Ir para o conteúdo principal

Artigo 4 min read

4 mudanças simples e imediatas para uma melhor experiência do cliente

Última atualização em 14 junho 2016

Depois daquela fagulha inicial, da paixão à primeira vista, toda relação precisa ser cultivada para manter a chama acesa. Todo negócio é um relacionamento com o cliente, e assim como todos, precisa ser constantemente alimentado. Você já deve ter ouvido falar que manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo. Mas não existe almoço grátis. O que você não deve ter escutado é que agradar um consumidor antigo é muito mais difícil do que um novo. 

Por isso é importante investir – sempre – na melhoria da experiência ao cliente. A boa notícia é que não é complicado. Tudo que você precisa fazer é analisar, cuidadosamente, seu negócio e seus processos de acordo com a perspectiva do consumidor. Além disso, existem algumas mudanças simples que podem ser realizadas para aumentar a qualidade do atendimento ao seu cliente em curto tempo. A seguir, veja algumas mudanças simples e imediatas para melhorar a experiência do cliente.

Como melhorar a experiência do cliente de forma rápida e simples?

#1. Invista nos seus clientes internos 

Você já parou para pensar que existem clientes internos? Aqueles que acreditam e lutam todos os dias para fazer a empresa funcionar e alcançar uma posição de excelência? Sim, os colaboradores também são clientes, e assim, merecem toda a atenção e reconhecimento – igualmente a destinada a aqueles que consomem a sua marca. Por isso, leve em consideração o que eles têm a dizer. Escutar é uma das maiores habilidades que um ser humano pode ter. Converse com a sua equipe e anote seus comentários e reclamações. E também invista neles. Existe uma relação direta entre o nível de satisfação da equipe e o nível de serviço ao cliente. Sim, é verdade, funcionários felizes fazem clientes felizes. 

#2. Aumente a comunicação 

Mostre aos seus clientes que você se importa! Mande e-mails, vá visitá-los, compartilhe conhecimentos nas redes sociais. Nenhum relacionamento progride sem uma boa comunicação. Acredite: muito dos seus clientes, realmente, se importam com a empresa e com o seu sucesso. Mas mesmos os fiéis vão começar a se questionar se não conseguirem se comunicar com você. Então, avalie se a sua marca, verdadeiramente, mantém canais de comunicação abertos com seu público. E se não, invista nisso. 

#3. Compartilhe os erros e acertos 

Mostramos como é importante escutar sua equipe, aquela que faz a sua empresa funcionar diariamente. Também apontamos quanto é necessário ampliar os canais de comunicação com os seus clientes externos. Agora, chegou a hora de misturar esses dois conceitos. Uma das maneiras mais eficientes de oferecer uma melhor experiência ao cliente é implementar plataformas colaborativas para compartilhar feedbacks. Assim, todos os colaboradores entram em contato com o que foi dito ou opinado, e com isso em mãos, podem alcançar um melhor atendimento ao cliente. 

#4. Faça sua equipe entender as funções do outro 

Outra medida simples, eficaz e educativa é transformar sua equipe em rotativa dentro do suporte de atendimento ao cliente. Ou seja, colocar um colaborador A para realizar a função de outro B. Isso oferece três grandes vantagens:

1) O funcionário A entende melhor como os processos gerenciais realizados por B e pode substituí-lo caso aconteça algum imprevisto.

2) A pessoa A, ao compreender mais profundamente o que B faz, torna-se consciente de quais são os erros e acertos que podem comprometer o trabalho do grupo.

3) O colaborador A pode sentir-se mais motivado ao desempenhar uma função que não é habitual. 

Esperamos que esse conteúdo tenha te inspirado sobre como melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa. Você já aplicou outros métodos que deram certo? Compartilhe conosco a sua experiência!

Histórias relacionadas

Artigo
6 min read

5 impactos da inteligência artificial nos negócios: como otimizar?

Veja os impactos da inteligência artificial nos negócios, envolvendo: otimizar processos para economizar tempo e dinheiro, aumentar a eficiência e +!

Artigo
8 min read

Atendimento call center via WhatsApp: como funciona?

Entenda como funciona o call center via WhatsApp, 5 razões para usar na sua empresa, vantagens do atendimento via app + dicas práticas para começar a fazer!

Artigo
11 min read

Sistema de Help Desk: realmente vale a pena? Quais são os benefícios?

Entenda o que é um sistema de Help Desk, vantagens, como escolher uma boa alternativa, diferenças para o service desk + sugestão de ferramenta!

Artigo
6 min read

Autoatendimento inteligente: como criar o seu?

Entenda o que é autoatendimento inteligente e como fazer autoatendimento com chatbots para criar um fluxo automático e personalizado.