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6 maneiras de conquistar a fidelidade dos seus clientes

Publicado 28 Abril 2016
Última modificação 28 Abril 2016

Construir e, principalmente, manter uma base de clientes não é uma tarefa fácil. Muitas companhias tentam fidelizar seu público através de campanhas, mas existem maneiras de inspirar fidelidade nos seus clientes sem oferecer descontos ou cartões. É importante construir uma relação sólida e acrescentar valor ao seu negócio. Separamos 6 maneiras para conquistar o seu público sem oferecer, necessariamente, um programa de fidelidade em troca. Vamos a elas? 

1)Fazer (e manter) uma grande promessa 

Uma das coisas mais importantes para conquistar a lealdade do seu cliente é manter as suas promessas. Muitas empresas, principalmente os e-commerces, perdem oportunidades de negócios  simplesmente porque não conseguirem cumprir com o que prometeu. Uma grande promessa pode ser disponibilizar um serviço ao cliente 24 horas por dia ou entregar a compra dentro de certo período de tempo. Quando os compradores podem confiar em você, porque as suas promessas são cumpridas, eles são mais propensos a voltar no futuro.  Outras promessas que encantam os clientes são garantias de equiparação de preços e segurança de dados. Já notou que a Amazon, algumas vezes, restitui pequenas quantidades de dinheiro para os clientes quando o preço de um item que eles já efetuaram uma compra cai? Isso é uma estratégia de construção de confiança – o que resulta em fidelidade do cliente a longo prazo. 

2)Esteja disponível 

Acredite ou não, várias empresas apresentam apenas uma forma de contato na página "Fale Conosco". Essas empresas, normalmente, ignoram as mídias sociais e não dispõe de canais de atendimentos diversificados. Seus clientes podem até efetuar uma compra, mas quando você não está lá para responder ou ouvir suas queixas, eles definitivamente não vão voltar. Oferecer vários métodos de  suporte -  como chat, formulário web, Twitter, telefone, etc é uma estratégia inteligente para que você possa interagir com seus clientes no meio onde se sentem mais confortáveis. 

3) Forneça opções

As opções que você pode oferecer são tão variadas como a sua base de clientes. Seus produtos podem vir em várias cores. Seu site de tecnologia poderia oferecer produtos que funcionam em Mac e PC. Suas opções de entrega poderiam variar tanto em termos de prazos quanto de preços . Suas opções de pagamento podem incluir um cartão de crédito, PayPal, boleto, depósito em conta... Quanto mais opções você oferece, mais feliz seus clientes serão. 

4) Dê voz aos seus clientes

Ofereça a oportunidade dos seus consumidores contarem para Deus e o mundo o quanto eles amam seus produtos. Uma página que convida para comentários e depoimentos não só lhe dá a prova social, mas também concede um lugar para seu cliente se sentir importante. Mesmo que os compradores tenham uma experiência ruim, você deve publicar esses comentários no seu site. Por um lado, os maus comentários validam todos os bons que você recebe. Por outro lado, os compradores irão apreciar que você não tentou encobrir sua má experiência e eles podem simplesmente voltar a dar aos seus produtos uma outra chance.

5) Mantenha os compradores informados

Quando os seus clientes amam seus produtos, eles não se importam de receber notícias sobre a sua empresa. E os e-mails não precisam ser necessariamente descontos e cupons. Em vez disso, deixe que os clientes saibam quais produtos você está planejando lançar em breve. Deixe-os saber quando esperar que os itens estejam disponíveis para que eles possam começar a competir com os outros. Acredite ou não, os clientes que gostam de sua companhia querem ver você ter sucesso. Quando você compartilha notícias com eles, através de e-mail ou mídia social, eles estão propensos a espalhar a notícia para os outros simplesmente porque eles estão empolgados. É uma grande vitória para você.

6) Honre suas garantias 

Uma garantia em seu site pode ser o xeque-mate para convencer um usuário a tomar a decisão de comprar. Se, por acaso, seu produto satisfazer seu público você pode  garantir a promessa de devolvê-lo.  Esse argumento de fidelização influencia, simplesmente, porque é a sua honra em jogo. Assegurar apenas devoluções e trocas é um método meio óbvio de atendimento. Se, entretanto, você substituir o produto , devolver o dinheiro sem cobrar pelo transporte, dar a diferença de preço de um item de reposição... Você pode surpreender e encantar o cliente. Acredite ou não, mesmo depois de uma má experiência, a sua resposta à situação pode garantir retorno do comprador.

Essencialmente, estas sugestões não vão custar-lhe muito. Utilizando-as você pode criar um sentimento de lealdade entre seus clientes sem simplesmente oferecer programas de lealdade. E no final, todo mundo sai feliz. : )

Quais outras coisas que você fez anteriormente para garantir a fidelidade do cliente? Você tem exemplos claros de quando uma dessas sugestões ajudou a fidelização do seu público? Conte-nos sua história.