Com todo o entusiasmo em torno da IA, é fácil esquecer que, independentemente do setor em que você esteja, cada interação está, em última instância, a serviço dos seres humanos. E quando partimos desse princípio, podemos ver como a IA pode ser transformadora. Isso é especialmente verdade para líderes de CX.
Por mais de um século, ouvimos que o cliente tem sempre razão, mas ao olharmos para um futuro impulsionado pela inovação e pela promessa da IA, devemos nos lembrar de uma verdade simples: o cliente é sempre humano. Porque do outro lado de cada ligação, mensagem de texto ou chat há uma pessoa real querendo devolver um presente para a neta ou fazer uma conexão no aeroporto para poder chegar em casa a tempo do jantar.
Este foco no humano é ainda mais importante conforme avançamos para um mundo onde 100% das interações com o cliente envolvem IA de alguma forma, e 80% de todas as consultas serão resolvidas sem a ajuda de um agente humano. São muitas mudanças em um período muito curto, mas quando usada da forma correta, a IA pode ajudar você a criar conexões que parecem mais pessoais e mais autenticamente humanas com seus clientes.
A experiência certa para cada cliente, sempre
Experiências do cliente que refletem exatamente quem uma pessoa é, quais são suas preferências e do que ela precisa naquele exato momento são possíveis – e em breve serão esperadas. Assim como humanos não são exatamente iguais, nenhuma interação com um cliente é exatamente igual a outra. Problemas mudam, humores mudam, e a IA pode ajudar as organizações a avaliar rapidamente o que alguém precisa e como estão se sentindo antes de prescrever a mistura certa de automação e ajuda humana para ajudá-los.
Seja automatizando ações e recomendações, executando toda a interação de suporte ou capacitando um agente humano, a IA ajuda as equipes a reconhecer pontos de atrito e oferecer uma interação mais relevante. Em vez de fornecer uma lista de links sugeridos da central de ajuda, os agentes do Zendesk AI têm inteligência para passar pelas reviravoltas das conversas com os clientes e resolver até mesmo os tickets mais complexos. E com o copiloto do Zendesk AI ao lado, cada agente humano saberá exatamente o que dizer e fazer em cada etapa de cada interação personalizada com o cliente, graças à orientação proativa do copiloto.
Além de um atendimento mais personalizado e proativo, a IA torna mais fácil obter ajuda. Há anos sabemos que minimizar o esforço do cliente é um dos principais fatores de satisfação. A IA tem o potencial de simplificar drasticamente a experiência do cliente e transformar a forma como o atendimento é oferecido em apenas três anos.
Ouvimos que o cliente tem sempre razão, mas ao olharmos para um futuro impulsionado pela inovação e pela promessa da IA, devemos nos lembrar de uma verdade simples: o cliente é sempre humano.
IA especializada em atendimento ao cliente
Mas nem toda IA é criada da mesma forma. Concretizar essa visão exige uma IA que realmente entenda seus clientes porque foi construída para isso. Apenas a IA treinada em bilhões de interações com o cliente sabe instantaneamente como melhor atendê-los. E somente a IA que raciocina e orquestra seus sistemas pode reunir toda a sua operação, do início ao fim, em uma solução segura e completa.
Você não precisa mais escolher entre eficiência e conexão com o cliente ou custo e qualidade. A solução certa pode fazer tudo isso. Quando é possível otimizar o caminho para a resolução, seja com automação completa ou aumentando a produtividade de seus agentes humanos, você consegue construir uma experiência do cliente mais eficiente e empática. Ao resolver problemas mais rapidamente, em volumes mais altos e com maior satisfação do cliente, você pode atender às necessidades dos seus negócios e trazer seus clientes de volta ao que mais importa: aproveitar a vida.
Proporcionando experiências incríveis para todos
A Zendesk foi fundada com a crença de que poderíamos melhorar a experiência do cliente com uma abordagem essencialmente digital. Quase duas décadas depois, estamos aqui para revolucionar o setor novamente, desta vez com a IA.
Acreditamos que a IA não deve ser algo que você ativa como um ajudante e tenha que constantemente solicitar respostas. A magia acontece quando você tem a IA construída com o propósito de aprimorar a conexão humana no centro do seu sistema, continuamente aprendendo e melhorando ao longo do tempo, resolvendo mais problemas por meio da automação, aprimorando a produtividade dos agentes e permitindo que você avalie e resolva problemas com confiança. Tudo se resume a um atendimento excepcional que é mais preciso, pessoal e empático com cada humano que você interage.
Esse atendimento não faz parte de um futuro distante, ele chegou para ficar. Com a IA que sabe exatamente do que os clientes precisam antes mesmo deles saberem, que fica mais inteligente e melhor com o tempo, que não requer um diploma avançado para funcionar, estamos ajudando as empresas a aproveitarem essa oportunidade de criar experiências mais relevantes e humanas para todos os envolvidos: agentes, administradores, gerentes e, com certeza, seus clientes.
Na Zendesk, estamos democratizando a IA tornando-a fácil de usar e acessível para todos. Saiba mais sobre nossa abordagem e junte-se a nós na missão de fornecer um atendimento excepcional para cada pessoa no planeta.