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Não há futuro do trabalho sem pensar na experiência dos colaboradores

A forma como trabalhamos está mudando e, provavelmente, para sempre. Para entender tudo o que está acontecendo, leia este post (de uma série de três) e fique por dentro das melhores práticas da experiência dos colaboradores na era do trabalho híbrido.

Equipe Zendesk LATAM

Uma mudança no mercado de trabalho é clara: as pessoas não querem voltar aos dias de longas horas no trânsito e a usar roupas desconfortáveis.

Coletivamente, o que todos buscam é um emprego flexível, com limites saudáveis entre a vida profissional e pessoal. Isso significa que aquela linha que até então separava uma coisa da outra já não é mais importante e as empresas devem perceber isso e buscar envolver seus funcionários na resolução conjunta dos problemas.

O trabalho do futuro considera os colaboradores como os stakeholders mais valiosos de uma empresa. É preciso estar sintonizado com as necessidades e prioridades deles para que se sintam bem e queiram permanecer prestando serviços a uma determinada organização.

Por onde começar? Antes de mais nada, entenda o que significa exatamente o termo experiência do funcionário.

Também conhecida pela sigla EX (do inglês, employee experience), a experiência do funcionário diz respeito a como os colaboradores se sentem em relação às atividades que realizam, ao ambiente de trabalho que vivenciam e à empresa para a qual prestam serviço.

Os aspectos práticos, como remuneração, benefícios, flexibilidade e férias são importantes, mas não mais do que a cultura organizacional. Para descobrir isso, faça essas perguntas a seus funcionários:

  • Você acha que a comunicação da empresa é geralmente positiva e orientada a uma solução?

  • Você se sente seguro o suficiente para compartilhar feedbacks?

  • Você acha que seus gestores respeitam seu tempo livre, como as férias?

  • Você acha que seus gestores são transparentes em relação às prioridades e metas a serem alcançadas pela empresa?

O objetivo da experiência do funcionário é minimizar os pequenos aborrecimentos diários que existem em qualquer empresa para que, assim, a produtividade do colaborador cresça.

Por que isso é importante?

Porque simplesmente são os seus funcionários que fazem tudo acontecer. Eles que criam os produtos ou serviços, que constroem e mantêm o relacionamento com os clientes, que resolvem os inúmeros desafios de negócio e que dão suporte às áreas administrativas.

Se você não os tratar bem, isso aparecerá mais cedo ou mais tarde no trabalho (ou, quem sabe, no TikTok).

E pesquisas também mostram isso. Em um recente levantamento feito pela Zendesk, 68% dos empresários disseram existir uma ligação direta entre a qualidade do atendimento prestado internamente aos funcionários e o crescimento do negócio.

Os benefícios de uma boa experiência do funcionário são:

  1. Economia com a rotatividade

    Uma pesquisa da CultureAmp mostrou que o custo para substituir um profissional pode variar de 30% a 200% do salário dessa pessoa. Mas não é apenas sobre dinheiro. Novas contratações precisam de tempo para entregarem resultado – alguns especialistas dizem que leva até um ano para que um novo funcionário esteja totalmente estabelecido e possa produzir com eficiência.

  2. Manutenção das melhores pessoas na equipe

    Em momentos de crise e insegurança, as empresas precisam que seus funcionários de confiança permaneçam. A Joblist, plataforma americana de vagas de emprego, descobriu que 1 em cada 4 chefes imploram que seus funcionários fiquem na empresa após receber seu pedido de demissão. Essas pessoas são extremamente valiosas, por isso, certifique-se de criar um ambiente de trabalho onde elas se sintam apreciadas e apoiadas.

  3. Funcionários como advogados da marca

    Tudo de positivo que os funcionários falam da empresa no LinkedIn ou em outras redes sociais pode ser a razão pela qual novos candidatos, ou mesmo clientes em potencial, chegam até a empresa. Os colaboradores são grandes advogados da marca e é por isso que quando falarem da empresa, que seja sempre algo de bom.

O futuro do trabalho depende mais do que nunca do quão disposta a sua empresa está para conquistar bons profissionais e, acima de tudo, retê-los hoje em dia. Aprenda mais sobre como melhorar a experiência que a sua organização proporciona a seus funcionários neste próximo blog post.

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