Quem é que não gostaria de poder adivinhar o que vem pela frente ? Imagine então prever o futuro de uma empresa e saber tudo o que vai acontecer com ela ao longo do próximo ano?
Esse tipo de conhecimento prévio poderia te ajudar em diversas questões, desde o gerenciamento do seu time até seu planejamento financeiro. Imagine que maravilha saber antecipadamente que ação tomar em cada tipo de situação?
Parece até mentira, né? Mas para dar certo, essa “previsão” ou planejamento de atividades e investimentos da empresa, tem que necessariamente ser baseada em dados. E isso só é possível por meio da criação de uma projeção de resultados, que te permite conjecturar com assertividade e levar em conta vários pontos relevantes do seu negócio.
Claro que a previsão não é 100% exata, porque não dá para saber de maneira fiel tudo o que irá acontecer, mas é possível realizar uma projeção de resultados que possibilite priorizar suas demandas e descobrir previamente onde concentrar seus esforços.
Dito isso, a pergunta que fica é: como fazer projeção de resultados? Neste post vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura até o final!
O que é projeção de resultados?
Por definição, a projeção de resultados é uma análise de dados que possibilita a previsão da quantidade de vendas e do lucro do seu negócio. É ela que torna possível a estimativa de compras e vendas, o cálculo das despesas operacionais e a análise da necessidade de investimentos.
Para quem busca realizar um planejamento super completo do próprio negócio, fazer uma projeção de resultados é uma excelente alternativa.
Com ela, você se cercará de diversas variáveis do seu negócio, o que torna possível projetar o crescimento da sua organização de maneira antecipada. Assim, você consegue verificar se é preciso realizar contratações, empréstimos, investimentos, etc
Vale reforçar que a projeção de resultados se trata de uma estimativa para o futuro da organização. Tendo como base o que já foi feito até o momento, ela consegue “prever” o que acontecerá em um período determinado, como o mês, semestre ou ano.
Como fazer projeção de resultados? Principais pontos de atenção?
Para quem gosta de se planejar, a projeção de resultados é uma análise essencial. Mas, para que ela aponte resoluções certeiras, é preciso ficar de olho em alguns pontos importantes. Confira adiante.
Investimentos
Pode parecer que sim, mas nem sempre é simples fazer um investimento. Para ser realmente eficiente nessa ação, é fundamental escolher o momento ideal. Para isso, é importante que se leve em conta:
● quantidade de dinheiro disponível ;
● fluxo de trabalho da empresa.
Gastos
Custos e resultados estão diretamente ligados, certo? Certo. Quanto mais se vende, maiores são seus gastos na produção do seu produto/serviço.
Abaixo, listamos alguns quesitos possíveis de “prever” com a projeção de resultados:
● o volume de compras que deve ser feito em cada período;
● a relação entre a capacidade produtiva e a expectativa de vendas;
● a necessidade de possíveis ampliações;
● em qual departamento é preciso fazer contratações.
Deduções
As deduções são custos originários das vendas realizadas.
Ou seja, quanto mais você vende, mais gasto com deduções você terá. Isso inclui fretes, impostos, comissões, etc. Fique de olho e se planeje financeiramente para evitar prejuízos no seu empreendimento.
Leia também:
● O que é venda personalizada? Vantagens e 5 dicas para fazer
● Como fazer um plano de ação? Guia para superar desafios e orientar a empresa para resultados;
● Gestão ágil de projetos: como aplicar?
Quais os benefícios da projeção de resultados?
Quando uma organização consegue implementar a projeção de resultados na sua rotina, a tendência é que ela consiga controlar melhor seus resultados, lidar melhor com a inadimplência e garantir diversos benefícios, já que estava tudo previsto em seu planejamento financeiro.
Confira alguns desses benefícios:
Torna o gerenciamento mais eficiente
Ao implantar a projeção de resultados na sua empresa, tanto seu gerenciamento, quanto suas projeções de custos serão mais eficazes – sejam eles fixos ou variáveis.
Além do controle financeiro, a projeção de resultados traz uma maior visibilidade dos picos de serviço, ou seja, você consegue enxergar a capacidade produtiva da equipe e analisar, por exemplo, se será necessária a contratação de pessoal ou de alguma tomada de decisão para alcançar o incremento desejado.
A eficácia gerencial está intimamente ligada à realização de um bom planejamento. Ideal para conciliar as necessidades dos colaboradores com as prioridades da empresa. Ou seja, todo mundo sai ganhando.
