Ir para o conteúdo principal

Política de privacidade

Em vigor a partir de 1 de junho de 2021, a Zendesk, Inc. (“Zendesk”) e suas subsidiárias (coletivamente, o “Grupo Zendesk”, “nós” ou “nos/conosco” ou “nosso”) atualizaram nossa Política de Privacidade (“Política”). Para consultar a versão anterior da nossa Política, clique aqui.

Índice:

  1. Introdução
  2. Âmbito desta Política
  3. Informações que você nos fornece
  4. Informações que coletamos de você em nossos sites
  5. Informações coletadas a partir de outras fontes
  6. Como utilizamos as informações que coletamos
  7. Compartilhamento de informações coletadas
  8. Transferências internacionais de Dados pessoais
  9. Outras informações importantes sobre privacidade
  10. Como exercer seus direitos de proteção de dados
  11. Dados pessoais de menores
  12. Transações Comerciais
  13. Termos e Condições Suplementares para Determinadas Regiões
  14. Alterações a esta Política
  15. Entre em contato conosco
  16. Soberania da versão em inglês

1. Apresentação

Esta Política detalha o nosso compromisso com a proteção da privacidade das pessoas que:

  1. visitam nossos Sites (definidos abaixo) (“Visitantes dos Sites”) ou pessoas que nos solicitam contato por meio dos nossos formulários on-line na Internet;
  2. quem se registrar para usar os produtos e serviços que comercializamos para assinatura disponíveis em www.zendesk.com (os “Serviço(s)”); ou
  3. participe ou cadastre-se para participar de webinários, eventos patrocinados ou outros eventos dos quais o Grupo Zendesk participa (“Participantes”).

Para os fins desta Política, o termo “Sites” refere-se coletivamente à página www.zendesk.com, bem como a outros sites que o Grupo Zendesk opera e que dispõem de links para esta Política. Esta Política descreve como o Grupo Zendesk coleta, usa, compartilha e protege os dados pessoais fornecidos por você. Ela também descreve suas opções relacionadas ao uso, acesso e correção dos seus dados pessoais.

2. Âmbito desta Política

Aplicações desta Política:

Para além dos Sites que se ligam a esta Política, esta Política se aplica ao seguinte:

  • O Zendesk Marketplace, que é um mercado on-line de aplicativos da web sob demanda usado em conjunto com alguns dos Serviços. O Grupo Zendesk e terceiros podem publicar aplicativos no Zendesk Marketplace. Quando publicarmos um aplicativo e este se vincular a esta Política, esta Política é aplicável. Quando um terceiro publica um aplicativo, a política de privacidade deste terceiro é aplicável.
  • O Zendesk Developer Portal, que permite que os assinantes criem aplicativos da Internet e outras integrações com os nossos serviços. Para os fins desta Política, o termo “Assinante” significa uma pessoa ou entidade que tenha celebrado um Contrato de Serviços (definido abaixo) para o uso dos nossos Serviços.

Quando esta política não se aplica – sites de terceiros:

Nossos Sites podem conter links para outros sites. As práticas de informação e o conteúdo desses outros sites são regidos pelas declarações de privacidade desses sites. Recomendamos revisar as declarações de privacidade de qualquer outro site a fim de entender suas práticas de informação.

Quando esta Política não se aplica – Dados do serviço:

Com a exceção das Informações da Conta (como definido abaixo) e outras informações que coletamos em relação ao seu cadastro ou autenticação em nossos Serviços, esta Política não se aplica às nossas práticas de segurança e privacidade em relação aos dados eletrônicos, texto, mensagens, comunicações ou outros materiais enviados e armazenados dentro dos Serviços por você (“Dados do Serviço”).A segurança dos Dados do Serviço e as práticas de privacidade são detalhadas e governadas por nosso Acordo Geral de Assinatura, disponível aqui, ou outros acordos aplicáveis entre você e qualquer membro do Grupo Zendesk relacionado ao seu acesso e seu uso desses Serviços (coletivamente referidos como o “Acordo de Serviço”).

Os Assinantes dos nossos Serviços são os únicos responsáveis por estabelecer políticas e assegurar a conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis, bem como por todas e quaisquer políticas de privacidade, acordos ou outras obrigações relacionadas à coleta de dados pessoais em conexão com o uso dos nossos Serviços, por parte dos indivíduos (também referidos por “titulares dos dados”) com quem nossos Assinantes interagem.

Coletamos informações mediante instruções dos nossos Assinantes, e não temos relação direta com indivíduos cujos dados pessoais processamos em conexão com o uso dos nossos Serviços pelos nossos Assinantes. O uso das informações coletadas por meio dos nossos Serviços será limitado ao propósito de fornecer o serviço para o qual os Assinantes contrataram um membro do Grupo Zendesk. Se você interage com um Assinante usando os nossos Serviços (como cliente ou usuário de um dos nossos Assinantes) e precisa de ajuda, deseja alterar suas informações de contato ou não deseja mais ser contatado por um Assinante que usa nossos Serviços, entre em contato com o Assinante com o qual você interage diretamente.

3. Informações que você nos fornece

Informações de registro e conta:

Solicitamos e podemos coletar dados pessoais a seu respeito, como seu nome, endereço, número de telefone, e-mail, ID de mensagem instantânea e informações de cartão de crédito, bem como certas informações relacionadas, como o nome da sua empresa e nome do site, ao cadastrar uma conta para acessar ou utilizar um ou mais dos nossos Serviços (“Conta”). Também solicitamos e coletamos dados pessoais, como endereço de e-mail e nome ou pseudônimo de qualquer indivíduo que você autorizar a fazer login e utilizar os nossos Serviços em conexão com a sua conta (“Representante” ou “Usuário final”, conforme definido no Contrato de Serviço). Baseamos o processamento dos seus dados pessoais nos nossos interesses legítimos, para oferecer a você a funcionalidade necessária durante a utilização do(s) nosso(s) Serviço(s).

