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Artigo 7 min read

Como gerar melhoria da experiência do aluno?

Por Zendesk

Última atualização em 24 março 2023

A melhoria da experiência do aluno é uma preocupação crescente entre escolas e professores. Uma boa experiência pode motivar e estimular o aprendizado, enquanto uma experiência ruim pode desanimar e afastar os alunos. 

Por isso, é fundamental buscar métodos eficazes para criar momentos de aprendizagem agradáveis e garantir um atendimento eficiente e personalizado aos alunos.

Nesse sentido, destaca-se a importância da tecnologia no processo de atendimento aos alunos. Ferramentas como chatbots, aplicativos de mensagem e plataformas de ensino online podem ajudar a simplificar e agilizar o atendimento, tornando-o mais acessível e conveniente para os alunos. 

Além disso, a tecnologia pode ser utilizada para personalizar o atendimento, de acordo com as necessidades e preferências individuais de cada aluno, o que contribui para uma experiência mais positiva e satisfatória.

No entanto, a experiência do aluno em relação ao atendimento na escola não é a única que importa. Afinal, ela está diretamente relacionada a todas as experiências que o aluno vivencia na escola, desde a infraestrutura até o relacionamento com os professores e colegas. 

Por isso, é importante pensar em práticas que possam melhorar não apenas o atendimento, mas também a convivência, o ensino e outros aspectos que influenciam na experiência do aluno.

Leia também: 2022: como a CX – customer experience lidera o crescimento?

Para aprofundar o tema e conhecer mais sobre as soluções que podem ser implementadas para gerar melhoria na experiência do aluno, continue lendo o nosso artigo. 

Você descobrirá como identificar os problemas enfrentados pelas instituições de ensino e buscar soluções inovadoras e eficazes, aumentando a satisfação e a lealdade dos alunos e garantindo um ambiente escolar mais saudável, produtivo e agradável para todos.

O que é a experiência do estudante?

Simplificando, a experiência do aluno ou SX (do termo em inglês, Student Experience) inclui as percepções gerais dos alunos atuais ou futuros sobre todo o serviço educacional, não apenas o ensino. Assim, a escola também tem papel ativo e importante para garantir uma verdadeira melhoria da experiência do aluno.

Vale lembrar que a experiência em si existe independentemente de você se importar com ela; a diferença é que algumas escolas tentam torná-la melhor, e outras a ignoram. 

Isso faz toda a diferença quando se fala em retenção dos estudantes, porque ele desenvolverá sua percepção a partir de seu contato com a escola. Focando em uma estratégia para torná-la memorável,seu estudante pode se tornar um “embaixador” da sua escola.

Lembre-se, simplesmente satisfazer os clientes não é mais suficiente. Você tem que oferecer uma experiência relevante e confiável ao cliente, pois isso é fundamental para o desempenho geral dos negócios da sua empresa hoje. Dessa forma, estratégias devem ser desenvolvidas para que sua instituição de ensino saiba reter alunos e atraí-los de forma cativante e eficiente.

Leitura complementar: Métricas e indicadores do atendimento essenciais para a Customer Experience.

Proporcionar experiências únicas

Existem métodos na educação que valorizam o protagonismo e a autonomia do aluno, e esse deve ser o ponto de partida de qualquer mudança. Essa forma de deixar que crianças e adolescentes decidam o ritmo das atividades ajuda a compartilhar novas experiências.

A partir do momento em que a dinâmica da sala de aula se inverte, os alunos têm a responsabilidade de gerenciar e demonstrar seus conhecimentos. Isso os torna mais criteriosos, conversando com os professores em pé de igualdade e sempre dando sugestões de mudanças e melhorias.

Uma dica: uma atenção personalizada é reforçada no planejamento escolar e é uma estratégia central para garantir a melhoria da experiência do aluno. Os alunos que respeitam seu próprio ritmo de aprendizado e dão atenção especial aos seus talentos e dificuldades aprenderão mais e se sentirão melhor, e a escola deve incentivar isso. 

Em paralelo a essa dinâmica, as escolas devem atender às necessidades de cada aluno da forma mais humanizada que puderem. Identificar dificuldades e desenvolver estratégias personalizadas para ajudar os alunos a desempenharem um papel importante na aprendizagem e na satisfação com a equipa docente.

Além de apoiar o acesso ao conhecimento, muitas escolas se destacam no fornecimento de aconselhamento psicológico ou serviços de aconselhamento. Ter esse tipo de apoio é muito importante para o desenvolvimento do aluno diante de questões atuais, como o bullying.

Captação e retenção dos estudantes

Conquistar novos alunos é um grande desafio para as instituições de ensino. Os custos operacionais são altos, a concorrência é acirrada e as taxas de evasão estão aumentando dia a dia. Por isso, investir na própria diferenciação, alavancar novas tecnologias e desenvolver uma gestão educacional eficaz é fundamental.

Um dos pilares de uma boa gestão educacional é o gerenciamento de dados. Coletar e analisar dados, obter e integrar informações confiáveis ​​em tempo real está se tornando cada vez mais importante na educação. Assim, uma plataforma focada na melhoria da experiência do aluno tem tudo para ser sua maior aliada.

Por exemplo, a análise estatística pode proporcionar uma melhor compreensão dos perfis dos alunos e, se esse processo for automatizado, pode te economizar muito tempo e dinheiro. Com isso, os serviços de ensino e aprendizagem podem ser otimizados e estratégias de fidelização de alunos podem ser traçadas.

Contato direto e personalizado

No processo de atendimento aos clientes, devemos buscar padronização e eficiência. O atendimento ainda é um grande gargalo no recrutamento de instituições de ensino. Por exemplo, informações incompatíveis e sistemas ineficientes podem tornar o registro uma grande provação.

As instituições de ensino devem olhar para cada captação de forma especial, afinal, toda captação de recursos, se bem executada, tem um enorme poder de produzir resultados bons e sustentáveis. Para isso, investir em uma boa estratégia, aliada a tecnologia eficiente e pessoas bem treinadas, pode fazer toda a diferença. Esta é uma ação necessária para melhores resultados e, portanto, um bom desempenho.

As redes sociais, por exemplo, são uma forma prática e de baixo custo para conhecer e atrair novos alunos, além de ajudar na melhoria da experiência do aluno que já está com você. Além disso, o uso das mídias sociais é um testemunho da marca da agência. Mas é preciso desenvolver estratégias adequadas para o uso desses meios.

Conclusão

Em resumo, a melhoria da experiência do aluno é fundamental para o sucesso de qualquer escola. Ao entender a importância de proporcionar momentos de aprendizado mais consistentes e agradáveis, as instituições de ensino podem garantir a satisfação e lealdade dos alunos, além de atrair novos estudantes. É importante lembrar que a experiência do aluno vai além da sala de aula e deve ser considerada em todas as interações com a escola, incluindo o atendimento.

Por isso, investir em tecnologia é uma estratégia cada vez mais importante para aprimorar a experiência do aluno. Soluções como o Zendesk Service oferecem recursos que auxiliam na gestão do atendimento ao aluno, desde a abertura de chamados até a resolução de problemas. 

Ao automatizar processos e eliminar tarefas manuais, é possível reduzir o tempo gasto com rotinas administrativas e garantir um atendimento mais eficiente e personalizado.

Não perca mais tempo com atividades que podem ser automatizadas. Invista na tecnologia para aprimorar a experiência do aluno e garanta o sucesso da sua escola. Conheça agora mesmo a Zendesk e descubra como essa plataforma pode ajudar a transformar a forma como você se relaciona com seus alunos.

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