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Artigo 9 min read

O que é metodologia ágil? Para que serve? Veja conceito + exemplos

Por Zendesk

Última atualização em 13 dezembro 2023

O que é metodologia ágil? Essa abordagem de gestão consiste em um conjunto de técnicas que têm como objetivo tornar o processo de entrega de um projeto mais rápido e eficiente.

No entanto, isso não quer dizer que o prazo final de entrega seja mais curto e acelerado. Na verdade, a metodologia ágil visa entregar mais rapidamente valor ao cliente. Isso é, a ideia é gerar mais engajamento e sucesso ao cliente de forma otimizada e eficiente.

Isso é possível porque os seus ciclos são mais curtos. Dessa forma, a cada etapa concluída, algo já pode ser entregue, descartando a necessidade de ter que aguardar a finalização total do projeto.

Mas será que os métodos ágeis realmente funcionam? As estatísticas mostram que sim!  As diversas empresas mundo afora que usam metodologias ágeis possuem 80% de taxa de sucesso como retorno de seus projetos, segundo a Radix.

Segundo a mesma fonte, 60% das empresas alcançam mais vendas e crescimento dos lucros com o investimento em métodos ágeis.

Diante desse cenário, podemos perceber como é fundamental entender o que é metodologia ágil, assimilar seus exemplos e buscas formas de implementá-la nas empresas, não é verdade?

Nesse conteúdo, nós vamos te explicar tudo! Faça a leitura até o fim e tire todas as suas dúvidas!

O que é metodologia ágil?

Saber o que é metodologia ágil pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa incluindo, otimização do fluxo de trabalho, aumento da produtividade de seu time e maior satisfação do cliente.

Esses e outros pontos são possíveis porque a metodologia ágil é um conjunto de práticas e de técnicas que tornam a finalização de projetos mais dinâmica.

Criada em 2001 por um grupo de programadores de TI (Tecnologia da Informação) por meio do “Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software”, a ideia era que as atividades pertinentes a um processo pudessem ser realizadas de forma mais dinâmica e com mais resultados. 

A metodologia ágil é uma abordagem de gerenciamento de projetos com o objetivo de integrar ações colaborativas entre profissionais e equipes para alcançar o aperfeiçoamento contínuo de resultados e entrega de valor aos clientes.

De maneira geral, essa metodologia divide projetos em pequenas etapas de planejamento, execução e acompanhamento de resultados que devem ser seguidas à risca.

Dessa forma, há um controle e monitoramento rígido de cada processo para garantir que eles estão sendo executados de forma realmente eficiente para a conquista dos objetivos. 

A adaptação às mudanças e volatilidade do dia a dia corporativo são parte fundamental do que é metodologia ágil. A ideia é que a cooperação e o trabalho em equipe sejam transformados no decorrer do tempo tendo em vista a melhoria dos processos e a entrega de valor ao público.

Exemplos de metodologia ágil na gestão de projetos

A metodologia ágil na gestão de projetos consiste na aplicação de técnicas que otimizem a entrega de resultados ao cliente, sem perder a qualidade dessas entregas.

Essas práticas contribuem, por exemplo, para tornar o projeto mais flexível e adaptável a mudanças que possam surgir durante a sua realização.

Por ser uma estrutura baseada em pequenos ciclos, a metodologia ágil também ajuda a aumentar a produtividade do time e o seu engajamento

Essa metodologia também facilita a formação de equipes mais enxutas, autogerenciáveis e multidisciplinares.

Os quatro principais valores da metodologia ágil são os seguintes:

  • Interação entre indivíduos sobre ferramentas e processos
  • Software de gerenciamento sobre documentos e diretrizes
  • Colaboração do cliente sobre negociações contratuais
  • Adaptação a mudanças sobre planejamentos rígidos.

Para garantir a implementação desses valores, os principais exemplos de metodologia ágil que vemos na empresa são por meio do investimento de softwares de gerenciamento de tarefas.

Essas ferramentas seguem o método Kanban, expressão japonesa que significa “sinalização”. A ideia é criar um painel de tarefas que organiza, gerencia e hierarquiza prioridades de forma colaborativa entre os membros de uma equipe. 

Repare no quadro abaixo como as tarefas são separadas por cores diferentes para que sejam segmentadas entre os membros da equipe. Sendo assim, cada participante do projeto pode mudá-la à medida que o processo avança.

Além disso, essa visão macro dos processos e tarefas permite um monitoramento mais eficaz para identificação de gargalos e pontos de melhoria.

Entre as ferramentas de métodos ágeis que podem ser aplicadas na empresas estão:

  • Scrum;
  • Kanban;
  • EXtreme Programming (XP);
  • Lean;
  • Dynamic Systems Development Methodology (DSDM);
  • Feature-Driven Development (FDD);
  • Adaptive Software Development (ASD);
  • Scale Agile Framework (SAFe).

Qual a diferença entre metodologia ágil e tradicional?

Para entender com precisão o que é metodologia ágil é bem importante saber as diferenças entre essa metodologia e a tradicional.