Se você se inscrever para uma Conta de avaliação gratuita, não é necessário informar as informações do seu cartão de crédito, a menos que, e até que, você decida continuar com uma assinatura paga para os nossos Serviços. Um terceiro intermediário é usado para gerenciar o processamento do cartão de crédito. A este intermediário não é permitido armazenar, reter ou usar suas informações de cobrança para qualquer finalidade, exceto para processamento do cartão de crédito em nosso nome.

Nos referimos a qualquer informação acima descrita como “Informações da Conta” para efeitos desta Política. Ao fornecer-nos voluntariamente Informações da Conta, você declara que é o proprietário de tais dados pessoais ou tem de outra forma o consentimento necessário para fornecê-los para nós.

Outros envios:

Solicitamos e podemos coletar seus dados pessoais quando você envia formulários on-line em nossos sites ou quando usa recursos interativos dos sites, como a participação em webinars, pesquisas, concursos, promoções, sorteios, solicitação de suporte ao cliente ou comunicações conosco. Processamos os seus dados pessoais para cumprir o nosso contrato com você quanto ao uso dos nossos sites e Serviço(s) e para cumprir as nossas obrigações no âmbito do Contrato de Serviço. Para os casos em que não celebramos o Contrato de Serviço, baseamos o processamento de seus dados pessoais segundo nossos interesses legítimos para operar e administrar os nossos sites e para oferecer o conteúdo acessado e solicitado por você.

Informações do participante:

Solicitamos e podemos coletar dados pessoais como seu nome, endereço, número de telefone e endereço de e-mail quando de sua inscrição ou participação em um evento patrocinado ou outros eventos dos quais participe qualquer membro do Grupo Zendesk, no intuito de facilitar sua inscrição ou participação no evento, inclusive o envio de comunicados pertinentes a você.

Aplicativo móvel:

Quando você ou seus Agentes baixam e usam nossos Serviços, coletamos automaticamente informações como o tipo de dispositivo que você usa, a versão do sistema operacional do dispositivo, a operadora de celular que facilita a conexão com o aplicativo móvel e o país de origem da conexão, para cumprir nossas obrigações de acordo com nosso Acordo Geral de Assinatura com nossos Assinantes.

4. Informações que coletamos de você em nossos sites

Cookies e outras tecnologias de rastreio:

Nós e nossos parceiros autorizados podemos utilizar cookies e outras tecnologias de coleta de informações para diversos fins. Essas tecnologias poderão nos fornecer dados pessoais, informações sobre dispositivos e redes que você utiliza para acessar nossos sites e outras informações referentes às suas interações com nossos Sites. Para obter informações detalhadas sobre o uso de cookies nos nossos sites e como gerenciar suas configurações de cookies, leia e revise a nossa Política de Cookies, disponibilizada aqui.

Podemos utilizar web beacons, tags e scripts nos nossos Sites ou em e-mails e outras comunicações eletrônicas que enviamos a você. Isso nos ajuda a fornecer cookies, contar visitas feitas aos Sites, entender o uso e a eficácia da campanha e determinar se um e-mail foi aberto e aplicado. Podemos receber relatórios baseados na utilização dessas tecnologias por prestadores de serviços terceirizados individual ou conjuntamente.

Utilizamos Armazenamento local, como HTML5 e Objetos compartilhados locais (“LSOs”, também conhecidos como cookies Flash) para armazenar informações e preferências de conteúdo. Vários navegadores podem oferecer suas próprias ferramentas de gerenciamento para remoção de HTML5. Terceiros com quem estabelecemos parcerias fornecem certos recursos ao nosso site ou utilizam LSOs, como HTML5 e Flash, para coletar e armazenar informações visando exibir propagandas baseadas na sua atividade de navegação na internet. Para obter mais informações sobre como gerenciar cookies Flash, clique aqui.

Temos parcerias com terceiros para exibir publicidade nos Sites ou para administrar nossa publicidade em outros sites.Nossos parceiros externos também podem utilizar tecnologias, como cookies, web beacons, tags, flash, HTML5, scripts ou outras tecnologias de rastreamento para coletar informações sobre suas atividades em nossos Sites e outros sites, a fim de sugerir anúncios com base em seus interesses e suas atividades na internet.Se não desejar que essas informações sejam utilizadas para a finalidade de lhe oferecer anúncios baseados em seus interesses, você pode optar pela desativação clicando aqui e aqui (ou, se localizado na União Europeia, você pode optar pelo uso dos cookies clicando aqui).Note que isto não exclui você de receber anúncios e você continuará a receber anúncios genéricos não segmentados.

Registros:

Como acontece com a maioria dos sites e serviços fornecidos pela internet, reunimos certas informações e as armazenamos em arquivos de registro quando você interage com nossos Sites e Serviços. Essas informações incluem endereços de protocolo de internet (internet protocol, IP), bem como tipo de navegador, provedor de serviços de internet, URLs de páginas de referência/saída, sistema operacional, registro de data/hora, informações que você pesquisa, localidade e preferências de idioma, números de identificação associados aos seus dispositivos, sua operadora de celular e informações de configuração do sistema. Eventualmente, conectamos dados pessoais às informações coletadas em nossos arquivos de registro, conforme necessário para melhorar nossos Sites e Serviços. Nesses casos, trataríamos as informações combinadas de acordo com esta Política.

