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Artigo 9 min read

Chatbot para Facebook: como essa ferramenta impacta o seu negócio?

Por Zendesk

Última atualização em 1 Abril 2024

Seria incrível poder oferecer um atendimento rápido, gratuito e eficiente nas suas redes sociais, não acha? E se dissermos que, com o chatbot para Facebook, isso já é possível? 

Buscando otimizar cada vez mais a gestão das redes sociais, o Messenger, aplicativo de mensagens do Facebook, oferece a funcionalidade de integração com chatbots e, com isso, traz diversas vantagens para a sua marca.

Isso porque, apesar do crescimento de outras redes sociais, o Facebook segue sendo importante para uma estratégia de marketing. Em 2023, a plataforma atingiu 3 bilhões de usuários ativos no mundo todo. Um número desses significa também muitas oportunidades.

Logo, não é difícil concluir que é fundamental que as empresas também estejam presentes no Facebook para atender e vender para os seus usuários. E, para que esse suporte seja oferecido de forma eficiente, algumas ações precisam ser colocadas em prática, como por exemplo, o chatbot para Facebook.

Se você ainda não sabe o que é chatbot, como utilizá-lo e qual o melhor chatbot para Facebook, continue a leitura deste artigo até o final!

O que é chatbot?

O conceito de chatbot, na realidade, é bem simples. De maneira resumida, podemos dizer que chatbot é uma ferramenta tecnológica capaz de conversar com uma pessoa por meio de comandos predefinidos, sem perder a naturalidade e a pessoalidade. 

O programa utiliza técnicas de processamento de linguagem natural para entender e interpretar as mensagens dos usuários, respondendo-os de maneira apropriada. Pode ser utilizado de diversas maneiras em vários contextos, inclusive para atendimento ao cliente, suporte técnico, vendas, educação e entretenimento. 

Um chatbot integrado às redes sociais, por exemplo, ajuda a automatizar parte de seu atendimento e torná-lo mais fluido e otimizado para sua equipe de atendimento e clientes. 

Com ele, você é capaz de levar sua marca até onde o seu cliente está, proporcionando interações instantâneas e personalizadas. 

Como funciona o chatbot para Messenger do Facebook?

Atualmente, grande parte dos aplicativos de conversa permite integração com chatbots, mas vamos falar neste artigo especificamente do Facebook.

O chatbot para Facebook busca auxiliar seu processo de atendimento ao cliente e trazer soluções mais rápidas para os problemas do usuário, melhorando sua experiência.

O uso da ferramenta ocorre no Messenger, aplicativo de mensagens do próprio Facebook, por onde as empresas interagem com seus clientes. Para promover um diálogo mais fluido , o chat dessa rede social conta com a inteligência artificial como aliada. 

Esse tipo de estratégia facilita a vida do usuário, já que para enviar uma mensagem só é preciso acessar o Messenger, sem a necessidade de baixar nenhum outro tipo de aplicativo. Isso torna a comunicação mais natural e efetiva.

Caso a sua empresa já tenha uma estratégia de marketing digital para Facebook, utilizar um chatbot ajuda a reforçar e otimizar essa estratégia, abrindo um canal de comunicação direto com todos os usuários que têm conta nessa rede social.

Além disso, o bot para Messenger do Facebook pode ser usado para além do atendimento ao cliente se sua marca souber aproveitar o potencial comercial do canal. Afinal, 90% dos consumidores querem falar com as empresas por meio de mensagens

Por que o chatbot para Facebook é fundamental em uma empresa?

O chatbot para Facebook Messenger é uma das melhores soluções para garantir atendimento rápido aos usuários e otimizar o processo de relacionamento com o cliente. Confira algumas de suas funcionalidades:

  • acelerar a compra de produtos; 
  • realizar transações, como compras online, reservas de hotéis, agendamento de compromissos etc;
  • coletar dados e feedbacks;
  • enviar notificações e atualizações;
  • descobrir o endereço ou outros canais de contato com o usuário;
  • fornecer treinamentos e informações educacionais.

Em relação às dúvidas dos usuários, o bot pode:

  • oferecer assistência a um cliente;
  • responder perguntas frequentes;
  • indicar outros links para que a pessoa busque novas informações;

Diante disso, podemos afirmar que o chatbot para Facebook é uma excelente estratégia para o seu negócio, já que traz diversos benefícios. Vamos conhecer melhor alguns deles?

Benefícios de usar o chatbot para Facebook para vender mais

Os principais benefícios de adotar o chatbot para Facebook em sua empresa são: poder escalar mais facilmente um bom serviço, oferecer um suporte conforme a conveniência de cada cliente, gerar maior valor ao atendimento e ainda fornecer um serviço mais personalizado. 

Vamos compreender cada um desses pontos de forma mais aprofundada? 

Permite fornecer um melhor serviço em escala

O chatbot para Facebook permite que você se envolva com os usuários de forma relevante e em escala. Vamos a um exemplo prático?

Se um cliente entra na página da sua empresa e envia uma mensagem, a ferramenta consegue filtrá-la e, se necessário, transferi-la para um chat em tempo real com um agente. Já as questões simples e pontuais podem ser facilmente resolvidas pelo chatbot.  

