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Como fazer sua listagem no Marketplace brilhar

A otimização da listagem pode não apenas aumentar o número de instalações, mas também ajudá-lo a se apresentar aos clientes certos. Aqui estão algumas maneiras de se destacar da multidão.

Por Alyssa Vargas, Gerente de operações do Marketplace, Zendesk

Última atualização em 19 junho 2024

Imagem de pessoa caminhando com lanterna

É justo dizer que o Marketplace da Zendesk está repleto de atividade de aplicativos. Em meus quatro anos como Gerente de operações do Marketplace, o número de aplicativos disponíveis aumentou de 927 para 1.542 – é um salto de mais de 600!

E esse número só cresce. Atualmente, adicionamos de 200 a 300 aplicativos por ano, o que levanta a pergunta: Com tantas ótimas opções disputando a atenção dos clientes, como fazer com que suas listagens de aplicativos se destaquem?

Mas vamos começar pelo começo. Vamos dar uma olhada do que se trata o Marketplace.

O Marketplace da Zendesk é uma plataforma online na qual os clientes descobrem e instalam aplicativos que atuam como soluções para estender a funcionalidade do produto e complementar a configuração existente da Zendesk. Em outras palavras, é um espaço livre e aberto que agrega mais valor aos clientes e tem o potencial de aumentar o número de instalações.

Celular

Atualmente, 1.542 aplicativos estão listados no Marketplace da Zendesk.

Mas lembre-se: não se mede o sucesso somente pelo número de clientes usando seu aplicativo. A pesquisa do usuário, o tipo de cliente que você está tentando atrair e o Score CSAT também devem ser levados em consideração. E mesmo nesta era digital, nunca subestime o poder do boca a boca: as avaliações informais podem ser tão eficientes para atrair novos clientes quanto as formais.

Como aprimorar a visibilidade do aplicativo

Para se tornar mais visível, temos algumas dicas que você pode colocar em prática. Afinal, amamos listagens bonitas aprovadas sem muito ir e vir.

Mantenha tudo atualizado

Revise suas listagens de aplicativo sempre que necessário, como quando novos recursos forem adicionados. Embora a recomendação geral seja a cada três a seis meses, você deve decidir quando as informações precisam de uma atualização.

Também é essencial manter as informações de contato atualizadas. Os clientes devem saber como entrar em contato com você quando precisarem de suporte ou tiverem comentários – que não devem ser ignorados. Valorizar o feedback dos clientes é algo que todos os nossos aplicativos mais bem avaliados têm em comum. Ouça o que as pessoas têm a dizer e, se necessário, implemente mudanças.

Como diz o CEO da SweetHawk, Tom Hissink: "Uma das jogadas mais inteligentes que fizemos logo no início? Explorar o feedback do usuário. Algumas avaliações sinceras podem fazer maravilhas."

Seja conciso

O título e a descrição breve devem chamar a atenção dos leitores com uma ideia concisa do que seu aplicativo faz. Inclua palavras-chave para facilitar a pesquisa e colocar seu produto em destaque nas buscas. Pergunte a si mesmo: O que um cliente potencial estaria procurando? Esses termos estão incluídos?

"Se você deseja ser encontrado dentro do Marketplace, é necessário criar um título chamativo que não necessariamente esteja relacionado ao nome da sua marca", explica Thomas de Becdelièvre, cofundador do SnapCall.

Capriche na criatividade

A descrição longa é a sua chance de mergulhar nos detalhes do que o seu aplicativo oferece e por que você é uma opção melhor do que a concorrência. Usar marcadores faz toda a diferença: todas as informações principais devem estar fáceis de compreender.

Jogue a cautela pela janela e não tenha medo de realmente "vender" seu aplicativo. Inclua características, funcionalidades, benefícios e informações de preços (seja claro quanto aos modelos de preços; os clientes valorizam a transparência).

Seja simples

Faça uma descrição envolvente e simpática para o usuário. As pessoas não querem se perder em um mar de jargões técnicos, por isso usar linguagem simples é a ordem do dia. Falar de uma maneira que todos possam entender não apenas informa o que seu aplicativo faz de forma mais clara, mas também ajuda você a ganhar mais visibilidade.

Por último, forneça instruções de instalação fáceis de seguir, passo a passo. Embora as pessoas geralmente estejam familiarizadas com a instalação de aplicativos, é melhor agir com cautela e escrever como se o cliente estivesse fazendo isso pela primeira vez.

Como criar listagens de aplicativos perfeitas

Adicionar imagens ou vídeos curtos e demonstrações é uma ótima maneira de ilustrar as principais funções do seu aplicativo. Todas as informações e diretrizes relevantes podem ser encontradas na documentação do desenvolvedor. Capturas de tela de alta qualidade que mostram a interface, os fluxos de trabalho e os recursos exclusivos são auxílios valiosos para as pessoas que estão navegando no Marketplace e ajudam a quebrar blocos de texto.

Hissink acrescenta: "Não é só bom ter um vídeo: é uma necessidade. É como oferecer um passe de bastidores para a experiência do seu aplicativo. Para [SweetHawk], uma miniatura clicável vinculada a um vídeo intrigante foi o grande truque."

Gráfico
Painel

Enquanto isso, os links de registro para recursos comerciais fazem grande parte do trabalho pesado. Como os clientes potenciais podem ter dúvidas, indicar a direção de informações detalhadas os ajuda a conhecer o que você faz.

Envolva-se também com o próprio Marketplace da Zendesk. Responda aos comentários e incentive os clientes satisfeitos a publicar avaliações – o feedback positivo pode aumentar significativamente a credibilidade e a capacidade de atração do seu aplicativo.

Mas não acredite apenas em nós. Kay Heunen, da Sparkly, tem algumas informações valiosas sobre como encontrar sucesso no Marketplace da Zendesk: "A adição de um título melhora bastante a legibilidade da sua listagem. Além disso, mencione os casos de uso mais comuns e use pelo menos 300 palavras em toda a listagem."

Brilhe

Agora está tudo pronto para o sucesso da listagem de aplicativo! Aqui estão três dicas finais para se destacar no Marketplace:

  1. Inclua uma descrição fácil de o usuário entender: Aumente o interesse definindo claramente como seu aplicativo pode beneficiar os clientes potenciais.
  2. Crie recursos visuais atraentes: O mínimo são três capturas de tela, mas você pode usar mais para separar o texto ou ilustrar os recursos do aplicativo.
  3. Aproveite as avaliações: Incentive os clientes a deixarem comentários e avaliações para que outros tenham confiança em seu aplicativo.

Para obter mais informações sobre como atualizar seu aplicativo ou enviar uma listagem para o Marketplace da Zendesk, clique aqui.

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