Análise:

Coletamos informações de análises quando você usa os Sites para nos ajudar a melhorá-los, inclusive por meio do uso de cookies. Também podemos compartilhar dados agregados e/ou anonimizados sobre as suas ações nos nossos Sites com provedores de serviços terceirizados de serviços de análise. Também usamos um software móvel de analítica para nos permitir compreender melhor a funcionalidade das versões móveis dos nossos Serviços no seu dispositivo móvel. Esse software pode registrar informações como a frequência com que você utiliza o aplicativo, eventos que ocorrem no aplicativo, utilização agregada, dados de desempenho e de onde o aplicativo foi baixado. Não vinculamos as informações armazenadas no software de analítica a quaisquer informações pessoais identificáveis que você tenha enviado pelo aplicativo móvel.

5. Informações coletadas a partir de outras fontes

Widgets de redes sociais:

Nossos Sites incluem recursos de redes sociais como o botão “Curtir” do Facebook e widgets, como o botão “Compartilhar”, além de miniprogramas interativos executados em nossos Sites. Esses recursos poderão coletar o seu endereço de protocolo da internet (IP), qual página dos Sites que você está visitando e, a partir daí, instalar um cookie para permitir que o recurso funcione adequadamente. Os recursos e widgets de redes sociais são hospedados por terceiros ou diretamente nos Sites. As suas interações com esses recursos são regidas pela declaração de privacidade das empresas que oferecem os serviços.

Informações de serviços prestados por terceiros:

Também podemos obter outras informações, inclusive dados pessoais, de terceiros e combiná-las com as informações que coletamos por meio dos nossos Sites. Por exemplo, podemos ter acesso a certas informações de uma mídia social de terceiros ou serviço de autenticação, se você acessar nossos Serviços por meio do referido serviço ou, de outra forma, fornecer acesso às informações do serviço. Qualquer acesso que possamos ter a informações de uma mídia social de terceiros ou serviço de autenticação está de acordo com os procedimentos de autorização determinados por esse serviço. Se você nos autorizar a nos conectarmos a um serviço de terceiros, acessaremos e armazenaremos seu nome, endereço(s) de e-mail, cidade onde se localiza no momento, URL da foto do perfil e qualquer outro dado pessoal que o serviço de terceiros nos disponibilizar, usar e divulgar de acordo com esta Política. Você deve verificar suas configurações de privacidade nesses serviços de terceiros, para compreender e alterar as informações enviadas a nós por meio desses serviços. Por exemplo, você poderá optar por fazer login nos Serviços usando os serviços de login único, como o Facebook Connect ou um provedor de Open ID.

Esses serviços de login único autenticarão sua identidade com a opção de compartilhar conosco certos dados pessoais (como nome e endereço de e-mail) e preencherão previamente nosso formulário de cadastro. Serviços como o Facebook Connect oferecem a você a opção de publicar informações sobre suas atividades nos Serviços no seu perfil do Facebook para compartilhar com outras pessoas da sua rede de contatos.

6. Como utilizamos as informações que coletamos

Usos gerais:

Podemos usar as informações que coletamos a seu respeito (inclusive dados pessoais, na extensão aplicável) para cumprir nossas obrigações nos termos do Contrato de Serviço celebrado com você e com base em interesses legítimos, inclusive (a) fornecer, operar, manter, aprimorar e promover os Sites e os Serviços; (b) permitir que você acesse e use os Sites e os Serviços; (c) processar e concluir operações e enviar informações relacionadas, inclusive confirmações de compra e faturas; (d) enviar mensagens operacionais, inclusive respostas aos seus comentários, perguntas e solicitações; oferecer atendimento e suporte ao cliente; e enviar a você avisos técnicos, atualizações, alertas de segurança e mensagens de suporte e administrativas; (e) enviar comunicações promocionais a você, como informações sobre produtos e serviços, recursos, pesquisas, boletins informativos, ofertas, promoções, concursos e eventos; e disponibilizar outras notícias ou informações sobre nós e nossos parceiros (você pode optar por não receber nossas comunicações de marketing, acessando https://go.zendesk.com/unsubemail e fornecendo os nomes/endereço(s) de e-mail que você gostaria que fossem removidos dos nossos bancos de dados de marketing e adicionados à nossa lista “Não entrar em contato”, ou seguindo as instruções de cancelamento de assinatura incluídas nas nossas comunicações de marketing) (f) processar concursos ou sorteios e entregar os respectivos prêmios; (g) monitorar e analisar tendências, uso e atividades em conexão com os Sites e Serviços e para fins de marketing ou publicidade; (h) investigar e prevenir operações fraudulentas, acesso não autorizado aos Sites e Serviços, e outras atividades ilegais; (i) personalizar os Sites e Serviços, inclusive o fornecimento de recursos ou anúncios que correspondam aos seus interesses e preferências; e (j) para outros fins para os quais obtenhamos o seu consentimento.

Base jurídica para o processamento (apenas visitantes provenientes do EEE):

Se você residir no Espaço Econômico Europeu (“EEE”), o fundamento jurídico para coletar e usar os dados pessoais descritos acima dependerá dos dados pessoais em questão e do contexto específico em que os coletamos.

No entanto, normalmente coletaremos seus dados pessoais somente quando precisarmos deles para cumprir um contrato (p. ex., para prestar os nossos Serviços), em que o processamento é do nosso interesse legítimo e não se anula pelos seus interesses de proteção de dados ou direitos e liberdades fundamentais, ou mediante seu consentimento. Em alguns casos, também poderemos ter a obrigação judicial de coletar seus dados pessoais.

