Artigo

Staples otimiza a comunicação interna e a experiência do cliente com ajuda da Zendesk

Por

Publicado 28 Agosto 2017
Última atualização em 28 Agosto 2017

Tom Stemberg, executivo de um supermercado de Brighton, Massachusetts, deu início, em 1986, à Staples, hoje o maior fornecedor de material para escritórios do mundo, presente na América do Norte e América do Sul, Europa, Ásia e Oceania. O ponto de partida foi perceber que o cliente devia comprar do seu jeito, na hora que precisar e com grande variedade de produtos e serviços a preços competitivos à sua disposição.

Se a Staples nasceu para facilitar a vida dos clientes, internamente era ela quem precisava de ajuda: o trânsito de informações internas e externas significava cerca de 700 a 800 emails por dia. Gerenciar esse fluxo de informação sem a ajuda de uma plataforma específica, além de desgastante, era improdutivo.

Imagine um cliente que compra um produto pelo e-commerce e recebe a confirmação de que seu pedido será entregue às 10h da manhã. No entanto, ele não estará disponível para receber a mercadoria e manda um email solicitando a alteração no horário. Se o veículo já saiu para a entrega e ninguém viu essa pendência, o motorista vai precisar refazer a entrega prejudicando a experiência de compra e aumentando o custo logístico, certo?

 
 

Wistia video thumbnail

1:21

A empresa entendeu que não dava para viver com tanta pendência e, por meio da parceria com a Zendesk, reorganizou as formas de comunicação e relacionamento com clientes internos e externos.

A plataforma da Zendesk melhorou a comunicação interna da empresa, criando um fluxo automático para abertura e acompanhamento de chamados que, no fim, acabou se tornando uma intranet poderosa e móvel. Mesmo fora do escritório, é possível solicitar um serviço interno (como os chamados para equipe de TI) e o assunto já vai sendo direcionado mesmo sem a presença física do solicitante. A equipe responsável recebe o chamado e ele entra em uma ordem de prioridade para ser solucionado, além de obedecer um SLA (acordo de nível de serviço) específico.

Para o cliente, viabilizou uma experiência de compra altamente positiva, já que a Staples consegue redefinir as rotas de entrega mesmo com o veículo já em trânsito, adequando-se às necessidades específicas de cada consumidor para o recebimento das encomendas. Assim, reduziu também o custo logístico da operação, pois o motorista não precisa levar a mercadoria de volta ao estoque para depois entregar novamente.

 

 
 

Wistia video thumbnail

Métricas da Staples

  • No mundo: 40 mil produtos em catálogo e 90 mil colaboradores em 25 países
  • No Brasil: 10 mil itens em catálogo, 300 funcionários e uma carteira de mais de 50 mil clientes
  • Número de Agentes no Zendesk Support: 39
  • Visualizações: 129
  • Macros: 52
  • Triggers: 53
  • Automações: 07

Com um fluxo de comunicação e relacionamento bem alinhado, as tarefas podem ser acompanhadas com muito mais eficiência, sem que nada saia do campo de visão dos responsáveis, até sua conclusão. Ganha a gestão, ganha a equipe e ganha o cliente!

“A Zendesk é uma ´Staples’ para a Staples. Nascemos para facilitar a vida de nossos clientes e a Zendesk facilita a nossa vida aqui internamente na empresa”. Bráulio Soares, responsável pela TI e e-commerce da Staples.