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Artigo 9 min read

Automação inteligente: entenda o que é e como funciona

A automação inteligente refere-se à combinação de inteligência artificial (IA) e outras tecnologias cognitivas para aumentar a eficiência operacional. Saiba como aproveitar essa ferramenta para produtividade em sua organização.

Candace Marshall

Vice-presidente de marketing de produtos, IA e automação

Imagem do herói - Arte abstrata

Olivia é uma agente de atendimento ao cliente em um departamento movimentado e com uma equipe pequena. Ela responde principalmente a solicitações de suporte por escrito, como e-mails e chats, e consegue lidar com 30 a 50 mensagens por turno. No entanto, sua capacidade varia conforme a complexidade das tarefas.

Para liberar seu tempo, bots respondem rapidamente às perguntas dos clientes ou confirmam o recebimento da solicitação e informam quando eles podem esperar uma resposta. Isso mantém sua carga de trabalho administrável, reduz o estresse, melhora a experiência do cliente e ajuda Olivia a cumprir sua agenda.

Esse é o poder da automação inteligente.

Neste artigo, vamos discutir a definição de automação inteligente, seus principais componentes e detalhes sobre como você pode aproveitar a automação com IA no atendimento ao cliente da sua organização.

O que é automação inteligente?

Gráfico de automação inteligente

A automação inteligente descreve a interseção entre inteligência artificial (IA) e tecnologias cognitivas, como gerenciamento de processos de negócios (BPM), automação robótica de processos (RPA) e reconhecimento óptico de caracteres (OCR).

Também chamada de “automação cognitiva” ou “hiperautomação”, a automação inteligente permite que as empresas automatizem tarefas e processos repetitivos. No atendimento ao cliente, a automação inteligente ajuda os agentes a oferecer um suporte mais rápido, além de opções autônomas, como chatbots.

Qual é a diferença entre IA e automação inteligente (IA)?

De forma simples, a inteligência artificial é uma ferramenta para resolver problemas de maneira eficiente, enquanto a automação inteligente combina várias ferramentas e tecnologias (incluindo a IA) para automatizar tarefas, fluxos de trabalho e processos. Como a tecnologia está em constante evolução e integração, há sobreposição entre as definições de inteligência artificial, automação inteligente e outros métodos de gerenciamento de processos de negócios. Aqui estão os fundamentos:

  • Inteligência artificial é a capacidade de uma máquina executar funções cognitivas normalmente associadas à mente humana, segundo a McKinsey.
  • Automação inteligente utiliza tecnologias de automação, como IA, BPM e RPA, para simplificar processos organizacionais, agilizar e escalar a tomada de decisões e melhorar a eficiência operacional, de acordo com a IBM.

Por que a automação inteligente é importante?

A automação inteligente traz benefícios às empresas ao simplificar tarefas manuais e rotineiras. Ela aumenta a eficiência operacional, reduz erros humanos e pode diminuir custos de operação.

A seguir, alguns benefícios da automação inteligente e por que eles são relevantes para líderes empresariais:

  • Aumenta a eficiência ao reduzir o trabalho repetitivo

  • Ajuda equipes a fazer mais com menos recursos, mantendo baixos os custos operacionais

  • Controla custos operacionais ao reduzir a necessidade de contratar mais agentes de suporte

  • Melhora a experiência do cliente ao permitir que os agentes resolvam problemas mais rapidamente

5 componentes da automação inteligente

A automação inteligente utiliza diversas tecnologias para cumprir suas funções, mas os cinco componentes básicos incluem inteligência artificial, automação robótica de processos, gerenciamento de processos de negócios, ferramentas de automação e dados.

Gráfico com 5 componentes básicos de automação inteligente

Vamos esclarecer esses componentes e entender como eles tornam a automação inteligente possível.

1. Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é, essencialmente, o cérebro da operação. Ela geralmente alimenta ferramentas de atendimento ao cliente inteligentes que auxiliam em análise de sentimentos, personalização e resolução de problemas para otimizar as interações de suporte.

A IA refere-se à capacidade de computadores e softwares de auxiliar ou até mesmo executar tarefas cognitivas tradicionalmente desempenhadas por humanos — como tomar decisões, entender contextos e personalizar respostas. Usando dados, a IA aprende continuamente, tornando-se uma ferramenta poderosa para resolver problemas.

A IA torna a automação inteligente possível por meio destas técnicas:

  • Aprendizado de máquina: tipo de IA que usa algoritmos para aprender com os dados que coleta.
  • Reconhecimento óptico de caracteres: também conhecido como “reconhecimento de texto”, identifica e reutiliza dados de documentos, imagens e PDFs.

