Ir para o conteúdo principal

Artigo 10 min read

36 palavras que vendem: o que falar em uma negociação?

Zendesk

Vendedores sabem da importância de incluir palavras que vendem em seu discurso comercial. Seja pela forma como você as usa, o significado que carregam ou mesmo a entonação como elas são ditas, palavras possuem um grande poder.

Essa influência pode ser para o bem ou para o mal. Afinal, se por um lado existem palavras poderosas que te ajudam a direcionar um comprador a avançar nas etapas da jornada de compra, por outro existem aquelas que colocam tudo a perder. 

Logo, aprender como usar de forma correta as palavras de impacto para vendas é indispensável para o sucesso do negócio, e é sobre elas que vamos falar, a seguir. 

Para ajudar na leitura deste artigo sobre palavras chaves para vendas, dividimos este conteúdo da seguinte forma:

  • como usar as palavras de impacto para vendas e sua importância;
  • exemplos de 36 palavras que vendem e como você pode usá-las em suas negociações;
  • o que NÃO dizer em vendas

Vamos aprender então um pouco mais sobre palavras que vendem e como você pode utilizá-las no seu dia a dia no trabalho.

O uso de palavras de impacto para vendas e sua importância

Escolher muito bem quais palavras de impacto para vendas é uma preocupação antiga. Contudo, somente há poucas décadas os termos mais eficientes para conversão de clientes começaram a ser estudados e agregados às estratégias de marketing e neuromarketing.

Por diversas vezes o uso dessas palavras funcionam como gatilhos mentais, despertando estímulos emocionais que vão direcionar uma pessoa a determinada decisão.

Na prática, os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro humano recebe que levam uma pessoa a decidir algo.

Palavras podem funcionar como esses impulsos à ação em direção à compra, logo precisam ser muito bem escolhidas ao longo de uma apresentação, negociação, nas respostas às objeções e em todas as etapas do funil de vendas

Tendo em vista o poder que as palavras de impacto para vendas, e seus resultados, a atenção sobre elas passou a ser ainda maior. 

Afinal, a comunicação é parte primordial do marketing e do setor comercial, e você precisa fazê-la da maneira mais eficiente possível.

36 palavras que vendem e como você pode usá-las em suas negociações

A seguir, vamos conhecer quais são as palavras que vendem e que precisamos dar mais atenção durante nossa comunicação com consumidores em potencial:

