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8 razões para manter bons relacionamentos com seus clientes

Por Pedro Muller

Publicado 8 setembro 2017
Última atualização em 8 setembro 2017

Muito se fala, hoje em dia, sobre a importância da qualidade do produto ou serviço que entregamos aos clientes. E sim, esse é um fator altamente decisivo para que as pessoas continuem cultivando interações com a marca, um ponto chave na estratégia de otimização de resultados.

Já parou para pensar que sem um bom e saudável relacionamento com o seu cliente seria praticamente impossível aumentar o crescimento orgânico da sua empresa e ainda alcançar as metas nesse sentido?

Estabelecer uma proximidade com as pessoas que compram da sua empresa é a forma mais eficaz de garantir que tudo vai correr bem ao longo do ciclo (ou da jornada) dele com o empreendimento.

Você ainda não está totalmente convencido? Separamos nesse post alguns itens que pode te ajudar a entender a importância do relacionamento com o cliente, como melhorá-lo e o mais importante: como mantê-lo.

As oito vantagens do bom relacionamento
#1. A confiança fará com que eles voltem – e voltem sempre
Pode até parecer papo de conselheiro amoroso, mas acredite, isso é essencial no relacionamento com seus clientes. E você não pode esquecer-se disso na hora de atender os seus! Demonstrar respeito ao negócio dele, acompanhar de perto, dar atenção, são atitudes que preservam a relação e constrói confiança a seu favor. Ou seja, na hora dele escolher entre você e seu concorrente, esse será um fator de desempate, com certeza.

#2. Relacionamento próximo é aumento da fonte de renda garantido 
A relação com seu cliente não termina quando ele finaliza a compra. Ao manter a confiança no seu serviço, você desenvolve uma relação de valor com ele e o transforma em uma fonte de renda vitalícia.

#3. Um bom relacionamento ajuda no upsell 
Manter uma boa relação é a brecha para que você o convença a adquirir novos produtos ou ainda outros serviços. Se você acha que seu cliente está se sentindo distante, vale a pena um contato. Além de demonstrar interesse, é o gancho ideal para que ele mostre o que te fato está precisando e, com isso em mãos, você pode fechar mais vendas.

#4. Um relacionamento estreito ajuda a elevar a qualidade do produto
Manter uma relação próxima com seu cliente é também primordial para manter abertos os canais de comunicação e incentivá-los a dizer o que pensam sobre você de forma transparente. Por isso, por mais que seu cliente tenha um perfil mais fechado e seja considerado difícil de lidar, é extremamente fundamental dar uma atenção extra para ele. Como esse feedback em mãos, você pode tornar seu produto mais atrativo, reconsiderar pontos falhos e evidenciar o que ele ressaltou como um grande diferencial competitivo.

#5. Uma boa reputação ajuda na conquista do mercado 
Lembre-se que, ao atender seu cliente de forma que ele se sinta bem apoiado, você faz com que ele indique o seu serviço para seus amigos, colegas e profissionais que ele conheça.

#6. Aumenta seus cases de sucesso 
Não basta apenas se desdobrar para ganhar a sua confiança. Um bom relacionamento inclui também ajudá-lo a identificar os problemas e resolvê-los! A consequência disso vai além de um bom atendimento ou ainda a satisfação garantida. Um cliente problemático hoje, pode se tornar o case de sucesso do amanhã!

#7. Investir no longo prazo para colher resultados em longo prazo
Todos os relacionamentos da vida são focados no longo prazo. Sabemos que alguns pode até chegar ao fim, mas sua vontade de se relacionar com o cliente, superar as expectativas e preservar a relação tem que ser eterna. Essa força de vontade vai render frutos como aumento do faturamento, da fidelização e mais ainda, vai transformar a maneira como a empresa se comporta junto aos clientes. E eles não se esquecerão disso!

#8. Apostar na diversidade dos canais te dá um diferencial exclusivo
O cliente tem que ter muitas opções para falar com a sua companhia. E-mail, redes sociais, chat web ou ainda telefone. Somente assim, você oferece uma experiência única e mantém aberta a possibilidade dele reclamar, elogiar ou ainda tirar as suas dúvidas.

Esperamos que esse post te faça repensar a forma em que você está entregando valor ao seu cliente e que você reflita sobre a forma de relacionamento que está estabelecendo. É preciso se dedicar e cuidar. Mas não se preocupe, os resultados com certeza valerão a pena.

E então? O que acha de começar a praticar um atendimento focado no relacionamento de longo prazo a partir de agora?