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Como ensinar seus clientes a usarem seu produto

Por Pedro Muller

Última atualização em 15 setembro 2015

A era digital chegou com tudo e os softwares oferecem aos clientes funcionalidades que ninguém poderia imaginar que fossem possíveis há alguns anos. O crescimento também trouxe um novo panorama para o mercado: os clientes estão cada vez mais exigentes e só compram serviços de empresas que confiam. Com isso, o grande problema das empresas que oferecem softwares é: como fazer o cliente aproveitar todo o potencial do serviço que utiliza.

Pensando nisso, no nosso post de hoje falaremos sobre como ensinar o cliente a utilizar seu produto, e sabemos que ao final do conteúdo, você terá certeza da importância desse processo.

Se o cliente não sabe o problema é da sua empresa

Alguns clientes terão maior facilidade na hora de utilizar as soluções que sua empresa desenvolve, mas sabemos bem que alguns clientes passarão por dificuldades e se você não contar com uma estratégia para auxiliá-los, pode perder grandes oportunidades.

Se o produto é oferecido pela sua empresa para facilitar a vida de quem utiliza, também é obrigação dela oferecer não somente um software enxuto, mas também o suporte para que o cliente conheça o seu produto e saiba como aproveitar todas as funcionalidades sem dores de cabeça ou dúvidas.

De olho no cliente

Segundo pesquisas da kissmetrics e outros indicadores de mercado, conquistar um cliente novo pode custar 7 vezes mais do que reter um cliente antigo. Atualmente, serviços que oferecem assinaturas não param de crescer e oferecem uma boa oportunidade para manter clientes sempre ativos na carteira e reduzir os custos de aquisição. Mas antes disso é fundamental entender que não basta somente oferecer o produto ou serviço: é essencial também saber que o sucesso do cliente precisa de mais atenção do que o próprio sucesso da empresa, afinal, cliente satisfeito e apaixonado pela sua solução é cliente fidelizado, que será um dos responsáveis pelo crescimento da sua marca. Então, chegamos ao último tópico:

Sucesso do cliente

O Customer Success é uma área cada vez mais comum nas empresas preocupadas com o relacionamento, atendimento e o sucesso efetivo do cliente. Um cliente precisa aproveitar todo o potencial dos serviços que você oferece e um treinamento é essencial para isso, já que cada dúvida ou problema que ele enfrenta, na verdade é problema seu. Se uma empresa oferece um software X para solucionar algum problema e criar oportunidades, esse potencial deve ser alcançado pelo cliente, e mais do que isso, ele precisa verificar os resultados na prática e sentir que realmente encontrou a solução certa através do seu negócio.

Permita que seus clientes façam a melhor utilização possível do seu software, e lembre-se que o sucesso ou não deles dependerá única e exclusivamente de quanto a sua empresa acredita que seja importante investir para encantar verdadeiramente o público que já atende, e oferecer soluções que realmente façam a diferença na rotina de quem compra ou assina.

Entendeu a importância de não apenas atender seus clientes, mas também gerar sucesso real e acompanhar de perto todos os problemas para entregar soluções incríveis? Sabe aquele treinamento maravilhoso que você certamente teve para ocupar seu cargo atual ou para gerir sua empresa? Sem ele você teria tanto sucesso? Pois é, seus clientes também precisam desse cuidado e não se esqueça que o mesmo também vale para o público interno.

Você já realizou algum tipo de treinamento com seus clientes? 

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