5 dicas de como alcançar uma alta performance no trabalho

Por Equipe Zendesk

Última atualização em 13 dezembro 2022

A alta performance no trabalho é algo que todo profissional deseja atingir e que toda empresa deseja encontrar. Contudo, esse desempenho diferenciado é tão valorizado porque ele não é fácil de ser conquistado.

Pensando nisso, produzimos este conteúdo para te ajudar a entender tudo sobre o assunto. Inclusive, como alcançar a alta performance no trabalho com 5 dicas práticas:

  1. Entenda seus limites
  2. Mantenha um equilíbrio entre vida profissional e pessoal
  3. Defina pequenos marcos
  4. Acompanhe seus pontos fortes e fracos
  5. Encontre um mentor

Continue a leitura para conhecer as dicas em maior profundidade!

O que é alta performance no trabalho?

Alta performance no trabalho é um termo usado para descrever a capacidade de realizar um trabalho de maneira eficaz. Em geral, pode-se dizer que profissionais de alta performance são capazes de realizar suas funções com agilidade, qualidade e eficiência.

Ser capaz de alcançar esse patamar de execução de tarefas não é nada fácil. Além disso, é preciso levar em consideração que cada empresa pode ter uma percepção diferente do que é “alta performance”.

Por exemplo, uma agência de publicidade pode valorizar a agilidade acima de tudo, porque deseja cumprir com os prazos rigorosos de seus clientes. Já uma empresa de construção civil pode estar mais preocupada com a qualidade da execução e com a eficiência de uso dos materiais.

Portanto, estude as especificidades de onde você trabalha para entender quais características realmente definem um trabalho de alto desempenho. Dessa forma, é possível entender quais habilidades devem ser aprimoradas.

Contudo, é importante destacar que a alta performance no trabalho também depende das condições do ambiente da organização. E não nos referimos apenas ao local físico, mas, sim, à cultura organizacional como um todo.

A companhia deve oferecer infraestrutura, ferramentas, apoio emocional, liderança e remuneração adequados para uma alta produtividade.

Qual a importância de ter alta performance no trabalho?

Um profissional de alta performance pode trazer inúmeros benefícios aos negócios, como agilidade nas entregas e atingimento de metas. Por isso, é tão importante buscar o desenvolvimento desse nível de produtividade. A seguir, listamos diversos benefícios em investir na sua performance no trabalho. Confira:

  • Entrega de mais valor à empresa e aos clientes
  • Maior possibilidade de receber promoções e aumentos
  • Menor ocorrência de erros
  • Maior capacidade de coordenar ou participar de grandes projetos
  • Capacidade de priorização das tarefas que estão alinhadas aos objetivos da empresa

5 dicas para alcançar a alta performance no trabalho

Agora que você já o que é alta performance no trabalho e qual sua importância, vamos entender como alcançá-la utilizando algumas dicas práticas:

1. Entenda seus limites

É fundamental entender que todos temos limitações em relação à carga de trabalho. Ficamos sobrecarregados a partir de certa quantidade de responsabilidade. E isso somente prejudica sua performance no trabalho.

Sendo assim, fique atento aos sinais. Procure descansar e delegar tarefas sempre que perceber que o cansaço ou a perda de foco está tomando proporções fora do comum. Reconheça a exaustão do seu corpo e o deixe relaxar.

Identificar os momentos em que se deve dar uma pausa no trabalho também é uma atitude de alto desempenho!

2. Mantenha um equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Além de conhecer seus limites, é essencial manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Como dissemos, descansar também é uma ação crucial para a alta performance no trabalho.

Seu corpo e mente ficarão esgotados com rapidez caso seu único foco seja o trabalho. Por consequência, a sua alta produtividade não irá durar muito tempo.

Portanto, procure por hobbies que te interessam, passe tempo com familiares e amigos, faça viagens, durma bem, e muito mais! Aproveite sua vida.

Mentes e corpos são muito mais produtivos quando estão descansados e estimulados por hormônios benéficos despertados por atividades sociais.

3. Defina pequenos marcos

Naturalmente, somos inclinados a mirar no céu e estabelecer metas extremamente difíceis. E não há problema nenhum nisso. Contudo, metas exigentes podem chegar a lugar algum caso os passos para alcançá-las não sejam planejados.

Por isso, recomenda-se que haja uma definição de pequenos marcos que, em conjunto, levam em direção ao grande objetivo. Isso vale tanto para questões profissionais quanto para pessoais.

Essa prática pode ser de grande ajuda na conquista de uma melhor performance no trabalho. O fato de “quebrar” grandes responsabilidades em pequenas tarefas contribuirá para a agilidade na execução e para o sentimento de recompensa ao alcançar cada pequeno marco.

O sentimento de dever cumprido funciona como um “combustível”, pois cada vez adiciona mais motivação ao seu dia a dia. Por consequência, isso pode te ajudar a ter um desempenho cada vez melhor.

4. Acompanhe seus pontos fortes e fracos

Entender quais são seus pontos fortes e fracos é crucial para que você melhore sua produtividade de forma constante. Afinal, esse autoconhecimento faz com que você saiba quais habilidades precisam ser aprimoradas, bem como ajuda na identificação das tarefas que você consegue realizar com rapidez.

Para chegar a esse conhecimento próprio, faça uma autoavaliação. Tire um tempo e, intencionalmente, pense em como você realiza as tarefas do seu dia a dia. Anote tudo que você faz muito bem e tudo que pode ser melhorado ou aprendido.

Por exemplo, é possível que você seja ótimo na execução de tarefas operacionais que podem ser realizadas sozinho, mas não sabe se comunicar tão bem e isso afeta as atividades em grupo.

Mantenha essas anotações salvas e ao seu alcance. Volte nela de tempos em tempos para reavaliar a sua percepção sobre os pontos anotados e para definir quais são os pontos fortes e fracos atuais.

5. Encontre um mentor

Encontrar um mentor talvez seja a melhor maneira de aprimorar sua performance no trabalho e acelerar no seu crescimento profissional.

Essa é uma forma de pegar um “atalho” na sua jornada de desenvolvimento. Isso porque um profissional mais experiente já passou por diversos desafios que você ainda não teve contato. Logo, ele sabe indicar com precisão o que precisa ser feito e estuda para aprimorar suas habilidades.

Além disso, um mentor pode ser capaz de ajudar na análise de seus pontos fortes e fracos, bem como contribuir para a criação de um plano que vise melhorar as habilidades fracas.

Portanto, pesquise por pessoas experientes que trabalhem na mesma área que você e não tenha medo de chamá-las para um “café”, seja presencial ou virtual. Pode ter certeza que, em algum momento, você irá encontrar uma pessoa disposta a te ajudar.

Enfim, esperamos que você aproveite essas dicas para ser um profissional de alta performance. Aliás, aproveite para conferir mais insights no blog da Zendesk!

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Experimente grátis