Ir para o conteúdo principal

Um guia completo para chatbots de IA

Experimente o chatbot de IA que você pode configurar e implementar instantaneamente. A maioria das alternativas do ChatGPT exige meses de tempo de espera.

Um guia para os melhores chatbots AI para empresas

Última atualização em 7 junho 2023

O ChatGPT da OpenAI revolucionou o campo da inteligência artificial. Ele despertou interesse global em suas diversas aplicações para uso pessoal e profissional, incluindo atendimento ao cliente. Os avanços do ChatGPT na criação de textos humanísticos deram início a outros grandes avanços em IA, como o Bing Chat da Microsoft, que utiliza a tecnologia, e o Google BARD, outro chatbot de IA generativa.

As ferramentas de IA generativa prometem continuar impactando positivamente as empresas, e os chatbots se tornaram um componente essencial de muitas estratégias de suporte. Os chatbots da IA permitem que as equipes escalem seus esforços e forneçam apoio 24 horas por dia enquanto liberam os agentes para se concentrarem em conversas que precisam de um toque humano.

Embora os clientes confiem em bots para interações simples, a maioria ainda quer a opção de falar com um agente humano para resolver questões sensíveis ou complexas. Felizmente, com o processamento de linguagem natural (PNL) e treinamento adequado, a IA pode responder às consultas dos clientes conversando e encaminhando as conversas para os agentes apropriados quando for necessário.

Discutiremos alguns dos melhores e mais interessantes conversadores de IA de 2023. Alguns trabalham fora da caixa, enquanto outros estão florescendo e provavelmente terão melhores capacidades em breve. Algumas novas e excitantes capacidades generativas de IA também podem ser usadas em conjunto para construir experiências mais poderosas para os clientes - como as capacidades líderes da indústria do Zendesk Suite e o poder do OpenAl. Leia para saber mais.

O que são chatbots de IA?

Um chatbot de inteligência artificial é um programa de computador que pode simular interações humanas usando processamento de linguagem natural (NLP) para entender a fala e gerar respostas humanistas.

Um chatbot de IA funciona como uma ferramenta de primeira resposta que saúda, se envolve e atende os clientes de uma forma familiar. Esta tecnologia pode fornecer respostas imediatas e personalizadas 24 horas por dia, artigos de superfície centro de ajuda, ou coletar informações do cliente com formulários de conversação.

Os chatbots de IA podem escalar as conversas para um agente ao vivo quando necessário, encaminhando inteligentemente as solicitações para o representante certo para o trabalho. Melhor ainda? Quando chegar a hora, seus agentes não perderão uma batida, pois os chatbots da IA podem registrar informações importantes dos clientes em um banco de dados centralizado, para que toda a sua organização possa acessar detalhes contextuais.

Os chatbots de IA, como o ChatGPT e o Google Bard, usam o processamento de linguagem natural para alimentar um modelo de linguagem grande (LLM). Os LLMs podem ser usados para gerar tudo, desde imagens até músicas, com base em uma palavra inserida. O ChatGPT é uma forma de IA generativa, o que significa que ele pode receber uma grande quantidade de dados e criar novos dados que ele acha que você vai querer.

Como os chatbots usam a IA?

Os chatbots usam dois tipos principais de IA: processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina.

  • O processamento de linguagem natural permite que os bots interpretem os pedidos dos clientes, incluindo gírias, erros de digitação e abreviações.
  • O aprendizado de máquina permite que os bots melhorem com o tempo à medida que ganham mais experiência, muito parecido com os humanos.

Para ilustrar isto, vamos olhar para o Zendesk AI bot para ver como ele usa um modelo de aprendizado profundo e sua base de conhecimento existente para fornecer um melhor suporte ao cliente. Depois de treinar nosso bot com NLP e aprendizagem de máquinas, ele pode:

  • Entender o contexto de um ticket de suporte
  • Associar perguntas com respostas
  • Escolher os artigos certos da central de ajuda para ajudar um cliente
  • Aprender de cada interação para oferecer um atendimento mais relevante e personalizado
  • Equipar agentes com contexto adicional

Os chatbots de IA são mais bem-sucedidos quando podem aprender com milhares de interações de serviço (como aquelas já salvas em CRMs empresariais), algoritmos de aprendizagem de máquinas e scripts.

Bate-papo popular da IA em um relance

SoftwarePreço inicialAvaliação grátisRecursos

Zendesk

US$ 49 por agente/mês

14 dias

  • Reconhecimento interno
  • Construtor de bots sem código
  • Implantação do Omnichannel
  • Integrações com sistemas de terceiros
  • Roteamento inteligente
  • Construído para CX

ChatGPT

Grátis

Não

  • Criação do conteúdo
  • Escrever código
  • Resolução de problemas complicada

Bing Chat

Grátis

Não

  • Capacidades de pesquisa complexas
  • Respostas daversa
  • Geração de imagens

Google Bard

Grátis

Não

  • Solução de brainstorming
  • Criação e redação do conteúdo
  • Summarização
  • Co-editando

Einstein GPT

$25 por usuário/mês

30 dias

  • Integrações com sistemas de terceiros
  • Roteamento inteligente

Ada

Contato para uma cotação

Não

  • Construtor de bots sem código
  • Implantação do Omnichannel
  • Integrações com sistemas de terceiros
  • Roteamento inteligente

Netomi

Contato para uma cotação

N/A

  • Construtor de bots sem código
  • Implantação do Omnichannel
  • Integrações com sistemas de terceiros

Certamente

Contato para uma cotação

14 dias

  • Construtor de bots sem código
  • Implantação do Omnichannel
  • Integrações com sistemas de terceiros
  • Roteamento inteligente

DeepConverse

Entre em contato para saber os preços

14 dias

  • Construtor de bots sem código
  • Implantação do Omnichannel
  • Integrações com sistemas de terceiros

Laiye

Contato de vendas para preços

30 dias

  • Construtor de bots sem código
  • Implantação do Omnichannel
  • Integrações com sistemas de terceiros
  • Roteamento inteligente

Dixa

$39 por agente/mês

14 dias

  • Construtor de bots sem código
  • Implantação do Omnichannel
  • Integrações com sistemas de terceiros
  • Roteamento inteligente

Zowie

Não disponível

Não

  • Construtor de bots sem código
  • Implantação do Omnichannel
  • Integrações com sistemas de terceiros
  • Roteamento inteligente

Ultimate

Não disponível

Não

  • Construtor de bots sem código
  • Implantação do Omnichannel
  • Integrações com sistemas de terceiros
  • Roteamento inteligente

Meya

$99 por mês

14 dias

  • Construtor de bots sem código
  • Integrações com sistemas de terceiros
  • Roteamento inteligente

Agradecimentos

Contato para uma cotação

Não

  • Implantação do Omnichannel
  • Integrações com sistemas de terceiros
  • Roteamento inteligente

Haptics

Contato para uma cotação

Não

  • Construtor de bots sem código
  • Implantação do Omnichannel
  • Integrações com sistemas de terceiros

Previsão

Contato para uma cotação

N/A

  • Construtor de bots sem código
  • Implantação do Omnichannel
  • Integrações com sistemas de terceiros
  • Roteamento inteligente

Fin

$74 por mês

14 dias

  • Construtor de bots sem código
  • Implantação do Omnichannel
  • Integrações com sistemas de terceiros

ProProfs

Grátis

15 dias

  • Integrações com sistemas de terceiros
  • Roteamento inteligente

Hubspot

Grátis

14 dias

  • Construtor de bots sem código
  • Integrações com sistemas de terceiros
  • Roteamento inteligente

Agente Virtual Zoom

Fale com a equipe de vendas

Não

  • Implantação do Omnichannel
  • Integrações com sistemas de terceiros
  • Roteamento inteligente

Boost.ai

Contato para uma cotação

Não

  • Construtor de bots sem código
  • Integrações com sistemas de terceiros

22 melhores softwares e aplicativos de chatbot

Agora, vamos dar uma olhada mais de perto em alguns dos maiores conversadores de IA do mercado.