Se pedirmos que você forneça dados pessoais para cumprir uma obrigação judicial ou para firmar um contrato com você, esta informação será claramente comunicada no momento relevante e avisaremos se o fornecimento de seus dados pessoais é obrigatório ou não (assim como as possíveis consequências em caso de não fornecimento).

Da mesma forma, se coletarmos e usarmos seus dados pessoais com base nos nossos interesses legítimos (ou de terceiros), no momento devido comunicaremos a você, com clareza, os motivos do uso de seus dados pessoais. Se processarmos dados pessoais com o seu consentimento, você poderá retirá-lo a qualquer momento.

Caso tenha dúvidas ou precise de mais informações sobre o fundamento jurídico que nos ampara para coletarmos e usarmos seus dados pessoais, entre em contato conosco usando as informações de contato na seção “Contato” abaixo.

7. Compartilhamento de informações coletadas

Prestadores de serviços terceirizados:

Compartilhamos informações, inclusive dados pessoais, com prestadores de serviços terceirizados que fornecem hospedagem e manutenção dos nossos Sites, desenvolvimento de aplicativos, backup, armazenamento, processamento de pagamentos, análises e outros serviços. Esses prestadores de serviços terceirizados poderão acessar ou processar seus dados pessoais com a finalidade de nos fornecer esses serviços. Não permitimos que nossos prestadores de serviços terceirizados usem os dados pessoais que compartilhamos com eles para fins de marketing ou qualquer outro fim que não seja em conexão com os serviços que eles nos fornecem.

Também podemos compartilhar informações agregadas e/ou anonimizadas em relação ao seu uso dos Serviços com terceiros, para propósitos de marketing, com base em nosso interesse legítimo de desenvolver e promover Serviço(s).Contudo, nunca identificaríamos você, seus Agentes ou Usuários Finais como a fonte das informações.

Podemos coletar, bem como podemos contratar provedores de análise terceirizados para coletar, métricas e informações relacionadas ao seu uso do Serviço, inclusive avaliar como os Representantes e Usuários finais usam o Serviço (“Dados de uso”) para desenvolver novos recursos, melhorar os recursos existentes ou informar estratégias de vendas e marketing, com base no nosso interesse legítimo de melhorar os Serviços. Ao processarmos os Dados de uso, todos os dados pessoais serão anonimizados. Os provedores de análise terceirizados não compartilharão ou divulgarão Dados de uso, embora possamos disponibilizar Dados de uso ao público ao longo do tempo.

Conformidade com leis e solicitações de autoridades legais; proteção de nossos direitos:

Em determinadas circunstâncias, podemos ser obrigados a divulgar seus dados pessoais em resposta a solicitações válidas das autoridades públicas, inclusive para cumprir exigências de segurança nacional ou aplicação da lei. Podemos divulgar dados pessoais para responder a intimações, ordens judiciais ou processos judiciais, ou para estabelecer ou exercer nossos direitos, ou nos defender contra reivindicações judiciais. Também podemos compartilhar essas informações se acreditarmos serem necessárias para investigar, prevenir ou tomar providências frente a atividades ilícitas, suspeitas de fraude, situações que envolvam possíveis ameaças à segurança física de qualquer pessoa, violações ao nosso Contrato de Serviço ou de outra forma, conforme exigido por lei.

Depoimentos:

Periodicamente, podemos publicar depoimentos nos Sites que podem conter dados pessoais. Sempre buscaremos seu consentimento para publicar seu nome junto ao seu depoimento. Se desejar atualizar ou excluir seu depoimento, você pode entrar em contato conosco pelo e-mail privacy@zendesk.com.

Indicações:

Caso opte por usar o serviço de indicações para contar a um amigo sobre os nossos produtos e serviços, solicitaremos o nome e o endereço de e-mail desse amigo. Você só deve informar o nome e o endereço de e-mail de seu amigo se tiver convicção razoável de que ele não objetará ao nosso contato. Se informar, enviaremos automaticamente um e-mail ao seu amigo, convidando-o a visitar os Sites e armazenaremos essas informações com o objetivo de enviar esse e-mail inicial, acompanhando o sucesso do nosso programa de indicações e outras atividades de marketing. O seu indicado poderá entrar em contato conosco pelo e-mail privacy@zendesk.com para solicitar a exclusão das informações dele do nosso banco de dados.

Fóruns da comunidade:

Os Sites poderão oferecer blogs de acesso público, fóruns da comunidade, seções de comentários, fóruns de discussão ou outros recursos interativos (“Áreas interativas”). Observe que qualquer informação publicada em uma Área interativa pode ser lida, coletada e usada por outras pessoas que a acessarem. Para solicitar a exclusão dos seus dados pessoais de uma Área interativa, entre em contato conosco pelo e-mail privacy@zendesk.com. Em alguns casos, talvez não seja possível excluir os seus dados pessoais. Nesses casos, informaremos a impossibilidade de excluí-los e o porquê.

Compartilhamento do Grupo Zendesk:

Poderemos compartilhar informações, inclusive dados pessoais, com qualquer membro do Grupo Zendesk, e eles usarão essas informações apenas para os fins já descritos nesta Política.

Para comercializar os nossos Serviços:

Poderemos compartilhar informações, inclusive dados pessoais, com nossos parceiros de canais, exclusivamente com o propósito de capacitá-los a notificar você sobre os nossos Serviços. A Zendesk exige que os parceiros de canais ofereçam uma opção de exclusão nas comunicações que estabelecem com você. Por meio da exclusão, você deixará de receber comunicações futuras dos nossos parceiros de canais.

