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Artigo 5 min read

Excelência no atendimento ao cliente: como acertar desde o início?

Por Zendesk

Última atualização em 2 março 2023

Começar um negócio é algo que exige muito planejamento. É preciso ter bem definido o produto ou serviço que será comercializado, fazer pesquisas de mercado e conhecer a concorrência para mandar bem no que diz respeito à excelência no atendimento ao cliente. Para isso, é necessário conhecer muito bem o público-alvo da empresa e garantir que o atendimento oferecido seja o melhor desde o início. 

Afinal, você não quer que sua empresa fique conhecida como um local que não identifica as necessidades dos seus clientes e não soluciona problemas. A excelência no atendimento ao cliente de uma empresa influencia muito em sua reputação no mercado. E a reputação da empresa, por sua vez, reflete diretamente nas vendas. 

Cerca de 60% dos entrevistados no Zendesk Customer Experience Trends Report consideram a rapidez no atendimento o item de maior importância para avaliar como boa experiência do cliente. Por isso, neste artigo, trazemos dicas especiais para quem está abrindo uma start-up e quer garantir o melhor atendimento ao cliente desde o começo. 

Dicas para startups que querem ter excelência no atendimento ao cliente

Para alcançar a excelência no atendimento ao cliente, aposte em um atendimento personalizado. Para isso, é essencial conhecer quem são os consumidores da sua startup. Um novo aplicativo desenvolvido para pessoas que buscam encontrar o par ideal, por exemplo, tem uma audiência bem definida: são pessoas que usam smartphones no seu dia a dia, solteiras e adeptas de redes sociais, certo? 

Com base nestes dados, a empresa sabe que meios como o Facebook e o Twitter são boas opções para contatar os seus consumidores. Podemos afirmar que quanto mais informações a empresa tem sobre o seu público, mais efetivo e customizado pode ser o atendimento. Por isso:

  • Trace um relatório cuidadoso sobre o perfil dos clientes;
  • Entenda o que você já faz que funciona;
  • Descubra o que ainda pode ser feito;
  • É hora de colocar em prática a inovação no atendimento ao cliente da sua empresa!

É essencial garantir uma boa interação com o consumidor desde o início. Assim, o seu negócio mostra que é transparente e que sabe dialogar com o cliente desde sempre. Por isso, é importante que a empresa esteja presente nas principais redes sociais, tenha e-mails acessíveis para que clientes entrem em contato e possua um site que apresente os serviços, tire dúvidas e aceite sugestões. 

Tipos de atendimento ao cliente

Para alcançar a excelência no atendimento ao cliente, é necessário descobrir qual tipo de serviço melhor funciona na sua empresa. Além dos tipos de atendimento mais analógicos, já bastante difundidos, como aquele feito por telefone e presencialmente, existem aqueles que foram implementados após o fortalecimento dos negócios em ambientes digitais. São eles:

Atendimento ao cliente via redes sociais

No atendimento ao cliente realizado via rede social, seja ela Instagram, Facebook ou Twitter, a interação com o cliente é a principal estratégia para que o relacionamento entre as duas partes seja bem sucedido. Além disso, é importante encontrar uma voz e personalidade para que uma persona ideal, que condiz com os ideais e postura da empresa, seja criada e utilizada para estabelecer este diálogo. 

Atendimento ao cliente via chat

O chat tem sido bastante utilizado graças a sua rapidez e eficiência. Aqui, o atendimento entre empresa e consumidor é feito em tempo real. Assim como acontece no atendimento por telefone, a empatia e o bom uso da linguagem são essenciais para que o serviço seja bem realizado.

Atendimento omnichannel

O atendimento omnichannel surge como um modo de integrar mais de um canal em só um lugar, fazendo com que haja uma maior possibilidade de escolha para que o cliente decida como prefere ser atendido. Mas, para funcionar de modo eficiente, é preciso que todo o time de atendimento funcione de modo alinhado, para que nenhuma informação soe contraditória. 

Na Zendesk, há um sistema que integra os pontos de contato com o cliente, conheça!

Atendimento via chatbot

O chatbot, como o próprio nome sugere, também funciona através de chat. Aqui, no entanto, a inovação no atendimento ao cliente reside no fato de que o serviço de respostas é realizado de maneira automática, por meio de inteligência artificial ou por frases programadas previamente. Assim, o tempo de espera para que o cliente tenha a sua dúvida ou solicitação sanada é reduzido consideravelmente.

Agora que você já sabe da importância de manter a excelência no atendimento ao cliente e os diferentes formatos possíveis de fazê-lo, só falta descobrir como colocar tudo isso em prática!

Inovação no atendimento ao cliente: como colocar em prática?

Mas atenção, não basta abrir estes canais de comunicação, é preciso usá-los como meios para garantir um excelente atendimento ao cliente. Ignorar ou demorar para responder um cliente é algo que pode prejudicar muito a imagem da empresa. Afinal, ninguém quer fazer negócio ou comprar produtos de uma startup que não soluciona as dúvidas e problemas dos seus consumidores. 

Por isso, além de oferecer diferentes opções para que os seus clientes entrem em contato com a empresa, é necessário monitorar todas as mensagens enviadas para os canais oficiais da startup. Podemos resumir todas as dicas para alcançar a excelência no atendimento ao cliente nos três itens a seguir:

  1. Conheça o seu público
  2. Abra diferentes canais de comunicação com o cliente
  3. Monitore constantemente

Assim, não há risco de que seus clientes fiquem sem respostas ou demorem para receber uma solução. O resultado são consumidores mais satisfeitos, fidelizados a sua marca e que falam bem do atendimento da empresa algo que todo negócio deve buscar!

Oferecer suporte rápido aos clientes é um dos segredos das empresas de sucesso! Os softwares criados pela Zendesk possuem rápida implementação, são de fácil uso e conseguem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada empresa. Conheça as opções disponíveis e encontre aquela que melhor se adeque àquilo que você e seus clientes procuram!

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