  • Zendesk
  • ChatGPT
  • Bing Chat
  • Google Bard
  • Einstein GPT
  • Ada
  • Netomi
  • Certainly
  • DeepConverse
  • Laiye
  • Dixa
  • Zowie
  • Ultima
  • Meya
  • Thankful
  • Haptik
  • Forethought
  • Fin
  • ProProfs
  • HubSpot
  • Zoom Agente Virtual
  • Boost.ai

1. Zendesk

Zendesk

A capacidade de um chatbot de IA de compreender e responder às necessidades dos usuários é um fator-chave ao avaliar sua inteligência, e bots da Zendesk entregar em todas as frentes. Eles ajudam as empresas a fornecer um melhor comércio e suporte de conversação alimentado por IA.

Se você já possui um centro de ajuda e deseja automatizar o suporte ao cliente, os bots da Zendesk podem, sem problemas, extrair informações relevantes diretamente de sua base de conhecimento existente e responder às perguntas dos clientes. A tecnologia é uma poderosa extensão de sua equipe e um sistema de suporte para seus clientes.

Para as empresas que desejam mais controle, nosso construtor de robôs "click-to-configure" oferece uma interface visual de fácil utilização, capacitando sua equipe a projetar fluxos de conversação ricos, interativos e personalizados, sem absolutamente nenhuma codificação necessária. Esta é uma ótima opção para empresas que precisam criar um chatbot AI sem gastar recursos valiosos.

Os bots avançados da Zendesk também são pré-treinados para entender os principais problemas dos clientes específicos do seu setor. Os bots podem classificar automaticamente as solicitações por intenção para obter respostas mais precisas e compartilhar informações sobre a intenção do cliente com os agentes para adicionar contexto.

Integração Zendesk e OpenAI

A abordagem única da Zendesk em relação à Al revoluciona as soluções de experiência do cliente ao fornecer respostas inteligentes às consultas dos clientes por causa de sua facilidade de uso e profunda experiência no atendimento ao cliente. A combinação das capacidades líderes da indústria da Suíte Zendesk com o poder do OpenAl ajuda as empresas a oferecer uma experiência mais inteligente ao cliente, economizando tempo e dinheiro.

A Suíte Zendesk já inclui muitos recursos CX alimentados por Al, tais como mensagens de conversação, bots, ferramentas de produtividade de agentes, gerenciamento de conhecimento, análise avançada e ferramentas de auto-serviço.

Zendesk está alavancando o OpenAl para ainda mais, inclusive:

  • Capitalização do conteúdo: Instancialmente resume os bilhetes longos para economizar tempo dos agentes, diminuindo o tempo de resolução dos bilhetes.
  • Criação de bases de conhecimento e macros: Builds no sistema proprietário da Zendesk que avalia artigos de suporte ausentes e cria artigos instantaneamente e aumenta a produtividade, permitindo que os administradores criem novas macros.
  • Agente expansor responde: Permite que os agentes criem uma resposta robusta de ticket com um clique baseado em apenas algumas palavras digitadas.

Disponível em Acesso Antecipado

Recursos:

  • Reconhecimento interno
  • Construtor de bots sem código
  • Implantação do Omnichannel
  • Integrações com sistemas de terceiros para chamadas API
  • Roteamento inteligente
  • Intelligence in the context panel
  • Coleta de dados do cliente
  • Reconhecimento interno
  • Priorização automatizada de bilhetesAutomated ticket prioritization

  • 24/7 respostas automáticas
  • Respostas contextuais
  • Seamless agent handoffs
  • Multilíngüe
  • Construído para CX

Preços:

  • Equipe da Bela:$49 por agente/mês
  • Bastante crescimento: $79 por agente/mês
  • Suite Professional: $99 por agente/mês
  • Suite Enterprise: $150 por agente/mês

Teste grátis: 14 dias

2. ChatGPT

ChatGPT
Imagem de origem

ChatGPT se tornou viral em 2022, arrebatando os usuários com suas capacidades de conversação e capacidade de compreender o contexto das mensagens. Mas é importante notar que o ChatGPT está longe de ser uma solução pronta para uso se você espera usá-lo para vendas ou suporte ao cliente.

Embora a tecnologia tenha capacidades de escrita e análise impressionantes, você precisará de um programador para personalizar o modelo disponível em sua API e desenvolver funcionalidades de atendimento ao cliente que suportem as necessidades exclusivas de sua empresa.

Entretanto, a codificação personalizada de seu bot aumenta as oportunidades de inovação. Por exemplo, a Instacart está usando o software para responder às perguntas dos clientes com respostas que podem ser compradas, e a Shopify está usando-o para oferecer aos compradores um assistente de compras orientado por IA que fornece recomendações personalizadas.

Basta lembrar que o ChatGPT não pode extrair informações da web ou de artigos de base de conhecimento de superfície. Além disso, ela é ensinada inteiramente por treinadores humanos, o que significa que ocasionalmente pode gerar respostas incorretas.

Recursos:

  • Reinforcement Learning from Human Feedback (RLHF)
  • Conversational AI
  • Preservação de dados de conversação
  • Entendimento contextual
  • Aprendizagem contínua
  • Multilíngüe
  • 24/7 serviço e suporte
  • Criação do conteúdo
  • Escrever código
  • Resolução complexa de problemas

Preços:

  • ChatGPT: Grátis
  • ChatGPT Plus: $20/mês

ChatGPT é gratuito durante a pré-visualização da pesquisa, mas isto pode não ser permanente. Enquanto o OpenAI trabalha para aperfeiçoar seu software, há uma versão gratuita em troca de feedback de resposta para ajudar a IA a aprender e fornecer continuamente melhores respostas.

Plano grátis: Disponível em

3. Bing Chat

Bing Chat
Imagem de origem

Microsoft Bing lançou recentemente seu novo chatbot AI em parceria com a OpenAI. Enquanto você pode querer testar esta tecnologia emergente, você terá que se juntar à lista de espera antes de poder.

Em geral, o Bing Chat é um bom recurso para aqueles que buscam informações bastante conhecidas e assistência com estratégia ou planejamento de conteúdo. Embora alguns digam é menos criativo na conversação do que seus concorrentes, tem o potencial de se tornar um recurso útil para as equipes de atendimento ao cliente no futuro devido à sua capacidade de acessar informações atuais de várias fontes na Internet, incluindo um site ou centro de ajuda da empresa.

No entanto, a tecnologia também experimentou sua parcela justa de contratempos. Por exemplo, logo após seu lançamento, o bot, que incorretamente identificou-se como Sydney, começou a gerar informações imprecisas, como tentar convencer um usuário de que era 2022 em fevereiro de 2023.

Por esse motivo, talvez seja melhor adiar o uso desta tecnologia para fins de atendimento ao cliente até que os bugs tenham sido resolvidos.

Recursos:

  • Capacidades de pesquisa complexas
  • Respostas daversa
  • Geração de imagens

Preços:

  • Grátis

4. Google Bard

Google Bard
Imagem de origem

O Google lançou seu novo chatbot, Bard, alimentado por LaMDA, para uma audiência limitada na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.