  • Processamento de linguagem natural: capacidade de uma máquina reconhecer, compreender e gerar linguagem humana, falada ou escrita.

Essas técnicas e algoritmos ajudam o software a “pensar”, entender melhor as solicitações dos clientes e aprimorar o suporte.

2. Automação robótica de processos

A automação robótica de processos é o executor de tarefas e seguidor de regras. É também um componente essencial dos chatbots, mas utiliza principalmente regras de negócios predefinidas para determinar as respostas dos bots, em vez de aprender com interações e gerar respostas mais humanas.

A RPA permite que bots executem tarefas e processos repetitivos de back-office, como inserção e extração de dados, preenchimento de formulários, processamento de pedidos, movimentação de arquivos e muito mais.

Por exemplo, bots RPA seguem regras predefinidas para automatizar tarefas e fluxos de trabalho. No entanto, não tomam decisões nem “pensam” por conta própria. Portanto, para alcançar a automação inteligente, é necessário combinar a RPA com a IA.

3. Gerenciamento de processos de negócios

O gerenciamento de processos de negócios é o especialista em operações dentro do grupo de automação inteligente. Suponha que você queira criar uma função de IA para otimizar o gestão de mudanças, ou seja, como sua empresa utiliza ferramentas para se adaptar. O BPM pode influenciar o planejamento da implementação, ajudar na coleta de dados e agilizar a criação do plano de mudanças.

O BPM é uma disciplina que se apoia em softwares e processos diversos para gerenciar as operações de uma empresa, incluindo modelagem, análise, otimização e automação.

A principal função do gerenciamento de processos de negócios é identificar e eliminar ineficiências, transferindo tarefas demoradas ou propensas a erros humanos para a automação com IA.

4. Ferramentas de automação

Ferramentas de automação, como aplicativos e integrações, funcionam como assistentes. Elas automatizam fluxos de trabalho e processos e aprimoram funcionalidades existentes.

Essas integrações e ferramentas geralmente têm objetivos específicos, como:

  • Permitir comunicação entre plataformas

  • Agilizar o compartilhamento de dados

  • Identificar gargalos de suporte

  • Automatizar tarefas gerais

  • Auxiliar nas respostas

Ao adicionar aplicativos e integrações, as empresas podem personalizar a automação inteligente de ponta a ponta, atendendo clientes e departamentos com necessidades distintas.

5. Dados

Por fim, os dados são a peça-chave do ecossistema de automação inteligente. A IA usa dados brutos para treinar seus sistemas e configurar fluxos de trabalho inteligentes. Com o tempo, continua aprendendo e se aprimorando a partir das interações.

A IA utiliza dados para se treinar e gerar respostas relevantes aos comandos que recebe. Os dados também desempenham um papel essencial no aprendizado de máquina, garantindo que a IA aprenda com cada interação e feedback do usuário.

A automação robótica de processos também depende de dados para seguir regras predefinidas e padrões de conformidade.

O gerenciamento de processos de negócios usa dados para detectar ineficiências e implementar melhorias em processos existentes.

Como a automação com IA pode ajudar os funcionários a trabalhar com mais eficiência?

Muitos profissionais têm receio de adotar a IA por medo de substituição no trabalho. Essa preocupação é compreensível, já que um relatório da Gitnux prevê que a automação de IA poderá substituir 30% dos empregos globalmente até 2030. Mas o mesmo instituto fez uma pesquisa que estima que a IA criará aproximadamente 97 milhões de novos empregos.

A IA não substitui o talento humano: as empresas devem usá-la como uma ferramenta de apoio para aumentar a produtividade.

No atendimento ao cliente, as empresas podem adotar uma estratégia de automação em primeiro lugar para ajudar agentes humanos a oferecer um suporte de maior qualidade. Veja algumas maneiras pelas quais a IA auxilia as equipes de atendimento:

  • Economiza tempo dos agentes ao assumir tarefas complexas e repetitivas

  • Identifica oportunidades para otimizar operações

  • Analisa grandes volumes de dados e fornece insights valiosos

  • Organiza solicitações de suporte para manter os agentes focados

  • Monitora diretrizes regulatórias para garantir conformidade

Usos da automação inteligente e da automação com IA

As empresas podem aproveitar a automação inteligente para otimizar seus processos em diversos setores, como atendimento ao cliente, vendas, marketing e operações. A automação inteligente ajuda a manter os custos baixos, eliminando ineficiências e liberando tempo para tarefas de maior prioridade. Veja alguns exemplos dessas aplicações abaixo.