Aumenta a possibilidade de expansão
Para quem quer uma empresa mais organizada e eficiente a resposta é a mesma: a projeção de resultados te ajuda com isso, já que ela contribui para evitar o desperdício de dinheiro e garantir que você atenda a todos seus consumidores.
Como fazer projeção de resultados?
Agora que você já sabe o que é projeção de resultados e os seus benefícios, conheça os seis passos que você precisa dar. Veja a seguir!
1. Verifique o histórico
Se você quer que sua projeção de resultados seja bem próxima da realidade,utilize dados reais. Não se esqueça do recorte temporal, eles precisam ser relativos ao comportamento do negócio em cada época do ano. Por exemplo: ações especiais de Natal, Dia das Mães, etc.
Fatores que você deve dar maior atenção:
● oscilação média da empresa nos meses anteriores;
● pico de vendas;
● período de menor demanda.
Dica importante: use ferramentas que te permitam consultar o histórico do seu negócio, assim você terá sempre esses dados em mãos.
2. Analise a economia do país
Vender depende de muito mais coisas além da qualidade dos seus produtos. Fatores externos também influenciam o seu resultado, um exemplo é a situação econômica do país.
As crises econômicas afetam diretamente – de forma negativa – o poder de compra do consumidor. Períodos de crise, normalmente, resultam em faturamentos menores para as empresas.
Ao observar a economia do país e entender sua conjuntura atual, você conseguirá ser mais eficaz e assertivo na sua projeção de resultados.
3. Liste as ações planejadas
O marketing está diretamente ligado às ações que aumentam a visibilidade de um negócio. E essas ações contribuem de forma direta para o aumento das vendas.
Por isso, é importante tirar um tempo para focar e analisar essas ações. Faça uma lista, ela servirá como apoio para desenvolver uma projeção de resultados cada vez mais próximos da realidade.
4. Inspire-se na concorrência
Pode ser que você pense não ter dados suficientes para fazer uma projeção de resultados. E às vezes não tem mesmo. Mas está tudo bem, tenho aqui uma boa notícia: apesar da lógica por trás desse pensamento, ele não está correto.
É possível fazer a projeção de resultados usando dados da sua concorrência. Nesse momento, você deve estar se perguntando “Como vou fazer isso?” É simples: procure por empresas que tenham características similares a sua. Alguns exemplos:
● tamanho;
● capacidade produtiva;
● público-alvo;
● área de atuação.
Com a análise dos dados da concorrência feita, é possível verificar o comportamento do mercado em cada época do ano e ter uma estimativa de como serão as coisas para a sua empresa.
5. Simplifique
Podemos até imaginar que ao gerir uma empresa não vamos ter de lidar diretamente com contas, cálculos e fórmulas matemáticas. Mas isso é um grande engano. Um exemplo é que existem várias fórmulas matemáticas para fazer a projeção de resultados da sua empresa. Mas como fazer esse cálculo de projeção?
Primeiro é preciso saber escolher qual fórmula usar, afinal, é fundamental ter algo que realmente funcione para evitar trabalho desnecessário na hora de fazer o cálculo e um retrabalho posterior.
O recomendável é que você busque por métodos simples. Por exemplo: ao fazer uma projeção de faturamento anual, apure o total faturado no ano anterior e adicione o índice da inflação a esse valor.
Para ficar mais clara a compreensão: pense em uma empresa que faturou R$2.000.000,00 no ano anterior e a inflação bateu 10%. Seguindo essa lógica, a projeção de resultados vai ser:
2.000.000,00 + 10% = 2200000
Deu para entender como calcular projeção de meta? Mas atenção, além do cálculo, é necessário pensar onde as suas informações estão sendo guardadas. Por isso, é importante optar por uma plataforma CRM que te ajuda a obter todos os dados necessários de maneira simplificada.
6. Acompanhe os resultados
Agora que você já sabe como fazer projeção de resultados e o cálculo de projeção, você precisa encarar a realidade: por mais assertiva que seja a projeção, ela sempre vai oferecer uma estimativa. Ou seja, ter essa análise em mãos não quer dizer que tudo vai sair exatamente conforme o planejado.
Por isso, não deixe de acompanhar os resultados reais. A projeção deve ser usada para se planejar e se adaptar de maneira ágil sempre que necessário.
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