Atualmente, as pessoas podem usar o Bard para uma série de casos de uso casual, incluindo escrever esboços e posts em blogs ou gerar novas idéias. O Google o chama de "rampa de lançamento para curiosidade". Até o momento, a nova tecnologia parece funcionar muito bem com questões de matemática e lógica.

Os casos de uso comercial provavelmente progredirão em futuras iterações, mas neste momento, a tecnologia precisa de mais trabalho antes de estar totalmente pronta para o cliente. Para seu crédito, a Bard se esforça para evitar a distribuição de informações falsas. Entretanto, não dá aos usuários a mesma resposta toda vez, mostra alguns preconceitos, e ainda está em fase experimental.

Como qualquer chatbot novinho em folha, ele ainda está aprendendo e tem algumas falhas - mas o Google será o primeiro a lhe dizer isso. Google afirma que a tecnologia pode fornecer informações imprecisas, e você não deve usá-la para aconselhamento legal, financeiro ou médico. Com o tempo, e com mais consistência, esta tecnologia emergente pode se tornar uma ferramenta sólida para as empresas.

Recursos:

  • Destilação da informação
  • Planos e soluções para a tempestade de cérebros
  • Criar rascunhos para vários tipos de conteúdo
  • Summarização
  • Co-editando

Preços:

  • Grátis

5. Einstein GPT por Salesforce

Einstein GPT by Salesforce
Imagem de origem

Einstein GPT funde a IA proprietária da Salesforce com a tecnologia da OpenAI para trazer aos usuários um novo chatbot. É a última iteração do chatbot anterior da Salesforce, Einstein.

Embora Einstein GPT seja uma ferramenta de nuvem de vendas, também pode ser um trunfo para as equipes de suporte. Desde ajudar os representantes a afinar seus e-mails até gerar respostas a simples FAQs, este bot tem vários casos de uso.

As equipes de atendimento ao cliente podem usar a ferramenta para coletar, racionalizar e unificar todos os dados do cliente. Também pode fornecer conteúdo e suporte através de várias equipes, incluindo vendas, TI e marketing.

Recursos:

  • Recomendações de artigos
  • Sugestões de resposta
  • Classificação e encaminhamento de casos
  • Análise de serviços
  • Construtor de previsões

Preços:

  • Iniciador: $25 por usuário/mês
  • Profissional: $75 por usuário/mês
  • Enterprise: $150 por usuário/mês
  • Ilimitado: $300 por usuário/mês

Teste grátis: 30 dias

6. Ada

Ada
Imagem de origem

O Ada é um chatbot automatizado alimentado por AI e PNL. Ele desvia bilhetes repetitivos com uma solução self-service que permite aos clientes alterar suas informações, atualizar suas contas, agendar compromissos e fazer pagamentos.

A plataforma de automação da Ada atua sobre as informações, intenções e interesses do cliente com respostas personalizadas, descontos pró-ativos e recomendações relevantes em mais de 100 idiomas.

Recursos:

  • Mensagens ricas
  • Mobile chat
  • Sugestões e percepções de treinamento AI
  • Criação e entrega de ticket
  • Bot KPIs
  • A/B teste

Preços:

  • Centro: Contato para uma cotação
  • Avançado: Contato para uma cotação
  • Pro: Contato para uma cotação

Teste grátis: Não disponível

Saiba mais sobre Ada para Zendesk.

7. Netomi

Netomi
Imagem de origem

O Agente Virtual Netomi lhe habilita a resolver tickets de atendimento ao cliente em segundos. Integra-se facilmente aos sistemas back-end existentes para uma resolução simples de auto-serviço que pode aumentar a satisfação do cliente.

Por exemplo, a plataforma pode acessar informações de clientes e pedidos dentro de seu sistema CRM para determinar e comunicar o status de um pedido a seu cliente.

A Netomi possui PNL de primeira linha e inclui serviço ao cliente e chatbots por e-mail. Alavancar a Netomi para automatizar fluxos de trabalho específicos, orientar os agentes em suas respostas e resolver totalmente os bilhetes dentro das ferramentas que sua equipe já conhece e ama.

Recursos:

  • Conversational AI
  • Mensagens ricas
  • Mensagens proativas
  • Busca integrada de conhecimento

Preços:

  • Contato para uma citação

Teste grátis: Disponível em

Saiba mais sobre Netomi para Zendesk.

8. Certainly

Certainly
Imagem de origem

Certainly é uma plataforma de construção de robôs feita especialmente para ajudar as equipes de comércio eletrônico a automatizar e personalizar as conversas de atendimento ao cliente. O assistente de IA pode recomendar produtos, revender, orientar os usuários através de checkout e resolver consultas de clientes relacionadas a reclamações, devoluções de produtos, reembolsos e acompanhamento de pedidos. Também reúne dados de zero partes de conversas com os visitantes, que você pode usar para hipercustomizar as experiências de compra e aumentar o valor da vida útil do cliente.

Certamente ajuda as empresas de todos os tamanhos a abrir, atualizar e fechar ingressos com funcionalidades pré-fabricadas. Além disso, possui múltiplas APIs e opções de webhook para relatórios, compartilhamento de dados, e muito mais.

Você pode implantar rapidamente Certamente com integrações e modelos pré-construídos para que sua equipe e os executivos possam ver seu valor o mais rápido possível.

Recursos:

  • Pré-acabar e construir suas próprias personalizações
  • Omnichannel support
  • Conversational web SDK

Preços:

  • Iniciador: Contato para uma citação
  • Pro: Contato para uma citação
  • Premium: Contato para uma citação

Teste grátis: 14 dias

Saiba mais sobre Certamente para Zendesk.

9. DeepConverse

DeepConverse
Imagem de origem

O DeepConverse ajuda as empresas a implantar chatbots que podem desviar os bilhetes através de fluxos de resolução em várias etapas e fornecer respostas precisas com base na intenção do usuário.

Os conversadores do DeepConverse podem adquirir novas habilidades com exemplos de afirmações de usuários finais, e você pode treiná-los em novas habilidades em menos de 10 minutos. Seu construtor intuitivo de conversas de arrastar e soltar ajuda a definir como o chatbot deve responder para que os usuários possam aproveitar os benefícios da IA para melhorar o serviço ao cliente.

Usando o DeepConverse e suas integrações de suporte convenientes, você pode criar chatbots capazes de dar respostas simples e executar conversas de múltiplos passos. Os bots podem entregar os clientes a agentes humanos sem problemas quando os problemas precisam de assistência adicional.

Recursos:

  • Acompanhamentos automatizados para conversas em várias etapas
  • Treinar AI em menos de 10 minutos para responder a perguntas recorrentes
  • Plataforma sem código
  • Desvio de ticket
  • Apoio interativo completo

Preços:

  • Basic:Entre em contato para saber os preços
  • Profissional:Entre em contato para saber os preços
  • Enterprise:Entre em contato para saber os preços

Teste grátis: 14 dias

Saiba mais sobre o DeepConverse para Zendesk.

10. Laiye

Laiye
Imagem de origem

A Laiye, anteriormente conhecida como Mindsay, permite que as empresas forneçam atendimento ao cliente um-a-um em escala através de conversas de inteligência artificial. A empresa torna as conversas via chatbot simples e eficientes para usuários não técnicos graças a sua plataforma de baixo e sem código.

Os chatbots de IA da Laiye incluem a automação de processos robóticos (RPA) e capacidades de processamento inteligente de documentos (IDP). Eles utilizam perfeitamente as integrações de suporte para permitir que os agentes humanos entrem e saiam facilmente das conversas via chat ao vivo e criem ingressos.