  1. Agora: é uma palavra de impacto para vendas. Traz com ela um senso de urgência que muitas vezes funciona como o empurrão final que seu cliente precisa para aceitar uma proposta. Um “agora” bem colocado impede que a decisão seja adiada;
  2. Autêntico: a palavra autêntico traz segurança e pode ser usada para descrever características físicas ou abstratas de um produto. Quando você usa a palavra autêntico para algo, demonstra que não há outra opção mais segura;
  3. Barato: barato é uma palavra poderosa que você deve usar com muito cuidado, pois o seu mau uso pode fazer com que o produto ou serviço perca valor. Isso pelo fato de que um produto pode estar com o preço barato ou ele pode ter aparência e qualidades baratas. Portanto, use com cuidado e apenas em momentos realmente apropriados;
  4. Comprovado: essa é aquela palavra que também traz segurança e conforto. Quando algo é comprovado por especialistas, por exemplo, automaticamente é esperado que seja funcional e apresente bons resultados;
  5. Confiável: seguindo o mesmo princípio, a palavra confiável traz segurança e conforto;
  6. Consenso: essa é uma palavra-chave para vendas. Um consenso leva a uma união, um comum acordo sobre algo, algo que outras pessoas também concordam. Portanto, algo que dispensa discussão;
  7. Economize: uma palavra clássica no meio publicitário, porém, que não sai de moda. Afinal, quem não quer economizar? É um ótimo exemplo de palavra que vende;
  8. Evite: usada como forma de substituir o uso da palavra “não”. Por exemplo: ao invés de falar “não faça” fale “evite fazer”, ao invés de “não desperdice” fale “evite o desperdício”;
  9. Faço: a palavra “faço” também vem para substituir outra. No caso dela, pode ser usada para substituir frases como: “posso fazer”, “vou tentar”. Adicionando uma pitada de firmeza à comunicação, trazendo segurança ao que é falado;
  10. Garantido: seguindo essa mesma linha de termos que trazem a sensação de segurança, a palavra “garantido” é uma grande aliada do seu discurso. O fato de você garantir algo coloca a responsabilidade sobre você, portanto, use com cuidado;
  11. Genuíno: assim como a palavra “autêntico”, a palavra “genuíno” descreve uma característica segura para a escolha daquele produto. Ela demonstra que o cliente terá o melhor disponível daquilo que ele conhece;
  12. Grátis: tem palavra melhor para se ouvir do que “grátis”?! Quem não gosta de receber algo de forma gratuita que levante a mão;
  13. Imagine: essa é uma palavra muito boa para fazer com que seu cliente visualize uma situação ideal sobre algo que você deseja demonstrar. Uma boa forma de compartilhar a sua visão;
  14. Impulsionar: essa é uma palavra que ganhou muito uso nos últimos anos e é muito bem vista quando você quer apresentar que algo teve ou pode oferecer uma melhoria além da esperada;
  15. Incrível: esta é uma palavra poderosa que chama a atenção e faz com que as pessoas voltem sua atenção para o que está sendo apresentado;
  16. Inspirador: assim como a própria palavra, apenas o fato de ouvi-la já nos faz sentir motivados. Uma boa palavra para trazer um pouco mais de subjetividade;
  17. Legítimo: mais um termo da lista de palavras que vendem que transmite segurança ao comprador. Assim como “autêntico” e “genuíno”;
  18. Motivo: mostrar o motivo ou a razão de algo pode ajudar a fazer seu cliente entender melhor certas questões, caso você sinta que ele pode não entender certa situação. Portanto, justifique-se dando uma razão para aquilo que necessita de um motivo concreto;
  19. Nome do cliente: repetir o nome do seu cliente cria uma sensação de conexão muito importante para as vendas;
  20. Novo: a palavra “novo” traz consigo muitas características que apreciamos. Portanto, quando algo é novo, geralmente temos a impressão de que tudo está correto e sem defeitos;
  21. Oficial: assim como “genuíno”, o termo “oficial” transmite uma impressão de segurança sobre um produto ou serviço. Compartilhando a ideia de que você está recebendo o melhor, pois a solução foi criada e desenvolvida pela “marca oficial”;
  22. Oportunidade: entre as palavras chave para venda mais usadas, “oportunidade” tem um lugar especial no processo de compra e venda. Apesar de muito utilizada e até mesmo desgastada, ela traz consigo um senso de urgência e escassez que funciona muito bem em determinadas estratégias de persuasão;
  23. Ousado: uma palavra de impacto para vendas que traz consigo a ideia de inovação. Pode se encaixar muito bem em certos momentos e produtos;
  24. Prático: dependendo do nicho de mercado que você está, seus produtos podem chamar grande atenção por serem um pouco complexos. Use o termo “prático” para reforçar a simplicidade por trás dos diferenciais de seu produto;
  25. Primeiro: entre as principais palavras que vendem, essa está sempre lá, sendo usada como gatilho mental de exclusividade. Por exemplo: “seja o primeiro a testar…”. Além disso, ela também pode ser usada para divulgar notoriedade sobre sua empresa, ao falar que sua empresa “foi a primeira a…”;
  26. Resolver: como ela própria diz, use o termo para mostrar que o item ou serviço pode resolver alguma dor de seu cliente. Todos nós queremos ouvir alguém dizendo que vai resolver algum de nossos problemas, não é mesmo?!;
  27. Robusto:  deve ser usada para falar de produtos completos ou seguros, que não podem quebrar facilmente. Uma palavra forte que ajuda a passar essa imagem de resistência e confiança que seu cliente precisa;
  28. Sem esforço: mais uma das palavras que tiram “peso” de seus clientes ao fazer com que eles se tranquilizem quanto a alguma preocupação. Quando você diz “sem esforço”, você abre espaço para um “sim”.
  29. Simples: dificuldade todos nós passamos no dia a dia de nossas empresas. Quando um vendedor aparece, nós precisamos de soluções simples para nossas dores.
  30. Solução: essa é, sem dúvida, uma das palavras chave para vender. Muito usada desde sempre também, passa de forma simples o objetivo daquilo que você quer vender: uma solução.
  31. Transformar: assim como “converter”, essa é uma palavra que remete a uma mudança completa. Portanto, você pode se sair muito bem ao usá-la, se o seu cliente espera algo assim de você;
  32. Único: uma ótima palavra para transmitir exclusividade. Para aquele cliente que precisa se sentir diferenciado, nada melhor do que ele ouvir a palavra “único”;
  33. Vantagem: é comum que os clientes busquem vantagens em suas compras e só se sintam realizados quando percebem o benefício que será atingido. Por isso, inclua o conceito em suas abordagens;
  34. Veja: ótima para você tomar a palavra de novo, sem precisar demonstrar concordância ou não em uma conversa com seu cliente. Uma forma neutra de ter a palavra de novo: “Veja bem…”;
  35. Verdade: uma ótima palavra para demonstrar concordância com seu cliente e criar empatia. Quando ele disser algo que você concorde, use essa palavra para corroborar com ele. Ao concordar usando a palavra “verdade” você reforça confiança na relação;
  36. Você: muito usado nas publicidades, o “você” é simples e direciona a mensagem como poucas palavras. 

