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Artigo 6 min read

Financeiro e vendas: como esses setores-chave se complementam?

Por Zendesk

Última atualização em 18 setembro 2023

Se uma empresa não consegue performar bem nas vendas, ela provavelmente não terá também um bom desempenho financeiro, certo?

Ou seja, financeiro e vendas são setores intimamente relacionados. Porém, promover o devido alinhamento entre eles é um dos maiores desafios enfrentados por gestores e empresários.

Neste artigo, vamos esclarecer as atribuições do setor de vendas e do setor financeiro e explicar como eles se complementam.

Continue a leitura e descubra como colocar em sintonia essas duas áreas estratégicas para o sucesso do seu negócio.

Financeiro e vendas: qual é a relação entre esses dois setores?

Não é incomum que as fronteiras entre o setor de vendas e o setor financeiro de uma empresa fiquem um pouco nebulosas, especialmente em negócios de micro e pequeno porte.

No entanto, apesar de serem áreas muito próximas – com interesses e objetivos semelhantes -, financeiro e vendas possuem responsabilidades diferentes (mas que ainda assim estão interligadas).

Basicamente, o principal ponto que conecta esses setores-chave é o dinheiro. A área comercial dedica-se em aumentar as vendas, conquistar novos clientes e gerar lucro para a empresa.

A área financeira, por sua vez, administra o dinheiro das vendas, cuidando de questões como:

  • investimentos;
  • contas a pagar e a receber;
  • ativos e passivos financeiros;
  • fluxo de caixa;
  • corte de gastos, etc.

Portanto, seja na gestão financeira ou gestão comercial, o foco é garantir a sustentabilidade do negócio e seu fortalecimento no mercado. Afinal, sem vendas e sem uma gestão competente dos recursos econômicos, a empresa não sobrevive.

Para entender melhor como os setores de vendas e de finanças se complementam, que tal conferir as atribuições de cada um deles separadamente?

Gestão comercial: principais atribuições

A principal atribuição da gestão comercial é garantir a geração constante de novas oportunidades de vendas e aumentar as conversões. Mais do que converter leads em clientes, a área de vendas precisa convencê-los a sempre voltar para fazer novas compras (de preferência com um ticket médio maior a cada retorno) e recomendar a empresa para outros potenciais clientes.

A área de vendas se dedica a:

Atrair leads

Essa é uma responsabilidade que costuma ser compartilhada com o setor de marketing. Os leads são clientes em potencial que podem se interessar pelas soluções que a empresa oferece.

Veja também: Funil de vendas no marketing digital: como funciona e por que fazer?

Conduzir as negociações

Os vendedores devem convencer os leads de que o produto ou serviço que a empresa oferece é a solução ideal para as dores e necessidades que eles enfrentam. Essa função do time de vendas fica mais evidente em negociações B2B – em que as soluções possuem um nível de complexidade maior.

Relacionamento com os clientes

O papel da equipe de vendas não termina após a conversão do lead em cliente. É necessário também dedicar esforços à manutenção do relacionamento entre os clientes e a marca, garantindo que essa relação se estenda por bastante tempo – o que se traduz em novas vendas.

Precificação: gestão financeira ou gestão comercial?

Essa é uma área cinza entre o setor de vendas e o setor financeiro, mas que deixa claro um dos pontos em que essas áreas se conectam.

É porque o preço é determinante tanto para o desempenho financeiro como para a performance das vendas. Preços muito altos podem afastar oportunidades de vendas; no entanto, preços muito baixos podem comprometer os lucros e a sustentabilidade financeira do negócio.

Portanto, esse é um ponto de responsabilidade compartilhada. Por isso é tão importante que haja alinhamento entre financeiro e vendas.

Gestão financeira: principais atribuições

Já no que se refere às atribuições que competem à gestão financeira, é possível dizer que esse setor é encabido em promover o controle das finanças da empresa.

Todas as decisões que passam pelo orçamento, estrutura de gastos, investimentos, pagamentos e recebimentos atravessam o setor financeiro.

Alguns pontos de competência dessa área que vale a pena destacarmos são:

Investimentos

Para uma empresa crescer, ela precisa investir. Qualquer investimento precisa ter a sua viabilidade estudada e aprovada pelo área de finanças. É esse setor que vai avaliar o potencial de retorno e se vale a pena investir, por exemplo, em expansão, na diversificação do mix de produtos, em novos equipamentos, etc.

Controle das entradas e saídas do caixa

O setor financeiro também monitora o fluxo de caixa, promovendo o controle de tudo o que entra e sai do caixa.

Essa área está a par de todos os ativos e passivos da empresa e é capaz de fazer projeções precisas de faturamento e lucro.

Pagamento da comissão de vendas: gestão financeira ou gestão comercial?

Esse é mais um caso em que esses dois setores se complementam e precisam atuar de maneira alinhada.

De fato, é o setor de vendas que define os critérios para pagamento das comissões. Porém, a porcentagem a ser paga sobre o valor de cada venda precisa ser definido junto com o financeiro para não comprometer o caixa e o lucro da empresa.

Financiamento das estratégias de vendas

O setor financeiro é que vai liberar a verba para campanhas com foco em alavancar as vendas.

Por exemplo, se o setor de vendas de uma rede varejista quiser oferecer descontos generalizados para toda a sua linha de produtos, o setor financeiro precisa ser consultado para garantir que isso não vá colocar a empresa em apuros financeiros no futuro.

Bom, como você pôde conferir neste conteúdo sobre financeiro e vendas, o sucesso de um modelo de negócio não depende apenas de “mais vendas e novos clientes” e nem é uma consequência exclusiva do “controle financeiro e equilíbrio das contas”.

Para que uma empresa dê certo e se torne lucrativa, a gestão financeira e a gestão comercial devem trabalhar em sinergia. É claro que cada área tem suas responsabilidades específicas.

Mas, por estarem intimamente ligadas, é fundamental que haja um alinhamento preciso entre o setor que cuida das finanças e aquele que faz o dinheiro entrar em caixa.

Nesse sentido, uma plataforma como o Zendesk Service pode ser bastante útil. Trata-se de um especializado sistema de atendimento que permite gerenciar os clientes de forma unificada, realizar integrações com outras ferramentas de gestão, fazer projeções de ROI, entre vários outros recursos.

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