Artigo

Gestão ágil de projetos: como aplicar?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 8 julho 2021
Última atualização em 8 julho 2021

A gestão ágil de projetos pode ser definida como um conjunto de técnicas e práticas que têm por objetivo otimizar o processo de entrega de um projeto, tornando-o mais rápido e eficiente.

No entanto, é preciso deixar bastante claro que o propósito de uma metodologia ágil não é reduzir o tempo total de finalização dos projetos, mas, sim, entregar valor mais rapidamente ao cliente.

Por conta disso, a gestão ágil de projetos inclui a criação de ciclos curtos de desenvolvimento, com a entrega de algo ao término de cada um deles.

Desse modo, ao invés de esperar pela finalização de um projeto para apresentar os resultados, é possível acompanhar a sua evolução de acordo com cada etapa concluída.

Para a empresa, a metodologia ágil na gestão de projetos contribui para otimizar o fluxo de trabalho, melhorar processos internos, engajar os colaboradores, se adaptar melhor a possíveis mudanças, entre diversos outros pontos.

Somente com essa definição sobre o que é gestão ágil de projetos já dá para ter uma boa ideia de todas as vantagens dessa metodologia, concorda?

Mas a dúvida que muitos gestores têm é como aplicá-la aos seus projetos. Por isso, neste artigo, vamos esclarecer como fazer isso em 4 etapas e esclarecer mais alguns pontos importantes sobre essa metodologia. 

Continue a leitura e confira todos os detalhes!

O que é gestão ágil de projetos e como funciona?

Como dissemos anteriormente, a gestão ágil de projetos são ações e estratégias que visam tornar os projetos de uma empresa mais dinâmicos e com a entrega de resultados mais rápido para os clientes.

Seguindo esse conceito, diferentes metodologias podem ser aplicadas. Entre as mais comuns utilizadas pelas empresas brasileiras estão:

  • Scrum
  • Kanban
  • Nexus
  • Lean
  • Scaled Agile Framework (SAFe)

Scrum

Uma das principais características do método ágil Scrum é que ele é formado com base nos chamados sprints, que são ciclos de trabalho, que podem durar semanas ou meses. Ao término de cada um desses períodos parte do projeto deve ser entregue. 

Outro ponto de destaque do Scrum é a realização de reuniões fixas, que podem ser até diárias, e têm o propósito de alinhar pontos com a equipe e manter a sua motivação.

Kanban

O Kanban é um método de gestão ágil de projetos criado pela empresa Toyota na década de 1960.

Essa metodologia inclui o acompanhamento visual do andamento do projeto, incluindo o que precisa ser executado, o que está sendo realizado no momento e o que ainda deve ser concluído.

Na prática, podem ser utilizados cartões de sinalização em um painel, a exemplo do Post-It®, ou plataformas on-line que têm funcionalidades semelhantes.

Não deixe de ler: “Scrum vs Kanban: qual o melhor para seu projeto?

Nexus

Já o Nexus é um modelo de gestão ágil de projetos que tem o Scrum como base. Por isso, ele é bastante indicado para projetos que precisam de vários times para se desenvolver, pois facilita a integração desses grupos.

Lean

A criação da metodologia Lean antecede a do conceito ágil. No entanto, é totalmente compatível com esse método.

A proposta da aplicação do Lean em uma gestão ágil de projetos é “enxugar” os processos. Isso contribui para que a execução seja simplificada e, muitas vezes, mais barata, visto que ajuda também a reduzir custos.

Scaled Agile Framework (SAFe)

A metodologia ágil Scaled Agile Framework (SAFe) tem como base elementos do Lean e do Scrum.

Utilizando um diagrama chamado “The Big Picture”, é possível fazer o acompanhamento visual do projeto, o qual é dividido em três categorias nesse método: portfolio (gerencial), program (estratégico) e team (operacional).

Este artigo também vai lhe ajudar: “Entenda o que é metodologia ágil: origem, benefícios e tipos de metodologias ágeis

Como aplicar a gestão ágil de projetos?

Agora que a definição sobre o que é a metodologia ágil na gestão de projetos ficou mais clara, o próximo passo é saber como utilizá-la na sua empresa, certo?

Para aplicar a gestão ágil de projetos é bastante indicado:

  • Documentar o planejamento e o que pretende alcançar com esse modelo de gerenciamento
  • Treinar adequadamente o time e esclarecer os motivos da adoção da metodologia ágil
  • Orientar o cliente sobre como será a entrega dos resultados do projeto que está sendo desenvolvido
  • Começar a implementação em um projeto para ter chances de ajustar os pontos que não derem resultados quando em prática

Documentar o planejamento e o que pretende alcançar com esse modelo de gerenciamento

Assim como outras metodologias, em uma gestão ágil de projetos também é importante registrar o que será abordado, expectativas, resultados pretendidos e outros pontos relacionados.

É bastante indicado definir os responsáveis, as atividades e os prazos, de modo que possam ser facilmente consultados e que permitam alinhamento com a equipe sempre que necessário.

Treinar adequadamente o time e esclarecer os motivos da adoção da metodologia ágil

Especialmente se estiver adotando as metodologias ágeis pela primeira vez, é essencial explicar para os profissionais envolvidos o motivo dessa nova forma de gerenciamento.

Para isso, vale destacar os benefícios da gestão ágil de projetos e, também, treinar o time adequadamente para que a sua aplicação aconteça conforme planejado.

Orientar o cliente sobre como será a entrega dos resultados do projeto que está sendo desenvolvido

Nem sempre o desenvolvimento de um projeto visa a entrega de um produto ou serviço diretamente a um cliente. Dependendo do modelo de negócio, é possível que a empresa esteja criando algo para, por exemplo, melhorar um dos seus processos internos.

No entanto, quando a gestão ágil de projetos envolve um cliente, é fundamental esclarecer a ele como ocorrerá a entrega de valor, a fim de que fique claro que sempre haverá algo a ser entregue ao término de cada ciclo.

Começar a implementação em um projeto para ter chances de ajustar os pontos que não derem resultados quando em prática

Utilizar um projeto-piloto para implementação da gestão ágil de projetos também é uma boa estratégia.

A ideia é ter a chance de ajustar pontos que não trouxeram os resultados esperados durante a execução, ou mesmo testar diferentes metodologias até encontrar a que melhor se encaixa à sua empresa.

E para lhe ajudar um pouco mais a realizar boas gestões, nossa dica é a leitura do artigo “Gestão de clientes ágil e eficaz: tudo o que você precisa saber

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento