Artigo | 6 min read

Conhecimento compartilhado: o que é e como isso pode fortalecer uma empresa?

Por Zendesk

Última atualização em 15 Agosto 2023

Quando você consegue implementar uma cultura de conhecimento compartilhado dentro da empresa, tem em mãos uma poderosa ferramenta para:

  • desenvolver sua equipe, 
  • diminuir a curva de aprendizado dos profissionais, 
  • tornar mais ágil a identificação de oportunidades de melhoria, 
  • aumentar a produtividade do time e muito mais. 

Entretanto, dentro da realidade altamente competitiva das empresas, nem sempre é simples estimular o compartilhamento de informações.

Algumas boas práticas de gestão, entretanto, podem contribuir para tornar o compartilhamento de informações nas empresas mais comum e mais valorizado até mesmo pelos profissionais, afinal, eles também têm muito a ganhar ao compartilhar o conhecimento que possuem. 

O que é conhecimento compartilhado?

Conhecimento compartilhado é a prática de repassar para outras pessoas as informações e habilidades que você possui, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de quem recebe esse conteúdo.

Dentro do ambiente corporativo, entretanto, o compartilhamento de conhecimento é acompanhado de uma insegurança dos profissionais em contribuir para o crescimento de um potencial oponente, um concorrente, um outro profissional que pode acabar ganhando dele na busca por promoções e destaque dentro da equipe. 

Para mudar essa imagem e eliminar esse tipo de temor, sua empresa precisa desenvolver uma cultura organizacional que estimule a competição saudável, mas elimine a ideia de que os profissionais são concorrentes. 

Sua concorrência deve estar fora da empresa e não dentro da sua folha de pagamento. 

Por que compartilhar conhecimento é importante para a empresa? 

Por que a sua empresa deveria se esforçar para desenvolver uma cultura que incentive o conhecimento compartilhado?

Fato é que quando profissionais compartilham saberes, informações, habilidades e experiências, a sua empresa passa a contar com uma equipe mais robusta, que domina um volume muito maior de conhecimento, individualmente e coletivamente.

O melhor de tudo, entretanto, é que essa forma de aprender, a partir do conhecimento que outro colega de trabalho compartilhou, reduz o tempo de aprendizado e contribui para o engajamento da equipe. 

Isso sem contar que profissionais que aprendem uns com os outros acabam melhorando o clima organizacional, gerando mais motivação e produtividade.

Em suma, o conhecimento compartilhado contribui para o desenvolvimento profissional e pessoal de todos os colaboradores da empresa e, consequentemente, da própria organização, que passa a contar com profissionais mais preparados e capacitados. 

Aumento da produtividade e eficiência

Quando o conhecimento é compartilhado o desempenho de cada colaborador tende a aumentar, o que leva a um aumento do desempenho organizacional.

O resultado inclui a conquista de melhores indicadores de produtividade e uma equipe capaz de fazer mais em menos tempo.

Velocidade na identificação de novas oportunidades e melhorias

O conhecimento nos faz enxergar novas formas de realizar uma determinada atividade. Quando o conhecimento é compartilhado entre os profissionais da equipe, novas formas de enxergar cada processo da empresa podem surgir fazendo com que eles se tornem mais ágeis, mais eficientes e até mesmo mais baratos. 

Diante disso, é possível afirmar que o conhecimento compartilhado impacta diretamente na gestão de processos organizacionais

Reduz a curva de aprendizado

Todo mundo demora um certo tempo para aprender a fazer algo ou a dominar determinado conceito. Quando aprendemos a ler e a escrever foi necessário treinar muito, errar e tentar novamente. 

Qualquer tipo de conhecimento ou habilidade demanda um certo tempo para ser realmente dominado. Esse tempo é o que chamamos de curva de aprendizado. 

Dentro de um ambiente de conhecimento compartilhado essa curva é reduzida, ou seja, os profissionais demoram menos tempo para aprender e dominar um conceito ou habilidade e colocá-la em prática. Tudo isso gera mais agilidade para o negócio e amplia a sua capacidade competitiva.

