a base de conhecimento.

Em uma plataforma, você consegue reunir informações sobre seus produtos, processos, diretrizes, perguntas frequentes etc. 

Assim, os clientes conseguem solucionar suas dúvidas sozinhos. Além disso, o onboarding de novos colaboradores também é facilitado.

Com uma base de conhecimento bem construída, o setor de atendimento consegue oferecer um suporte de maior qualidade, em menos tempo, aumentando a produtividade do setor. 

Saiba mais: Software de base de conhecimento: entenda o que é esse recurso tecnológico e como ele pode ajudar a sua empresa

5. Segurança da informação

Com o avanço da importância da tecnologia da informação nas empresas, há também um aumento da preocupação em garantir a segurança de dados e informações

Seja evitando invasões de terceiros ou mesmo garantindo a segurança em relação a perda de algum documento importante que pode ser deletado sem querer, por exemplo. 

Também é importante a criação de estratégias de segurança interna, garantindo que apenas as pessoas interessadas terão acesso a arquivos, pastas, projetos e dados específicos. 

Dentro de um sistema de cloud computing, como manter o sigilo e o controle de acesso às informações compartilhadas na pasta da empresa? Isso é possível por meio da gestão de autorização de usuários.

Esse tipo de gestão está entre as tendências da tecnologia da informação dentro das empresas que não podem ser ignoradas por você.

Vale lembrar que problemas com vazamento de informações de clientes é altamente prejudicial à reputação da marca e pode acarretar multas e processos. 

6. Automação de processos

Tornar automática a execução de um conjunto de processos repetitivos é uma das formas de aumentar a produtividade da empresa e cumprir alguns requisitos que manualmente seriam impossíveis. 

Por exemplo, dentro do setor de marketing é possível usar a automação para a segmentação de leads e criação de fluxos de nutrição com o envio de e-mails personalizados, automaticamente. 

Imagine enviar um email de boas vindas a cada lead que se cadastrar em uma das suas páginas de captação de contatos?

Com a automação, a ferramenta executa as atividades de forma automática, liberando os profissionais para a realização de atividades mais estratégicas e que exigem mais do conhecimento deles. 

Com benefícios como o aumento da produtividade da empresa, a automação é um tipo de tecnologia da informação e comunicação que pode e deve ser considerada. 

7. Integração de canais e plataformas

A tecnologia da informação nas empresas pode acabar fazendo com que seu negócio  precise lidar com múltiplas plataformas, ferramentas e canais. O que pode ser confuso, gerar dados desencontrados, causar a repetição de informações e por aí vai.

Por isso, implementar recursos que permitam a integração dos sistemas que você usa é uma solução em TI que pode e deve fazer parte do seu leque de opções. 

Com sistemas integrados sua empresa terá informações mais completas e robustas e poderá ampliar a produtividade de diferentes áreas. 

8. Internet das coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) é um tipo de tecnologia que permite conectar múltiplos dispositivos e executar uma série de atividades a partir de comandos simples. 

Comandos por voz que permitem que você apague a luz da sua casa sem apertar o interruptor, é um exemplo do funcionamento da IoT. 

Já é possível, por exemplo, ter geladeiras inteligentes que podem ser acessadas a distância, por meio de um aplicativo, e passam a gelar mais forte ou mais fraco, de acordo com a configuração que você mudou a quilômetros de distância. 

Dentro das empresas, esse tipo de solução pode se transformar em inovação para seus clientes ou mesmo ser usada em conjunto com outras tecnologias como Big Data. 

9. Experiência imersiva

Realidade aumentada e simulações de treinamento, por exemplo, são exemplos de experiência imersiva que já está no nosso dia a dia.

Talvez você se lembre do jogo de Pokémon GO, que foi um dos apps mais baixados de 2016, em que você caçava Pokémon com seu celular. Esse é um exemplo do uso da experiência imersiva. 

Estamos em uma realidade em que cada vez mais experiências como essas estão acontecendo e é interessante que a sua empresa esteja preparada para aproveitar os benefícios desse modelo. 

É cada vez mais comum a interação entre pessoas no mundo virtual, com isso inúmeras oportunidades podem surgir no mercado. Por isso fique atento para usá-las da melhor maneira possível, dentro da sua empresa.

No vídeo abaixo você tem acesso a alguns exemplos de aplicativos de realidade aumentada que já fazem parte do dia a dia de muita gente. Vale a pena conferir!

Resumindo, na lista de tendências da tecnologia da informação para empresas encontramos: 

  1. Inteligência Artificial 

  2. Cloud computing

  3. Big Data 

  4. Base de conhecimento

  5. Segurança da informação

  6. Automação de processos

  7. Integração de canais e plataformas

  8. Internet das coisas (IoT)

  9. Experiência imersiva

Agora que você já sabe mais sobre tecnologia da informação nas empresas, é hora de pensar como fazer esse investimento na sua empresa e usá-lo a seu favor.

Lembre-se de que a TI deve estar alinhada aos objetivos estratégicos do seu modelo de negócio. Somente assim será possível gerar resultados realmente interessantes e eficientes.

A Zendesk trabalha com tecnologia da informação com o objetivo de fornecer soluções de relacionamento com o cliente integradas. 

Nossos recursos coletam dados e informações e permitem que você trate e analise esse conteúdo, provendo a inteligência de dados que você precisa para tomar as melhores decisões.

Entre em contato com a Zendesk e descubra o que podemos fazer para ajudar a sua empresa a avançar com o apoio de tecnologia da informação nas empresas para melhorar a experiência do cliente e a gestão do negócio.

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