Com os bots tratando automaticamente as perguntas mais comuns dos clientes, os agentes podem se concentrar em resolver os problemas complexos que exigem um toque humano.

Recursos:

  • Construtor de fluxos
  • IntegraçãoAPI
  • O feedback do usuário

Preços:

  • Contato de vendas para preços

Teste grátis: 30 dias

Saiba mais sobre Laiye para Zendesk.

11. Dixa

Dixa
Imagem de origem

Solvemate é o chatbot da Dixa projetado para atendimento ao cliente, operações e equipes de TI em varejo, serviços financeiros, SaaS, viagens e telecomunicações.

O Solvemate Contextual Conversation Engine™️ utiliza uma combinação de PNL e árvores de decisão dinâmicas (DDT) para permitir a conversação da IA e compreender seus clientes.

Os usuários podem digitar ou clicar em botões com seleções pré-construídas porque a Solvemate usa um sistema dinâmico que combina lógica de árvore de decisão e entrada de linguagem natural.

O Solvemate é sensível ao contexto por canal e usuários individuais, de modo que pode lidar com solicitações altamente personalizadas. Você também pode oferecer uma experiência de serviço multilíngüe, criando bots de qualquer idioma. Se necessário, um agente humano está sempre a apenas um clique de distância, e as transferências são perfeitas.

Usando o construtor de automação da Solvemate, você pode agilizar os processos de atendimento ao cliente, como encaminhar bilhetes, responder perguntas comuns, ou realizar outras tarefas rotineiras.

Recursos:

  • Histórico da conversação
  • Roteamento inteligente
  • Pesquisa avançada
  • Log de atividade
  • Integrações

Preços:

  • Essencial: $39 por agente/mês
  • Crescimento: $89 por agente/mês
  • Último: $139 por agente/mês
  • Custom: Entre em contato

Teste grátis: 14 dias

Saiba mais sobre o Solvemate for Zendesk.

12. Zowie

Zowie
Imagem de origem

Zowie é uma IA de autoaprendizagem que utiliza dados para aprender como responder às perguntas de seus clientes, o que significa que ela aproveita o aprendizado da máquina para melhorar suas respostas ao longo do tempo.

Esta solução é especialmente popular entre as empresas de comércio eletrônico que oferecem uma gama de produtos, incluindo cosméticos, vestuário, bens de consumo, vestuário e muito mais.

As ferramentas de automação da Zowie aprendem a lidar com os problemas dos clientes com base no aprendizado alimentado por IA, e não por palavras-chave. Zowie extrai informações de vários pontos de dados como conversas históricas, bases de conhecimento, páginas de perguntas freqüentes e conversas em andamento. Quanto melhor for sua base de conhecimentos e quanto mais extenso for seu histórico de atendimento ao cliente, melhor será sua implementação do Zowie.

Recursos:

  • Integrações prontas para uso
  • Relatório de dados de automação
  • Distribuição inteligente de tickets
  • A/B testes e análises de serviço
  • Aprendizagem com base no I

Preços:

  • Contato para uma citação

Teste grátis: Não disponível

Saiba mais sobre Zowie para Zendesk.

13. Ultima

Ultimate
Imagem de origem

Usando a PNL, o agente virtual da Ultimate permite que marcas globais automatizem conversas com clientes e processos repetitivos, proporcionando grandes experiências de suporte 24 horas por dia via chat, e-mail e social. Construído para seu CRM omnichannel, Ultimate implanta na plataforma, garantindo uma experiência unificada para o cliente.

Também é bem adotado entre empresas de indústrias como Healthtech, telecomunicações, viagens, serviços financeiros e comércio eletrônico.

Quando você começa a usar o Ultimate, o software constrói um modelo de IA exclusivo para seu negócio usando dados históricos de seu software existente. Isto ajuda a determinar que processos automatizar e ajuda a IA a aprender como falar no tom e na voz de sua marca.

Recursos:

  • Detecção do idioma
  • Fluxos avançados de conversa
  • Integrações
  • Omnichannel support
  • Relatórios multilíngües

Preços:

  • Entre em contato com a equipe de vendas

Teste grátis: Não disponível

Saiba mais sobre Ultimate for Zendesk.

14. Meya

Meya
Imagem de origem

A própria Meya fatura como uma plataforma de automação composta por três componentes: a Grade, a Orbe e o Console.

A grade é o back end de Meya, onde você pode codificar os fluxos de trabalho de conversação em vários idiomas. O Orb é essencialmente o chatbot pré-construído que lhe permite personalizá-lo e configurá-lo de acordo com suas necessidades e incorporá-lo em seu aplicativo, plataforma ou website. E o Console é onde sua equipe pode projetar, criar e executar as experiências de conversação de seus clientes.

A Meya permite às empresas construir e hospedar bots complexos que se conectam a seus serviços back-end. Meya fornece uma IDE web totalmente funcional que facilita a construção de bot. O código da nuvem e o banco de dados gerenciado vêm com cada bot e permitem que você personalize seu bot e encante os clientes.

Você também pode usar as integrações para melhorar a eficiência da equipe. Seu bot ouvirá todas as mensagens recebidas conectadas ao seu CRM e responderá quando souber a resposta. Você pode definir o bot para pausar quando um cliente é designado a um agente, e não pausar quando não designado.

Recursos:

  • Editor de fluxo visual
  • Chat UI customization
  • CRM e integrações de processos
  • Análises avançadas

Preços:

  • Dev: $99 por mês
  • Pro: $999 por mês
  • Parceiro: $3.000 por mês

Teste grátis: 14 dias

15. Obrigado

Thankful
Imagem de origem

Obrigado é uma solução de atendimento ao cliente orientada por IA para empresas de comércio eletrônico. Através de roteamento, assistência de agentes e tradução, o software pode resolver completamente grandes volumes de consultas de clientes através dos canais, dando aos clientes a liberdade de escolher como querem se envolver.

A IA da Thankful oferece um serviço personalizado e alinhado à marca em escala com a capacidade de compreender, responder e resolver mais de 50 pedidos comuns de clientes. Agradecido também pode etiquetar automaticamente numerosos bilhetes para ajudar a facilitar a automação em larga escala.

Recursos:

  • Processamento de linguagem natural
  • Trabalha dentro de seu help desk
  • Recebe os tickets de suporte recebidos e toma providências.
  • Respostas personalizadas

Preços:

  • Contato para uma citação

Teste grátis: Não disponível

Saiba mais sobre o agradecimento a Zendesk.

16. Haptics

Haptik
Imagem de origem

Haptik utiliza assistentes virtuais inteligentes (IVAs) para criar uma experiência transformadora para o cliente. A plataforma foi projetada especificamente para profissionais da CX nos setores de comércio eletrônico, finanças, seguros e telecomunicações. Além de simplificar o atendimento ao cliente, a Haptik ajuda as equipes de serviço a monitorar as conversas em tempo real e extrair insights acionáveis para reduzir custos, impulsionar o crescimento da receita e melhorar os processos automatizados.

A Haptik IVA serve como a primeira linha de suporte para marcas, desviando bilhetes de suporte de entrada e permitindo que os agentes se concentrem em questões complexas e de alto valor para o cliente -levando a experiência do usuário e impulsionando o CSAT e o NPS em cada etapa da jornada do cliente.

Recursos:

  • Mensagens de um canal
  • Assistente de comércio centrado no comprador
  • Dados e relatórios comportamentais
  • Fluxos de trabalho inteligentes pré-construídos
  • Transcrição do chat

Preços:

  • Contato para uma citação

Teste grátis: Não disponível

Saiba mais sobre Haptik para Zendesk.

