Calculadora: como calcular o custo de aquisição de clientes

Publicado 28 julho 2021
Última atualização em 30 julho 2021

O custo de aquisição de clientes, CAC, é um indicador de atendimento ao cliente que mostra quanto sua empresa precisa investir para conquistar um cliente.

Geralmente, os custos de aquisição de clientes estão muito associados às ações de marketing e vendas, entretanto, o setor de atendimento ao cliente pode interferir diretamente nesse KPI.

Uma das formas de como calcular o CAC da sua empresa é somando todos os valores investidos para a conversão de clientes e dividir esse valor pelo número de clientes conquistados, no mesmo período.

Com a calculadora de CAC sua empresa descobre quanto custa conquistar um cliente e é capaz de identificar o real lucro ou prejuízo que suas estratégias e operações estão trazendo.

Em suma, ao usar a planilha de CAC sua equipe passa a ter maior controle sobre a real lucratividade do negócio e uma compreensão mais profunda sobre a efetividade das operações relacionadas.

Faça o download grátis da calculadora de métricas de atendimento e aproveite também a funcionalidade de automação do cálculo do custo de aquisição de cliente.

Veja o que a calculadora de CAC da Zendesk oferece

A importância das métricas de atendimento está diretamente relacionada à capacidade de otimização das práticas do setor e da consequente melhora de resultados de satisfação dos clientes, retenção e fidelização dos consumidores, garantindo um crescimento sustentável e escalável para a empresa.

Veja as funções:

  • Fórmula para cálculo do CAC: entenda qual é a fórmula para calcular o CAC e tire suas dúvidas com o exemplo que disponibilizamos.
  • Quais custos entram no cálculo do CAC: umas das dúvidas sobre como calcular CAC é quais valores devem entrar na conta. Descubra quais são esses custos, por exemplo, salários, comissões, treinamento, CAC de marketing e mais.
  • Calcule outras métricas de atendimento ao cliente: ao fazer o download da calculadora de CAC você também terá acesso a calculadora de outros indicadores como Churn Rate, FCR, ou First Contact Resolution, Average Ticket Time, Taxa de Retenção de Cliente, Customer Lifetime Value, Tempo médio de resposta e mais.

Aprenda como usar a calculadora de custo de aquisição de clientes da Zendesk

Calcular o custo de aquisição de clientes vai ajudar sua empresa e equipe a medir a saúde financeira do negócio, avaliar a eficiência do processo de vendas, identificar erros e ampliar o desempenho da organização, a partir da otimização dos investimentos.

A calculadora da Zendesk foi desenvolvida em formato de planilha de CAC para facilitar o preenchimento das informações e variáveis necessárias para o cálculo do indicador.

Confira o passo a passo para usar a calculadora

  1. Passo 1

    No espaço em branco indicado insira o número de novos clientes que a sua empresa conquistou em um determinado período, considerando apenas novos clientes. Na planilha o acompanhamento está dividido mensalmente, ou seja, a indicação é que você acompanhe a métrica de mês a mês para tornar a identificação e solução de problemas mais eficiente.

  2. Passo 2

    No local indicado como “Tipos de Gasto” preencha o valor investido em cada área. Na planilha de CAC já existem exemplos de gastos que uma empresa, geralmente, tem ao buscar por clientes, entre eles, salários, mídia paga no Google, mídia paga no Facebook, comissões e ferramentas. Você pode inserir outros tópicos e preencher o valor investido na coluna referente ao mês vigente.

  3. Passo 3

    A calculadora de CAC fará o cálculo do indicador automaticamente, permitindo que sua equipe visualize quanto foi gasto para conquistar um único cliente, no período. Visualize também a evolução de gastos por meio de gráficos e tabelas, já disponíveis e atualizados automaticamente, na planilha.

  4. Passo 4

    Saiba como interpretar o CAC. Caso sua empresa seja um negócio de com produtos ou serviços que geram renda recorrente, como um sistema SaaS ou um negócio de assinaturas, compare o CAC ao LTV (Lifetime Value), ou seja, ao valor que o cliente gasta durante todo o período em que está com a sua empresa, para então fazer a avaliação eficiente sobre a efetividade do CAC em relação a lucratividade da empresa. Para fazer essa conta basta multiplicar o valor mensal pago pelo cliente pelo número de meses que o cliente permanece com a sua empresa.

Conheça o software de atendimento ao cliente da Zendesk

Depois de todo o investimento de tempo e dinheiro feito para conquistar um cliente, buscar ampliar a participação financeira desse cliente junto à sua empresa é um passo estratégico para a organização. É por meio da retenção dos clientes que sua empresa é capaz de ampliar o ticket médio dele e o LTV, dois valores importantes para a avaliação da eficiência do CAC.

Para melhorar a experiência e a satisfação do cliente, conheça o Software de Suporte ao cliente da Zendesk. Nosso sistema tem como objetivo otimizar os resultados de retenção de clientes, por meio da melhoria de processos de atendimento e suporte.

Entre os recursos oferecidos pela Solução de Atendimento da Zendesk estão:

  • Atendimento omnichannel;
  • Central de ajuda, fórum da comunidade integrados e opções de autoatendimento;
  • Automação e bots com inteligência artificial;
  • Integração de todos os canais de atendimento em uma única interface;

Clique aqui e descubra como usar a solução completa de atendimento da Zendesk: é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento..

A Zendesk te ajuda a oferecer as melhores experiências aos seus clientes

Conte com a Zendesk para evoluir seu negócio e conquistar a fidelidade de seus clientes! Somos uma empresa de softwares especializados em otimizar a experiência com o cliente.

Com soluções para atendimento ao cliente e sistema de CRM para equipe de vendas, oferecemos ferramentas que apoiam desde a captação de consumidores até a retenção e sucessos desses clientes.

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