Artigo

Porque o design é parte do marketing de relacionamento?

Por Pedro Renan

Publicado 6 Abril 2016
Última modificação 6 Abril 2016

O marketing de relacionamento ou gestão do relacionamento com o cliente é muito mais que adquirir, instalar e implementar um software de CRM.
É claro que a ajuda da tecnologia da informação é muito bem-vinda, mas devemos nos lembrar que ela é uma ferramenta e como tal precisa ser usada corretamente para dar bons resultados.

Da mesma forma, o design e a identidade visual de uma empresa podem contribuir muito na construção de uma boa estratégia de marketing de relacionamento.

Afinal, a marca da empresa representada por seu logotipo muitas vezes é o primeiro ponto de contato entre o consumidor e seu negócio. É o início de um relacionamento...

E queremos que este relacionamento seja duradouro, profícuo e traga benefícios mútuos, não queremos?

Para isso, uma dica é criar marcas com visibilidade adequada para seu público, de modo a que ele se identifique com ela e com seus valores.
Lembre-se: a primeira impressão é a que fica! E se você iniciar seu marketing de relacionamento com o consumidor com ele torcendo o nariz para o seu logo... bom, já vai ter começado com o pé esquerdo...

Mas vamos ser mais objetivos. Afinal, o que é marketing de relacionamento?

Definição de marketing de relacionamento

É uma maneira das empresas se relacionarem com seus clientes com o objetivo de influenciar seu comportamento e atender suas necessidades através de uma comunicação relevante para eles, visando:

  • Melhorar a experiência de compra,
  • Aumentar as vendas,
  • Reter clientes,
  • Aumentar sua lealdade e
  • Melhorar a lucratividade de cada um deles.

Só de ler esta definição e notar que a palavra comunicação tem um papel bastante relevante neste processo, começamos a perceber porque o design faz parte do marketing de relacionamento.

Mas antes de detalharmos este papel, vamos entender como o marketing de relacionamento funciona.

Alguns fundamentos do marketing de relacionamento

O objetivo do marketing de relacionamento é oferecer a oferta certa, na hora certa, para o cliente certo e pelo canal certo. Para isso é preciso:

  • Entender o perfil de seus clientes.
  • Conhecer o perfil dos seus melhores clientes.
  • Saber o que eles vão comprar e quando.
  • Mostra que conhece seus clientes e suas preferências, oferecendo exatamente o que eles querem para torna-los leais.
  • Saber o que eles NÃO querem comprar, evitando quebrar a confiança com ofertas inoportunas.
  • Reter os melhores clientes, os mais lucrativos, pelo maior tempo possível.
  • Adequar os canais de vendas para as preferências dos clientes.

Isso já é suficiente para entenderemos melhor o papel do design e da comunicação nessa história toda, veja:

A importância do design no marketing de relacionamento

Um relacionamento forte sempre é baseado na emoção. E a melhor forma de emocionar é por meio de uma comunicação cuidadosa, com imagens e palavras que tocam o coração e as mentes de seus clientes.
Este é o primeiro passo: usar o design para cativar o público certo!
Na sequência, como vimos, devemos saber a hora certa e a oferta adequada, para disponibilizarmos no canal da preferência de seu cliente.

Munidos dos dados e das informações que a tecnologia da informação pode nos fornecer, os designers e profissionais de marketing tentarão usar todo esse conhecimento para transformar sua marca em uma lovemark, a marca que está alojada nos corações dos clientes.

A cada ponto de contato, além de um bom atendimento, o ambiente e a mensagem devem sempre encantar seu cliente, ressaltando mais uma vez o papel fundamental do design para estreitar o relacionamento de marketing com o consumidor.

Veja só um exemplo: é muito comum, no caso de ofertas de e-mail marketing trabalhadas adequadamente para marketing de relacionamento, segmentar sua base e enviar um layout, uma arte diferente e específica cada “grupo” de clientes. Alguns varejistas chegam a enviar mais de 5.000 modelos diferentes de e-mail marketing para “clusters” específicos de clientes. Cabe aos designers desenvolver o material certo para cada um deles!

E isso não é tudo! Sites de e-commerce, layouts dos materiais de programas de fidelidade, layouts de loja, vitrines, embalagens, anúncios, filmes, todos estes pontos de contato com o consumidor são fruto de um bom trabalho de design em sua marca.

Portanto, para que você possa manter um bom relacionamento com seus clientes, não basta usar a tecnologia e ter um bom atendimento, você precisa passar a imagem adequada de sua marca por meio de um excelente trabalho de design.

* Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Muito mais que um excelente site para criar logomarca, através da We do Logos você pode solucionar qualquer demanda de design, como folders, e-mail marketing ou até mesmo a criação do nome da sua empresa e muito mais.