17. Para pensar

Forethought
Imagem de origem

A Forethought - alimentada pelo SupportGPT™ - é uma empresa líder em IA generativa que fornece automação de atendimento ao cliente que permite que as equipes de suporte maximizem a eficiência e o ROI, e o chatbot é uma parte essencial da suíte.

A suíte de produtos da Forethought permite experiências perfeitas para o cliente ao inserir a IA generativa, baseada em modelos de linguagem ampla (LLMs), em cada estágio da jornada de suporte ao cliente: resolvendo problemas comuns instantaneamente com um bot, prevendo e priorizando casos, auxiliando os agentes com conhecimento relevante e redação de respostas e fornecendo insights acionáveis - tudo em uma única plataforma.

Recursos:

  • Criador de bots orientado por insights e com base em IA
  • Apoio automatizado omnichannel
  • Com base na compreensão de linguagem natural, não em palavras-chave
  • Respostas personalizadas do chatbot com base em dados históricos de tíquetes e detecção de intenção.
  • Capacidade de criar fluxos de trabalho complexos automaticamente
  • Triagem e desvio inteligente de tíquetes
  • Suporte multilíngue

Preços:

  • Contato para citaçãoContato para citação

Teste grátis: Não disponível

Saiba mais sobre o Forethought para Zendesk.

18. Fin

Fin
Imagem de origem

Fin é o último chatbot de IA da Intercom, e os usuários podem agora juntar-se à lista de espera. O programa foi construído usando o ChatGPT com as equipes de atendimento ao cliente em mente.

Fin pode entender perguntas complexas, acompanhar com perguntas esclarecedoras e dividir tópicos difíceis de entender. Ele também extrai informações exclusivamente da base de conhecimento existente em sua empresa para ajudar a evitar as "alucinações" - informações maliciosas que a IA gera quando não tem a resposta correta prontamente disponível - que outros bots populares experimentam.

Este chatbot também pode ajudar os agentes de suporte ao cliente a prestar um melhor serviço, coletando informações cruciais e encaminhando perguntas mais complexas para um membro da equipe treinado.

Recursos:

  • Instalação fácil
  • Conversational AI
  • Referências da base de conhecimentos existente

Preços:

  • Iniciador:3 $74 por mês
  • Pro: Contato para uma citação
  • Premium: Contato para uma citação

Teste grátis: 14 dias

Saiba mais sobre Intercom para Zendesk.

19. ProProfs

ProProfs
Imagem de origem

A ProProfs melhora o serviço ao cliente e as vendas criando conversas de tipo humano que ajudam as empresas a se conectar com os clientes. O software facilita a construção de um bot personalizado a partir do chão com funcionalidades de arrastar e soltar, de modo que você não precisa contratar um programador para lançar.

O ProProfs prioriza a facilidade de uso sobre a funcionalidade avançada, portanto, embora seja simples criar chatbots sem código, recursos mais avançados e fluxos de trabalho sofisticados podem estar fora de alcance.

Os chatbots da IA podem fornecer respostas automatizadas e transferências de agentes, coletar informações de chumbo e marcar reuniões sem intervenção humana.

Recursos:

  • Acesso móvel
  • Respostas pré-fabricadas
  • Capacidades do White-label
  • Análises e relatórios avançados

Preços:

  • Pacote de equipe: $19,99 por operador/mês

Teste grátis: 15 dias

Plano grátis: Disponível para 1 operador

Saiba mais sobre os ProProfs para Zendesk.

20. HubSpot

HubSpot
Imagem de origem

O HubSpot é conhecido pelo CRM, atendimento ao cliente e ferramentas de marketing que fornece para equipes de todos os tamanhos em muitas indústrias, mas é menos conhecido por seu chatbot. Entretanto, para necessidades básicas - especialmente para os usuários existentes do HubSpot - o chatbot do HubSpot é uma ótima maneira de começar.

Entre outras coisas, o chatbot da HubSpot permite que suas equipes de vendas qualifiquem leads e marquem reuniões, que sua equipe de serviços facilite o auto-serviço e que suas equipes de marketing escalem conversas um-para-um. Além disso, vem com fluxos de conversa baseados em metas e respostas enlatadas. E o editor visual é fácil de usar para usuários não-técnicos.

Vale notar que as características mais avançadas do chatbot do HubSpot estão disponíveis apenas nos planos Profissional e Empresarial. Nos planos grátis e Starter, o chatbot só pode criar ingressos, qualificar leads e reservar reuniões sem lógica de ramificação personalizada. Os planos profissionais e empresariais acrescentam uma lógica de ramificação personalizada e um direcionamento avançado. Ainda assim, mesmo com todas as características, o chatbot do HubSpot é limitado quando comparado com a funcionalidade avançada que você encontrará em muitos outros chatbots AI.

Recursos:

  • Liderar qualificação
  • Pedido
  • Geração de bilhetes de apoio
  • No-código de chatbots personalizados

Preços:

  • Iniciador: $18 por mês (inclui 2 usuários)
  • Profissional: $450 por mês (inclui 5 usuários)
  • Enterprise: $1.200 por mês (inclui 10 usuários)

Teste grátis: 14 dias

Plano grátis: Disponível em

Saiba mais sobre o HubSpot para Zendesk.

21. Zoom Agente Virtual

Zoom Virtual Agent
Imagem de origem

Zoom Virtual Agent, antiga Solvvvy, é uma plataforma de chatbot de próxima geração e automação sem esforço que potencia boas experiências do cliente. Com AI avançada e PNL em seu núcleo, o Zoom oferece autoatendimento inteligente para resolver problemas dos clientes de forma rápida, precisa e em escala.

Ao contrário dos chatbots tradicionais, o Zoom oferece experiências personalizadas e com a marca do cliente em vários canais. Portanto, onde quer que seus clientes encontrem um chatbot com o Zoom - seja no Facebook Messenger, em seu site ou em qualquer outro lugar - a experiência é consistente.

O Zoom também proporciona um ótimo ROI com baixos custos de manutenção, não requer engenheiros e aprende e melhora com o tempo com as interações com seus clientes.

Recursos:

  • Processamento inteligente da linguagem natural
  • Análises e relatórios acionáveis
  • Fluxos e mensagens alfandegárias

Preços:

  • Entre em contato com a equipe de vendas

Teste grátis: Não disponível

Saiba mais sobre Zoom para Zendesk.

22. Boost.ai

Boost.ai
Imagem de origem

Boost.ai construiu a plataforma de conversação AI mais fácil de usar do mundo para permitir que as equipes de atendimento ao cliente automatizem o suporte e implantou mais agentes virtuais do que qualquer outra empresa.

Boost.ai já trabalhou com mais de 200 empresas, incluindo mais de 100 organizações públicas e numerosas instituições financeiras como bancos, cooperativas de crédito e seguradoras na Europa e América do Norte. Além de sua funcionalidade de agente virtual para equipes externas de atendimento ao cliente, o Boost.ai também apresenta bots de suporte para equipes internas como TI e RH.

O software torna simples a construção, lançamento e manutenção de um agente virtual. Reduza os custos de suporte e envolva os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, com a plataforma de conversação amigável AI que permite oferecer experiências de qualidade ao cliente em escala e sem limitações.

Recursos:

  • Construtor de código nenhum
  • NLP e NLU
  • Análise da conversação

Preços:

  • Contato para uma citação

Teste grátis: Não disponível

Características do software AI chatbot

No final do dia, os chatbots da IA são ferramentas de conversação construídas para facilitar a vida dos agentes e garantir que seus clientes recebam o suporte de alta qualidade que eles merecem e esperam. Ao procurar por software AI chatbot que sirva aos propósitos de sua empresa, considere adquirir bots com as seguintes características.