Assim, as principais diferenças entre metodologia ágil e a tradicional são:

  • A metodologia ágil possibilita a percepção de valor ao longo de todo o projeto
  • Com a metodologia ágil é possível controlar melhor o orçamento, pois ela permite a entrega de pequenos resultados que ajudam a alinhar os custos ao objetivo final do projeto
  • Na metodologia tradicional há um planejamento inicial que deve ser seguido até o fim. Na ágil isso se torna mais flexível, colaborando para uma melhor gestão de risco
  • A colaboração do cliente é mais efetiva na metodologia ágil, pois esse recebe vários resultados ao longo do processo e pode colaborar para aprimorá-lo

Benefício de metodologias ágeis na governança de TI

Métodos ágeis são modelos de gestão que podem ser aplicados dentro dessa estratégia

Seja na governança de TI, seja em outros segmentos, os métodos ágeis são benéficos para reduzir o tempo de finalização de um projeto e entregar mais valor ao cliente sem perder qualidade.

Vamos falar de forma resumida a respeito de quatro benefícios de metodologias ágeis na governança das empresas:

  • Alinhamento entre clientes e equipes de trabalho: a metodologia ágil é pautada na comunicação contínua entre empresa e seus clientes e stakeholders de modo a entender e responder às suas demandas e objetivos;
  • Agilidade na entrega de valor: essa abordagem permite a coordenação entre profissionais e equipes, além da fácil identificação de gargalos, para agilizar processos e torná-los mais eficientes.
  • Melhoramento contínuo de processos: um dos principais valores da metodologia ágil é a cooperação entre os participantes do projeto para promover monitoramento das tarefas e dos resultados e a adaptação do sistema de acordo com a transformação do contexto de atuação.
  • Clientes mais engajados e mais receita com vendas: naturalmente, a combinação dos três benefícios acima acarretam em clientes mais satisfeitos, engajados e comprando mais com a marca. Além disso, a otimização das tarefas reduz a recorrência de erros nos processos e prejuízos financeiros relacionados.

Quais são as empresas que usam metodologias ágeis no Brasil?

Mas saber o que é metodologia ágil consiste em, também, conhecer as mais utilizadas. Isso ajuda a escolher qual a melhor para a sua empresa, ajustando-as de acordo com as suas necessidades.

Entre as metodologias ágeis mais usadas estão:

  • Kanban
  • Scrum
  • Nexus
  • Lean
  • Scaled Agile Framework (SAFe)

Kanban

O método ágil Kanban consiste em um acompanhamento visual do andamento do projeto

Por meio de cartões de sinalização (Post-It® ou plataformas on-line) é possível identificar de maneira clara e rápida o que está para ser feito, o que está sendo realizado no momento e o que já foi concluído.

Scrum

O scrum se baseia em ciclos de trabalho, que podem ser de semanas ou meses, nos quais são entregues alguma parte do projeto.

Esse método inclui a realização de reuniões periódicas a fim de motivar a equipe e fazer os ajustes que forem necessários.

Nexus

Já o Nexus colabora para a implementação do Scrum, principalmente quando o projeto conta com várias equipes que precisam ser integradas. 

Lean

O objetivo do Lean é “enxugar” os processos. Sua aplicação visa utilizar apenas os recursos e ferramentas que realmente são necessários para a evolução do projeto.

Scaled Agile Framework 

O Scaled Agile Framework (SAFe), tem como base o Lean e elementos do Scrum. Consiste em um acompanhamento visual que divide todos os processos e fluxos de um negócio.

Isso permite criar uma estrutura organizacional separada em gerencial (portfólio), estratégico (programa) e operacional (team).

O que é ser agile? Empresas que usam Scrum 

Também é importante complementar o conhecimento sobre o que é metodologia ágil conhecendo algumas empresas que usam o método Scrum, um dos mais aplicados.

Na lista de empresas que utilizam o Scrum é possível citar:

  • Google
  • Yahoo
  • Rede Globo

Google

No Google, o Scrum é um método ágil utilizado para o desenvolvimento de diversas soluções. Uma delas foi o Adwords. 

Yahoo

Os times do Yahoo utilizam o método ágil Scrum para criar, desenvolver e testar durante alguns dias os seus produtos e serviços.

Rede Globo

Na Rede Globo a metodologia ágil Scrum foi utilizada na criação do site Globo.com, o que permitiu identificar falhas e corrigi-las com mais resultados.

Conheça a Zendesk para aprimorar a metodologia ágil

Anteriormente, falamos que uma das diferenças entre a metodologia ágil e a tradicional é a participação mais ativa dos clientes.

Nesse sentido, a Zendesk oferece soluções que podem contribuir para que você consiga ouvir o que o seu público tem a dizer sobre os seus produtos e serviços.

Com o Zendesk para atendimento ao cliente é possível criar fóruns de comunidade para os seus clientes fazerem perguntas e começarem discussões. 

Além disso, nossa plataforma integra diferentes canais de interação com o público para registro de histórico de atendimentos e propiciar insights e feedbacks mais precisos.

Isso permite tanto um atendimento mais personalizado quanto um interações mais rápidas, efetivas e com alto índice de satisfação com o consumidor.

Ao juntar todas essas opiniões, você tem a perspectiva deles, e pode descobrir um vasto leque de novas soluções.

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