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Como reduzir os custos de atendimento ao cliente no varejo com inteligência artificial.

Criar ótimas experiências do cliente no varejo pode ser um desafio. Aprenda a explorar o potencial da IA e fazer sua loja se destacar.

Por Erin Hueffner, Redator da equipe de Varejo

Última atualização em 18 setembro 2023

A transformação digital no varejo mudou fundamentalmente a forma como toda a indústria opera. Do gerenciamento da cadeia de suprimentos à análise preditiva, aumentou a velocidade e a eficiência em todas as áreas do negócio de varejo. No ambiente hipercompetitivo de hoje, a agilidade é fundamental para atrair e manter clientes. Os consumidores sabem que têm escolhas, e os varejistas que visam manter seus negócios precisam priorizar esses clientes. Isso significa fornecer uma excelente CX, em cada interação, sempre. Mas com o ambiente de varejo omnichannel atual, nem sempre é fácil.

Hiperfocados em identificar estratégias para simplificar suas operações, os varejistas também estão procurando maneiras de reduzir custos. De acordo com o último CX Trends Report, cerca de dois terços dos líderes em CX acreditam que a inteligência artificial (IA) irá gerar grandes economias nos próximos anos e que ela tem o potencial de transformar a maneira como eles interagem com os clientes.

A IA pode ajudar os varejistas a fornecer um serviço conversacional e personalizado em escala. Com as ferramentas certas, os varejistas podem reduzir o volume de tickets e os custos, preservando a experiência do cliente. Leia nossas dicas principais.

1. Ajude os clientes a se ajudarem

Os clientes desejam respostas rápidas e fáceis e muitas vezes querem encontrar informações por conta própria. Ao oferecer autoatendimento com IA, os varejistas podem economizar sem comprometer a qualidade.

Mas seus clientes estão prontos para perguntar a um bot onde está o pedido deles? Todos os sinais indicam que sim. Nossa pesquisa constatou que 79% dos consumidores veem a IA como parte de um atendimento ao cliente moderno. Os clientes preferem canais que ofereçam respostas rápidas, dependendo da complexidade do problema. Assim, o autoatendimento é muitas vezes uma ótima opção para clientes com preocupações comuns.

Varejistas de todo o mundo estão investindo no potencial da IA. Na verdade, 72% dos líderes globais do varejo afirmam que expandir o uso de IA/bots em toda a experiência do cliente é uma prioridade importante nos próximos 12 meses. Além disso, 66% dos líderes estão repensando toda a jornada do cliente para criar uma experiência mais fluida que esteja disponível para ajudar os clientes da maneira que eles precisam e a qualquer momento.

Mãos no telefone e ícones de mensagens

2. Explore todo o potencial da IA para que os consumidores voltem sempre

Embora a maioria dos varejistas concorde que a IA é capaz de impulsionar o sucesso, a maioria admite que não está aproveitando ao máximo. Nossa pesquisa mostra que apenas 22% dos líderes do varejo concordam plenamente que contam com as ferramentas certas para criar experiências perfeitas na loja e on-line. Fique à frente da concorrência com ferramentas de IA que criam experiências conectadas, conversacionais e personalizadas para os clientes.

Use IA para dar aos clientes o que eles querem, quando querem. Parece simples, mas na prática é mais complicado. Varejistas que expandem a IA e a orientação móvel – e garantem que qualquer funcionário possa ajudar os clientes com qualquer dúvida – permitem que os clientes encontrem respostas e comprem de acordo com seus próprios termos. Por que isso é importante? Os clientes esperam isso de você. Nossa pesquisa mostra que 70% dos consumidores esperam que todos os funcionários com quem interagem tenham acesso fácil a compras anteriores e ao contexto de conversas anteriores.

3. Controle os custos com bots e automações com IA

As expectativas dos clientes estão aumentando, assim como os custos de fazer negócios. Como os varejistas podem manter os resultados financeiros saudáveis e, ao mesmo tempo, fornecer um serviço excelente? Suporte em escala sem complexidade adicional é possível quando viabilizado por IA.

Os especialistas concordam. Na verdade, 69% dos líderes mundiais do setor varejista acreditam que a IA/bots trará grandes economias nos próximos anos.

Pronta para uso, nossa IA foi desenvolvida para os varejistas. Com a Zendesk, você pode implantar em minutos para potencializar fluxos de trabalho que fazem a triagem e encaminham automaticamente as solicitações recebidas. Nossa IA classifica automaticamente as conversas de atendimento ao cliente com base na intenção, idioma e sentimento do cliente para ajudar os agentes a trabalhar com mais eficiência.

O segredo é inovar

Agora é hora de investir em uma CX inteligente. Os varejistas devem superar as expectativas dos clientes para conquistar e manter cada um deles. Os consumidores esperam cada vez mais experiências sem atrito que se movem perfeitamente entre a loja física e a on-line. A aplicação estratégica de dados do cliente e IA pode criar o mesmo nível de clientela personalizada antes reservada apenas para marcas de luxo.

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