Com seu consentimento:

Também poderemos compartilhar dados pessoais com terceiros, se tivermos o seu consentimento para tanto.

8. Transferências internacionais de Dados pessoais

Não compartilharemos seus dados pessoais com terceiros, salvo se necessário para atender a uma solicitação sua, para satisfazer nossas necessidades comerciais ou profissionais legítimas, ou conforme exigido ou permitido por lei. Ao transferirmos seus dados pessoais para terceiros ou prestadores de serviços, serão tomadas as devidas providências para assegurar o processamento de dados correto e seguro, em conformidade com a lei de proteção de dados pertinente.

Armazenamos dados pessoais a respeito dos Visitantes e Assinantes dos Sites no EEE, nos Estados Unidos e em outros países e territórios. Para facilitar nossas operações globais, poderemos transferir e acessar esses dados pessoais em qualquer lugar do mundo, inclusive em outros países onde o Grupo Zendesk opera. Portanto, os seus dados pessoais poderão ser processados fora do EEE e em países que não estão sujeitos a uma decisão de adequação da Comissão Europeia, e que talvez não proporcionem o mesmo nível de proteção de dados do EEE.

Nesse caso, asseguraremos que o destinatário dos seus dados pessoais ofereça um nível adequado de proteção, como, por exemplo, por meio de cláusulas contratuais padrão para a transferência de dados aprovadas pela Comissão Europeia [art. 46 do Regulamento Geral de Proteção de Dados (General Data Protection Regulation, GDPR)], ou solicitaremos seu consentimento prévio para essas transferências internacionais de dados.

Implantamos proteções para assegurar um nível adequado de proteção de dados quando os seus dados pessoais forem transferidos para países fora do EEE, como:

(a) Posse de uma decisão de adequação da Comissão Europeia por parte do país destinatário;

(b) Cláusulas Contratuais Padrão da Comissão Europeia para a transferência de dados pessoais.

(c) A Zendesk possui Regras Corporativas Vinculantes em vigor que garantem um nível adequado de proteção de dados onde quer que seus dados sejam fisicamente mantidos; ou

(d) A Zendesk cumpre e certificou a adesão aos princípios das estruturas do Escudo de proteção da privacidade entre UE-EUA e Suíça-EUA estabelecidas pelo Departamento de Comércio dos EUA; no entanto, não contamos com o Escudo de proteção da privacidade como mecanismo legal para transferir dados pessoais da UE, Reino Unido ou Suíça. Se o destinatário estiver localizado nos Estados Unidos, poderá ser um participante certificado das estruturas do Escudo de proteção da privacidade entre UE-EUA ou Suíça-EUA.

Você pode obter mais detalhes sobre a proteção dada aos seus dados pessoais quando transferidos para fora da Europa (inclusive uma cópia de amostra das cláusulas contratuais padrão) entrando em contato conosco por meio das informações descritas na Cláusula 15 abaixo.

Regras corporativas vinculantes:

Adotamos Normas Corporativas Vinculativas que foram autorizadas pelas autoridades de proteção de dados da UE e que nos permitem transferir dados pessoais legalmente de estados membros do EEE para outras empresas do Grupo Zendesk em todo o mundo. Mais informações sobre as nossas Normas Corporativas Vinculativas (inclusive cópia) são disponibilizadas aqui, e a comprovação da nossa aprovação das Normas Corporativas Vinculativas está disponível no site da Comissão Europeia, aqui.

Estruturas de proteção de privacidade:

A Zendesk cumpre e certificou a adesão aos princípios das estruturas do Escudo de proteção da privacidade entre UE-EUA e Suíça-EUA estabelecidos pelo Departamento de Comércio dos EUA; no entanto, não contamos com o Escudo de proteção da privacidade como mecanismo legal para transferir dados pessoais da UE, Reino Unido ou Suíça. Para obter mais informações sobre as estruturas do Escudo de proteção da privacidade e consultar o escopo de certificação da Zendesk, acesse https://www.privacyshield.gov/list. Em determinadas condições, descritas mais detalhadamente no site do Escudo de proteção da privacidade, você poderá requerer arbitragem vinculativa quando esgotados outros procedimentos de resolução de disputas. Para disputas residuais do Escudo de proteção da privacidade que não podem ser resolvidas pelos métodos acima, você pode requerer o processo de arbitragem vinculativa sob determinadas condições. Para saber mais sobre o esquema de arbitragem vinculativa do Escudo de proteção da privacidade, consulte: https://www.privacyshield.gov/article?id=ANNEX-I-introduction

A Comissão Federal de Comércio tem autoridade de investigação e fiscalização sobre a nossa conformidade com o Escudo de proteção da privacidade.

Se recebermos seus dados pessoais no âmbito do Escudo de proteção da privacidade e posteriormente transferi-los para um prestador de serviços terceirizado para processamento, continuaremos responsáveis se eles processarem seus dados pessoais de maneira inconsistente com os princípios do Escudo de proteção da privacidade, salvo se provarmos que não fomos responsáveis pelo evento que deu origem ao dano.

9. Outras informações importantes sobre privacidade

Aviso aos usuários finais

Nossos Serviços destinam-se ao uso por empresas. Quando nossos Serviços forem disponibilizados a você por meio de um dos nossos Assinantes, essa empresa se torna a controladora de dados dos seus dados pessoais. Perguntas e solicitações relacionadas à privacidade de dados devem ser inicialmente enviadas ao Assinante da Zendesk na qualidade de controlador dos seus dados. A Zendesk não se responsabiliza pelas práticas de privacidade ou segurança dos nossos Assinantes, as quais podem ser diferentes desta Política.