1. Construtor de bots

Construa melhores bots para impressionar os clientes desde o início - nenhum código necessário (a menos que seja a sua preferência). Embora um construtor de bot sem código seja uma ferramenta conveniente, muitas soluções requerem a experiência de um desenvolvedor, portanto cabe a você fazer um balanço de suas necessidades e recursos antes de se instalar em um bot. Você pode usar o AI chatbots para:

  • Função como primeiro ponto de contato para tickets de suporte de entrada
  • Defletir bilhetes de suporte que não requerem conhecimento especializado
  • Religenciar os fluxos de trabalho internos
  • Pedidos de suporte de transporte
  • Responder rapidamente aos clientes com respostas pré-fabricadas.
  • Enviar sugestões de artigos automatizados
  • O cliente em questão

Você também pode treinar sua IA para responder articuladamente a perguntas comuns e analisar métricas de conversação.

2. Implantação do Omnichannel

Fornecer suporte excepcional ao cliente e impulsionar as vendas através dos canais, implantando um chatbot omnichannel.

Quando você implanta um chatbot AI através de múltiplos canais de comunicação - como SMS, seu website e mídia social - ele pode abrir e escalar bilhetes e até encaminhá-los ao agente apropriado se não conseguir resolver um problema por si só.

O principal benefício dos bots que suportam a implantação omnichannel é que eles conhecem seus clientes e podem ajudar a proporcionar uma experiência consistente em todos os canais. Muitos chatbots podem reunir o contexto do cliente realizando uma conversa com eles ou acessando os dados internos de sua empresa para agilizar o serviço.

Um chatbot omnichannel também cria uma visão unificada do cliente, permitindo a colaboração interfuncional entre diferentes departamentos dentro de sua organização. Seu chatbot pode coletar informações dos clientes e documentá-las em um local centralizado para que todas as equipes possam acessá-las e fornecer um serviço mais rápido.

3. Integrações com sistemas de terceiros

Você pode usar um AI chatbot para conversar ao vivo em seu site ou conectá-lo com sistemas de terceiros para que o bot possa puxar os dados para uma conversa.

Assim, quando um cliente inicia uma conversa com seu bot, ele pode orientá-lo para a resposta mais relevante com base em sua consulta. Ao utilizar as integrações, seu bot pode acessar informações como:

  • Pormenores e acompanhamento da encomenda
  • Histórico de pagamentos
  • IDs de usuário
  • Atualizações de bilhetes de suporte
  • Dados profissionais

Além disso, alguns recursos de IA generativa podem trabalhar juntos para criar experiências mais inteligentes para os clientes. O OpenAI, o laboratório de pesquisa privado que desenvolveu o ChatGPT, integra-se ao Zendesk, aumentando o poder dos modelos básicos proprietários do Zendesk com os recursos do OpenAI.

4. Roteamento inteligente

Quando um cliente submete uma solicitação de suporte, os chatbots da AI podem abrir um ticket, etiquetá-lo para melhorar as regras de roteamento e encaminhá-lo ao melhor agente para o trabalho - isto é chamado de roteamento de canal único. Em vez de apenas enviar pedidos de suporte ao primeiro agente disponível, os bots Zendesk podem encaminhar bilhetes com base em:

  • Habilidades do agente
  • Estado de atividade
  • Capacidade
  • Prioridade de conversação

Benefícios do uso de software chatbot

Os benefícios dos chatbots da IA vão além de aumentar a eficiência e cortar custos - são estacas de mesa. Os bots são mais poderosos quando os humanos podem trabalhar com eles para resolver os principais desafios comerciais.

1. Fornecer um serviço 1:1 conveniente, 24/7

A tecnologia Chatbot permite que as empresas estejam constantemente conectadas e satisfaçam o desejo dos clientes de suporte instantâneo.

Os clientes de hoje esperam ajuda assim que precisam dela nos canais que lhes são convenientes. Ao implantar um chatbot AI através dos canais preferidos de seus clientes, garanta que seus clientes tenham acesso a um suporte simplificado durante a implementação e sempre que os agentes não estiverem on-line.

2. Aumentar a satisfação do cliente

Os chatbots da AI podem ajudá-lo a servir os clientes onde eles estão - e eles estão nos canais de mensagens. De fato, os aplicativos de mensagens têm o maior índice de satisfação do cliente de qualquer canal de suporte, com um CSAT de 98%. Os clientes querem interagir com as marcas nos mesmos canais digitais que já estão usando em suas vidas pessoais.

Os aplicativos de mensagens de negócios se prestam a experiências de conversação mais convenientes e ricas - e podem ser substancialmente mais baratos do que uma interação de voz. Eles também podem ser mais convenientes para as equipes de suporte, pois o envio de mensagens pela web e de aplicativos móveis permite que os agentes de atendimento ao cliente respondam aos clientes remotamente a qualquer momento. Algumas dessas aplicações incluem:

As ferramentas de IA generativa, incluindo a tecnologia que alimenta o ChatGPT, também podem melhorar a satisfação do cliente, ajudando os agentes a fornecer suporte mais rápido. Os agentes podem criar uma resposta robusta ao tíquete com um clique, com base em apenas algumas palavras digitadas com a integração entre a OpenAI e o Zendesk.

3. Escala enquanto reduz os custos

O Relatório de Tendências da Experiência do Cliente Zendesk concluiu que muitos líderes de atendimento ao cliente esperam que as solicitações dos clientes cresçam, mas nem todas as empresas estão prontas para adicionar mais membros da equipe à folha de pagamento.

Esta lacuna representa um ponto doce onde um chatbot pode ajudar.

Ao invés de contratar mais talentos, os gerentes de suporte podem alavancar os bots para aumentar a produtividade. Os Chatbots podem atuar como representantes de suporte extra, fazendo perguntas simples e pedidos repetitivos.

4. Aumente o impacto e o rendimento de sua equipe

Aumentar a produtividade dos agentes, tirando as perguntas mundanas de suas placas e liberando-os para perguntas complexas. O software Chatbot também permite que você colete informações do cliente antecipadamente e conecte imediatamente os clientes ao agente certo para seu problema.

O tempo que a automação devolve aos agentes é inestimável. Foi a chave para o serviço de assinatura de lâminas de barbear Dollar Shave Club, que usou bots Zendesk para gerenciar as atualizações de assinatura. As tarefas relacionadas à assinatura representavam originalmente 20% das solicitações de suporte do Dollar Shave Club, e com a AI, a empresa conseguiu economizar tempo e proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

"Queríamos desviar este tipo de bilhetes e ter conversas mais significativas e consultivas com nossos membros e Answer Bot tem sido a resposta", disse Trent Hoerman, Gerente de Programa Sênior do Dollar Shave Club.

5. Desbloquear mais oportunidades de conversão

Os chatbots on-line podem impulsionar as conversões com um auto-serviço mais inteligente. Um chatbot pode permitir aos clientes usar um centro de ajuda e encontrar artigos de base de conhecimento adaptados às suas necessidades.

Uma lata bot também:

  • Fornecer aos clientes informações sobre novos produtos e iniciativas da empresa.
  • Automate cross-sell and upsell activities.
  • Assistir clientes com problemas e perguntas simples.
  • Enviar aos clientes mensagens pró-ativas para manter a lealdade e impulsionar a receita.
  • Partilhar cupons e códigos de desconto especiais com os clientes com base em suas preferências e histórico de compras.

