Artigo

Como fazer seu negócio crescer por meio do atendimento ao cliente

Por

Publicado 8 Setembro 2017
Última atualização em 8 Setembro 2017

O caminho mais rápido para uma empresa crescer é por meio do atendimento ao cliente. Afinal, são os consumidores que fazem com que a organização tenha boas vendas e prospere. Também são eles que falam bem da sua marca para amigos, familiares e colegas. Isso é essencial para que a empresa conquiste ainda mais clientes. 

Para cativar o cliente é preciso criar um excelente atendimento. Oferecer bons preços também é importante, mas acredite: o atendimento é o fator principal considerado pelo consumidor na hora de optar entre uma marca ou outra. Foi exatamente isso que uma pesquisa – realizada pela revista Pequenas empresas, Grandes negócios – constatou: 61% dos 1.350 entrevistados afirmaram considerar o atendimento oferecido mais importante do que a qualidade e o preço do produto. Mas como garantir que a sua empresa tenha essa excelência no atendimento tão valorizada pelo consumidor? É sobre isso que falaremos neste artigo! Acompanhe:

3 formas eficientes de fazer a empresa crescer por meio do atendimento ao cliente

1.  NÃO DEIXE O SEU CLIENTE ESPERANDO RESPOSTAS QUE NUNCA CHEGAM
Uma das maneiras mais rápidas para perder clientes é deixar que eles fiquem sem atendimento. De nada adianta oferecer diversos canais para que o consumidor entre em contato com a empresa, se eles não têm o monitoramento necessário. Se um cliente tem dúvida sobre um produto, é preciso esclarecê-la o quanto antes. Reclamações também devem ser solucionadas o mais rápido possível. 

Se o consumidor percebe que a sua empresa oferece todo o suporte necessário para a satisfação de quem compra os seus produtos, é muito mais provável que ele conclua compras e volte a fazer negócio com a sua marca. A melhor maneira de garantir isso, é por meio de um monitoramento em tempo real de todos os canais de comunicação usados pela empresa (chat, redes sociais e e-mail, por exemplo).

2. ESCUTE O QUE O CONSUMIDOR TEM A DIZER
Um bom atendimento deve, pelo menos, atender as expectativas do consumidor. A melhor maneira de saber quais são estas expectativas é perguntando diretamente ao seu público-alvo. Uma maneira eficaz de fazer isso é por meio de pesquisas de satisfação. Pergunte o que os consumidores dos seus produtos acham do atendimento oferecido, peça sugestões de melhoria e, muito importante, use as informações coletadas para aumentar a qualidade dos serviços prestados pela empresa. 

3. OFEREÇA SUPORTE E ATENDIMENTO PROATIVO
Atender as expectativas é importante para conquistar a satisfação dos clientes. Mas superar estas expectativas é essencial para que a sua marca se destaque da concorrência! Para isso, é preciso oferecer atendimento e suporte proativos. Ou seja, não apenas responder reclamações, mas estar um passo a frente. O pós-vendas é um bom exemplo de como fazer isso. Pergunte a todo comprador como foi a experiência de compras e se o produto atendeu às expectativas. 

Além disso, é importante monitorar as redes sociais e descobrir o que os consumidores falam da sua marca, mesmo quando as opiniões não são dadas nas páginas oficiais da empresa. Em casos de reclamações, entre em contato com o cliente e descubra a melhor maneira de solucionar o problema.