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Sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente

Os sistemas de gestão de relacionamento com o cliente e a sua empresa

O que são os sistemas de gestão de relacionamento com o cliente?

Os sistemas de gestão de relacionamento com o cliente são soluções de software criadas para dar às empresas uma imagem clara do relacionamento que elas têm com os clientes nos pontos de contato. Isso inclui aquisição, primeiro contato, funil de vendas, conversão, marketing e vendas em andamento, vendas adicionais e renovações.

O Zendesk inclui um software para a gestão do relacionamento com o cliente que melhora a comunicação e o relacionamento entre a empresa e os clientes.

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A diferença

Esses sistemas também são conhecidos como sistemas de relacionamento com o cliente, sistemas de gestão de clientes e sistemas de CRM. As empresas os utilizam para fornecer o fundamental no atendimento ao cliente, garantindo que os usuários nas equipes de suporte e vendas tenham todas as informações possíveis sobre todos os clientes. Elas criam um banco de dados de CRM com um histórico completo, para que os usuários tenham um visão total de todo o trabalho que já foi feito com o cliente ao longo do tempo.

Os sistemas de gestão de relacionamento com o cliente evoluíram de simplesmente saber quem era o cliente até conhecer todas as preferências dele. A tecnologia por trás deles monitora as visitas ao website, as chamadas telefônicas, os esforços de vendas, as campanhas de marketing e a presença social. O objetivo é um gerenciamento fácil de uma experiência de vendas e marketing personalizada para cada cliente.

Benefícios para o atendimento ao cliente

A gestão do relacionamento com o cliente, ou CRM, é uma mistura de arte e ciência. As empresas usam sistemas de gestão de relacionamento com o cliente para tentar oferecer a quantidade exata de contato com o cliente: nem muito, nem pouco. O objetivo do software de CRM é centralizar todas as informações e os recursos sobre o relacionamento e fornecê-los aos usuários do sistema (agentes) no ponto do contato com o cliente.

As soluções de software para CRM também incluem funcionalidades como programação, fluxo de trabalho, verificação de desempenho, automação e gravação. As ferramentas de monitoramento proporcionam à gerência uma visão detalhada da satisfação do cliente e informações sobre todo o processo de vendas e marketing.

Quando implementar o CRM

Nunca é cedo demais para oferecer à gestão do relacionamento com o cliente ferramentas para que os usuários possam melhorar a experiência do atendimento ao cliente. Algumas empresas investem em soluções no local, com computadores e softwares de cliente móveis. Outras empresas implementam sistemas de gestão de relacionamento com o cliente na nuvem, para oferecer acesso global sempre disponível aos dados dos clientes.

O gerenciamento da maioria das soluções de CRM costuma ser simples o bastante tanto para grandes empresas quanto para pequenos negócios, em todos os setores. O mercado em rápida evolução dos sistemas de gestão de relacionamento com o cliente e de CRM está sempre fornecendo tecnologias que se adéquam às estratégias de atendimento ao cliente de cada empresa.

Integração do Zendesk com CRM

Para melhorar o valor que oferece às equipes de suporte ao cliente, o Zendesk inclui um software para sistemas de integração com CRM. As empresas implantam o Zendesk e, depois, conectam ao software de CRM por meio de integração. A alta gerência consegue melhores resultados de vendas e marketing, os usuários da empresa obtêm ferramentas de comunicação fortes e os clientes ganham relacionamentos mais significativos, pessoais e produtivos.

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