O que não dizer em vendas?

Como já vimos anteriormente, às vezes uma simples palavra dita na hora errada pode colocar tudo a perder.

Há algumas dicas que já são bem conhecidas, como evitar o uso da palavra “não”, que pode trazer negatividade para uma negociação ou até mesmo facilitar uma associação negativa ao seu produto.

Falar com o seu cliente que você “acha” algo sobre seu produto, serviço ou qualquer coisa relacionada a sua venda, também não é uma boa ideia. Você é um vendedor e precisa passar credibilidade sobre seus produtos e sua empresa.

Evite fazer críticas ao produto ou empresa concorrente. Esse tipo de comportamento pode passar uma imagem ruim sobre você. 

Você não sabe se o cliente conhece, usa ou já experimentou e gostou do produto de seu concorrente. 

Ao fazer uma crítica você corre o risco de criar uma discordância onde só quem tem a perder é você.

Pronto para treinar estas palavras poderosas?

Agora que você conhece uma lista de palavras que vendem e sabe quais podem te ajudar no seu dia a dia, vai ficar ainda mais fácil dominar as negociações que você precisar fazer.

Vá distribuindo os termos em suas conversas e com o tempo isso vai se tornar natural para você. 

Além da escolha certa de palavras poderosas, lembre-se que um processo comercial atual precisa contar com um CRM de vendas, que irá organizar todos os prospects da marca de acordo com o funil de vendas, armazenando e facilitando a atualização do funil de conversão. 

A Zendesk oferece uma ferramenta de vendas que permite que seu time transforme conversas em conversões, facilitando a gestão do pipeline de vendas, mantendo o time focado nos leads e nas oportunidades de maior valor. 

Ficou interessado? Então, assista ao vídeo abaixo para conhecer mais sobre nossas soluções e faça uma avaliação grátis!

Histórias relacionadas

Artigo
9 min read

Você sabe o que é LDR? Descubra a sua importância para a equipe de vendas!

Entenda o que é LDR e sua diferença para SDR e BDR. Descubra como as funções desse profissional de vendas podem melhorar o Comercial da sua marca.

Artigo
8 min read

Tipos de leads: quais são? Gere mais interesse pelo seu negócio

Conheça quais são os três tipos de leads de uma empresa e como deve ser a prospecção de cada um deles para que as chances de conversão aumentem.

Artigo
7 min read

Orçamento base zero (OBZ): o que é e como montar o seu?

Saiba o que é orçamento base zero (OBZ), para que serve e como funciona na prática, com exemplos. E mais: 5 passos para montar o seu!

Artigo
1 min read

5 técnicas de vendas + dicas práticas sobre persuasão

Descubra 5 técnicas de vendas para caprichar na abordagem dos clientes e desenvolver suas habilidades de persuasão. Confira exemplos práticos!