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Acompanhamento de pedido: como isso impacta o sucesso do seu negócio?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

O consumidor de hoje em dia tem cada vez mais acesso a informações, o que o leva a buscar por marcas que ofereçam um serviço em que todo seu processo seja confiável e transparente. Por isso, o acompanhamento de pedido é tão importante.

Nenhuma empresa quer proporcionar uma experiência negativa ao seu cliente, mas é isso que acontece se ele não receber seu produto na data estimada ou não puder acompanhar todas as etapas do processo de entrega.

Permitir que o consumidor faça o acompanhamento de compra o deixa mais confortável e faz com que sua marca passe mais credibilidade, evitando que ele opte por outra empresa numa próxima compra.

Acontece que muitas organizações não dão a devida importância ao acompanhamento de pedido de mercadorias, achando que o ciclo de vendas se encerra no ato da compra. Engana-se quem pensa assim, pois contrariando suas crenças, a entrega dos produtos é uma etapa essencial para a eficiência e eficácia dos processos organizacionais.

Geralmente, as empresas focam muito na comunicação com o cliente no momento pré-venda e acaba esquecendo de olhar para esse relacionamento de uma forma mais ampla. Do momento da efetivação da compra até sua entrega ao cliente, há um longo percurso a ser percorrido e, nesse trajeto, o acompanhamento de pedido não pode ficar de fora. 

Afinal, para transmitir confiabilidade aos seus consumidores, é fundamental ter uma cadeia logística satisfatória, que garanta ao gestor o controle dos processos. 

Diante disso, cada vez mais a logística tem se tornado uma área estratégica dentro das organizações, principalmente para quem busca ampliar seu negócio no universo online.

Por que é importante fazer o acompanhamento de pedido?

Alguns fatores, devido à sua importância para a eficiência e qualidade das atividades realizadas pela empresa, precisam ser levados em consideração para que haja uma boa gestão do processo produtivo organizacional, tais como tempo de chegada dos insumos, quantitativo de produtos em estoque, previsão de demanda, etc.

Daí a importância do acompanhamento de pedido, ele auxilia o gestor a planejar o fluxo de trabalho do setor ao garantir previsibilidade. Isso proporciona maior controle do serviço e, consequentemente, maior confiabilidade, já que evita falhas ao longo do processo de compra e venda.

Finalizar o processo logístico sem percalços proporciona uma boa experiência de compra ao consumidor, o que pode garantir a fidelização do cliente.

Acompanhamento de pedido: como fazer?

Para saber como fazer o acompanhamento de pedido é importante estar por dentro de alguns procedimentos. Confira!

Compreender o ciclo do pedido

O ciclo do pedido é um conjunto de etapas e processos entremeados que iniciam no momento da entrada do pedido e seguem até a sua chegada ao consumidor final, fazendo a ponte entre fornecedores e clientes finais.

Compreender esse ciclo é o que permite ter uma visão macro sobre o processo logístico e entender sobre prazos e estágios de entregas de produtos.

Mapear possíveis falhas no processo de entrega

A entrega de mercadorias está sujeita a vários imprevistos, como por exemplo, a paralisação de estradas, má condições de rodovias, avarias, roubos de carga, etc. Esse tipo de situação pode impactar negativamente o processo de entrega e afetar os prazos acordados com o consumidor.

Por isso, mapear e prever os possíveis erros no seu processo de entrega permite identificar as possíveis soluções, para que os efeitos negativos sejam minimizados ou inexistentes.

Conhecer as principais razões de variabilidade dos ciclos de pedidos

Algumas etapas do processo de envio de mercadorias podem sofrer variações que afetam todo o ciclo de envio, como problemas no transporte, atraso na transferência dos pedidos, etc. Esses tipos de imprevistos causam atrasos na entrega dos produtos e, consequentemente, afetam a satisfação dos clientes.

Dessa maneira, fica clara a importância de compreender os principais motivos de variabilidade do ciclo de entrega, justamente para que sejam evitados e amplie a eficiência do setor.

Por que é importante melhorar a comunicação acerca do acompanhamento de pedido? 

A experiência do cliente tem ganhado cada vez mais importância para que as empresas alcancem o sucesso. E os consumidores estão cada vez mais exigentes e cientes do poder da tecnologia – capaz de auxiliar a criação e a manutenção do relacionamento marca x consumidor.

Hoje em dia, o relacionamento tornou-se parte do próprio serviço, e a manutenção de um diálogo aberto e transparente com seus clientes se tornou obrigação das empresas. Esse mindset da importância da comunicação com o consumidor deve perdurar todas as etapas do fluxo de venda, incluindo o pós venda.

Quando falamos de entrega de produtos, planejar um bom acompanhamento de pedido é fundamental para que o cliente se sinta seguro. Só dessa maneira ele não irá recorrer a outros canais de comunicação para ter respostas acerca da sua compra – o que aumentaria o fluxo de e-mail, ligações e sobrecarregaria o time de suporte.

Ou seja, investir na otimização da comunicação e atualização do status de pedido é bom para ambas as partes. Os clientes, que ao terem acesso ao rastreamento de pedido, ficam mais informados e satisfeitos e a equipe de atendimento que fica menos sobrecarregada de chamados e pode focar em tarefas mais produtivas.

Conheça 5 formas de comunicar um acompanhamento de pedido

Há diversas formas de se comunicar com o cliente e diferentes meios de administrar como ele acompanha o seu pedido. Conheça seu público e seu modelo de negócio para entender qual é o caminho mais eficaz para a sua empresa.

As cinco formas mais comuns de comunicar o rastreamento do pedido ao consumidor e garantir a satisfação dos clientes são:

  1. E-mail 
  2. Mensagem SMS
  3. WhatsApp 
  4. Facebook Messenger
  5. Notificação por push

E se todo esse processo pudesse ser otimizado? 

Ao longo do artigo falamos que o processo de acompanhamento de pedido deve ser bom para ambas as partes, tanto para o consumidor final quanto para a empresa. E é aí que entra a otimização.

Para evitar o aumento da carga de tarefas de suas equipes, o ideal é usar a tecnologia como aliada na hora de realizar os disparos de comunicação de atualização de status de pedidos, assim como unificar os registros e informações acerca do ciclo de vendas de cada cliente. 

Para isso, invista em ferramentas de CRM de vendas que juntem tudo na mesma plataforma, garantam uma melhor experiência de compra e consequentemente aumentem a satisfação do cliente. Conheça o Zendesk Sell e realize vendas mais inteligentes, com menos trabalho. 

E lembre-se: o ciclo de vendas não acaba no momento da compra, o pós venda é tão importante quanto o pré, e possibilitar que o cliente realize o acompanhamento de pedido é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio.

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