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O valor do autoatendimento

Publicado 14 Abril 2017
Última modificação 15 Maio 2020

Atualmente, todo mundo anda ocupadíssimo. Quando se trata de resolver um problema ou responder a uma pergunta, a maioria das pessoas prefere se ajudar; é o caminho mais fácil. Em muitos casos, o autoatendimento é o melhor tipo de atendimento ao cliente. Vários produtos e serviços foram feitos para serem "fáceis de usar". Conseguir encontrar uma solução por meio do autoatendimento costuma ser a maneira mais fácil de atendimento ao cliente.

De acordo com a American Express, "48% dos clientes preferem falar com um representante do atendimento ao cliente para lidar com questões complexas, mas somente 16% preferem esse mesmo tipo de contato para questões simples". Os clientes tendem a procurar interações diretas apenas quando não conseguem encontrar as respostas por conta própria. Além de não contribuir para uma experiência do usuário positiva, isso reflete negativamente no atendimento ao cliente da empresa.

O eBook 6 dicas para criar uma Central de Atendimento próspera discute o valor do autoatendimento e revela seis maneiras para criar e melhorar a sua base de conhecimento e a gestão do conhecimento. Ao investir no autoatendimento, as empresas podem melhorar a deflexão de tickets, as experiências dos usuários e a visão que os clientes têm da marca.

O autoatendimento pode otimizar o suporte ao cliente e ajudar a sua empresa a:

  • Aumentar a satisfação do cliente, fornecendo um atendimento melhor com a gestão do conhecimento (por meio do conteúdo nas Centrais de Ajuda e nas bases de conhecimento)
  • Reduzir os custos e aumentar a eficiência, reduzindo o número de perguntas repetitivas que os agentes precisam responder (e que os clientes sempre fazem)
  • Fomentar sua comunidade e criar um relacionamento mais profundo entre sua organização e seus clientes
  • Fornecer um atendimento ao cliente mais proativo, que incentiva o planejamento com antecedência, liberando mais tempo para outras iniciativas da empresa

Baixe o guia 6 dicas para criar uma Central de Atendimento próspera e melhore o seu autoatendimento, criando uma base de conhecimento, uma Comunidade e um portal de autoatendimento completos em um só lugar.