Artigo

O que é metodologia ágil? Para que serve?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 2 Fevereiro 2021
Última atualização em 2 Fevereiro 2021

O que é metodologia ágil? Consiste em um conjunto de técnicas que têm como objetivo tornar o processo de entrega de um projeto mais rápido e eficiente.

No entanto, isso não quer dizer que o prazo final de entrega seja mais curto. Na verdade, a metodologia ágil visa entregar mais rapidamente valor ao cliente.

Isso é possível porque os seus ciclos são mais curtos. Dessa forma, a cada etapa concluída, algo já pode ser entregue, descartando a necessidade de ter que aguardar a finalização total do projeto.

O que é metodologia ágil?

Saber o que é metodologia ágil pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa incluindo, otimização do fluxo de trabalho, aumento da produtividade de seu time e maior satisfação do cliente.

Esses e outros pontos são possíveis porque a metodologia ágil é um conjunto de práticas e de técnicas que tornam a finalização de projetos mais dinâmica.

Criada em 2001 por um grupo de programadores de TI (Tecnologia da Informação) por meio do “Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software”, a ideia era que as atividades pertinentes a um processo pudessem ser realizadas de forma mais dinâmica e com mais resultados. 

O que é metodologia ágil na gestão de projetos?

A metodologia ágil na gestão de projetos consiste na aplicação de técnicas que otimizem a entrega de resultados ao cliente, sem perder a qualidade dessas entregas.

Essas práticas contribuem, por exemplo, para tornar o projeto mais flexível e adaptável a mudanças que possam surgir durante a sua realização.

Por ser uma estrutura baseada em pequenos ciclos, a metodologia ágil também ajuda a aumentar a produtividade do time e o seu engajamento

Essa metodologia também facilita a formação de equipes mais enxutas, autogerenciáveis e multidisciplinares.

Qual a diferença entre metodologia ágil e tradicional?

Para entender com precisão o que é metodologia ágil é bem importante saber as diferenças entre essa metodologia e a tradicional.

Assim, as principais diferenças entre metodologia ágil e a tradicional são:

  • A metodologia ágil possibilita a percepção de valor ao longo de todo o projeto
  • Com a metodologia ágil é possível controlar melhor o orçamento, pois ela permite a entrega de pequenos resultados que ajudam a alinhar os custos ao objetivo final do projeto
  • Na metodologia tradicional há um planejamento inicial que deve ser seguido até o fim. Na ágil isso se torna mais flexível, colaborando para uma melhor gestão de risco
  • A colaboração do cliente é mais efetiva na metodologia ágil, pois esse recebe vários resultados ao longo do processo e pode colaborar para aprimorá-lo

O que são métodos ágeis e qual seu benefício na governança de TI?

Métodos ágeis são modelos de gestão que podem ser aplicados dentro dessa estratégia

Seja na governança de TI, seja em outros segmentos, os métodos ágeis são benéficos para reduzir o tempo de finalização de um projeto e entregar mais valor ao cliente sem perder qualidade.

Entre os métodos ágeis que podem ser aplicados estão:

  • Scrum;
  • Kanban;
  • EXtreme Programming (XP);
  • Lean;
  • Dynamic Systems Development Methodology (DSDM);
  • Feature-Driven Development (FDD);
  • Adaptive Software Development (ASD);
  • Scale Agile Framework (SAFe).

Quais as metodologias ágeis mais usadas nas empresas brasileiras?

Mas saber o que é metodologia ágil consiste em, também, conhecer as mais utilizadas. Isso ajuda a escolher qual a melhor para a sua empresa, ajustando-as de acordo com as suas necessidades.

Entre as metodologias ágeis mais usadas estão:

  • Kanban
  • Scrum
  • Nexus
  • Lean
  • Scaled Agile Framework (SAFe)

Kanban

O método ágil Kanban consiste em um acompanhamento visual do andamento do projeto

Por meio de cartões de sinalização (Post-It® ou plataformas on-line) é possível identificar de maneira clara e rápida o que está para ser feito, o que está sendo realizado no momento e o que já foi concluído.

Scrum

O scrum se baseia em ciclos de trabalho, que podem ser de semanas ou meses, nos quais são entregues alguma parte do projeto.

Esse método inclui a realização de reuniões periódicas a fim de motivar a equipe e fazer os ajustes que forem necessários.

Nexus

Já o Nexus colabora para a implementação do Scrum, principalmente quando o projeto conta com várias equipes que precisam ser integradas. 

Lean

O objetivo do Lean é “enxugar” os processos. Sua aplicação visa utilizar apenas os recursos e ferramentas que realmente são necessários para a evolução do projeto.

Scaled Agile Framework 

O Scaled Agile Framework (SAFe), tem como base o Lean e elementos do Scrum. Consiste em um acompanhamento visual que divide todos os processos e fluxos de um negócio.

Isso permite criar uma estrutura organizacional separada em gerencial (portfolio), estratégico (program) e operacional (team).

Quais empresas utilizam o Scrum?

Também é importante complementar o conhecimento sobre o que é metodologia ágil conhecendo algumas empresas que usam o método Scrum, um dos mais aplicados.

Na lista de empresas que utilizam o Scrum é possível citar:

  • Google
  • Yahoo
  • Rede Globo

Google

No Google, o Scrum é um método ágil utilizado para o desenvolvimento de diversas soluções. Uma delas foi o Adwords. 

Yahoo

Os times do Yahoo utilizam o método ágil Scrum para criar, desenvolver e testar durante alguns dias os seus produtos e serviços.

Rede Globo

Na Rede Globo a metodologia ágil Scrum foi utilizada na criação do site Globo.com, o que permitiu identificar falhas e corrigi-las com mais resultados.

Anteriormente, falamos que uma das diferenças entre a metodologia ágil e a tradicional é a participação mais ativa dos clientes.

A Zendesk oferecem soluções que podem contribuir para que você consiga ouvir o que o seu público tem a dizer sobre os seus produtos e serviços.

Com o Zendesk para atendimento ao cliente é possível criar fóruns de comunidade para os seus clientes fazerem perguntas e começarem discussões.

Ao juntar todas essas opiniões, você tem a perspectiva deles, e pode descobrir um vasto leque de novas soluções.