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Benefícios para funcionário: quais são os melhores?

Por Zendesk

Última atualização em 5 junho 2023

Sua empresa está entre as 41% que não oferecem benefícios para o funcionário voltados para seu bem-estar? Os dados, retirados da pesquisa Benefícios da Saúde 2023,retratam um cenário de atenção.

Isso porque, embora reconheçam a importância, a maioria das companhias não consegue viabilizar políticas de benefícios que atendam a demandas como estímulo à prática de atividades físicas e subsídio de atendimento psicológico. 

Mas, afinal, qual a melhor forma de assegurar benefícios para o funcionário? Quais as melhores opções? Como isso reflete na motivação e no engajamento das equipes? 

Continue a leitura e descubra. 

O que são benefícios para funcionários? 

Benefícios para o funcionário são recursos, oferecidos pela empresa, com o objetivo de agregar valor à experiência do colaborador, aumentar sua qualidade de vida e gerar reflexos positivos em sua performance. 

Tipos de benefícios para funcionários 

Existem diferentes tipos de benefícios para o funcionário. Há aqueles voltados à dinâmica de trabalho, como horários flexíveis ou possibilidade de trabalhar remotamente em home office. Há também os que facilitam o acesso do trabalhador a atividades físicas (como convênios com academias), a serviços de saúde e educação. 

Para entender todo o leque de benefícios disponíveis para a oferta, é preciso compreender que há uma diferença entre benefícios obrigatórios e os que são considerados benefícios extra para os colaboradores. 

A seguir, explicamos a diferença entre eles. 

Quais são os benefícios obrigatórios na CLT?

Trabalhadores contratados no regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) devem, por Lei, ter acesso a benefícios como: 

  • férias remuneradas;
  • vale-transporte (para empresas que trabalham em regime presencial ou híbrido);
  • 13º salário;
  • INSS;
  • FGTS;
  • Licença-maternidade. 

Quais são os benefícios extra para colaboradores? 

Para além das questões acima, empresas preocupadas com o clima organizacional e com o bem-estar de seus funcionários podem lançar mão de benefícios extras para complementar o contrato. Entre as possibilidades a serem ofertadas, estão:

  • plano de saúde;
  • convênio odontológico;
  • parceria com clubes; 
  • descontos em estabelecimentos diversos;
  • cursos gratuitos ou com valor reduzido;
  • incentivo para viagens;
  • subsídio para a educação continuada; 
  • etc. 

Benefícios atrativos: por que incorporá-los?

Mas, se a CLT já dispõe sobre a obrigatoriedade de tantos benefícios, por que adicionar mais opções ao contrato de trabalho nas empresas? Nada melhor do que os dados para provar as vantagens de oferecer benefícios ao seu funcionário. 

  • se tivessem acesso a mais benefícios, 73% dos funcionários afirmam que se sentiriam incentivados a permanecer com seu empregador atual por mais tempo;
  • a mesma pesquisa mostra que 55% dos funcionários observam que programas de saúde e bem-estar (como uma academia) são benefícios considerados necessários para aceitar uma nova oferta de emprego;
  • funcionários que estão satisfeitos com a flexibilidade de jornada e com a localização de suas empresas têm 2 vezes mais chances de recomendar o empregador para candidatos a emprego;
  • os funcionários têm 70% mais chances de permanecer leais à empresa se estiverem satisfeitos com seus benefícios;
  • colaboradores que se sentem valorizados e cuidados no local de trabalho têm 3 vezes mais chances de serem felizes em seu ambiente profissional;
  • 88% dos funcionários preferem empregos com melhores benefícios e salários mais baixos do que empregos com piores benefícios e salários mais altos.

Percebeu como uma política de benefícios que vá além do que é obrigatório por Lei impacta diretamente na percepção positiva da marca pelos colaboradores? 

Como você viu acima, felicidade no ambiente de trabalho e lealdade à marca empregadora são apenas algumas das vantagens diretas de desenvolver programas e recursos que aumentem a qualidade de vida de suas equipes. 

Benefícios para funcionário: quais adotar para motivar o time? 

Mas, afinal de contas: o que os colaboradores esperam quando o tema é benefício? Fomos em busca de pesquisas e relatórios que retratam as principais demandas para embasar o seu plano de benefícios para funcionários. 

Por parte dos colaboradores, os principais benefícios não-obrigatórios pontuados (em uma pesquisa realizada por uma consultoria de benefícios no fim de 2022) são: 

  • auxílio-creche/ babá: 38,57%: 
  • academia: 20,64%;
  • educação: 7,82%;
  • medicamentos: 7,40%;
  • reembolso odonto de despesas não cobertas pelo plano odontológico: 2,66%;
  • reembolso médico de despesas não cobertas pelo plano de saúde: 2,28%;
  • estacionamento e mobilidade: 1,87%;
  • esportes: 1,22%;
  • terapias: 0,82%.

Além destes, outros benefícios para motivar funcionários podem integrar o seu catálogo de opções, sobretudo se a sua empresa funciona em regime híbrido ou remoto, tais como: 

  • auxílio home-office (para aquisição de equipamentos, pagamento de contas de luz e internet);
  • programas de ginástica laboral;
  • sessões de meditação ou relaxamento. 

Bônus: facilitar a rotina de trabalho do time com a ajuda da tecnologia também é um benefício! 

Não se esqueça de que uma boa política de benefícios para o funcionário deve começar na estrutura do negócio. Se assegurar de que todo o time tenha equipamentos adequados para o trabalho é imprescindível para desenvolver uma cultura de alta produtividade e motivação na rotina. 

Se a sua empresa conta com um time comercial, por exemplo, vale a pena avaliar se as ferramentas tecnológicas disponibilizadas são capazes de aliviar a carga de trabalho e integrar a comunicação interna e externa de forma fluida, facilitando a gestão de informações.

Caso você identifique um gap nesse sentido, não se preocupe. A resposta para a sua questão está aqui mesmo: que tal experimentar o Zendesk Service, software de atendimento da Zendesk?

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