Com ele, pode tirar dúvidas, direcionar para outras páginas de atendimento e fornecer um serviço relevante para o contexto do usuário. Isso minimiza o seu custo de equipe sem interferir na qualidade do atendimento e na quantidade de interações. 

Oferece suporte aos usuários conforme sua conveniência

A tecnologia do chatbot é capaz de oferecer suporte ao usuário conforme a sua conveniência. Isso porque, com ele, a sua empresa pode oferecer opções para que os clientes:

  • encontrem suas próprias respostas (autoatendimento) com conteúdo relevante da base de conhecimento, fornecido por um chatbot;
  • solicitem a transferência para um agente em tempo real;
  • deixem uma mensagem para o atendimento ao cliente;
  • continuem as conversas de onde pararam. 

Além disso, com o uso de um chatbot, as empresas são capazes de oferecer suporte aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana porque tanto o robô quanto as opções de autoatendimento estão sempre disponíveis sem onerar a organização. 

Isso gera escores CSAT mais altos, e uma equipe de suporte que pode se dedicar a atendimentos mais complexos e se tornar cada vez mais eficaz. 

Gera maior valor ao cliente e ao agente

Segundo uma pesquisa disponibilizada pelo Statista, 26% dos profissionais de empresas B2B que usam chatbots em seus programas de marketing obtiveram entre 10 e 20% mais volumes de geração de leads. 

Outros 15% afirmaram que os chatbots os ajudaram a aumentar a geração de leads em mais de 30%.

Esses números repercutem bem a vantagem de usar chatbot para Facebook. Afinal, além de valorizar o tempo de seus agentes, a ferramenta também:

  • filtra perguntas fáceis;
  • lida com logística repetitiva (ou seja, marcação e encaminhamento de tickets);
  • fornece insights relevantes.

Ao ter as perguntas simples filtradas pelos chatbots em tempo real, seus agentes podem se dedicar à prestação de serviços personalizados que geram fidelidade à marca e que, consequentemente, resultam em maior volume de vendas.

Fornece um serviço personalizado

Os chatbots também são capazes de fornecer um atendimento personalizado aos usuários, pois são criados justamente para compreender a intenção por trás das mensagens enviadas. Isso é feito por meio de algoritmos que analisam o texto para identificar o que o usuário está procurando ou solicitando.

Além disso, essas ferramentas têm a capacidade de acessar informações adicionais dos usuários a partir de bancos de dados da empresa. Isso inclui dados,como preferências do cliente, histórico de compras e comportamentos de navegação anteriores. 

Ao integrar essas informações, os chatbots podem maximizar a personalização de interações, oferecendo respostas e sugestões mais alinhadas com as expectativas e preferências de cada cliente.

No entanto, para que essa personalização seja realmente eficaz, é preciso contar com ferramentas de ponta. Nesse caso, é essencial se atentar aos programas que contam com a inteligência artificial (IA) mais avançada e recursos relacionados. Falaremos mais sobre o assunto a seguir. 

Qual a importância da inteligência artificial para um chatbot? 

De maneira geral, podemos classificar os chatbots em dois tipos principais: os baseados em regras e os apoiados em inteligência artificial. A diferença entre essas duas categorias está no tipo de tecnologia utilizada.

Os chatbots baseados em regras são mais simples e seguem um conjunto predefinido de respostas para atender aos usuários. Essas respostas são geralmente pré-programadas para lidar com perguntas frequentes e comuns.

Já os chatbots baseados em inteligência artificial são mais avançados e complexos,pois utilizam algoritmos de machine learning e processamento de linguagem natural para entender e responder às mensagens dos usuários de maneira mais flexível. 

Além disso, podem aprender com interações passadas e melhorar sua capacidade de resposta ao longo do tempo. 

Portanto, a inteligência artificial é importante para capacitar os chatbots a oferecerem um atendimento mais eficiente, personalizado e contextualizado. 

É a partir dela que a ferramenta consegue lidar com a complexidade das consultas dos usuários, reconhecendo padrões, adaptando-se a diversos cenários e fazendo com que as interações sejam mais naturais e satisfatórias. 

Qual o melhor chatbot para Facebook?

Existem no mercado diversas opções de integração de chatbot para Facebook, mas hoje vamos falar sobre uma das opções mais completas disponíveis: a solução da Zendesk.

Formamos parceria com o Facebook para integrar os principais aplicativos de conversas por redes sociais (Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram) com a inteligência das soluções de atendimento ao cliente da Zendesk.

Com a solução, você permite que o cliente se sinta sempre à vontade, que a sua empresa retome a conversa no ponto em que parou e personalize a interface de acordo com o estilo da sua marca. Você ainda mantém contato usando recursos avançados de mensagens, como carrosséis e respostas rápidas.

O dispositivo oferece diversas funcionalidades, como:

  • visualização das notificações em tempo real;
  • botões personalizados para seu website ou aplicativo;
  • mensagens automáticas e personalizadas no mesmo instante;
  • plataforma aberta e flexível para personalização de cada detalhe da conversa.

Comece a utilizar o chatbot para Facebook com a Zendesk, faça agora mesmo uma avaliação gratuita e conheça melhor a plataforma e seus benefícios!

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