Quais são alguns casos de uso para chatbots?

É verdade que os aplicativos de IA, como o ChatGPT e o Google Bard, prometem mudar a maneira como trabalhamos, mas, por mais que existam trabalhos cujas funções possam ser automatizadas, os seres humanos reais ainda desempenharão um papel fundamental, especialmente nas funções de atendimento ao cliente, em que a experiência e a empatia reais não podem ser substituídas pela IA.

Aqui estão alguns casos de uso simples, porém eficaz, para chatbots.

Chatbots podem responder às perguntas freqüentes

Um bot é especialmente útil para automatizar perguntas básicas e repetitivas - os tipos de perguntas que sua equipe cresceu para esperar e pode resolver em um só toque.

Os clientes preferem usar os chatbots para questões simples, dando aos agentes seu tempo de volta para se concentrarem em tarefas de alto risco e oferecendo um suporte mais significativo.

Como os bots não são destinados a lidar com todos os problemas, eles trabalham ao lado de seus agentes - encaminhando os clientes e fornecendo contexto - para armá-los com todas as informações de que precisam para pular e resolver os problemas mais rapidamente.

Chatbots podem reforçar o auto-serviço

A maioria dos clientes verifica primeiro os recursos on-line se eles se deparam com problemas e querem resolver seus próprios problemas. Os chatbots da AI podem destacar suas opções de serviço próprio ao recomendar páginas de centro de ajuda aos clientes na interface de chat.

Em vez de peneirar através de um enorme catálogo de artigos de suporte, os clientes podem fazer uma pergunta aos chatbots, e a IA escaneará sua base de conhecimentos em busca de palavras-chave relacionadas à sua pergunta. Assim que o chatbot encontrar o recurso mais relevante, ele direcionará seu cliente para ele.

Com o tempo, à medida que seu chatbot tem mais interações e recebe mais feedback, ele se torna melhor a serviço de seus clientes. Como resultado, seus agentes ao vivo têm mais tempo para lidar com consultas complexas de clientes, mesmo durante os horários de pico.

Upwork, um mercado popular de freelancer, pode atestar isto. Brent Pliskow, VP de suporte ao cliente da Upwork, diz: "A integração do Forethought com Zendesk resolveu 58% de nossas interações de chat, deixando apenas 42% para serem tratados por nossa equipe de suporte".

Chatbots podem ajudar a fornecer suporte global

Você também pode integrar bots nos esforços de apoio global e facilitar a necessidade de contratação e treinamento internacional. Eles são uma maneira econômica de fornecer suporte imediato em cada fuso horário.

Os chatbots da AI também podem fornecer aos clientes respostas em todos os idiomas. Um chatbot pode perguntar a seus clientes qual idioma eles preferem no início de uma conversa ou determinar o idioma que um cliente fala através de suas frases de entrada.

Isto é especialmente benéfico para marcas globais como Fútbol Emotion, um varejista de produtos esportivos especializados que opera fora da Espanha e Portugal. Usando Zendesk Suite e Sunshine Conversations, a empresa fornece um excelente suporte de conversação em escala. O Fútbol Emotion também introduziu uma experiência multilíngue para servir um público maior, que foi essencial à medida que se expandia para servir a África, a Grande Europa e o Oriente Médio.

"A combinação de canais síncronos e assíncronos em Zendesk nos permitiu reduzir a curva de aprendizado do agente porque dividimos a complexidade do trabalho por canais e idiomas", explica Daniel Hsu, gerente de comércio eletrônico da Fútbol Emotion.

Chatbots podem ajudar com os picos e flutuações dos bilhetes

Como os chatbots nunca dormem, eles podem apoiar seus clientes quando seus agentes estão fora do horário - no fim de semana, tarde da noite, ou nos feriados. E como os hábitos de comércio eletrônico dos clientes flutuam fortemente devido às tendências sazonais, os chatbots podem atenuar a necessidade de as empresas trazerem trabalhadores sazonais para lidar com o alto volume de ingressos.

Por exemplo, um chatbot pode ajudar os clientes na sexta-feira preta ou em outros feriados de grande tráfego. Também poderia tirar alguma pressão de sua equipe de suporte após atualizações ou lançamentos de produtos e durante eventos.

Considere Spartan Race, uma plataforma de bem-estar extremo que implantou um chatbot Zendesk para ajudar sua pequena equipe de agentes a enfrentar os picos nos pedidos dos clientes durante as corridas. A Spartan Race teve uma redução de 9,5% no volume do bate-papo, ampliando a disponibilidade do bate-papo ao vivo de sua equipe em três horas todos os dias.

Chatbots para vendas

Além dos casos de uso do serviço de atendimento ao cliente, você pode utilizar os chatbots para prospecção.

Um chatbot pode ajudar na geração de leads, capturando leads através de múltiplos canais. Também pode passar um possível cliente para o próximo passo no processo de vendas, seja através de um agente de vendas humano ou de um e-mail e captura de números de telefone.

Por exemplo, um bot pode receber os visitantes do site e perguntar se eles querem entrar em contato com as vendas. Os prospectos podem deixar suas informações de contato e uma nota sobre suas necessidades, e o bot pode passar os detalhes para a equipe certa.

Um chatbot pode fazer perguntas qualificadas como, por exemplo

  • Qual é o tamanho de sua empresa?
  • Qual é o seu cargo?
  • De que características você precisa?
  • Qual o problema que você está enfrentando?

Você pode integrar um bot em seu CRM de vendas da mesma forma que você o integra em seu software de atendimento ao cliente. Isto assegura uma transferência sem problemas entre os bots e os representantes de vendas, equipando as equipes de vendas com contexto e histórico de conversas.

Chatbots para marketing

Semelhante aos "chatbots" de vendas, os "chatbots" de marketing podem escalar seus esforços de aquisição de clientes, coletando informações-chave e insights de clientes potenciais. Eles também podem ser colocados estrategicamente em páginas do site para aumentar as taxas de conversão.

As equipes de marketing também podem usar os chatbots como ferramenta para o envolvimento do cliente. A marca de colchões Casper, por exemplo, criou um chatbot para as pessoas que têm dificuldade para dormir e querem um amigo para conversar tarde da noite. O único objetivo do bot é aproximar as pessoas da marca Casper. E como os chatbots alimentados por IA podem aprender a voz de sua marca, eles podem conversar com os clientes de uma forma que lhes pareça familiar.

Chatbots para carrinhos abandonados

O abandono do carrinho de compras acontece quando os compradores on-line adicionam itens a seus carrinhos, mas saem antes da compra. A taxa mundial de abandono do carrinho de compras é de quase 70%, e este número só tem aumentado ao longo dos anos. Os clientes abandonam seus carrinhos devido a custos de envio inesperados, um processo de checkout complicado ou uma falta de confiança.

Os Chatbots podem ser uma ótima maneira de responder a qualquer pergunta que um cliente possa ter para dar-lhes a confiança necessária para comprar ou atualizar sua conta. Mesmo que um cliente não esteja pronto para se conectar, fornecer uma opção rápida e conveniente para entrar em contato gera confiança.

Um chatbot de carrinho abandonado também pode oferecer aos clientes um desconto para incentivar a compra. O chatbot só precisa de acesso ao contexto do cliente que lhe diga quando um cliente tem um item em seu carrinho, para saber quando oferecer esse desconto.

A IA leva o fluxo de trabalho do carrinho abandonado adiante com recomendações inteligentes e personalizadas. Assim, em vez de simplesmente tentar salvar uma venda, um chatbot AI também pode ajudar a aumentar o valor total do carrinho de um cliente.