Gráfico com 5 maneiras de usar automação nas empresas

Gerar sugestões

As empresas podem usar automação para fornecer sugestões preditivas que aceleram processos e aumentam a produtividade. As equipes podem usar automação inteligente para:

  • Redigir e-mails e comunicados de imprensa

  • Criar documentos de processos internos

  • Fazer brainstorm de ideias

  • Auxiliar na edição de textos quanto à gramática e sintaxe

As equipes de suporte ao cliente podem usar a automação inteligente para redigir e enviar respostas personalizadas em escala. A IA economiza tempo dos agentes nas tarefas básicas, permitindo que eles invistam mais tempo em personalização, o que pode incluir:

  • Macros e artigos sugeridos pela IA para os agentes escolherem enquanto ajudam um cliente

  • Respostas preenchidas automaticamente com base em algumas palavras contextuais do agente

Essas automações beneficiam os agentes experientes, mas também ajudam novos contratados, que podem levar mais tempo para resolver tickets enquanto aprendem sobre o negócio, seus produtos e expectativas de desempenho.

Automatizar fluxos de trabalho

A automação de fluxos de trabalho ajuda as equipes a lidarem facilmente com tarefas pequenas e repetitivas. Isso também aumenta a produtividade ao simplificar tarefas demoradas de vendas, suporte, TI e marketing.

Os administradores podem configurar regras de negócios baseadas em eventos (gatilhos) ou em tempo (automações), para que a IA execute automaticamente uma tarefa quando necessário, sem intervenção humana.

Coletar dados e insights

Ferramentas baseadas em IA, como chatbots, podem ajudar na coleta de dados, analisar informações não estruturadas ou históricas e gerar insights rapidamente.

Outras formas de as empresas utilizarem dados da automação inteligente incluem:

  • Gerar análises preditivas para apoiar a tomada de decisões

  • Coletar contexto essencial dos clientes antes de escalar tickets

  • Detectar anomalias

  • Priorizar tickets e comunicações com alto potencial de rentabilidade

  • Identificar como a intenção do cliente se relaciona com comportamentos de compra

  • Compartilhar recomendações personalizadas

Impulsionar vendas e conversões

Assim como na coleta de dados e insights, a automação inteligente pode ajudar as empresas a impulsionar vendas ao oferecer recomendações estratégicas e otimizar processos de vendas existentes.

Algumas formas pelas quais a automação inteligente pode criar ou identificar oportunidades de upsell e cross-sell incluem:

  • Pontuação de leads

  • Sugestões de testes A/B

  • Recomendações de produtos em tempo real

  • Previsões de tendências de mercado e do setor

  • Análise de intenção e sentimento do cliente

Apoiar clientes

Além de ser um recurso valioso para uso interno, a automação inteligente também é uma ferramenta poderosa para o autoatendimento dos clientes.

Por exemplo, chatbots podem oferecer suporte conversacional para a maioria dos problemas simples — e muitos clientes preferem essa opção pela conveniência.

A automação com IA pode melhorar a conveniência no atendimento ao cliente ao:

  • Enviar artigos da central de ajuda para clientes ou funcionários

  • Responder perguntas frequentes 24 horas por dia

  • Direcionar clientes ao melhor agente ou departamento para resolver seus problemas

Invista em automação inteligente de processos

Descubra o verdadeiro potencial da IA e da automação no atendimento ao cliente ao incorporar a automação inteligente de processos aos seus fluxos de trabalho.

Ao equipar suas equipes de suporte com ferramentas impulsionadas por IA — como chatbots, assistentes virtuais e workspaces que aumentam a produtividade — você capacita seus agentes a elevar o atendimento ao cliente a outro nível e até mesmo aproveitar novas oportunidades de vendas.

Saiba mais sobre a Zendesk AI para atendimento ao cliente e leve o cuidado com o cliente a outro patamar, superando as expectativas dos consumidores.

Candace Marshall

Vice-presidente de marketing de produtos, IA e automação

Candace Marshall é uma líder experiente em marketing de produtos com paixão por resolver problemas complexos e impulsionar a inovação em ambientes acelerados. Sua carreira começou em operações e pesquisas, mas seu amor por entender os clientes e traduzir insights em estratégias impactantes a levou ao marketing de produtos. Atualmente, Candace lidera o marketing de produtos da Zendesk AI, incluindo agentes de IA e Copiloto, impulsionando o crescimento em soluções viabilizadas por IA e as principais ofertas de serviço. Sua equipe oferece estratégias de marketing de produtos de ponta a ponta, desde validação de mercado e mensagens até execução de entrada no mercado e adoção do cliente. Antes de ingressar na Zendesk, Candace passou quase uma década no LinkedIn, onde construiu e liderou a equipe de marketing de produtos para a divisão de soluções de marketing em rápida expansão, supervisionando os principais produtos de publicidade no negócio multibilionário.

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