Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Entenda como a AI TRiSM pode ajudar as empresas

Por Zendesk

Última atualização em 26 fevereiro 2024

Quer entender como a AI TRiSM pode ajudar as empresas na implementação de boas práticas com inteligência artificial? Entender o conceito desse framework é fundamental para se adaptar de forma eficiente aos tempos de transformação digital. 

De forma similar à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), apesar de não ter o status de lei, o AI TRiSM é um documento que busca moralizar e adequar a implementação de tecnologias de inteligência artificial nas empresas, beneficiando tanto os negócios quanto seu público e comunidade em geral.

Afinal, esse é um processo pelo qual muitas empresas estão passando ou inevitavelmente vão passar, pois o mundo do empreendedorismo caminha sem volta em direção à transformação digital e à era dos dados.

Para se adequar a essa nova realidade, uma série de requisitos de governança é fundamental para o uso adequado das tecnologias, principalmente no que concerne à segurança de dados de todas as partes envolvidas no processo.

Então, quer entender melhor como a AI TRiSM pode ajudar as empresas? Confira esse artigo até o fim e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

O que é segurança de dados?

A implementação de tecnologias de inteligência artificial e análise de dados na empresa trouxe novos parâmetros de segurança da informação que precisam ser levados em conta pelos negócios e seus líderes de TI (Tecnologia da Informação).

Nunca tantos dados foram processados e usados de forma estratégica pelas empresas como se vê atualmente. A Forbes, por exemplo, prevê que 150 trilhões de gigabytes serão processados e analisados em tempo real até 2025.

Nesse mar de informações e de tecnologias de processamento, há uma grande quantidade de dados sensíveis que demandam cuidado redobrado no que diz respeito à segurança.

Por isso, se bate tanto na tecla da implementação de mecanismos de governança e processos de segurança da informação: para não só dar mais eficiência à implementação de ferramentas de inteligência artificial nas empresas, mas também garantir princípios universais de transparência e segurança.

É justamente nesse contexto que protocolos de governança estão surgindo. Seu objetivo é orientar líderes de Tecnologia da Informação na democratização e na consolidação de tecnologias de inteligência artificial nas empresas. Nesse contexto, surgiu a ideia por trás do AI TRiSM.

BANNER PARA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DA ZENDESK

O que é AI TRiSM?

AI TRiSM é a sigla para Artificial Intelligence Trust, Risk, and Security Management. Em português, quer dizer “Confiança, Risco e Gerenciamento de Segurança em Inteligência Artificial”.

Trata-se de um framework criado pelo Gartner com o objetivo de orientar empresas e líderes de TI na implementação ética, segura e eficaz de mecanismos de inteligência artificial em suas organizações.

O protocolo disponibiliza uma série de políticas de governança e critérios técnicos para que a incorporação de ferramentas de inteligência de dados seja mais natural, transparente e eficiente para todas as partes envolvidas.

O framework é divido em três fases básicas que devem orientar essa jornada de implementação:

  • Treinamento: fase inicial em que ocorre o machine learning, ou o treinamento da máquina para que ela aprenda a coletar e processar os dados de acordo com os objetivos do projeto.
  • Teste: aqui, o modelo de IA será efetivamente testado e aplicado para ver até onde vai sua eficiência de acordo com os objetivos traçados.
  • Implantação: após a aprovação no teste, chegou a hora de integrar o projeto de inteligência artificial na estrutura operacional da empresa.

Conheça um modelo de inteligência artificial seguro e eficaz para impulsionar o atendimento ao cliente da sua empresa. Faça uma demonstração do Zendesk Service sem compromisso.

Como a AI TRiSM pode ajudar as empresas?

É bastante relevante o número de empresas que mergulham de cabeça na transformação digital de seus processos. É justamente nesse contexto que a AI TRiSM ganha protagonismo.

Afinal, como a AI TRiSM pode ajudar as empresas? O framework conta com três diretrizes básicas, que são a confiança, a segurança e o risco. Não é por acaso que tais conceitos fazem parte da sigla criada pelo Gartner. Vamos falar um pouco sobre cada um deles:

  • Confiança: os três passos do protocolo buscam garantir que a implementação do modelo de inteligência artificial na empresa, independentemente de sua função, seja preciso e eficaz.
  • Segurança: proteção do sistema de inteligência artificial contra vazamento de dados, principalmente dos mais sensíveis, além de ataques cibernéticos que possam colocar a privacidade da empresa e dos clientes em risco.
  • Risco: prevenção do sistema de inteligência de dados contra vazamentos, decisões enviesadas ou erros de análise que possam vulnerabilizar os procedimentos e seus clientes.

Como implementar tecnologias de inteligência artificial no seu negócio?

Entendeu como a AI TRiSM pode ajudar as empresas? Então, na hora de implementar tecnologias de inteligência artificial no seu negócio, invista em ferramentas reconhecidas pelas políticas e técnicas de governança, como segurança e eficácia de integração.

Por exemplo, se você deseja impulsionar o atendimento ao cliente do seu negócio, você precisa conhecer o Zendesk Service

A ferramenta conta com inteligência artificial e um vasto banco de dados para gerar interações fortes, personalizadas e efetivas, solucionando, assim, todas as demandas dos seus consumidores. 

Faça seu registro agora na Zendesk para conhecer todas as funcionalidades da ferramenta!

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Como melhorar os processos internos de uma empresa? 5 dicas

Buscando saber como melhorar os processos internos de uma empresa, seja um pequeno ou grande negócio?…

Artigo
9 min read

Sistemas de IA para experiências do usuário: urgências e tendências

Entenda como os sistemas de IA para experiências do usuário podem ser utilizados para otimizar o trabalho dos agentes e trazer mais satisfação aos clientes.

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
7 min read

Tendências emergentes no CX Inteligente: uma visão geral

Descubra quais as principais tendências de CX Inteligente e como os líderes de CX estão encarando essas tecnologias emergentes.