Ir para o conteúdo principal

Como analisar a matriz swot? Aprenda como criar o seu próprio modelo no excel

Última atualização em 13 dezembro 2022

Na hora de montar o planejamento estratégico de sua empresa, provavelmente seu propósito é definir objetivos, metas e direcionar toda a operação do seu negócio. Mas como fazer isso?

A matriz SWOT, no Brasil também conhecida como matriz FOFA, é uma ferramenta que pode te auxiliar nesse processo.

Utilizada para analisar possíveis cenários e ajudar empresas na elaboração de um planejamento estratégico e de uma gestão eficiente, esse recurso ganhou visibilidade devido a simplicidade de sua aplicação e a sua alta eficiência.

Podendo ser aplicada em qualquer conjuntura, a análise SWOT serve para analisar desde os contextos mais simples como a criação de um site até a gestão de uma multinacional.

Não é novidade para ninguém que existem elementos importantes (os quais veremos a seguir) que devem estar sempre presentes no modelo SWOT de uma empresa.

Mas quando chega a hora de pôr esses fundamentos em prática, percebemos que nem sempre sabemos como analisar a matriz swot.

Não tem mistério. Esse modelo de análise foi criado em formato de matriz justamente para facilitar sua “montagem” e análise.

Intuitivo e de fácil aplicação, o modelo SWOT faz com que seu planejamento seja muito mais assertivo.

Para você aprender de uma vez por todas o que é matriz swot e como ela funciona, continue lendo este artigo até o final!

O que é matriz SWOT?

Vamos começar pela tradução da sigla SWOT, que em português é chamada de matriz FOFA. Cada letra da sigla significa um conceito importante, que são:

● forças,
● fraquezas,
● oportunidades,
● ameaças.

Agora que vem a dica de ouro: na hora de fazer uma análise SWOT, é preciso ficar atento em dois pontos super importantes:

● o que determina suas forças e fraquezas são a análise do ambiente interno.
● o que possibilita a caracterização das oportunidades e ameaças é a análise do ambiente externo.

Uma análise SWOT avalia os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades de uma empresa e considera todas as possíveis variáveis internas e externas, boas ou ruins, que podem te afetar ou te auxiliar a conseguir seus objetivos.

Mas atenção: o segredo de uma aplicação de análise SWOT bem sucedida está na sua simplicidade. Sua metodologia abarca questões internas e externas para definir quais ações devem ser tomadas para alavancar um negócio.

Com os pontos fortes, você consegue analisar o ambiente interno da empresa e refletir sobre tudo que faz com que ela se destaque. Seja a qualidade do produto, a sua mão de obra especializada ou qualquer outro diferencial positivo.

Já os pontos fracos te possibilitam prestar atenção em tudo que precisa de melhorias e pode deixar sua empresa para trás se comparada com a concorrência.

O passo 2 para analisar a matriz swot está focada no ambiente externo. Nesse caso, nos deparamos com as oportunidades e as ameaças. Elas envolvem as oportunidades de mercado que sua empresa pode aproveitar ou tudo que possa ameaçar o seu negócio, como concorrentes, crises econômicas, etc.

Concluir uma matriz FOFA te permite conhecer seu mercado muito bem e planejar uma estratégia direcionada para as metas que você também definiu através da matriz.

Como analisar a matriz swot? Passo a passo para aplicá-la

Antes mesmo de entender como analisar a matriz swot, é preciso saber como se faz para aplicá-la na sua empresa ou no contexto que lhe convir. Confira o passo a passo que preparamos para você:

1. Crie uma planilha e nela anote todas as suas ideias e entendimentos sobre cada item da matriz

2. Anote os pontos fortes de seu negócio.

3. Estabeleça os pontos que você precisa olhar com mais atenção.

4. Compreenda as suas oportunidades de mercado e as descreva.

5. Domine quais são as ameaças que podem impactar sua empresa.

6. Por fim, defina como potencializar suas oportunidades e combater suas ameaças utilizando seus pontos fortes, e como pode diminuir as ameaças aprimorando seus pontos fracos.

Suas forças potencializam suas oportunidades e são capazes de combater suas ameaças. Suas fraquezas prejudicam suas oportunidades e podem potencializar suas ameaças.

Ao fazer a matriz SWOT, independente da sua área de atuação, tenha em mente que é crucial documentar todas as informações e compartilhá-las com as pessoas mais importantes e estratégicas da organização.

Fazer uso dos quadrantes da análise SWOT é uma excelente estratégia para quem busca começar a agir a partir de agora, mas sem tirar o olho do futuro. O mais importante é poder conhecer de maneira profunda o seu negócio.

Tire proveito desta oportunidade e seja mais assertivo nas suas estratégias.

Agora você sabe a teoria de como aplicar a sua análise SWOT. Mas e na prática, como será que funciona? Confira a seguir 2 dicas para você montar sua matriz SWOT na prática.

Dica 1: Como fazer análise swot no powerpoint

Pode ser que sua empresa exija a apresentação de uma análise SWOT em forma gráfica, mas qual seria a melhor maneira de fazer isso?

Se você não sabe como fazer uma análise SWOT no PowerPoint, saiba que a melhor maneira de criá-la é usando SamrtArt gráficos.

Simples e rápido, você só precisa selecionar um gráfico apropriado seguindo o caminho “inserir>SmarArt” e montar a sua matriz.

Se você tiver dificuldades e achar muito trabalhoso criar uma matriz SWOT usando SmartArt Graphics, existe a opção de utilizar modelos prontos da ferramenta. Há as opções livre e premium que te permitem criar a sua matriz FOFA.

Dica 2: Como fazer matriz swot no excel

Assim como no PowerPoint, é possível criar sua análise SWOT no Excel usando gráficos SmartArt e formas.

Mas há um diferencial positivo de fazer um modelo SWOT no Excel. Nesse modelo, é possível apresentar dados estatísticos ao lado de sua matriz SWOT, além de alternar entre abas que contém também gráficos de dados.

Dessa forma, você consegue fornecer uma visão minuciosa de sua organização.

Quer facilitar ainda mais o seu trabalho? É possível utilizar modelos do Excel para fazer sua análise SWOT. Há diversos modelos pré prontos úteis disponíveis no Pacote Office. Confira dois exemplos a seguir:

Template Swot Analysis Excel competitiva

Ideal para quem tem pouco tempo e precisa montar um modelo SWOT com aparência profissional.

Com linhas e colunas com rótulos – ideal para adicionar dados – este modelo oferece duas páginas, uma para a análise SWOT propriamente dita, a outra para adicionar dados da concorrência.

Template Excel Análise SWOT

Nessa opção, você encontra representação esquemática onde é necessário preencher os dados para o seu modelo SWOT.

Uma alternativa mais complexa que só deve ser usada se for necessário adicionar detalhes estatísticos para todo o quadrante da análise SWOT.

O modelo livre SWOT possui uma folha para cada um dos aspectos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, junto com mais uma folha com as instruções para te ajudar a montar sua análise SWOT com este template.

Agora que você já sabe o que é como analisar a matriz swot, além de ter aprendido duas formas práticas de montar a sua própria matriz, utilize as suas forças, aprimore suas fraquezas e aproveite as oportunidades: conheça um dos softwares de atendimento ao cliente mais robustos do mercado e aumente a eficiência da sua equipe de suporte.