Os Assinantes da Zendesk podem:

  • restringir, suspender ou encerrar seu acesso aos Serviços;
  • acessar e descrever seus dados pessoais fornecidos a eles;
  • acessar e exportar seus dados pessoais processados por eles; e
  • alterar seus dados pessoais, inclusive o seu perfil de usuário final.

Retenção de dados

Quando a Zendesk for a controladora de dados dos dados pessoais (p. ex., dados pessoais relacionados a Visitantes do Site, Participantes e pessoas que se registram para usar os nossos Serviços), preservaremos os dados pessoais que coletarmos sempre que houver a necessidade comercial legítima para tanto (p. ex., para prestar nossos Serviços, possibilitar sua participação em um evento e cumprir as exigências legais, fiscais ou contábeis aplicáveis).

Quando não tivermos a necessidade comercial legítima de processar os seus dados pessoais, estes serão excluídos ou agregados ou, se isso não for possível (p. ex., porque seus dados pessoais foram armazenados em arquivos de backup), armazenaremos com segurança seus dados pessoais e os manteremos isolados de qualquer processamento adicional até que a exclusão seja possível.

Se seus dados pessoais forem processados nos Dados de Serviços de um Assinante, processaremos os dados pessoais pelo tempo que nos for instruído pelo Assinante correspondente que seja o controlador de dados dos Dados de Serviços do Assinante.

10. Como exercer os seus direitos de proteção de dados

Você tem certas opções disponíveis quando se trata dos seus dados pessoais. Abaixo está um resumo dessas escolhas, como exercê-las e quaisquer limitações.

Correção, atualização e remoção de suas informações:

Um indivíduo que busque exercer seus direitos de proteção de dados no que diz respeito aos dados pessoais armazenados ou processados por nós, em nome de um Assinante nosso dentro dos Dados de Serviço do Assinante (inclusive para buscar acesso ou para corrigir, alterar, excluir, exportar ou restringir o processamento dos dados pessoais), deve direcionar sua dúvida ao nosso Assinante (o controlador de dados). Após o recebimento de um pedido de um de nossos Assinantes para removermos os dados pessoais, responderemos ao pedido no prazo de trinta (30) dias. Preservaremos os dados pessoais que processamos e armazenamos em nome de nossos Assinantes, pelo tempo necessário para fornecer os Serviços aos nossos Assinantes.

Acesso, atualização ou exclusão de suas informações:

Os nossos Serviços e a documentação relacionada no nosso site de Proteção e Privacidade de Dados possibilitam que Representantes e Usuários finais acessem, atualizem e excluam determinados dados pessoais do Serviço. Por exemplo, você pode acessar o seu perfil de Representante ou Usuário final e atualizar seus dados pessoais. Nos casos em que atuamos como controlador de dados dos seus dados pessoais, mediante solicitação, informaremos a você se estivermos retendo seus dados pessoais. Responderemos a essas solicitações em prazo razoável. No entanto, observe que poderemos ter de reter certas informações para fins de manutenção de registro, concluir transações ou cumprir nossas obrigações legais.

Como desativar seu perfil de usuário:

Caso não queira mais usar os Serviços, o Assinante da Zendesk poderá desativar a sua conta de Usuário Final. Primeiro, entre em contato com o Assinante da Zendesk e apresente a solicitação. Se você for Assinante da Zendesk e não conseguir desativar uma conta de Usuário Final por meio das suas configurações de administrador, entre em contato com a Zendesk para obter suporte. Lembre-se de que a desativação da conta não exclui as suas informações. As informações permanecerão visíveis para outros usuários do Serviço com base em sua participação anterior nos Serviços. Para obter mais informações sobre como excluir as suas informações, visite o nosso site de Privacidade e Proteção de Dados.

Solicitar que paremos de usar suas informações:

Você poderá solicitar que os seus dados pessoais não sejam mais acessados, armazenados, usados e processados de qualquer outra forma se acreditar que um Assinante da Zendesk, ou a Zendesk, não têm os direitos apropriados para isso. Por exemplo, se acreditar que uma conta de Serviços foi criada sem sua permissão ou se você não for mais um usuário ativo, é possível solicitar a exclusão da sua conta conforme prevê esta Política. Sempre que você nos der consentimento para usar seus dados pessoais para um propósito limitado, você poderá entrar em contato conosco para retirar esse consentimento. Você também pode cancelar o uso dos seus dados pessoais para fins de marketing entrando em contato conosco, conforme descrito abaixo. Ao fazer essas solicitações, poderemos precisar de tempo para analisar e atender à sua solicitação. Observe que um Usuário final de um Assinante da Zendesk deve primeiro entrar em contato com o Assinante da Zendesk e apresentar a solicitação de suspender o acesso, armazenamento e uso dos dados pessoais. Se houver atraso ou disputa quanto ao nosso direito de continuar a usar os seus dados pessoais, restringiremos todo uso posterior dos seus dados pessoais até que a solicitação seja atendida ou o litígio seja resolvido, contanto que o Assinante da Zendesk não apresente objeções (quando aplicável).

Desativação de comunicações:

Oferecemos àqueles que fornecerem informações pessoais de contato um meio de escolher como usamos as informações fornecidas. Você pode gerenciar o recebimento de comunicações de marketing e não transacionais clicando no link “cancelar inscrição” localizado na parte inferior dos nossos e-mails de marketing ou pode enviar uma solicitação para privacy@zendesk.com. Você pode desativar o recebimento das nossas comunicações promocionais usando o link de cancelamento de inscrição contido em cada e-mail. Se você for Representante, continuará a receber mensagens transacionais dos nossos Serviços, mesmo depois de cancelar o recebimento de mensagens transacionais relativas aos nossos Serviços. Você pode desativar algumas mensagens de notificação nas configurações da sua conta.