Chatbots para suporte interno

As empresas podem até mesmo usar chatbots para apoiar os funcionários. Um chatbot é uma adição útil a qualquer estratégia de suporte interno, especialmente quando emparelhado com auto-serviço.

Muitas equipes de TI utilizam uma base de conhecimento para mitigar questões repetitivas e capacitar os funcionários a se auto-servir. Um chatbot pode ajudar a escalar seus esforços internos de auto-serviço, direcionando os funcionários para ajudar a centralizar os artigos, o que pode ser particularmente útil durante o embarque de funcionários ou mudanças em toda a empresa.

TI ou outras equipes internas também podem usar um bot para responder às perguntas freqüentes através de canais convenientes, como Slack ou e-mail. Similar aos chatbots para suporte externo, os chatbots de suporte interno garantem aos funcionários uma ajuda rápida 24 horas por dia, tornando-os úteis para empresas globais e equipes remotas com funcionários em diferentes fusos horários.

Quais são algumas das tendências de AI chatbot?

Se sua organização ainda não começou a usar bots AI para auxiliar sua equipe de atendimento ao cliente e agilizar o suporte, comece a considerá-lo. Desde o surgimento do ChatGPT, a tecnologia de chatbot continuou a progredir, e os clientes esperam cada vez mais resoluções rápidas e convenientes. É seguro dizer que a IA veio para ficar.

Ainda não vendido? Aqui estão algumas estatísticas de IA, tendências e previsões que podem mudar sua opinião.

  • Os avanços do ChatGPT feitos em 2022 com a criação de textos humanistas introduziram outros grandes avanços da IA como o Bing AI da Microsoft, que utiliza a poderosa tecnologia. (CNBC)
  • Google está testando "Aprendiz Bard" - um novo chatbot de IA que entrou em desenvolvimento em resposta ao grande sucesso do ChatGPT no ano passado. (CNBC)
  • 65% dos líderes empresariais acreditam que os bots estão se tornando mais humanos. (Zendesk)
  • 67% dos clientes acreditam que os bots fornecem a maioria das informações corretas. (Zendesk)
  • Um bot AI pode realizar e fechar uma conversa com o cliente em seis mensagens ou menos. (Tido)
  • O mercado de chatbot deve valer 5,9 bilhões de dólares até 2032. (Pesquisa de precedentes)
  • 77% dos clientes relatam que os bots de IA são úteis para a resolução de problemas simples. (Zendesk)
  • 62% dos clientes prefeririam usar um robô de serviço para um suporte mais rápido do que esperar por um representante de atendimento ao cliente. (Tidio)

Qual é o chatbot de IA certo para você?

O software chatbot certo para sua empresa depende de alguns fatores diferentes. Principalmente, suas necessidades atuais de suporte e recursos disponíveis.

Se você precisar de um bot que funcione para seu negócio e para os clientes que você atende, garanta que sua solução de atendimento ao cliente ofereça recursos de personalização fáceis de usar, sejam eles incorporados, integrações de terceiros ou codificados sob medida.

Tente responder as seguintes perguntas para encontrar uma solução de chatbot que faça sentido para as necessidades operacionais de sua equipe de suporte.

Que problema você está procurando resolver - e de que recursos você precisa para resolvê-lo?

Antes de usar um bot, identifique os pontos de dor dentro de sua organização e faça um balanço dos recursos que você já tem para resolvê-los. Aqui estão algumas coisas para se prestar atenção:

  • O número de pedidos de suporte que você recebe diariamente
  • Perguntas recorrentes e tarefas repetitivas
  • {Eficiência e tempo de inatividade dos funcionários

  • Capacidades atuais do bot
  • Esperar por agentes com habilidades especiais.
  • Relações atrás de longos tempos de espera

A partir daí, você pode determinar com que lacunas de recursos você está lidando e selecionar um chatbot com as funcionalidades para preenchê-las.

O seu chatbot é flexível o suficiente para trabalhar em diferentes canais?

Os clientes esperam receber apoio sobre seus canais preferidos - quer estejam interagindo com um humano ou com um bot. Eles também esperam opções.

Como tal, é importante que seu chatbot trabalhe através de uma variedade de canais, fazendo com que a implantação de omnichannel para os chatbots AI seja obrigatória.

O ideal é que seu bot seja capaz de se comunicar em todos os canais digitais que seus clientes utilizam, inclusive:

  • Websites
  • Aplicações móveis
  • SMS
  • Slack
  • WhatsApp
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

De que nível de contexto seu chatbot vai precisar?

Se seu centro de suporte for relativamente pequeno ou não lidar com grandes volumes de pedidos de suporte, seu bot não precisará de tantos dados para fornecer soluções.

Entretanto, os centros de contato e os robustos departamentos de atendimento ao cliente devem selecionar os chatbots com aprendizagem de máquinas que possam aprender e melhorar com o tempo. Tenha em mente que você precisará continuar treinando seu chatbot para garantir que seus resultados sejam precisos.

"Enquanto as tecnologias de IA crescem cada vez mais 'inteligentes' na compreensão das entradas dos clientes, o que você diz a seu robô para produzir é como qualquer outro conteúdo que seu negócio administra - ele deve ser monitorado, mantido atualizado e auditado freqüentemente quanto ao desempenho e relevância", diz Madison Hoffman, diretora de auto-serviço e automação da Zendesk.

Um componente chave de qualquer solução de inteligência artificial são os dados - quanto mais dados você tiver, mais rápido seu chatbot de inteligência artificial pode aprender e melhorar. Em resumo, mais contexto leva a melhores chatbots e a conversas mais personalizadas.

Como você vai administrar as conversas entre os chatbots e os agentes?

Se você já está pensando em maneiras de melhorar o fluxo de contextuais

Entre os representantes de vendas e suporte, um bot AI pode ser a maneira perfeita para garantir a coleta e o registro de dados precisos dos clientes.

As empresas precisam de ferramentas para implantar conversas de chatbot na parte da frente e gerenciá-las na parte de trás. Isto ajuda os agentes a entender a intenção por trás de cada conversa e simplifica as transferências entre os agentes e os chatbots.

Você já tem recursos que seu robô AI pode recomendar aos clientes ou usar para aprender?

Se você tem uma base de conhecimento, um bom lugar para começar é com um bot que sugere artigos do conteúdo de seu centro de ajuda existente e captura o contexto básico do cliente pelo tempo mais rápido a ser valorizado.

Se você quiser um pouco mais de controle, procure um construtor de bot com uma interface visual. Isto permite que você projete conversas personalizadas de bot sem escrever nenhum código.

Um bot não é nada sem sua base de conhecimento. Se você tentasse implementar um bot em seu fluxo de trabalho sem ele, correria o risco de dar aos usuários informações incorretas.

Enquanto isso, os sistemas que não podem puxar informações da Internet não teriam dados para puxar para tomar decisões ou ter conversas.

Perguntas frequentes sobre chatbots

Experimente nosso chatbot AI de graça

Zendesk torna fácil melhorar sua experiência de suporte ao cliente, rastrear e gerenciar conversas e integrar seu bot com terceiros.

Os bots Zendesk podem aproveitar seus recursos existentes do centro de ajuda para guiar os clientes a uma resolução instantânea via auto-serviço. Eles também podem coletar o contexto do cliente para os agentes de suporte. E se você quiser mais controle, nosso criador de fluxo click-to-build permite que você crie conversas ricas e personalizadas de bot sem escrever código. Nossa recente adição de OpenAl também oferece às empresas uma solução única para melhorar a experiência e a escala de seus clientes a níveis que antes eram inalcançáveis.