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O guia para fortalecer sua base e aumentar suas receitas

Publicado 17 Março 2015
Última modificação 17 Março 2015

Há um contexto claro que se repete em quase todo tipo de negócio: clientes fiéis, que fazem compras recorrentes, geram mais de 80% da receita total de qualquer negócio. Isso se repete em hotéis, em e-commerces e em sushi delivery. Os donos de negócios que não perceberam esta dinâmica estão perdendo dinheiro.

Com essa proporção ficando mais clara, empreendedores estão aproveitando para criar melhores negócios se focando nesses clientes. Virou uma tendência oferecer o que antes eram produtos ou projetos como serviços por assinatura. Hoje em dia não compramos DVDs, assinamos o Netflix; não compramos vinho, assinamos o WineClub; não compramos softwares que são instalados, assinamos ferramentas na nuvem como o Zendesk e o RD Station, por exemplo, gerando mais receita e recorrência com os clientes fiéis.

Nessa era de negócios feitos por assinaturas, a relação com o cliente passou a ganhar mais importância do que nunca (só assim o modelo faz sentido!) e isso deu início a um novo movimento. Se custa 7× mais caro conquistar um novo cliente a reter um cliente antigo, por que então gastar a maior parte do tempo e dos melhores recursos apenas tentando atrair e vender?