Estimula a inovação e criatividade

As empresas, atualmente, precisam ser um ambiente de inovação e criatividade para se destacarem entre a concorrência e os clientes. 

Ao serem estimulados a trocarem informações e conhecimento, a equipe se torna mais propensa a ter insights sobre novas formas de trabalho, novos produtos, serviços ou mesmo novas formas de realizar velhos processos. Esse conjunto contribui para o crescimento da organização. 

Como estimular o compartilhamento de informações na empresa?

Com todas as vantagens que listamos acima, fica claro porque compartilhar conhecimento é importante para as empresas. Estamos falando de uma forma simples, barata e eficaz de desenvolver os colaboradores da equipe, tornando-a mais forte e competitiva. 

Entretanto, como estimular que o conhecimento compartilhado seja parte do dia a dia da organização?

Como vencer o medo dos colaboradores de serem superados pelos profissionais que ajudaram a desenvolver?

Algumas práticas contribuem para que o conhecimento compartilhado seja estimulado dentro das empresas, são elas: 

  • Crie uma cultura organizacional cooperativa
  • Desenvolva um cronograma de treinamentos e capacitações
  • Aposte em programas de coaching interno ou mentoring
  • Crie oportunidades para que o conhecimento seja compartilhado

Entenda um pouco mais sobre cada uma dessas dicas, a seguir. 

Crie uma cultura organizacional cooperativa

Sem uma cultura organizacional que estimule o trabalho em equipe e a cooperação entre os profissionais, dificilmente você terá um ambiente de conhecimento compartilhado. 

É possível dosar a competição interna saudável com o trabalho em equipe e o sentimento de time. 

Mas se você cobra seus profissionais individualmente e cria um ambiente onde o sucesso individual é mais valorizado do que o coletivo, é quase impossível alcançar o sucesso nessa área.   

Não adianta falar que o conhecimento deve ser compartilhado, se na prática as suas ações são outras. 

Desenvolva um cronograma de treinamentos e capacitações

Momentos de treinamento e capacitação, geralmente, estimulam que os profissionais compartilhem suas experiências. Caso isso não aconteça na sua empresa é importante começar a pensar sobre como transformar essa realidade. 

Realizar mesas redondas após treinamentos pode ser um bom exemplo de como estimular a comunicação e o compartilhamento de informações entre os profissionais.  

Aposte em programas de coaching interno ou mentoring

Mentoring e coaching são nomes dados a duas estratégias similares. Na prática, a ideia é direcionar um profissional mais experiente, ou com melhores resultados, para contribuir com o desenvolvimento de outro profissional, mais novo ou com dificuldades em alcançar a alta performance. 

Esse trabalho ajuda ambos a compartilharem experiências e a se desenvolverem .

Trate esse formato com seriedade dentro da sua empresa, crie prêmios, separe um período na rotina dos profissionais para que eles possam realizar a mentoria ou coaching.

De maneira geral, as dicas acima são apenas formas de criar oportunidades para que o conhecimento seja compartilhado entre os colaboradores. 

Com baixo custo e alto potencial de retorno, estamos falando de uma prática que você como gestor deve considerar como primordial para o desenvolvimento da equipe. 

Uma outra forma de compartilhar conhecimento dentro da empresa é usar ferramentas que permitam que isso aconteça. 

O software de atendimento ao cliente da Zendesk é uma ferramenta completa que engloba todas as fases do atendimento ao cliente, reunindo informações sobre todos os clientes, seus históricos e observações da equipe. 

O sistema também oferece a possibilidade de criação de uma base de conhecimento que pode ser atualizada continuamente por sua equipe e acessada por todos os demais colaboradores. 

Ficou curioso? Então, entre em contato com a Zendesk e descubra o que podemos fazer para te ajudar a melhorar a experiência do cliente por meio de um atendimento ágil. 

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Experimente grátis