Capacitação de clientes: o portal do cliente

O que é um portal do cliente?

Um portal do cliente é uma porta de entrada digital para a rede, a comunidade, os arquivos e outras informações da organização. Os portais dos clientes muitas vezes são compartilhados entre uma organização e seus clientes e podem ser acessados por um navegador da Web ou aplicativo para dispositivos móveis. Um portal do cliente é oferecido por uma empresa e desenvolvido usando um software de portal do cliente, permitindo que os clientes entrem e acessem informações, arquivos e serviços online com segurança.
O Zendesk Guide oferece aos clientes acesso a tudo o que eles precisarem, incluindo um portal do cliente e outras opções de autoatendimento, em um único local.

Uma abordagem diferente

No início da internet, o email era o principal meio de comunicação entre uma empresa e seus clientes. Embora essa seja uma ferramenta eficaz para comunicação, ela não oferece aos clientes acesso r´ápido ao que eles procuram, como atualizações de status em tickets abertos de atendimento ao cliente ou informações da conta. Então, se um cliente precisar dessas informações, ele deve entrar em contato com a empresa, o que acaba afastando executivos de conta e agentes de atendimento ao cliente de outras tarefas.

Muitas empresas agora usam um portal do cliente, uma solução que coloca o poder nas mãos do cliente. Agora, o cliente poderá entrar a qualquer momento e ter acesso a tudo de que ele precisa, sem entrar em contato diretamente com a empresa.

Você sabia?

Oferecer um portal do cliente aos clientes tem uma série de vantagens que outras soluções, como email, não fornecem.
  • Informações sob demanda. Em vez de entrar em contato com a empresa por telefone ou por chat para ter uma conversa em tempo real ou enviar um email ou um formulário web e aguardar uma resposta, os clientes podem simplesmente entrar e encontrar o que precisam.
  • Menos pressão na empresa. Embora as perguntas dos clientes geralmente levem a oportunidades de interação, não é realista pensar que um departamento de atendimento ao cliente possa lidar com um altíssimo volume de perguntas de maneira eficaz sem reduzir muito a satisfação do cliente. Uma maneira de reduzir esse risco é oferecer um portal do cliente seguro. A criação de um portal do cliente eficaz com um software de portal do cliente evitará que um grande número de clientes, que querem apenas coisas como atualizações de status em um ticket de atendimento ao cliente, entre em contato diretamente com a empresa.
  • Segurança. Recursos como criptografia permitem que um usuário carregue e acesse com segurança informações importantes, como um documento com informações confidenciais.
  • Maior flexibilidade. Um portal do cliente oferece mais recursos e capacidades que um email, como limites maiores de tamanho de arquivo e acesso a informações da conta.

No momento certo

Muitas empresas, particularmente as B2B, precisam de gestão de relacionamento de longo prazo com seus clientes. Ao longo do tempo, os clientes precisarão cada vez mais acessar informações ou carregar informações pessoais, como um documento privado. As empresas que querem evitar a rotatividade devem aprender a fornecer aos clientes uma experiência excelente. Oferecer um portal do cliente é uma etapa importante em direção à construção de uma experiência de autoatendimento satisfatória para os clientes, melhorando também a transparência e liberando agentes de atendimento ao cliente de trabalharem com problemas mais difíceis.
Exemplo de portal do cliente

Como o Zendesk pode ajudar

A central de ajuda da Zendesk oferece aos clientes acesso a tudo que eles precisarem, incluindo um portal do cliente e outras opções de autoatendimento, em um único local. Quando o cliente clica em "Minhas atividades", é exibido todo histórico de suporte dele, incluindo o status de tickets abertos. Agora os clientes podem se manter atualizados sobre o progresso de seus tickets a qualquer momento e até mesmo pesquisar maneiras de responder suas próprias perguntas, tudo isso em um local único e organizado.

Dê mais controle aos clientes

Pronto para experimentar? Comece uma avaliação gratuita

Participe de uma demonstração em tempo real

Nós orientaremos você pela família de produtos e responderemos quaisquer perguntas que você tiver sobre o Zendesk.

Agende uma demonstração