Outros direitos de proteção de dados:

Se desejar exercer quaisquer outros direitos de proteção de dados que estejam disponíveis sob as leis locais de proteção de dados (como o direito de portabilidade de dados ou de restrição de dados), envie a sua solicitação para privacy@zendesk.com e atenderemos ao seu pedido de acordo com as leis de proteção de dados aplicáveis.

Você tem o direito de reclamar com a autoridade local de proteção de dados se não estiver satisfeito com as nossas práticas de proteção de dados. Os dados de contato das autoridades de proteção de dados no Espaço Econômico Europeu estão disponíveis aqui.

11. Dados pessoais de menores

Não coletamos, intencionalmente, quaisquer dados pessoais de menores de 16 anos. Se você tem menos de 16 anos, não envie dados pessoais por meio dos nossos Sites ou Serviços. Recomendamos aos pais e responsáveis legais monitorar o uso da internet de seus filhos e ajudar a aplicar esta Política, instruindo seus filhos a jamais informar dados pessoais por meio dos Sites ou Serviços sem sua permissão. Caso tenha motivos para acreditar que um menor de 16 anos nos forneceu dados pessoais por meio dos Sites ou Serviços, entre em contato conosco pelo privacy@zendesk.com, e envidaremos todos os esforços comerciais ao nosso alcance para excluir essas informações.

12. Transações Comerciais

Podemos ceder ou transferir esta Política, bem como a sua conta, informações e dados relacionados, inclusive dados pessoais, para qualquer pessoa física ou jurídica que adquira todos ou significativamente todos os nossos negócios, ações ou ativos, ou para qualquer pessoa física ou jurídica com as quais nos unirmos. Se isso ocorrer, eles serão informados sobre a necessidade de lidar com seus dados pessoais de acordo com esta Política.

13. Termos e Condições Suplementares para Determinadas Regiões

Austrália:

Os dados pessoais coletados, armazenados, usados e/ou processados pelo Grupo Zendesk, conforme descrito nesta Política, são coletados, armazenados, usados e/ou processados de acordo com a Lei Australiana de Privacidade 1988 (Commonwealth) e os Princípios de Privacidade da Austrália, conforme indicado aqui.

Se você estiver insatisfeito com o nosso tratamento de uma queixa ou não concorda com a proposta de resolução oferecida por nós, é possível fazer uma reclamação ao Australian Information Commissioner (“OAIC”), contatando o OAIC através dos métodos listados no site http://www.oaic.gov.au. Alternativamente, você pode solicitar que passemos os detalhes de sua reclamação para o OAIC diretamente.

Brasil:

Os dados pessoais coletados, armazenados, usados e/ou processados pelo Grupo Zendesk, conforme descrito nesta Política, são coletados, armazenados, usados e/ou processados de acordo com a Lei do Brasil nº 13,709/2018, conforme alterada (LGPD). Os indivíduos que usam ou acessam o nosso Site ou Serviços expressamente consentem com a coleta, uso, armazenamento e processamento de seus dados pessoais por nós para os fins descritos nesta Política.

Canadá:

Os dados pessoais [conforme definição do termo na Lei de Proteção de Dados Pessoais e Documentos Eletrônicos do Canadá (Personal Information Protection and Electronic Documents Act, PIPEDA)] serão coletados, armazenados, usados e/ou processados pelo Grupo Zendesk, em conformidade com as obrigações do Grupo Zendesk nos termos da PIPEDA.

Japão:

Os dados pessoais coletados, armazenados, usados e/ou processados pelo Grupo Zendesk, conforme descrito nesta Política, são coletados, armazenados, usados e/ou processados de acordo com a Lei de Proteção de Dados Pessoais do Japão.

Nova Zelândia:

Os dados pessoais coletados, armazenados, usados e/ou processados pelo Grupo Zendesk, conforme descrito nesta Política, são coletados, armazenados, usados e/ou processados de acordo com a Lei de Privacidade da Nova Zelândia de 2020 e seus 13 Princípios de Privacidade da Informação (Information Privacy Principles, IPPs), conforme indicados aqui.

Singapura:

Os dados pessoais coletados, armazenados, usados e/ou processados pelo Grupo Zendesk, conforme descrito nesta Política, são coletados, armazenados, usados e/ou processados de acordo com as obrigações do Grupo Zendesk nos termos da Lei de Proteção de Dados Pessoais 2012 de Singapura, conforme indicada aqui.

Reino Unido:

os dados pessoais coletados, armazenados, usados e/ou processados pelo Grupo Zendesk, conforme descrito nesta Política, são coletados, armazenados, usados e/ou processados de acordo com as obrigações do Grupo Zendesk nos termos da Lei de Processamento de Dados 2018.

Política suplementar de privacidade do Zendesk para residentes na Califórnia:

A Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia (California Consumer Privacy Act, CCPA), em vigor a partir de 1 de janeiro de 2020, determina como tratamos as dados pessoais de residentes na Califórnia, e confere aos residentes da Califórnia alguns direitos concernentes aos dados pessoais deles.

A Zendesk é tanto “empresa” quanto “prestadora de serviços” de acordo com a CCPA. A política suplementar de privacidade a seguir se aplica a informações que coletarmos na qualidade de empresas – quando interagirmos diretamente com você.

