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Conheça algumas dicas para ir além do “wow factor”

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Publicado 8 setembro 2017
Última atualização em 8 setembro 2017

 

Você já deve saber, mas não custa relembrar: o fator “wow” é uma expressão utilizada no mundo dos negócios para descrever a sensação que os clientes têm quando recebem algo muito além das suas expectativas. Na maioria das vezes, o fator wow pode ser um excepcional serviço de atendimento, em que o colaborador da empresa oferece ao cliente muito mais do que ele esperava. Ou ainda, proporcionar algo verdadeiramente único quando ele não esperava nada.

Uma interpretação literal do fator “wow” é algo que seu produto ou serviço oferece ao cliente que faz com que ele expresse um grande “UAU”. Esse momento é muitas vezes descrito dentro do marketing como um momento de magia. É aquele ponto em que um cliente tem uma experiência extremamente positiva, o que vai incentivá-lo a voltar para o seu negócio e comprar de você novamente. Parece fenomenal, não? Sim, é. No entanto, hoje em dia, os consumidores tornaram-se tão exigentes que apenas acrescentar o fator “wow” não é o bastante. Sério? Sério. 

Por isso que criamos este post. O objetivo dele é justamente te orientar a oferecer algo além do fator “wow”? Você vai ver que é possível!

Como acrescentar algo além do fator wow na experiência do usuário? 

Clientes encantados com o fator “wow” tem uma tendência a voltar. Mas aqueles que dão o próximo passo na evolução do consumidor, serão fiéis a sua marca para sempre. Uma experiência sensacional estimula a completa lealdade do seu cliente. Porém, uma experiência inesquecível estabelece uma conexão sólida com ele. É como aquele ditado: “As pessoas podem esquecer quem você é, mas nunca esquecerão como você fez elas se sentirem”. Por isso, separamos algumas dicas a seguir que podem te ajudar a alcançar esse total estado de sedução pela sua marca. 

1) ENTREGUE UM SERVIÇO FEITO SOB MEDIDA  
Todos sabem que, hoje em dia, precisamos personalizar o produto para conquistar o coração do nosso cliente. Por isso agora temos que ir além do básico. Quanto mais específico, mais fantástico. Algo que faça com que as pessoas não pensem duas vezes antes de comprar. Vamos exemplificar com um case de sucesso. A empresa de eletrônicos argentina BGH é conhecida por suas campanhas de marketing revolucionárias. Em parceria com o Google Maps e com o Ministério de Urbanismo de Buenos Aires, a marca criou um software que mostra o tempo em que cada residência da cidade fica exposta ao Sol. Esse cálculo de tempo se transformava em descontos para se adquirir um ar condicionado. Ou seja, quanto mais tempo a casa ficava no calor, mais desconto tinha na hora da compra. A única coisa que os compradores tinham que fazer era colocar seu endereço. A campanha arecadou 14 milhões de dólares em um país em crise oferecendo para as pessoas algo extremamente personalizado. 

2) REALIZE O INESPERADO
A vida das pessoas hoje em dia é tão corrida que muitas vezes elas precisam de uma dose extra para continuar motivadas. E por que não ser a sua empresa a responsável por essa adrenalina? Faça o inesperado e acrescente alegria na vida dos seus clientes. Um exemplo legal de campanha foi a realizada pela Kibon. Ao chegar no caixa, a pessoa era surpreendida pela notícia de que o sorvete tinha sido pago por outra pessoa e perguntava se a pessoa queria deixar pago o próximo. O resultado foi que 97% das pessoas compraram um sorvete para alguém que nunca viu na vida. O inesperado sempre encanta os clientes em um nível que eles nunca esquecerão. 

3) AGREGUE ALGO A MAIS 
O fator Wow acontece quando surpreendemos alguém. No entanto, para ir além dele, é necessário agregar algo que realmente reproduz a sensação de ficar boquiaberto. Em um voo das Aerolíneas Delta, o piloto saiu da sua cabine e deu boas vindas pessoalmente a cada um dos passageiros antes de decolar. Isso os deixou chocados já que estavam esperando apenas uma voz no auto falante. Os comentários publicados nas páginas da companhia foram todos positivos, algo como “Uau! Isso nunca tinha acontecido antes”. Esse piloto foi além do simples fator “Wow”. Ele transformou uma interação comum em uma experiência inesquecível. 

Esperamos que essas dicas tenham te inspirando a pensar naquilo que realmente pode oferecer algo além do fator Wow ao seu público.