Artigo

10 melhores livros de gestão de projetos

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 21 junho 2021
Última atualização em 21 junho 2021

Estar em contato com os melhores livros de gestão de projetos é como ter um mapa de atalhos: você tem acesso aos erros e acertos que grandes profissionais enfrentaram antes de você. Nenhuma situação é inédita: aprenda com quem já se deparou com os mesmos problemas.

Conhecer as tendências do mercado, saber como grandes profissionais e estudiosos da área têm liderado suas equipes e conhecer os principais erros e desafios de gestão de projetos é fundamental. É justamente por isso que pessoas extremamente bem sucedidas em suas carreiras têm em comum o hábito da leitura.

Para um gerenciamento de bem sucedido possui múltiplas atribuições, que vão desde o planejamento e distribuição das atividades na equipe, até a coordenação de pessoas e a execução de suas tarefas, incluindo a gestão de conflitos em projetos. Tudo isso pode ser aprimorado a partir da leitura de livros de gestão de projetos.

Neste artigo vamos mostrar:

  • A relação entre leitura e carreira de sucesso;
  • Como conseguir ler muitos livros sobre gestão de projetos;
  • Lista dos 10 melhores livros de gestão de projetos.

A relação entre a leitura e uma carreira de sucesso

Buscando uma lista dos melhores livros de gestão de projetos, você está em vantagem em relação aos concorrentes no seu setor de atuação, e mesmo à grande maioria dos brasileiros. A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” mostra que 44% dos brasileiros não leu sequer um livro no último ano. 

No entanto, paralelamente a esta estatística, o estudo Rich Habits aponta que 85% das pessoas que enriquecem lêem 2 ou mais livros por mês. 

De fato, grandes personalidades, em diversas áreas, são ávidos leitores. Veja exemplos:

  • Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, desde 2015 lê dois livros ao mês. Ele criou um clube de livros, que tem mais de 660 mil integrantes.
  • Oprah Winfrey, uma das pessoas mais influentes dos Estados Unidos, também criou um clube do livro, para se conectar com fãs fomentando o hábito da leitura. 
  • Warren Buffett, gênio investidor, afirma que o seu sucesso profissional veio de seu hábito de leitura e crê que emprega 80% de seu dia a ler.
  • Bill Gates, da Microsoft, lê mais de 50 livros ao ano e afirma que “cada livro abre novas avenidas de conhecimento para explorar”.

Como ler todos os melhores livros de gestão de projetos?

47% dos brasileiros dizem que não leem mais por falta de tempo. Porém, não há pessoas mais ocupadas do que as que citamos nos exemplos acima. Se eles têm tempo para ler tanto, as desculpas de qualquer um terminaram. Ler é um hábito.

Segundo a Blueprint, 25 minutos por dia resultam em 1 livro inteiro a cada mês. Com essa rotina, poderá ler esta lista inteira de livros de gestão de projetos no próximo ano.

Nesse TED, Pedro Pacífico ensina como tornar a leitura um hábito diário e diz que o segredo não é ler mais, e sim ler sempre:

Além dos conteúdos específicos aprendidos numa leitura, ler traz os seguintes benefícios:

  • Fortalecimento da memória;
  • Melhora o senso crítico;
  • Amplia seu vocabulário;
  • Melhora sua escrita; 
  • Aumenta sua disposição em ouvir e conhecer o universo do outro e analisar com mais calma;
  •  Expande seu repertório cultural;
  • Reduz o estresse;
  • Aumenta a concentração e mantém seu cérebro em atividade realizando inúmeras conexões.

Os 10 melhores livros de gestão de projetos

1) O jogo infinito – Simon Sinek

Simon Sinek é dono de um dos TEDs mais assistidos do mundo: “Como grandes líderes inspiram ação”. Em O Jogo Infinito, Sinek compara o mundo dos negócios a jogos, que podem ser do tipo finito ou infinito. Ele afirma que pessoas que lideram equipes com mentalidade infinita tendem a atingir um sucesso estável e duradouro, ao contrário das empresas lideradas por pessoas com mentalidades finitas.

2) Rápido e Devagar – Daniel Kahneman

Daniel Kahneman é Nobel de Economia por suas pesquisas na área de economia comportamental. Seus estudos combinam economia e ciência cognitiva para explicar a maneira aparentemente irracional que os seres humanos administram riscos. 

Nesta obra, ele aborda as duas formas pelas quais nosso cérebro funciona: uma com pensamento rápido, intuitivo e emocional; e a outra lenta, deliberativa e lógica. O livro é prático e esclarecedor sobre como os humanos costumam tomar decisões e ensina técnicas para evitar falhas mentais que podem gerar situações difíceis.

3) O Monge e o Executivo – James C. Hunter

Esta narrativa com fundo cristão traz conhecimentos importantes para líderes justos, respeitáveis e de sucesso. O poder e o autoritarismo são discutidos para propor uma liderança democrática, que ao mesmo tempo serve e é eficaz.

4) Faça Acontecer – Sheryl Sandberg

Esse livro é sobre liderança feminina. Grande parte da força de trabalho mundial é feminina, porém ainda são os homens que dominam os cargos de liderança. Eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, a autora encoraja mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e se lançarem em busca de seus objetivos sem medo. 

A edição brasileira inclui dados específicos da situação das mulheres no nosso país e conta com um prefácio da empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza

5) Mindset: A nova psicologia do sucesso – Carol S. Dweck

Este livro é muito importante para gestores de projeto. Ele mostra como a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. 

6) Os 5 Desafios das Equipes – Patrick Lencioni

Esse best-seller é um livro agradável de ler e fala sobre por que certas equipes dão certo e outras não. É uma fábula envolvente, realista e prática sobre liderança. Faz um contraponto com o livro do Simon Sinek.

7) Gestão ágil de projetos: as melhores soluções para suas necessidades – Robson Camargo e Thomas Ribas

Ser ágil não é ser apressado. A metodologia ágil na gestão de projetos se caracteriza pela entrega de todo valor desejado pelos clientes, adaptando todos os problemas que surjam para chegar a melhores resultados num menor tempo. Este livro aborda as metodologias ágeis com primor. 

8) Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias – Jake Knapp

O SPRINT é o método criado por Jake Knapp quando trabalhava no Google. Serve para  equipes de todos os tamanhos – inclusive a gestão de equipes à distância – que precisam começar a trabalhar imediatamente debruçados em uma oportunidade, problema ou ideia. É um dos melhores livros de gestão de projetos para quem deseja saber como o Google trabalha.

9) Design Thinking – Tim Brown

Neste livro entendemos que o design não se limita a criar objetos úteis e elegantes. O design thinking compatibiliza o que é exigido com a utilidade, às restrições impostas com as possibilidades, e a necessidade com a demanda. O usuário final e seu problema estão no centro dos projetos.

10) Gerenciamento de Risco em Projetos: Ferramentas, Técnicas e Exemplos Para Gestão Integrada – Guilherme Calôba

Neste livro, temas como sistemáticas de gestão de risco, estatística e distribuições de probabilidade, impactos da dimensão humana na análise de risco são abordados com profundidade, trazendo um referencial teórico com aplicação prática. 

Solução completa para atendimento ao cliente

A Support Suite é uma solução de atendimento moderna que reúne um conjunto de ferramentas para melhorar o relacionamento com seus clientes.