Quando atuamos como prestadores de serviços (p. ex., prestando nossos serviços a outra empresa com a qual você interage), seguimos as instruções da empresa que nos contratou no que diz respeito a como processaremos os seus dados pessoais. Se desejar obter mais informações sobre como os seus dados pessoais são processados por outras empresas, inclusive empresas que nos contratam como prestadores de serviços, entre em contato diretamente com essas empresas.

Essa política complementar de privacidade entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2020, e somente se aplicará a residentes da Califórnia, sujeita a alterações. A política geral de privacidade permanecerá vigente na medida em que se aplicar a você, como residente da Califórnia. Se você residir na Califórnia, somos obrigados a divulgar certos usos e divulgação em determinado formato, e a informar sobre determinados direitos que você possa ter. Os termos cujas iniciais são grafadas em letra maiúscula empregados nesta política terão os significados conforme previstos na política geral de privacidade.

Informações que podemos coletar:

Podemos coletar as seguintes categorias de informações:

  • Identificadores
  • Informações demográficas
  • Informações comerciais
  • Informações sobre atividades na Internet e em outras redes eletrônicas
  • Dados de geolocalização
  • Informações de áudio, eletrônicas, visuais ou similares
  • Informações profissionais ou trabalhistas

Para cada categoria de informações, coletamos as informações de diversas fontes, inclusive diretamente de você, dos seus dispositivos, dos seus perfis nas redes sociais e/ou de terceiros provedores. Coletamos as informações para prestar serviços a você, proteger os nossos clientes e a nós mesmos (inclusive os serviços), e para melhorar os serviços. Não compartilhamos dados pessoais com Terceiros, no sentido em que o termo está definido de acordo com a CCPA.

Divulgações adicionais:

Não vendemos dados pessoais de qualquer pessoa, nem dados pessoais de menores de 16 anos.

Divulgamos as seguintes categorias de dados pessoais para fins comerciais nos 12 meses anteriores à última atualização desta Política.

  • Identificadores
  • Informações demográficas
  • Informações comerciais
  • Informações sobre atividades na Internet e em outras redes eletrônicas
  • Dados de geolocalização
  • Informações de áudio, eletrônicas, visuais ou similares
  • Informações profissionais ou trabalhistas
  • Inferências obtidas com base em qualquer das informações acima.

Não divulgamos dados pessoais a título oneroso nos 12 meses anteriores à última atualização desta Política.

Os seus direitos:

Você poderá ter certos direitos no que diz respeito aos seus dados pessoais, inclusive:

  • O direito de acesso, inclusive o direito de conhecer as categorias e dados pessoais específicos que coletamos.
  • O direito de exclusão dos seus dados pessoais, sujeito a certas limitações de acordo com a legislação aplicável.
  • O direito de solicitar a divulgação de informações coletadas;
  • O direito a divulgação de informações divulgadas a título oneroso; e
  • O direito de não ser discriminado por exercer certos direitos de acordo com a legislação da Califórnia.

Para exercer esses direitos envie uma solicitação por e-mail para privacy@zendesk.com. Seja o mais específico possível com relação aos dados pessoais que deseja acessar. Assim que recebermos sua solicitação, nós a examinaremos, determinaremos se podemos confirmar sua identidade e processaremos devidamente a solicitação. Informaremos se precisarmos de informações adicionais para confirmar sua identidade. Responderemos à solicitação em até 45 dias a partir do recebimento ou o notificaremos se precisarmos de mais tempo.

Se preferir, você pode nomear um representante autorizado para fazer uma solicitação em seu nome.

Contato:

Se você tiver dúvidas sobre esta Política ou sobre as práticas de privacidade do Grupo Zendesk, entre em contato conosco pelo e-mail privacy@zendesk.com, ou pelo endereço:

Zendesk, Inc.
Aos cuidados de: Shanti Ariker, diretor jurídico
989 Market Street
San Francisco, CA 94103, Estados Unidos

14. Alterações a esta Política

Esta Política pode ser atualizada ocasionalmente para refletir as mudanças nos requisitos legais, regulatórios ou operacionais. Recomendamos que você revise esta página periodicamente para saber das informações mais recentes sobre práticas de privacidade.

Se houver alguma alteração relevante nesta Política, você será notificado por meio da publicação de um aviso visível nos Sites antes de a alteração entrar em vigor.

Caso não aceite nenhuma alteração feita a esta Política, interrompa o uso dos Sites e Serviços.

15. Entre em contato conosco

Caso tenha dúvidas ou reclamações sobre esta Política ou sobre as práticas de privacidade do Grupo Zendesk, entre em contato conosco por e-mail em privacy@zendesk.com ou com:

Representante da Zendesk nos Estados Unidos:
Zendesk, Inc.
Aos cuidados de: Shanti Ariker, diretor jurídico
989 Market Street
San Francisco, CA 94103, Estados Unidos
privacy@zendesk.com

Conselho de Privacidade Global da Zendesk:
Rachel Tobin, AGC, EMEA e Conselho de Privacidade Global, Zendesk International Ltd.
55 Charlemont Place, Saint Kevin’s, Dublin, D02 F985 Irlanda
privacy@zendesk.com

Se tiver alguma dúvida sobre o uso de dados ou privacidade que ainda não tenha sido solucionada adequadamente, entre em contato com o nosso provedor de resolução de litígios terceirizado (gratuitamente) localizado nos Estados Unidos em https://feedback-form.truste.com/watchdog/request.

16. Soberania da versão em inglês

Traduções desta Política para idiomas diferentes do inglês são fornecidas apenas para sua conveniência. Caso haja qualquer ambiguidade ou conflito entre traduções, a versão em inglês é oficial e soberana.